Bismillah Arahmani Arahim!
O Profeta (r) relatou aos seus companheiros que um homem foi viajar para visitar um irmão em outra localidade. Allah, Ta’ála, lhe enviou um anjo enquanto estava a caminho. O anjo perguntou-lhe: “Onde você está indo?” Respondeu: “Estou indo visitar um irmão naquela aldeia.” O anjo perguntou novamente: “Você tem algum interesse em visitá-lo?” Respondeu: “Não, a não ser que o ame por Allah, exaltado seja.” O anjo disse: “Sou o mensageiro de Allah para você para lhe dizer que Allah o ama como você ama por Ele.” (Musslim).
A visita do muçulmano ao irmão é uma das obrigações que devemos cumprir, principalmente nas oportunidades de alegria e de tristeza. A respeito disso, o Profeta (r) disse: “O bom exemplo que os crentes demonstram, com relação ao seu carinho, sua misericórdia e amabilidade recíprocas, é como se fosse proveniente de um só corpo; quando um membro se encontra indisposto, todo o resto do corpo mostra sua debilidade e febre.” (Mutaffac alaih).
Cada oportunidade de visita tem as suas maneiras que o muçulmano de seguir:
Visita de felicitações: Allah, (سبحانه) aceitou o arrependimento de nobre companheiro Caab Ibn Málik e seus amigos, Hilal Ibn Umaiya e Marára Ibn Al Rabi’ que se negaram sair com os muçulmanos para combater os bizantinos na batalha de Tabuk, sem desculpa aceita. O Alcorão revelou o arrependimento deles. Um homem apressou-se em avisar Caab. Ele o chamou: “Ó Caab, boas novas para você.”
Caab saiu apressado, dirigiu-se para a mesquita onde estava o Rassulullah (r). Tal-há Ibn Ubaidullah (t) levantou-se depressa e foi cumprimentá-lo e felicitá-lo pelo perdão de Allah. Quando Caaba chegou até o Rassulullah (r), ele o felicitou e lhe deu a notícia da seguinte forma: “Recebe a boa notícia do melhor dia da sua vida, desde o seu nascimento.” (Bukhári).
O muçulmano cumprimenta o irmão quando lhe acontece algo de bom como casar, pelo nascimento de filho, ser bem sucedido, obter lucros, ganhar algo, escapar de um mal, o retorno de algum familiar ausente, etc. No visita para felicitá-lo deve seguir as seguintes boas maneiras:
Mostrar alegria e felicidade: Mesmo que a oportunidade seja algo triste, deve mostrar um pouco de auspício e alegria em solidariedade ao irmão.
O aperto das mãos e abraços: O Rassulullah (r) disse: “Apertem as mãos que o mau sentimento desaparece.” (Málik).
Levar um presente, se puder: Isso é mais propício para demonstrar os sentimentos de amor e de alegria. O Rassulullah (r) disse: “Troquem presentes que criará amor entre vocês.” (Málik). Ele também disse: “Troquem presentes, pois isso afasta o rancor dos corações.”
Citar as expressões de felicitações: Se for pelo nascimento de um filho, deve dizer a Ele: “Que Allah o torne uma semente de benevolência.” Ou lhe diga: “Que Allah abençoe o recém-nascido e O agradecemos pelo que concedeu. Que tenha vida longa e seja piedoso.”
Se a felicitação for por casamento, diz: “Que Allah o abençoe e a abençoe e vivam felizes juntos.” (Tirmizi).
Se a felicitação for por vestir uma roupa nova: Diz: “Que desfrute dela até ficar velha. Que Allah o conserve. Use o novo, viva com dignidade e morra como mártir.”
Se a felicitação for por causa de festividades, diz: “Que Allah aceite de nós e de vocês.”
A visita de condolências e aflições: Jaafar Ibn Abi Tálib (t) caiu mártir e quando o Profeta (r) soube, foi até a casa de Jaafar. Ele reuniu os filhos menores de Jaafar e os beijou. Assmá, esposa de Jaafar, perguntou-lhe: “Ó Rassulullah, tem alguma notícia de Jaafar?” Ele respondeu: “Sim, ele foi morto hoje.” Ela começou a chorar. O Rassulullah (r) começou consolá-la. Ele voltou para a casa dele e disse: “Preparem comida para os familiares de Jaafar, porque eles estão ocupados com os seus problemas.” (Tirmizi).
As condolências amainam a dor do acontecimento, acalmando a dor e o receio, apaziguam a tristeza e a desgraça. O Rassulullah (r) disse: Quem prestar condolências a alguém, terá um recompensa igual a dele.” (Tirmizi e Ibn Mája).
O Rassulullah (r) disse um dia aos seus companheiros: “Vocês não contam os que estareis entre vocês?” Perguntaram: “Aqueles que não tiveram filhos?” Disse: “Esse não é estéril, mas o homem que não perdeu nenhum filho.” (Musslim).
O Rassulullah (S) disse: “O muçulmano que perde três de seus filhos antes de eles atingirem a puberdade, serão sua proteção contra o Inferno.” Abu Zar (t) perguntou: “E se forem dois filhos?” Ele disse: “Mesmo se forem dois.” Abu Ibn Caab, o senhor dos recitadores, perguntou: “E se for um só?” Respondeu: “Mesmo que seja um.” (Ibn Mája).
