Em nome de Allah (SWT), o Clemente, o Misericordioso. Louvado seja Allah (SWT), criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.
Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).
Que Allah (SWT) abençõe e dê paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.
Hoje vamos conversar sobre um versículo da Suratu Al-Hujurat que se caracteriza com boas expressões e profundas palavras como se fosse uma alma unida em vários corpos. A fraternidade é uma graça de Allah (SWT) que desce sobre os fiéis, é pura e por isso, se encontramos irmãos sem fé, concluímos que não é uma fraternidade verdadeira da religião.
Allah (SWT) colocou a fraternidade como uma tamara de fé. Allah (SWT) disse: "Sabe que os fiéis são irmãos uns dos outros; reconciliai, pois, os vossos irmãos, e temei a Deus, para vos mostrar misericórdia." Suratu Al- Hujurat V 10
A fraternidade é amar uma pessoa em nome de Allah (SWT) e é o segundo fenômeno direto após a fé. O Profeta Mohamed (SAAW) construiu o mundo muçulmano tendo como base a fraternidade e a fé, com a eliminação dos idólatras e hipócritas por um lado e de outro uma grande construção quando não havia muitas condições.
Com a fé e a fraternidade, o Profeta (SAAW) uniu pessoas distintas de várias e diferentes aparências, cores, raças, países, raízes e sangues. Uma comunidade não pode ser forte sem ter plena fé e instinto e flamejar a bandeira da fraternidade.
O Profeta Mohamed (SAAW) ensinou a seus companheiros a prática do montoteísmo com a fé e seguir no caminho correto e fraterno entre seus companheiros com base na primeira declaração feita.
Na história do Profeta (SAAW) em relação a fraternidade encontramos a narração de El-Bukhari e Muslim quando um homem faminto foi em direção ao Profeta e disse: "Oh, Profeta de Allah, estou com fome. Me dê do que comer." O Profeta (SAAW) foi então conversar com suas mulheres (as mães dos fiéis, que Allah esteja satisfeito com elas) e perguntou se havia comida. Elas responderam que tinham apenas água, o Profeta (SAAW) saiu em direção ao homem que o aguardava e disse que jurava que o Profeta de Allah não tinha do que dar de comer ao homem. Após isso, foi ao encontro a seus companheiro e perguntou quem iria convidar aquela pessoa durante a noite.
Uma pessoa da tribo de Anssar assumiu a responsabilidade e levou o homem para sua casa. Disse para a mulher que aquele homem era um convidado do Profeta e então deveria ser bem tratado com uma boa hospitalidade, não poderiam esconder nada daquele homem. Ela respondeu que havia apenas a comida para as crianças, então o bom homem respondeu que era para colocar as crianças para dormir, assim não teriam fome e o convidado do Profeta poderia ficar satisfeito com a comida e também quando os pratos fossem servidos. Seria o momento em que a mulher deveria apagar as luzes como se a intenção fosse a de arrumar. Assim, o bom homem fingia que comia com o convidado mesmo sem a luz. Tudo foi feito e o convidado ficou satisfeito.
Ninguém soube o que o bom homem fez naquela noite, porém existe o olho de Allah (SWT) que não dorme, tudo vê e tudo escuta. Após a saída do bom homem pela manhã, o Profeta (SAAW) sorriu e disse que Allah (SWT) gostou daquilo que foi feito naquela noite. Então o Profeta (SAAW) relatou o versículo 9 da Suratu Al-Hachr: "E os que habitaram o lar e abraçaram a Fé, antes deles, amam os que emigraram para eles, e não encontraram em seus peitos cobiça do que lhes foi concedido. E preferem-nos a si mesmos, mesmo estando em necessidade. E quem se guarda de sua própria mesquinhez, esses são os bem-aventurados."
Amados irmãos, a fraternidade em nome de Allah é uma custódia pesada, e o maior direito da fraternidade acontece quando uma pessoa ama a seu irmão em nome de Allah (SWT) sem traição ou interesse nesta vida.
O Profeta (SAAW) disse que quem ama em nome de Allah, odeia em nome de Allah, doa em nome de Allah e impede em nome de Allah possui sua fé completa.
E lembramos agora de uma cerimonia de sexta-feira, quando esclarecemos que Allah (SWT) albergará sete tipos de pessoas na Sua Sombra no Dia em que não haverá outra Sombra além da Sua. Entre elas, as duas pessoas que se amam, se juntam e se separam em nome de Allah (SWT), se reunem em Seu nome e partem em Seu nome. A imagem do dia em que as chamas do inferno sairão com intenso calor, junto ao sol sob as cabeças, neste momento tudo ficará em silêncio onde escutarão a voz do Rei da Eternidade onde estão as pessoas que se amam em nome de Allah que albergará este dia com Sua sombra.
E no Hadice narrado por Muslim, que Abul Huraira relatou que o Profeta (SAAW) disse que existia um homem que ia visitar seu irmão em uma cidade e Allah (SWT) desceu um anjo no caminho. O anjo perguntou ao homem para onde ele ia. O homem respondeu que ia visitar um irmão na cidade. O anjo perguntou se havia algum interesse, o homem respondeu que não, pois amava o irmão em nome de Allah (SWT). O anjo disse que o Profeta (SAAW) deu a notícia que Allah (SWT) também o amava.
Em outro Hadice, narrado por Annas um homem encontrou o Profeta (SAAS) e perguntou quando aconteceria o Dia do Juízo Final, o Profeta (SAAW) então questionou o que o homem havia feito para aquele dia. O homem respondeu que não fez muitas coisas, porém amava Allah (SWT) e o Profeta (SAAW). O Profeta disse que então aquele homem estará entre aqueles que serão amados no Dia do Juízo Final.
Asslamu Aleikom ua Ramatulahi ua Baraketu - Samir - Centro Islâmico de Brasilia - 09/03/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário