Quem estarão mais próximos do Profeta Muhammad (s.a.w.), no Dia do Juízo Final?
“Certamente que a razão pela qual muitas pessoas entrarão no Paraíso será a piedade e o bom comportamento”, disse o Profeta Muhammad (s.a.w.).
Prezados Irmãos, Assalamu Alaikum:
Prezados Irmãos, Assalamu Alaikum:
Louvado seja Deus, Quem nos guiou, favorecendo-nos com a fé. Testemunho que não há outra divindade senão Deus, Único, sem associado. Testemunho que Muhammad é Seu servo e mensageiro. Que Deus abençoe Muhammad, a sua família, os seus companheiros e todos aqueles que o seguem até o dia do Juízo Final.
Os bons modos são uma característica dos Profetas e das pessoas piedosas. Quem possui estas virtudes alcança um grau muito elevado de espiritualidade e honra. Deus abençoou a Muhammad (s.a.w.) favorecendo-o com uma moral e um comportamento grandioso. Deus disse: “Certamente que és de nobilíssimo caráter”. (Alcorão, 68:4).
O bom comportamento apela à irmandade e ao amor, enquanto o mau comportamento incita ao ódio e ao rancor.
O Profeta Muhammad (s.a.w.) exortou a moral e a equiparou com a piedade. Disse: “Certamente que a razão pela qual muitas pessoas entrarão no Paraíso será a piedade e o bom comportamento”.
O bom comportamento implica ter um espírito cooperativo, tratar educadamente as pessoas, sorrir, não prejudicar outrem e falar com bons modos.
O Profeta Muhammad (s.a.w), numa ocasião, exortou o seu com-panheiro Abu Hurairah (r.a.) e disse-lhe: “Abu Hurairah! Eu reco-mendo-te que tenhas uma boa moral”. Então Abu Hurairah o perguntou: “E o que implica ter uma boa moral?” O Mensageiro de Deus respondeu: “Tratar, com cortesia, a quem te vira a cara, perdoar a quem age injustamente contigo e ajudar a quem te vira as costas”.
O Profeta (s.a.w.) disse: “Por certo que a pessoa que tem bom com-portamento alcança o grau do jejuador que reza durante noites”.
A boa moral é parte da fé, pois o Mensageiro de Deus disse: “Aqueles que melhor tratam as pessoas são aqueles que têm uma fé mais completa”. Os muçulmanos devem falar com educação em todos os momentos fé mais completa”.
Os muçulmanos devem falar com educação em todos os momentos e proferir boas palavras. O Profeta (s.a.w.) disse: “Falar cortes-mente é uma boa ação”.
O muçulmano é também recompensado pelo simples ato de sorrir, que não implica nenhum peso para ele. O Profeta (s.a.w) disse: “Sorrir a teu irmão é uma boa ação”.
Deus disse: “Ó crentes! Sejais firmes com os preceitos de Deus, deem testemunho com equidade e que o rancor não vos conduza a tratar injustamente. Sejais justos, pois desta forma estareis mais próximos de serem piedosos. Temei a Deus; E Deus está bem inteirado de tudo o que fazeis.” (Alcorão).
Os sinais que demonstram a boa moral de uma pessoa são: ser pudico, não prejudicar o outro, ser conciliador e benfeitor, ser sincero, falar pouco, fazer muito, ser piedoso, calmo, paciente, grato, agradável, tolerante, compassivo, indulgente e honesto; não maldizer nem insultar, não falar do ausente nem caluniar, não ser apressado, nem invejoso, nem ava-rento, nem rancoroso, e estar sempre alegre e aceitar e recusar somente por Deus.
A origem de todos os defeitos é a soberba e o orgulho. Ao contrário, a origem das virtudes é a firme determinação na fé.
A injustiça, a opressão, a vaidade, a intolerância, a rudeza, a altivez, a arrogância, o desejo de poder e a vanglória nascem todos do orgulho e da soberba.
Irmãos! Ponham em prática os ensinamentos do Profeta Muhammad (s.a.w.) e sigam os seus conselhos. Ele nos exortou, dizendo: “Temam a Deus onde quer que estejam, façam uma boa ação após uma falta para assim a expiar e tratem correta-mente as pessoas”.
Ó Deus! Nós pedimos-Te que nos guies para poderes contar-nos, no Dia de Juízo Final, entre os mais próximos do Mensageiro de Deus, pois ele disse: “Certamente aqueles que mais próximos de mim estiverem no Dia do Juízo Final são os que melhor comportamento tiveram”.
Que Deus nos abençoe com o Nobre Alcorão e nos guie para que O temamos como Ele merece. E peço a Deus que perdoe os nossos pecados, pois Ele é o Absolvedor, Misericordioso.
Março/Abril – AL- Furqán
Nenhum comentário:
Postar um comentário