EM NOME DE DEUS, O CLEMENTE, O MISERICORDIOSO.
INTRODUÇÃO
COMO FOI PRESERVADA A MENSAGEM DE MOHAMMAD (S.A.A.S)?
Posto que a mensagem de Mohammad (S.A.A.S) é a
mensagem final (e assim será até o dia do juízo final), as maiores fontes do
Islam – o sagrado Alcorão e a tradição (sunna) do Profeta Mohammad (S.A.A.S) –
têm sido preservados.
Portanto, a religião do Islam,
que foi trazida até aos nossos dias pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S) (e que
contém a mesma base de convicção de todas as demais, trazidas pelos mensageiros
anteriores), é a única religião que Deus escolheu para a humanidade, desde a
época do Profeta Mohammad (S.A.A.S) até o dia do juízo final.
“Para Deus a religião é o Islam. E os adeptos
do livro só discordaram por inveja, depois que a verdade lhes foi revelada. Porém, quem nega os versículos de Deus,
saiba que Deus é destro em ajustar contas.” (3:19) “E quem quer que almeje
outra religião que não seja o Islam jamais lhe será aceito, e no outro mundo,
contar-se-á entre os desventurados.” (3:85).
A PRIMEIRA FONTE:
O Alcorão foi escrito, memorizado e recitado
durante a vida do Profeta Mohammad (S.A.A.S). Milhares de companheiros do Profeta
memorizavam o Alcorão, no todo, ou em partes. Embora a escrita do Alcorão
constituísse uma prática comum, ele não foi compilado num só volume – como o
temos agora -, a não ser depois da morte do Profeta. Uma das razões para tal
fato é que o Alcorão não foi revelado de uma só vez; a revelação parou com a morte
do Profeta Mohammad (S.A.A.S). Foi Abu Bakr Al Siddik (o primeiro califa dos
muçulmanos) quem autorizou a seleção do Alcorão em um só volume. Tudo isso
ocorreu no ano posterior a morte do
Profeta (S.A.A.S).
Isso contrasta com os livros
Cânones da Bíblia, que não foram canonizados senão depois do século XV.
Até hoje em dia, milhões de
muçulmanos memorizam o Alcorão completo, não se sabe ao certo quantos cristãos
memorizam toda a Bíblia – o Velho e o Novo Testamento. Esse é um dos milagres
do Islam, ou seja, como Deus prometeu preservar o Alcorão.
A SEGUNDA FONTE:
A Tradição (sunna) do Profeta
Mohammad (S.A.A.S): Os companheiros observaram, memorizaram e escreveram a
tradição, que foi ditada ou praticada pelo próprio Profeta. Três séculos depois
da morte do Profeta Mohammad (S.A.A.S), uma grande biblioteca dos ditos
(ahadice), com suas explicações, foi formada, além de uma biografia feita pelos
narradores dessas tradições. Os muçulmanos desenvolveram um método para se proteger
a transmissão de informações. Uma corrente (isnad) de narradores de uma
tradição foi usada, onde cada narrador menciona as suas fontes, até que a
corrente termine nos companheiros que ouviram e aprenderam diretamente do
Profeta (S.A.A.S).
Para poder autenticar-se o que havia sido
atribuído ao Profeta Mohammad (S.A.A.S), houve a necessidade de se estudarem as
biografias de todos os narradores. Para que um narrador fosse qualificado,
teria de ser prudente, honesto, confiável e ter a habilidade de memorizar.
É irônico o fato de que não
apenas as fontes foram preservadas na sua forma original; também a língua árabe
(a língua do Alcorão) permaneceu intacta. Até 1433 anos após a revelação do
Alcorão, as pessoas ainda estão usando o mesmo árabe. Hoje em dia nem todas as
pessoas de fala portuguesa podem ler e compreender a obra original de Camões,
embora esta tenha sido escrita há menos de 500 anos.
Finalmente, gostaríamos de
sumariar: Deus é o Criador dos céus a da terra, e, seja como for, estes
declaram os Portentos e a Glória de Deus.
