RABI’UL AWWAL 1433 EDIÇÃO Nº 38 FEVEREIRO 2012 - A H ajjaass
P - Algumas pessoas saúdam duma forma abreviada como, por exemplo: slmz, salám, salámz, etc. É necessário responder este tipo de saudação?
R - Não, não é necessário responder esta forma de saudação. A forma correta de saudar quer por escrito ou verbalmente, no mínimo exigido é Assalámu ‘Alaicum.
Certa vez, quando o Profeta _ estava sentado com os seus companheiros, passou um homem entre eles e disse: “Assalámu Alaikum”; o Profeta _ afirmou: “dez recompensas”. Outro homem passou por ali e disse: “Assalámu Alaikum wa Rahmatulláh” (que a paz e a misericórdia de Allah estejam convosco); o Profeta _ disse: “vinte recompensas”. Um outro homem passou por ali e disse: “Assalámu Alaikum wa Rahmatulláh wa Barakátuh” (que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam convosco); o Profeta _ disse: “trinta recompensas”. (Abu Daúd 2\350).
Abreviatura na saudação é Bid’ah (Inovação na religião), que inevitavelmente devemos retirar dos nossos costumes.
P - É permitido consultar um curandeiro ou adivinho?
R - Não, não é permitido. A pessoa que consultar um curandeiro tendo toda convicção nele torna-se Cáfir (descrente) e seu Nicáh tornar-se-á nulo. Consequentemente, é necessário que o transgressor renove seu Imán e seu Nicáh. (Raddul Muhtár 4\241). Allah _ diz no Qur’án:
“Diga (Ó Muhammad): Ninguém, nos Céus e na Terra, conhece o oculto excepto ALLAH.” (Surah Annaml 27:65).
Sayyidatuná ‘Aishah Radhialláhu ‘Anha narra que algumas pessoas solicitaram do Profeta _ alguma informação acerca dos adivinhos. Ele disse: “Os adivinhos são charlatães, falsos e insensatos.” Os companheiros argumentaram: “Ó Mensageiro de Allah, às vezes eles predizem algo que vem a acontecer!” O Profeta explicou isto, dizendo: “É algo verdadeiro que o Satanás ouve por acaso dos anjos e transmite para os seus colegas, sendo que estes misturam uma centena de falsidades a ele (e contam para as pessoas).” (Bukhári 2\857).
Sayyidatuná Safiyyah Bin Abi ‘Ubaid Radhialláhu ‘Anha narra que Rassululláh _ disse:
“A pessoa que vai ter com um adivinho e pergunta acerca de algo e depois confirma a veracidade de tal afirmação, suas orações não serão aceitas por quarenta dias”.
Sayyiduná Abdullah Bin Mass’ud _ narra que Rassululláh _ disse:
“Aquele que se dirige a um adivinho (ou curandeiro) e acredita naquilo que ele diz, renegou aquilo que foi revelado a Muhammad”. (Mussannaf Abdul Razzáq 11\210).
Um muçulmano não deve aproximar-se de um adivinho e muito menos de um curandeiro, muito pelo contrário, devemos ter convicção total no destino, ou seja, o bom e o mal provêm de Allah.
Allah _ diz no Qur’án (quanto aos hipócritas):
“E, se algo de bom os alcança, dizem: “Isso é da parte de Allah”; e, se algo de mau os alcança, dizem: “Isso é de ti.” Diz-lhes: “Tudo é de Allah.”Mas porque razão este povo quase não entende conversação alguma?”. (Surah Nissá 4:78).
Allah _ diz no Qur’án: Diga (Ó Muhammad): “Se eu (Muhammad) tivesse conhecimento do oculto, eu teria tido abundância de bens e nenhum mal me teria atingido. (Surah A’ráf 7:188).
P - Como deverá ser feita a contagem do ‘Iddat por morte ( Período de Luto quando morre o Marido )(‘Iddatul Wafát)?
