Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 02.06.2014
O Profeta Muhammad (S.A.W.) disse: “A melhor prenda que um pai pode dar aos seus filhos é a boa educação”.
Neste dia 10 de Junho, dia tradicionalmente dedicado à situação da criança (em Moçambique) e dos seus direitos, vamos falar sobre a sua educação.
A educação é um direito fundamental da criança. Contudo, só nos podemos aperceber da sua importância quando os resultados emergirem na sua plenitude, pois se a pessoa mesmo depois de ter adquirido educação, se sentir incapaz de se inserir no meio de gente culta da sociedade, bem como se a sua personalidade não constituir modelo e exemplo para os outros, então a educação que lhe foi transmitida não lhe terá acrescentado nenhum bem, nenhum valor.
Neste século XXI, apesar da tendência de crescimento da educação, o que de alguma forma favorece o progresso do Ser Humano em termos de meios, os indivíduos sensíveis de todos os povos continuam preocupados com a educação das novas gerações por acharem que nos próximos tempos, se quiserem ter presença no Mundo em pé de igualdade com os povos avançados será necessário que os níveis de educação sejam os mais elevados, daí que muitos pais invistam avultadas somas na educação dos seus filhos.
Temos é que analisar se de facto todo o esforço estará a produzir algum benefício, e se as novas gerações estão a mudar para melhor, ou não.
A realidade é que para muitos, a educação atual só lhes aguçou o interesse pelo materialismo, pois quanto a valores humanos, morais e boas tradições, não há progressos. Pelo contrário, há retrocessos, pois os valores sublimes são quase inexistentes na vida das novas gerações. A maioria dos jovens de hoje detêm conhecimentos, mas são pouco cultos e estão longe de constituírem exemplo para os outros. Aliás, muitos de entre eles nem sequer detêm qualidades que deveriam ser intrínsecas a pessoas instruídas. Têm uma linguagem grosseira e com muitos palavrões pelo meio, não sabem como tratar o seu próximo, como tratar os mais velhos, como tratar os seus próprios pais, não têm misericórdia para com os mais novos, não apoiam os mais fracos, não são verazes e não se abstêm da obscenidade. Pelo contrário, nos dias que correm muitos dos supostamente instruídos estão envolvidos em práticas desumanas, na corrupção, no crime e enfim, em coisas que talvez até os mais iletrados não praticam.
A prostituição, o adultério e a imoralidade são venenos fatais para qualquer sociedade civilizada, mas infelizmente encontramos muitos dos ditos educados não só envolvidos, mas mais grave ainda, promovendo tão nefastas práticas. E tais práticas tornaram-se tão comuns nas escolas e na sociedade, que já ninguém se sente incomodado.
Portanto, a questão é: Por que razão os efeitos negativos a nível da sociedade estão a aumentar não obstante o aumento da escolaridade?
Por que razão os valores humanos e morais na sociedade estão a reduzir cada vez mais, e porque é que a educação não consegue transformar os humanos em Verdadeiros Humanos?
Quer parecer que falta algo na educação. A educação atual pode produzir materialistas que com o seu conhecimento produzam vários tipos de coisas, que possam voar, até mesmo chegar à Lua, mas dificilmente poderá produzir um Bom Ser Humano.
Por isso, os pais também devem educar os seus filhos nas suas casas. Devem procurar para eles as melhores escolas onde haja um bom ambiente, onde se ensine moral, humanismo e boas maneiras.
O ambiente dentro e fora de casa, a companhia e as amizades também são determinantes para o futuro da criança, pois isso exerce uma grande influência no seu comportamento, dado que o que estas aprendem agora, reflctir-se-á na edificação do seu futuro. Se apreenderem coisas negativas será inútil esperar delas coisas positivas, pois só se colhe o que se semeia.
Há na nossa sociedade pais alcoólatras ou tóxico dependentes, e a maldição dessa dependência não só destrói as suas vidas como também as vidas das suas famílias, das suas crianças, pois devido ao fato de se gastar no vício tudo o que se ganha, nada lhes resta para dar aos seus filhos. Nem comida, nem tratamento médico, nem livros, nem vestuário, nem casa condigna, etc., o que concorre para que muitas crianças abandonem as escolas, abandonem as suas casas para “procurarem abrigo” na rua, entregando-se à mendicância, e mais grave ainda, transformando-se em potenciais delinquentes. Isto constitui uma grosseira violação aos Direitos das Criança!
As religiões na generalidade recomendam que os pais cumpram com o seu papel para que os filhos tenham êxito na vida. A ênfase que o Isslam dá para o sucesso dos filhos pode ser percebida no Versículo 3 do Capítulo 17 do Al-Qur’án:
“E não mateis vossos filhos por temerdes a miséria, pois Nós lhes daremos o seu sustento, tal como a vós. Na verdade, matá-los é pecado grave”.
Deste versículo aprendemos que matar os filhos, qualquer que seja a forma, é um grande pecado. Hoje em dia já não se mata como se matava em tempos idos, quando por exemplo, os filhos eram enterrados vivos, mas mata-se de outras formas, mais sofisticadas, mas com o mesmo objetivo. Por exemplo o aborto nas suas variadas formas, constitui uma forma de matança, mas hoje na era moderna, em países ditos desenvolvidos, existem clínicas super sofisticadas, licenciadas, que praticam aborto aos milhões anualmente, mas cinicamente dizem defender os Direitos da Criança. Mas afinal qual é o maior Direito da Criança senão a vida? Isto é o cúmulo da hipocrisia!
Os pais têm a obrigação de cuidar das crianças e criá-las da melhor maneira, e não matá-las O direito das crianças à comida, à água, ao vestuário, à assistência médica, etc., é sagrado, e se não forem os pais a providenciar todos esses cuidados quem o fará?
Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu.
Neste dia 10 de Junho, dia tradicionalmente dedicado à situação da criança (em Moçambique) e dos seus direitos, vamos falar sobre a sua educação.
A educação é um direito fundamental da criança. Contudo, só nos podemos aperceber da sua importância quando os resultados emergirem na sua plenitude, pois se a pessoa mesmo depois de ter adquirido educação, se sentir incapaz de se inserir no meio de gente culta da sociedade, bem como se a sua personalidade não constituir modelo e exemplo para os outros, então a educação que lhe foi transmitida não lhe terá acrescentado nenhum bem, nenhum valor.
Neste século XXI, apesar da tendência de crescimento da educação, o que de alguma forma favorece o progresso do Ser Humano em termos de meios, os indivíduos sensíveis de todos os povos continuam preocupados com a educação das novas gerações por acharem que nos próximos tempos, se quiserem ter presença no Mundo em pé de igualdade com os povos avançados será necessário que os níveis de educação sejam os mais elevados, daí que muitos pais invistam avultadas somas na educação dos seus filhos.
Temos é que analisar se de facto todo o esforço estará a produzir algum benefício, e se as novas gerações estão a mudar para melhor, ou não.
A realidade é que para muitos, a educação atual só lhes aguçou o interesse pelo materialismo, pois quanto a valores humanos, morais e boas tradições, não há progressos. Pelo contrário, há retrocessos, pois os valores sublimes são quase inexistentes na vida das novas gerações. A maioria dos jovens de hoje detêm conhecimentos, mas são pouco cultos e estão longe de constituírem exemplo para os outros. Aliás, muitos de entre eles nem sequer detêm qualidades que deveriam ser intrínsecas a pessoas instruídas. Têm uma linguagem grosseira e com muitos palavrões pelo meio, não sabem como tratar o seu próximo, como tratar os mais velhos, como tratar os seus próprios pais, não têm misericórdia para com os mais novos, não apoiam os mais fracos, não são verazes e não se abstêm da obscenidade. Pelo contrário, nos dias que correm muitos dos supostamente instruídos estão envolvidos em práticas desumanas, na corrupção, no crime e enfim, em coisas que talvez até os mais iletrados não praticam.
A prostituição, o adultério e a imoralidade são venenos fatais para qualquer sociedade civilizada, mas infelizmente encontramos muitos dos ditos educados não só envolvidos, mas mais grave ainda, promovendo tão nefastas práticas. E tais práticas tornaram-se tão comuns nas escolas e na sociedade, que já ninguém se sente incomodado.
Portanto, a questão é: Por que razão os efeitos negativos a nível da sociedade estão a aumentar não obstante o aumento da escolaridade?
Por que razão os valores humanos e morais na sociedade estão a reduzir cada vez mais, e porque é que a educação não consegue transformar os humanos em Verdadeiros Humanos?
Quer parecer que falta algo na educação. A educação atual pode produzir materialistas que com o seu conhecimento produzam vários tipos de coisas, que possam voar, até mesmo chegar à Lua, mas dificilmente poderá produzir um Bom Ser Humano.
Por isso, os pais também devem educar os seus filhos nas suas casas. Devem procurar para eles as melhores escolas onde haja um bom ambiente, onde se ensine moral, humanismo e boas maneiras.
O ambiente dentro e fora de casa, a companhia e as amizades também são determinantes para o futuro da criança, pois isso exerce uma grande influência no seu comportamento, dado que o que estas aprendem agora, reflctir-se-á na edificação do seu futuro. Se apreenderem coisas negativas será inútil esperar delas coisas positivas, pois só se colhe o que se semeia.
Há na nossa sociedade pais alcoólatras ou tóxico dependentes, e a maldição dessa dependência não só destrói as suas vidas como também as vidas das suas famílias, das suas crianças, pois devido ao fato de se gastar no vício tudo o que se ganha, nada lhes resta para dar aos seus filhos. Nem comida, nem tratamento médico, nem livros, nem vestuário, nem casa condigna, etc., o que concorre para que muitas crianças abandonem as escolas, abandonem as suas casas para “procurarem abrigo” na rua, entregando-se à mendicância, e mais grave ainda, transformando-se em potenciais delinquentes. Isto constitui uma grosseira violação aos Direitos das Criança!
As religiões na generalidade recomendam que os pais cumpram com o seu papel para que os filhos tenham êxito na vida. A ênfase que o Isslam dá para o sucesso dos filhos pode ser percebida no Versículo 3 do Capítulo 17 do Al-Qur’án:
“E não mateis vossos filhos por temerdes a miséria, pois Nós lhes daremos o seu sustento, tal como a vós. Na verdade, matá-los é pecado grave”.
Deste versículo aprendemos que matar os filhos, qualquer que seja a forma, é um grande pecado. Hoje em dia já não se mata como se matava em tempos idos, quando por exemplo, os filhos eram enterrados vivos, mas mata-se de outras formas, mais sofisticadas, mas com o mesmo objetivo. Por exemplo o aborto nas suas variadas formas, constitui uma forma de matança, mas hoje na era moderna, em países ditos desenvolvidos, existem clínicas super sofisticadas, licenciadas, que praticam aborto aos milhões anualmente, mas cinicamente dizem defender os Direitos da Criança. Mas afinal qual é o maior Direito da Criança senão a vida? Isto é o cúmulo da hipocrisia!
Os pais têm a obrigação de cuidar das crianças e criá-las da melhor maneira, e não matá-las O direito das crianças à comida, à água, ao vestuário, à assistência médica, etc., é sagrado, e se não forem os pais a providenciar todos esses cuidados quem o fará?
Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu.
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