Os humanos foram criados para
adorar a Deus, e foram dotados com um instinto natural que os guia até ao seu
Criador. Além do mais, Deus tem enviado Profetas e Mensageiros a diversas
regiões do mundo, durante diferentes épocas. Alguns foram mencionados no
Alcorão, outros não. Todos nos deram a mesma mensagem: Adoramos apenas a Deus,
e não associamos com Ele a ninguém. Todas as pessoas nascem sem pecado, e nobres,
sendo que não há necessidade de um salvador. Elas são responsáveis pelo que têm
ganhado de bom ou mau.
Mohammad (S.A.A.S) foi o
derradeiro Profeta e Mensageiro de Deus. Sua mensagem permanecerá válida até o
dia da Ressurreição. Isso irá, sem sombra de dúvida, proteger o Alcorão, a
tradição do Seu Profeta e a língua árabe, contra a corrupção. (Professor Samir El Hayek ). Vamos aos 40 Hadith:
01 - Omar Ibn Al Khattab (R.A.A.)
narrou que ouvira o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) dizer: “As obras vêm
determinadas pelas intenções. Assim, cada homem alcançará o que busca, de
acordo com suas intenções. Desse modo, aquele cuja emigração acontecer pela
causa de Deus e o seu Mensageiro, essa emigração será considerada como sendo
pela causa de Deus e do seu Mensageiro. Porém, aquele que emigrar em busca de
algum benefício material, ou para desposar uma mulher, sem dúvida a sua
emigração será para aquilo pelo qual emigrou.”
(Bukhari e Muslim) .
02 - Omar Ibn Al Khattab (R.A.A.)
narrou que num dia em que ela e outras pessoas estavam sentados em companhia do
Mensageiro de Deus (S.A.A.S),aproximou-se dele um homem com roupa de
resplandecente brancura, e tinha cabelos intensamente pretos. Não se lhe
notavam sinais de que tivesse viajado, nem tampouco o conhecia nenhum de nós.
Sentou-se em frente ao Profeta (S.A.A.S), apoiando os joelhos contra os do
Profeta; e, pondo as mãos sobre as pernas dele, disse: “Ó Mohammad, fala-me a
cerca do Islam!” O Mensageiro de Deus (S.A.A.S) lhe respondeu: “O Islam exige que
prestes testemunho de que não há outra divindade além de Deus, e de que
Mohammad é o Seu Mensageiro; que observes a oração e que pagues o zacat; que
jejues no mês de Ramadám, e que realizes a peregrinação à Caaba, se tens meios
para isso.” O homem disse: “Disseste a verdade”. A nós surpreendeu-nos que lhe
perguntasse, e que logo confirmasse a verdade. O homem voltou a perguntar:
“Fala-me sobre a fé!” E o Profeta lhe respondeu: “Que creias e tenhas fé em
Deus, em Seus anjos, em Seus mensageiros e no Dia do Juízo. E que creias e
tenhas fé no destino, tanto no bom como no mau.” E o homem disse: “Falaste a
verdade! Fala-me agora sobre ao devido cumprimento das obrigações!” O
Mensageiro de Deus respondeu:”Que adores a Deus como se O visse, pois se não O
vês, Ele te vê.” O homem disse: “Fala-me acerca da Hora (do juízo)”. Disse o
Profeta: “Quem está sendo interrogado disso não tem melhor conhecimento do que quem
está fazendo a pergunta.” O homem insistiu: “Fala-me, então, dos seus sinais!”
Disse o Mensageiro: “Será quando a escrava der a luz a sua própria senhora, e
quando vires os descamisados e desamparados pastores de ovelhas competindo nas
construções dos altos edifícios.” Aquele homem se foi, deixando-me pensativo
por um bom tempo. O Profeta me perguntou: “Ó Omar, sabes quem era aquele que me
perguntava?” Eu disse: “Deus e o seu mensageiro têm melhor conhecimento!” Disse
ele: “Era o Arcanjo Gabriel, que veio ensinar-vos a essência da vossa
religião.” (Muslim) .
03 - Abdullah Ibn Ômar (R.A.A.),
relatou que o Profeta (S.A.A.S) disse: “O Islam se assenta sobre cinco pilares.
O primeiro de todos é prestarmos testemunho de que não existe outra divindade
além de Deus, e de que Mohammad é o Seu Mensageiro; o segundo é a prática das
orações; o terceiro é a paga do tributo social (zacat); o quarto é a
peregrinação à Casa de Deus (em Makka); e o quinto é a observância do jejum no mês
de Ramadan.” (Bukhari e Muslim)
04 - Abdullah Ibn Massud (R.A.A.)
contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) nos disse: “Em verdade qualquer um de
vocês é conformado no útero de sua mãe quarenta dias em esperma, e depois é
transformado em um coágulo, permanecendo assim o mesmo período (40 dias), e
depois é transformado em ‘uma substância mastigada’, permanecendo assim o mesmo
período (40 dias), depois é enviado sobre ele um anjo que lhe assopra o
espírito, e lhe decreta quatro questões: o seu sustento, a sua existência, os
seus atos e se será um desventurado ou venturoso... (Bukhari e Muslim).
05 - Aicha (R.A.A.) relatou que o
Mensageiro de Deus(S.A.A.S.) disse: “Aquele que tentar introduzir em nossa
religião algo que não faça parte dela será rechaçado.” (Bukhari e Muslim)
06 - Abu Abdullah Al Numam Ibn
Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus (S.A.A.S)
dizer: “O que é
lícito esta claro e o que é ilícito esta
claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não
sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua
religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles,
pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para
pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são
vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos
seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a
reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano
existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico,
todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração.”( Bukhari e
Muslim)
07 - Tamim Ibn Aus (R.A.A.)
contou que o Profeta (S.A.A.S.) disse a ele e a outras pessoas: “A essência da
religião é a sinceridade.” Então lhe perguntaram: “Para com quem?” Disse: “Para
com Deus, Seu livro, Seu Mensageiro, para com os líderes muçulmanos, e para com
os muçulmanos em geral.” (Muslim)
08 - Ibn Omar (R.A.A.) contou que
o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus me ordenou lutar contra os
idólatras, até que prestem testemunho de que não há outra divindade além do
Deus Único, e de que Mohammad é o Mensageiro de Deus; que realizem as orações e
paguem o Zakat. Se cumprirem isso, terão salvaguardado suas vidas e seus bens
de mim, salvo nos casos estabelecidos pelo direito islâmico; e Deus os fará
prestar contas.” (Bukhari e Muslim)
09 - Abu Huraira (R.A.A.) contou
que o Profeta (S.A.A.S) disse: “Não me questioneis acerca das questões que vos
mencionei. O que levou os povos que vos precederam para a perdição foi a sua
insistência em fazerem perguntas sobre as questões desnecessárias, além de
manterem divergências com os seus profetas. Assim sendo, abstende-vos do que
vos proíbo, e quando vos ordeno algo, buscai-o de acordo com a vossa capacidade.”
(Bukhari e Muslim)
10 - Abu Huraira (R.A.A.) contou
que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus é bom e não aceita nada que não
seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus
Mensageiros, dizendo: ‘Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai
o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis’.(23:51). E Ele disse também: ‘Ó
crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se
só a Ele adorais.’(2:172). O Profeta então disse: ‘O homem viaja uma grande distância,
desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a umra e por outras razões),
alçando as mãos aos céus (e dizendo): ‘Ó Senhor! Ó Senhor!’
enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é
proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?”
(Muslim)
11 – Al Hassan Ibn Ali Ibn Abi
Táleb (R.A.A.), relatou: “Memorizei, do Mensageiro de Deus (S.A.A.S), que
disse: ‘Deixa de lado o que é patentemente duvidoso, e apegate ao que não deixa
lugar a dúvida!’” (Tirmizi)
12 - Abu Huraira (R.A.A.) narrou
que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “É um sinal das excelências do Islam
, em alguém, o fato de ele não se imiscuir com o que não lhe diz respeito.”
(Tirmizi)
13 - Anas (R.A.A.) narrou que o
Profeta ( S.A.A.S ) disse: “Nenhum de vós chegará a ser um verdadeiro crente,
até que deseje para o seu próximo (irmão) o que deseja para si mesmo.” (Bukhari e Muslim) .