As condolências e as tristezas têm boas maneiras que o muçulmano deve seguir:
O apressar-se: Quando o muçulmano fica sabendo do falecimento de algum parente, ou vizinho, ou amigo, ele tem obrigação de visitar os familiares do falecido para prestar-lhes condolências pela perda, participando com eles da preparação do féretro, seguindo as recomendações do Profeta (r): “Os direitos do muçulmano sobre outro são cinco: Responder à saudação, visitar o doente, seguir o féretro. Atender ao convite e desejar misericórdia de Allah para quem espirra.” (Muttafac alaih).
Não se deve adiar a prestação de condolências por mais de três dias.
Se algum motivo o vedou de se apressar em prestar as condolências, a visita deve ser antes da passagem de três dias. O muçulmano deve ir pessoalmente, sem se contentando apenas em enviar um telegrama, a não ser em situações de necessidade.
O preparar comida: É recomendável que os parentes e os amigos preparem comida para os familiares do falecido, pois estarão ocupados com preparativos para o féretro e não terão tempo de prepará-la. O Rassulullah (r) disse: “Preparem comida para os familiares de Jaafar, porque eles estão ocupados com os seus problemas.” (Tirmizi).
As condolências das mulheres: As mulheres devem ir islamicamente vestidas sem se conduzirem de forma contrária à lei islâmica, como rasgar vestes, bater nos rostos, chorarem com vozes altas, pois tudo isso gera a insatisfação de Allah, glorificado seja, e será motivo para castigar o morto no túmulo, se ele tiver deixado instruções para isso.
Não se deve permanecer muito tempo: Os donos da casa não devem receber as visitas em salões específicos para condolências, porque isso constitui em inovações que o Islam condena. Os companheiros do Rassulullah costumavam prestar condolências durante o féretro nos cemitérios, ou ao encontrarem-se com os familiares do falecido no caminho ou na mesquita.
Não há inconveniente em se visitar os familiares do falecido para prestar condolências, numa visita curta, com boas maneiras, evitando-se o que as pessoas fazem, fumando e conversando o que é inútil. A conversa deve se restringir a palavras de conforto e paciência.
O que se diz nas condolências: A conversa deve se restringir em palavras de conforto e paciência, dizendo: “Só Allah permanecerá” ou “Somos de Allah e a Ele retornaremos” ou “A Allah pertence o que Ele concedeu e o que Ele levou, e tudo para Ele tudo tem sua medida apropriada.” Quanto aos familiares do falecido, podem dizer: “Amém” ou “Que Allah o recompense.”
Não se deve exagerar na preparação do féretro: O muçulmano se afasta da inovações nessa questão, como preparar salões, recordar os quarenta dias, ou recordação anual, e outras inovações que se espalharam em algumas das nossas comunidades islâmicas.
A visita ao doente: Saad Ibn Abu Waccas (t) adoeceu e o Profeta (r) o visitou. A doença tinha piorado e Saad sentiu a aproximação da morte. Ele tinha uma só filha. Por isso, ele queria doar dois terços de sua herança. Porém, o Profeta (r) não concordou com ele. Saad lhe disse: “Relego a metade.” O Profeta (r) lhe disse: “Não.” Saad disse: “Relego um terço.” O Profeta (r) disse: “Um terço e é muito.” Então, o Profeta (r) colocou a mão sobre o rosto e o peito do enfermo e disse: “Ó Allah, restitua a saúde de Saad.” (Muttafac alaih).
A visita ao doente é uma obrigação dos irmãos do enfermo. O visitante será extremamente recompensado por Allah. O Rassulullah (r) disse: “Quando alguém vai visitar um doente, um arauto anunciará nos céus: “Que excelente és e quão excelente é a sua marcha; você irá ingressar em seu lar no Paraíso.” (Tirmizi e Ibn Mája).
A visita ao doente tem as suas boas maneiras que o muçulmano deve seguir:
A sinceridade de intenção: A intenção do muçulmano ao visitar o doente é agradar a Allah, o Senhor do Universo, para se recompensado pela visita.
A escolha do tempo propício: Ele se apressa em visitar o irmão ao saber que está doente, em tempo propício, em situação que permite ao doente receber visitas.
A prece para a recuperação da saúde: Quando o muçulmano visita um doente pede a Allah, Ta’ála, que lhe recupere a saúde, agradecendo-O por livrá-lo da doença. Ele deve confortar o doente de que irá recuperar a saúde, despertando nele a esperança e o otimismo. Ele faz por ele a prece que o Profeta (r) ensinou: “Ó Senhor dos humanos, remove a doença, cure-o enfermo, pois Tu és o Curador, e não há cura além da Tua. Garante-nos uma cura que não deixe nenhuma doença.” (Muttafac alaih).
O encurtar a visita: A visita deve ser curta, com tranqüilidade, sem muita conversa.
O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos...
يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ
......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos! (41:33)
Mohamad ziad -محمد زياد
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