sexta-feira, agosto 28, 2009

IMPORTÂNCIA DO RAMADAN

Ramadan é um mês lunar, preferido por Allah (SW) quanto aos outros meses, pois numa de suas noites revelou de uma só vez o Alcorão Sagrado, desde o "Painel Guardado" até o céu primeiro, o da terra, tendo a terra se iluminado com a luz de seu Criador, tendo esta noite chamada por Allah (SW) de "Noite do Decreto".

Situa-se no último terço do mês de Ramadan, por isso os muçulmanos veneram essa noite, e velam-na em orações, preces e cânticos e a isso está à referência do profeta:

"quem velar a noite do Decreto por fé e amor a Allah (SW), terá perdoado todos os seus pecados passados”.

No Alcorão diz Allah (SW): Mês de Ramadan, em que foi revelado o Alcorão guia para a humanidade.

Não foi apenas o Alcorão que foi revelado neste mês, pois Allah (SW) revelou a todos os livros celestiais no mês de Ramadan Bendito. Disse o profeta Muhammad:

“As páginas de Abraão foram reveladas no primeiro dia de Ramadan, o Torah (Bíblia – VT) foi revelado aos seis dias de Ramadan, e o Evangelho (ingil) foi revelado aos treze dias de Ramadan."

Evidenciam-se as graças do mês de Ramadan através dos importantes acontecimentos que se registraram na história dos muçulmanos e do islamismo. No dia dezessete de Ramadan no segundo ano da Hégira, Allah (SW) deu a vitória aos muçulmanos, que em número de trezentos, sob o comando do profeta Muhammad (SAAS), sobre aproximadamente mil combatentes infiéis que vieram agredi-los na batalha de Badr. Allah (SW), igualmente, proporcionou ao profeta Muhammad (SAAS), a conquista da cidade de Meca aos vinte e dois dias do mês de Ramadan, no oitavo ano da Hégira.

O Profeta entrou em Meca vitorioso e destruiu seus ídolos com suas mãos honradas, recitando o Alcorão. Tendo Meca retornado ao Monoteísmo após Ter sido um baluarte da idolatria, e purificou-se com isso "A Casa Antiga" das impurezas e dos ídolos.
E sucederam-se os acontecimentos culminando com a denominação "o mês das vitórias" ao mês de Ramadan. O profeta disse sobre as graças de Ramadan:

"Abram-se nele, as portas do céu, fecham-se nele as portas do inferno e acorrentam-se nele os demônios gigantes".

DA OBRIGATORIEDADE DO JEJUM

Allah (SW) instituiu aos muçulmanos, jejuar no mês de Ramadan, no segundo ano da Hégira, tornando este jejum um dos pilares do Islamismo e para esclarecer que o Jejum é um rito (adoração) antigo (a) instituído (a) às nações anteriores. Allah (SW) disse no Alcorão, 2a surata versículo 183:

“Ó crentes, está-vos prescrito o Jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah (SW)".

O Jejum, no Islamismo é abster-se de comer, beber, sexo e todos os desjejuns, desde a alvorada até o por do sol. Não é privação a finalidade desta adoração e sim inúmeros benefícios se encontram atrás desta atitude, relacionadas com os sentidos e os sentimentos.

OS BENEFÍCIOS DO JEJUM

Allah (SW) prometeu o perdão para os jejuadores através do seu profeta Muhammad que disse:

"Quem jejuar no Ramadan, por fé e devoção, será perdoado dos pecados que cometeu e dos que cometerá".

O Próprio Allah (SW) disse:

"O que todo ser humano faz lhe pertence, exceto o jejum que me pertence e eu por ele recompenso", e disse Allah (SW), avaliando o Jejuador:

"priva-se de comer e de beber, por Mim".

O profeta Muhammad disse a respeito:

"Ramadan é um mês que o seu começo é misericórdia, que o seu meio é perdão e seu fim é livrar-se do fogo".

"Há no paraíso um portão chamado "rayan" pelo qual somente entram os jejuadores no dia do juízo final, e ninguém mais".

"Se as gentes soubessem o quanto há de dádivas e graças em Ramadan, desejariam que fosse um ano completo".