14 - Abdullah Ibn Massud (R.A.A.)
contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Verter o sangue de um muçulmano é ilícito a
não ser por uma das três razões seguintes: uma vida por outra vida, uma pessoa
casada que cometa adultério e aquele que renegar a sua religião e abandonar a
sua comunidade.” (Bukhari e Muslim) ,
15 - Abu Huraira (R.A.A.) contou
que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Quem crê verdadeiramente em Deus e
no Último Dia deve ser generoso com seus convidados; quem crê verdadeiramente
em Deus e no Último Dia deve cuidar dos seus laços consangüíneos; e quem crê em
Deus e no Último Dia deve falar correta e brandamente, ou ficar calado.” (Bukhari e Muslim)
16 – Abu Huraira (R.A.A.) relatou
que um homem disse ao Profeta (S.A.A.S): “Aconselha-me!” Respondeu-lhe: “Não te
enfureças!” O homem insistiu em sua pergunta uma outra vez, mas o Profeta
continuava a repetir: “Não te enfureças!” (Bukhari)
17 - Chadded Ibn Aus (R.A.A.)
contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus ordenou que tudo fosse
feito com perfeição. Se é preciso matar, que se proceda da melhor maneira, e ao
abater, proceda-se do melhor modo, afiando a faca e acalmando o animal”.
(Muslim) .
18 – Jundob Ibn Junada e
Moaz Ibn Jabal (R.A.A.) relatam que o Mensageiro de Deus
(S.A.A.S.) disse: “Tem devoção e temor a Deus, onde quer que estejas. E depois de
haveres cometido uma falta, apressa-te em contrabalançá-la com uma boa obra, pois
esta a expiará. Ademais, convive bondosamente com as pessoas.” (Tirmizi)
19 – Ibn Abbas (R.A.A.) narrou
que um dia se encontrava atrás do Profeta (S.A.A.S.), quando este se virou e
lhe disse: “Ó jovem, ensinar-te-ei algumas palavras: Recorda a Deus e Ele te
guardará. Recorda a Deus, e O encontrarás sempre junto a ti. Se implorares por
algo, imploras a Deus. E se necessitares de ajuda, recorre a Deus. E tem
certeza de que ainda que se reúna todo o povo para beneficiar-te em algo, não o
farão, a não ser aquilo que Deus houver disposto para ti. E se reunirem-se para
prejudicar-te em algo, não o farão, a não ser naquilo que Deus houver
determinado sobre ti. Assim, as penas (das canetas) ficam retiradas, e as
folhas (dos livros do destino) secas.” (Tirmizi)
20 – Ucba Ibn Amr Al Ansari
(R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Um dos conselhos das
profecias é: ‘Se não te intimidares de Deus, então faça o que quiseres.”
(Bukhari)
21 – Sufian Ibn Abdullah (R.A.A.)
perguntou ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Aconselha-me sobre o Islam, algo que somente tu sabes aconselhar.” Disse o mensageiro de Deus (S.A.A.S): “Creia
em Deus e siga a senda reta.” (Muslim)
22 – Jáber Ibn Abdullah Al Ansari
( R.A.A.) relatou que um homem perguntou ao Mensageiro de Deus ( S.A.A.S. ):
“Que me dizes se eu executar as cinco orações obrigatórias, jejuar o mês de
Ramadan , praticar somente o lícito, afastar-me do que é ilícito, não tendo
feito nada além disto, adentrarei o paraíso?” Disse: “SIM.” (Muslim)
23 - Abu Málik Al Achari (R.A.A.)
relatou que o Profeta (S.A.A.S) disse: “A purificação é a metade da fé, e a
frase: ‘Louvado seja Deus’ constitui a outra metade; e a súplica: ‘Glorificado
e Louvado seja Deus’ faz encher sobejamente o espaço entre os céus e a
terra.” (Muslim)
24 – Abu Zar Jundob (R.A.A.)
narrou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) transmitiu palavras sagradas do seu
Senhor, que diziam: “Ó servos Meus, eis que proibi a injustiça a Mim Mesmo, e a
declarei proibida para vós e entre vós. Ó servos Meus,cada um de vós se
encontraria desencaminhado (por assim merecer), exceto aquele que tenha sido
bem dirigido. Assim implorai por Minha diretriz, e Eu vos dirigirei. Ó servos
Meus, cada um de vós se encontrará faminto, exceto a quem Eu houver alimentado.