R - Quando a morte se verifica no primeiro dia do mês lunar, a contagem será feita através do somatório do número dos meses aos quais serão adicionados dez (10) dias, portanto 4 meses mais 10 dias. Naturalmente, alguns dos meses terão 29 ou 30 dias, que serão considerados completos neste caso. E quando a morte não se verifica no primeiro dia do mês lunar, então a contagem será feita através do somatório do número dos dias, ou seja, 130 dias constituem um ‘Iddat completo. (Raddul Muhtár 3\509, Ahssanul Fatáwa 5\448).
P - É permitido à uma mulher que esteja observando o ‘Iddat contrair o segundo matrimônio?
R - Não, não é permitido. O matrimônio contraído com uma mulher em regime de ‘Iddat é considerado inválido (Bátil). (Badái’ 2\311).
Allah _ diz:
“E não decidais consumar os laços matrimoniais até que a prescrição atinja seu termo”. (Surah Baqarah 2:235).
P - O Imámat (liderança) dum Imám incircunciso é válido?
R - Sim, é válido. Não há nenhuma necessidade de repetir o Salát. (Ahssanul Fatáwa 9\60, Kifáyatul Mufti 3\84).
P - Existe algum método específico de cortar as unhas? Em alguns livros aparece que é Mustahabb (desejável) começar com o dedo indicador da mão direita e terminar com o dedo polegar da mão direita. Por favor, comente.
R - Não, não existe nenhum método específico de cortar as unhas. Háfiz Ibn Hajar Rahmatullah ‘Alaih afirma que é Mustahabb cortar de qualquer forma que a pessoa desejar e que não existe nenhum método prescrito por Rassulullah _. Háfiz ‘Iráqui rejeitou totalmente a sequência de corte de unhas dos dedos das mãos que vem citado em alguns livros argumentando: “O que vem mencionado em algumas citações é proveniente de Hadisses fabricados (Maudhu’)”. Allamah Ibn Ábidin cita Allamah Suyuti que explica: “Ibnu Daqiqul 'Id, o grande investigador e pesquisador de Hadisses assegura: “Não existe nenhum Hadisse autêntico que mostra a sequência no corte das unhas. Mais ainda, não é correto denominar como um ato Mustahabb, porque qualquer ato que é Musstahabb no Shari’ah exige duma prova; e levar este assunto superficialmente não é correto”. Porém, a supracitada narração refuta a ordem de corte das unhas dos dedos das mãos e não, o inicio pela mão direita, pois, o inicio de corte de unhas pela mão direita poderá der corroborada pelo seguinte Hadisse: Sayyidatuná ‘Aishah Radhiallánu ‘Anha narra que Rassulullah _ gostava de começar tudo pela direita: Ao calçar os sapatos, ao pentear, na purificação e até mesmo em todos seus assuntos. (Bukhári 1\29). Mais adiante, baseando-se no mesmo Hadisse, ou seja, utilizando o “princípio da direita”, os Fuqahá mencionaram que se alguém pretende cortar suas unhas, então este poderá começar a cortar pelo dedo mínimo da mão direita (quando as palmas das mãos estão viradas abaixo) terminando com o dedo mínimo da mão esquerda. (Raddul Muhtár 6\406, Al- Majmu’ 1\339, Ahssanul Fatáwa 9\82, Bazl 1\131).
P - Meu irmão adotou uma criança órfã. Será que esta criança tem algum direito na herança do meu irmão?
R- Shari’ah considerou adoção de crianças como uma das enormes ações.
Sayyiduná Sahl Ibn Saad _ narra que Rassululláh _ disse: “Eu e o tutor do órfão estaremos juntos, tal como se encontram estes”, e juntou o indicador e o dedo médio”. (Bukhári 2\799).
Todavia, a criança órfã não tem nenhum direito na herança do pai e nem da mãe adotiva. Entretanto, os pais poderão fazer um testamento á favor da criança órfã no valor correspondente á um terço (1\3) dos seus bens, e não mais do que isso.
Compilado por: Mufti Ismail Abdullah Chopdat DAARUL IFTÁ - BEIRA iftabeira@yahoo.com.br - Cel. 82\843886200 - Beira –Moçambique NOTA: Todas as respostas são de acordo com a ESCOLA HANAFITA.
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