EXPIAÇÃO DO DESJEJUM

Quem desjejua propositadamente um dia em Ramadan sem justificativa, pecou! E fica obrigado à expiação que consiste em remir, libertar "um ser crente", não podendo, deverá jejuar dois meses ininterruptamente após o mês de Ramadan, por cada dia não jejuado no mês de Ramadan, sem justificativa, e não podendo, deverá alimentar sessenta pobres, e embora possa fazer essas expiações teria mesmo assim perdido muitas graças, diz o profeta:

"quem desjejuar um dia em Ramadan sem desculpa ou enfermidade não o substitui o jejuar o resto de sua vida, mesmo que o faça". Isso não significa que Allah (SW) não aceite a penitência de seus adoradores, mas entende-se desta tradição oral venerada do Profeta, que jejuar um dia em Ramadan é mais valioso para Allah (SW), que jejuar toda uma vida.

A QUEM SE FACULTA O DESJEJUM

Obriga-se o muçulmano ao jejum quando atingir a puberdade, baseada na tradição oral do profeta: "Três estão isentos da responsabilidade. O insano até que se cure o dormente até que se acorde, e o menino até que se torne púbere”, quanto à mulher a condição é estar purificada do sangue quer da menstruação, quer do parto, se jejuar nestas condições não terá validade o seu jejum. Deve jejuar e cumprir após o Ramadan os dias que não jejuou.

Destas regras excetuam-se:

a) Os viajantes dentro do espaço que lhe faculta a restrição da oração poderão eles jejuar ou desjejuar mesmo que a viagem seja confortável.
Disse Abu Said Al Khidri : "Nas nossas expedições com o profeta no mês de ramadan, uns jejuavam e outros não. O jejuador não censurava o desjejuador, e este não censurava aquele, porque achávamos que quem tinha forças para jejuar estava certo, e quem se encontrava em debilidade não jejuava também estava certo!"

b) O enfermo: se quiser, o doente pode deixar de jejuar e se o médico diagnosticar que o jejum impede ou dificulta a sua cura, deverá desjejuar, pelo que Allah (SW) disse na surata al bacara versículo 195 :

"Não se lancem a autodestruição".

Porém devem jejuar posteriormente ao pleno restabelecimento, os dias que desjejuou. Entretanto se sua enfermidade não tiver cura desjejua definitivamente dando como expiação alimentação razoável a um necessitado a cada dia desjejuado, pelo que Allah (SW) diz:

"os que não suportam o jejum expiam-se com alimentar um pobre". E se não tiver posses, não se obriga absolutamente nada.

c) O idoso: alcançando a velhice, o muçulmano e a muçulmana de uma idade que não dá resistência para jejuar, pode desjejuar, dando por caridade, desde que possa, uma porção de alimento, pois Ibn Abbas disse "Facultou-se ao ancião que alimente por cada dia, um necessitado e não se obriga a compensar este jejum".

d) A gestante e a lactante: se a mulher muçulmana estiver gestante ou amamentando, e temer pelo seu bebê, poderá desjejuar contando que jejue posteriormente dia em número idêntico ao que deixou de jejuar, e se, puder alimentar o necessitado por cada dia que desjejuou, mesmo jejuando, obrigar-se-á a isso.

e) Esquecido: Quem se esquece de que está de jejum, e nessa condição comer e beber, ao perceber o esquecimento deverá abster-se imediatamente, e não deixará de estar em jejum, disse o profeta "quem se esquecer de estar em jejum, e comer e beber deve completar seu jejum, pois neste caso Allah (SW) quem lhe deu de comer e beber" Ao jejuador é facultado em Ramadan enxaguar a boca e o nariz, banhar-se, limpar os dentes, beijar a esposa e, se quiser, pode engolir a saliva. Quem se ejacula – dormindo – não compromete seu jejum.


SUHUR (Refeição da madrugada)

São da misericórdia de Allah (SW), as facilidades nos preceitos da Religião. O profeta Muhammad (SAAS) recomendou que se tomasse a refeição de pré-jejum antes do amanhecer, porque alivia a fome e a sede a auxilia no cumprimento do jejum. Recomenda-se retardar esta refeição do amanhecer, contrariamente à quebra do jejum que se recomenda o seu apressamento, disso o profeta:

"tomem a refeição do amanhecer que possui benção".

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