Assim, implorai para que vos alimente, e vos alimentarei. Ó servos Meus, cada
um de vós se encontrará despido, exceto a quem Eu houver vestido. Assim,
implorai para que vos vista, e vos vestirei. Ó servos Meus, cometeis faltas,
noites e dias seguidos, e vos perdôo todos os pecados. Assim, implorai o perdão,
e vos perdoarei. Ó servos Meus, jamais lograreis prejudicar-Me, por assim dizer,
nem tampouco beneficiar-Me, por assim dizer. E ainda que o primeiro e o último,
de vós, gênios e humanos, tivessem o coração mais devoto, isso em nada aumentaria
o Meu reino. Ó servos Meus, ainda que o primeiro e o último de vós, humanos e
gênios, se reunissem num mesmo lugar, e Me pedissem, e Eu concedesse a cada um
o seu anseio, isso não diminuiria o que tenho, assim como o mar não aumentaria
se lhe introduzíssemos uma gota d’água. Ó servos Meus, são as vossas obras que
computo, e logo vos compensarei por elas. Aquele que achar boa a recompensa,
que louve a Deus. Porém, aquele que achar o contrário, que não culpe a ninguém,
mas a si mesmo.” (Muslim) .
25 - Abu Zar (R.A.A.) narrou que
alguns homens se dirigiram ao Profeta (S.A.A.S) e lhe disseram: “Ó Mensageiro
de Deus, os ricos levam todas as recompensas; eles rezam tal como rezamos; e,
quanto a caridade, eles dão o que lhes sobra de seus bens.” Disse o Profeta:
“Acaso não vos deixou Deus nada que possais oferecer como caridade? Pois sabei
que o pronunciardes ‘Glorificado seja Deus!’ é uma caridade; e a proclamação de
‘Deus é o Supremo!’ é uma caridade; e a pronúncia de ‘Louvado seja Deus!’ é
também uma caridade; e a proclamação de ‘Não há outra divindade além de Deus!’
é uma caridade. A pessoa exigir o cumprimento do que é lícito é uma caridade, e
opor-se ao que é ilícito é uma caridade; inclusive a relação sexual do
indivíduo é uma caridade também.” Disseram-lhe: “Ó Mensageiro de Deus, o fato
de que um satisfaça o seu desejo, isso também é merecedor de recompensa?”
Respondeu o Profeta: “Porventura, se o tivesse satisfeito de modo ilícito, não
teria cometido uma falta? Desse mesmo modo, será recompensado quando o
satisfizer de modo legítimo.” (Muslim) .
26 - Abu Huraira (R.A.A.) contou
que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Em todos os dias da vida, as
falanges (articulações) do ser humano devem proceder a uma caridade. Por isso,
o estabelecer-se a justiça entre duas pessoas é uma caridade. Ajudarmos um
homem a subir em sua montaria ou carregarmos o seu equipamento nela é também
uma caridade; a boa palavra é uma caridade, e cada passo que dermos no sentido
da oração é uma caridade; mais ainda, o retirar-se o empecilho do caminho é também uma caridade.” (Bukhari e Muslim)
27 – Al Nauas Ibn Saman (R.A.A.) contou que o
Profeta (S.A.A.S) disse: “A verdade esta no bom caráter, e a malícia é aquilo
que se passa no interior, e que detestas que seja descoberto pelos
demais.” (Muslim)
28 - Moaz (R.A.A.) contou que
perguntou ao Profeta (S.A.A.S) que lhe dissesse qual a ação que o ajudaria a
entrar no paraíso e o manteria afastado do inferno. O Profeta (S.A.A.S)
respondeu: “Estás inquirindo sobre uma questão de grande importância; porém,
isso é fácil para quem Deus lhe facilita. Adora a Deus, e não Lhe associes nada
nem ninguém; pratica a oração (salat), paga o zacat (tributo social), observa o
jejum de Ramadám, e faze a peregrinação à Casa de Deus.” Depois o Profeta (S.A.A.S)
acrescentou: “Acaso não desejas que te indique as portas da excelência e da virtude?
O jejum é um escudo (contra as tentações), a esmola (em nome de Deus) mitiga os
pecados como a água apaga o fogo. Similarmente, a oração da meia noite (também
apaga os pecados).” E em seguida, recitou: “Cujos corpos não relutam em se afastar
dos leitos para invocarem a seu Senhor com temor e esperança, e fazem caridade
daquilo com que lhes agraciamos. Nenhuma alma sabe que deleite para os olhos
lhes estarão reservados, em recompensa de quanto fizeram.” (32:16-17). Então o Profeta (S.A.A.S)
acrescentou: “Acaso não desejais que te fale acerca das raízes (fundações) da
religião, e dos seus pilares, e do seu ápice?” Disse Moaz: “Claro que sim, ó
Mensageiro de Deus!” O Profeta (S.A.A.S) disse: “A cabeça da fé é o Islam; seu
suporte é a oração (salat); e o seu ápice é o Jihad (a luta e o esforço pela causa
de Deus).” Ato contínuo, voltou a perguntar: “Acaso não desejas que te diga quem
é o controlador de tudo isto?” Respondeu: “Certamente que sim, ó Mensageiro de
Deus!” Neste momento, estirou a língua, e disse: “Mantém-na sob controle!” Perguntou
Moaz: “Ó Mensageiro de Deus, seremos chamados a prestar contas pelo que
dizemos?” O Profeta (S.A.A.S) respondeu: “Oxalá tua mãe te tivesse perdido! As pessoas
serão arrastadas ao inferno, tão- somente em virtude do resultado das suas línguas
(isto é, do que falam).” (Tirmizi)
29 - Jurthum Ibn Néechir Al
Khuchani (R.A.A.) relatou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Aquilo que
Deus tornou lícito em Seu Livro, è lícito, e o que Ele proibiu é ilícito, e
aquilo a respeito de que Ele nada diz, é permitido como sendo da Sua mercê. Portanto,
aceitai as mercês de Deus, pois Deus jamais esquece.” Então ele recitou:
“Porque teu Senhor jamais esquece.” (Al Dára Kutni)
30 – Abi Al Abbas Sahel Assaidi
(R.A.A.) disse: “Aproximou-se do Mensageiro de Deus (S.A.A.S) um homem e lhe
disse: ‘Ó Mensageiro de Deus, orienta-me um ato que se o fizer, Deus e as pessoas se comprazerão comigo’. O
Mensageiro de Deus (S.A.A.S) lhe respondeu: ‘Não dê muita importância aos
assuntos mundanos e Deus se comprazerá em ti, não dê muita importância aos bens
das pessoas e elas se comprazerão contigo.’” (Ibn Mája) .
31 - Abu Said Al Khudri (R.A.A.)
contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Não vos magoais nem magoais
aos outros”. (Ibn Mája e Al Dára Kutni)
32 – Abu Said Al Khudri (R.A.A.)
relatou que ouvira o Mensageiro de Deus(S.A.A.S.) dizer: “Quem dentre vós
presenciar uma ação ilícita, que se oponha a ela com suas mãos; se não puder,
que o faça com suas palavras; se também não puder, que o faça com o coração,
sendo que esta é a mostra mais débil da fé.”
(Muslim) .
33 - Abu Huraira (R.A.A.) contou
que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Não tenhas inveja, nem manipuleis os
preços das coisas. Não vos odieis, nem vos deis as costas. Não vos rivalizeis,
prejudicando uns as vendas dos outros. Ó
servos de Deus, sede como irmãos! O muçulmano é irmão muçulmano; não é injusto
para com ele, não o menospreza, nem o abandona a sua sorte. A religiosidade se
encontra aqui mesmo – demonstrou, batendo no peito três vezes - ; demasiada
maldade demonstraria uma pessoa que menosprezasse o seu irmão muçulmano! Tudo o
que possui um muçulmano é inviolável: seu sangue, seus bens, sua honra.” (Muslim)
34 - Abu Huraira (R.A.A.) relatou
que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “A quem quer que alivie uma aflição
terrena de um fiel, Deus lhe aliviará uma das aflições no dia do julgamento, e
aquele que atravessa alguma distância a procura do conhecimento religioso
(saber) Deus facilita o seu caminho ao paraíso’. ‘Sempre que, e quando, um
grupo de gente se reúne em uma das Casas de Deus, recitam o Livro de Deus, e o
estudam, descerão sobre eles o sossego e a tranquilidade, e ficarão recobertos
de misericórdia, e rodeados de anjos; além disso, Deus os mencionará para aqueles
que se encontrarem na Sua presença’”.
(Muslim)
35 - Abdullah Ibn Abbas Ibn Abdel
Muttaleb (R.A.A.) narrou: “O Mensageiro de Deus (S.A.A.S) transmitiu de seu
Senhor (louvado e exaltado seja), dizendo: ‘Deus tem descrito tanto as boas
como as más obras, e as tem detalhado: ‘Quem teve a intenção de realizar uma
boa obra, e não chegou a cumpri-la, Eu a anotarei como se a tivesse realizado
integralmente.’ E se teve a intenção e realizá-la e a realizou, Deus lhe
anotará o mérito de dez boas obras, que poderão ser multiplicadas em até
setecentas vezes, ou muito mais. E se a pessoa teve a intenção de realizar uma
má obra, sem chegar a fazê-la, Deus anotará como se tivesse realizado uma boa
obra; porém se a cometer, Deus anotará como se cometesse apenas uma má obra.”
(Bukhari e Muslim) .
36 - Abu Huraira (R.A.A.) narrou
que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus, louvado seja, disse: ‘A quem
maltratar um dos Meus protegidos declararei guerra. E o servo Meu não
encontrará, para Me comprazer, nada que Me seja tão grato como o cumprimento do
que Lhe hei prescrito. E o servo Meu continuará buscando a Minha complacência
mediante obras super rogatórias, até que Eu o ame. Quando o amar, serei como o
seu ouvido com o qual ouve, como suas vistas com as quais vê, como suas mãos
com as quais lida, como suas pernas com as quais anda. E se Me pedir algo, lho concederei;
e se buscar o Meu refúgio, tê-lo-á.’” (Bukhari)
37 - Abdullah Ibn Abbas (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S)
disse: “Deus o Altíssimo, perdoou a minha nação: ‘Quando errar sem ter conhecimento,
por esquecimento; e quando pela força.’” (Ibn Mája)
38 - Ibn Omar (R.A.A.) contou que
o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) o agarrou pelo ombro, certa ocasião, e lhe
disse: “Sê; nesta vida, como se fosses um estranho, e age como se estivesse de
passagem!” E o próprio Ibn Omar costumava dizer a respeito: “Se conseguires
viver até à tarde, não tenhas muita esperança de chegar até à amanhã, não
tenhas muita esperança de chegar até à tarde. Aproveita a tua saúde para a
doença, e a tua vida, para a morte.” (Bukhari)
39 – Abdullah Ibn Omar Ibn Al Ás
(R.A.A.) narrou que o Mensageiro de Deus(S.A.A.S.) disse: “Nenhum de vós
chegará a ser um verdadeiro crente, até que seja dependente da minha mensagem.”
(Bukhari e Muslim)
40 - Anas (R.A.A.) contou que o
Mensageiro de Deus (S.A.A.S) dizia: “Deus, louvado seja, disse: Ó filho de
Adão, sempre que Me suplicares e Me implorares, Eu perdoarei o que tiveres
feito, sem que nada Me importe! Ó filho de Adão, ainda que tuas faltas alcancem
os limites do céu, se Me pedires perdão, perdoar-te-Ei!Ó filho de Adão, ainda
que vieres a Mim, depois de cometeres tantas faltas, que dariam para encher a
terra, e se te encontrares conosco sem teres associado nada nem ninguém a Nós,
Eu te concederei um perdão que cobrirá toda a terra!” ( Tirmizi ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário