Se deixaste de vê-lo com teus olhos, não percas as descrições do seu caráter, (Que é) completo em todos os respeitos, física, moral e descritivamente, pois suas virtudes não têm limite. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com Ele.
O Nascimento do Profeta (SAAS)
1. Deus diz: “Deus agraciou os crentes, ao fazer surgir um Mensageiro da sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e lhes ensinou o Livro e a prudência, embora estivessem em evidente erro” (Alc. 3:164).
2. Deus diz também: “Diz: Sou tão somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que o vosso Deus é um Deus Único” (Alc. 18:110).
3. Ao Mensageiro de Deus (SAAS) foi perguntado sobre o jejum da segunda-feira. Ele disse: “Esse foi o dia em que nasci e no qual fui comissionado profeta, e no qual a revelação (do Alcorão) primeiro veio a mim” (Transmitido por Muslim).
4. O Mensageiro de Deus (SAAS) nasceu numa segunda-feira do mês de Rabi al Auwal, em Makka. Nasceu na casa conhecida como Dar al Maulid, no ano do elefante, que corresponde ao ano 571 D.C.. Nasceu de dois progenitores conhecidos. Seu pai era Abdullah Ibn Abdul Mutalib, e sua mãe era Amina Bint Wahab. Recebeu o nome de Mohammad do seu avô, uma vez que seu pai morrera antes que ele nascesse.
5. É imputado aos muçulmanos que conheçam a importância desse nobre Profeta, e que se pautem pelo Alcorão, que foi revelado a ele. Devem também imitar o comportamento dele, e imprimir importância ao chamamento do tauhid (monoteísmo), com o qual ele iniciou a sua mensagem, como é mostrado no dizer de Deus, no Alcorão: “Dize-lhes: Invoco tão-somente o meu Senhor, a Quem não atribuo parceiro algum” (72:20)
O Nome e a Linhagem do Profeta (SAAS)
1. Allah (SWT) diz: “Mohammad é o Mensageiro de Allah” (Alc. 48:29).
2. O Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “Tenho cinco nomes: Sou Mohammad, sou Ahmad, sou Al Máhi por meio do qual Allah dissipa a descrença, sou Al Háchir ao pé do qual as pessoas se reunirão, e sou Al Aquib, depois do qual não haverá nenhum outro profeta.” Allah o intitulou o compassivo e o misericordioso. [Bukhári e Musslim.]5
3. O Profeta (SAAS) costumava intitular-se para nós, de várias maneiras, ao dizer: “Sou Mohammad, Ahmad, Al Mucaffi, Al Háchir, Profeta do arrependimento, e o Profeta da misericórdia.” [Musslim.]
4. O Profeta (SAAS) disse: “Não ficais abismados pela maneira com que Allah me protege dos ditos ultrajantes e dos xingamentos dos coraixitas? (nisso) Eles estão a depreciar um tal de mudhamman e a xingar um tal de mudhamman, ao passo que eu sou Mohammad.” [Bukhári.]
5. O Profeta (SAAS) disse: “Em verdade, Allah escolheu Kinana dentre os descendentes de Ismael, e escolheu os coraixitas dentre os kinanenses, e escolheu os Banu Háchim dentre os coraixitas, e escolheu a mim dentre os hachimitas.” [Musslim.]
6. O Profeta (SAAS) disse: “Podeis dar a vós o meu nome, mas jamais useis o meu kunya, porque fui enviado como Al Cássim, conforme distribuo (as coisas) entre vós.”0 [ Musslim.]
O Profeta (SAAS), Como o Vedes
1. “O Profeta (SAAS) tinha o rosto mais formoso e, dentre os homens, o melhor caráter; não era nem muito alto nem muito baixo.” [Bukhári e Musslim.]
2. “O Profeta (SAAS) tinha o rosto claro e sereno.” [Musslim.]
3. “O Profeta (SAAS) era de altura mediana, tendo ombros largos e barba espessa. Seus cabelos lhe caíam por sobre as orelhas. Usava u’a manta vermelha; e jamais vi alguém tão bonito quanto ele.” [Bukhári.]
4. “O Profeta (SAAS) tinha a cabeça grande, mãos e pés grandes, e um rosto prazenteiro. Nunca vi ninguém como ele, antes ou depois.” [Bukhári.]
5. “O rosto do Profeta (SAAS) era como o sol e como a lua, era redondo.” [Musslim.]
6. “Quando o Profeta (SAAS) estava contente, seu rosto se iluminava e se apresentava como se fosse um pedaço da lua, e nós o notávamos.” [Bukhári e Musslim.]
7. “O Profeta (SAAS) não gargalhava, mas sorria; e se a gente olhasse para ele, parecia que seus olhos estavam besuntados, mas não estavam.” [Hassan,1 Al Tirmizi.]
8. Aicha narrou: “Nunca vi o Profeta (SAAS) gargalhar a ponto de a sua úvula se tornar visível. Ele apenas costumava sorrir.” [Bukhári]
9. Jabir Ibn Samura narrou: “Vi o Profeta (SAAS) numa noite clara, e me pus a olhar para ele e para a lua. Ele estava usando u’a manta vermelha, ele me parecia mais formoso que o luar.” [Relatado por Tirmizi, que disse: “É hasan gharib.” Também Al Hakim e Al Zahabi verificaram aquilo.]
10. Alguém descreveu esplendidamente o Mensageiro (SAAS) ao dizer:
“Seu rosto tem brilho, e as nuvens, chuvas; Por meio da sua súplica (a Allah) Alimenta os órfãos e Protege as viúvas.”
Esse poema foi tirado duma poesia feita por Abu Talib. Foi recitado por Ibn Ômar e por outros quando os muçulmanos estavam afligidos pela seca, e o Mensageiro (SAAS) fez súplicas a Allah em favor deles, dizendo: “Ó Allah, proporciona-nos água!” e choveu (naquele mesmo dia). [Bukhári.]
11. O restante da descrição feita por Abu Tálib sobre o Mensageiro (SAAS) é:
“Os oprimidos dentre
A família de Háchim buscam refúgio nele,
E encontram-no benevolente e virtuoso.
Haveis vivido (perto dele), e
Juro pelo Senhor da Casa:
Mohammad não será destruído;
Lutaremos em favor dele e nos esforçaremos ao máximo.
Não o deixaremos esmorecer até que sejamos chacinados em torno dele,
E (se preciso for) negligenciaremos nossos filhos e nossas esposas (por ele).
Um homem da tribo coraixita também recitou:
“Louvado seja Allah, e vem, então,
Daqueles que agradecidos são.
“Recebemos a chuva por meio
Da intercessão do Profeta.
Ele dirigiu sinceros apelos a Allah, seu Criador,
E se concentrou, na sua súplica, com fervor.
“Num breve tempo dum trocar de roupa,
Ou mesmo mais rápido,
Vimos a chuva cair (e não foi pouca).
“Tinha, como seu tio Abu Tálib o descreveu,
Um semblante claro e luzente.
Por meio dele e por Allah, a chuva do céu desceu;
Essa é uma prova da sua mensagem fulgente.
“E aquele que graças a Allah der
Terá aumento de provisão;
Enquanto aquele que malagradecido for
Receberá a verdade em oposição.”
[Tirado da obra Manal al Tálib, de Al Acir, pág. 106].
O Profeta (SAAS) Abençoado
O Profeta (SAAS), juntamente com Abu Bakr e o seu criado, deixaram Makka, dirigidos por um guia1. No seu caminho para Madina, eles passaram pela tenda duma mulher chamada Umm Mabad2. Ela sentava-se perto da sua tenda, e oferecia comida e bebida para as pessoas. Eles perguntaram a ela se podiam conseguir algumas tâmaras e um pouco de carne, mas nada daquilo estava disponível. Após haverem exaurido todas as suas provisões, e estarem com fome, o Profeta (SAAS) viu uma ovelha ao lado da tenda, e a seguinte conversa teve lugar entre ele e Umma Mabad:
Profeta: “E essa ovelha, Umm Mabad?”
Umm Mabad: “É uma ovelha que ficou pra trás do resto do bando por causa da sua fraqueza.”
Profeta: “Será que ela tem leite?”
Umm Mabad: “Ela é muito fraca para isso!”
Profeta: “Dás-me tua permissão para ordenhá-la?”
Umm Mabad: “Que meu pai e minha mãe sejam resgatados por ti! Se puderes encontrar algum leite nela, vai em frente, ordenha-a.”
O Profeta (SAAS) mandou pegarem a ovelha, esfregou as tetas dela com suas mãos, invocou o nome de Allah, e dirigiu súplicas em favor de Umm Mabad e sua ovelha, até que esta separou as patas, como estando pronta para ser ordenhada. O Profeta (SAAS) pediu uma vasilha grande na qual a ovelha foi ordenhada até a vasilha ficar cheia. A velha senhora bebeu até se satisfazer, e assim fizeram também os companheiros do Profeta. Este foi o último a beber. A ovelha foi ordenhada uma segunda vez até que a vasilha fosse novamente enchida, e eles a deixaram com a mulher, após tomarem um voto de confiança dela, antes de partirem.
Pouco tempo depois o marido da mulher, Abu Mabad, voltou dirigindo um bando de ovelhas cambaleantes de fraqueza. Abu Mabad viu o leite e exclamou: “Onde conseguiste esse leite, Umm Mabad, uma vez que as ovelhas estavam longe e não têm crias; e não havia uma que pudesse dar leite, na casa?”
Umm Mabad: “Por Allah, um homem abençoado (de tal e tal qualidades) passou por aqui...”
Abu Mabad: “Descreve-o para mim, Umm Mabad!”
Ummu Mabad Descreve o Profeta (SAAS)
Umm Mabad disse: “Vi um homem radiante com um rosto brilhante, homem esse que não era muito magro nem muito gordo. Era elegante e formoso. Seus olhos eram negros e seus cílios, longos. Tinha uma barba espessa. Suas sobrancelhas eram longas, e ligavam-se uma na outra. Quando calado, era a dignidade em pessoa; e quando falava, sua fala era esplêndida e magnífica. Era o mais formoso e prazeroso dos indivíduos, mesmo visto à distância. Era também o mais dignificado e o melhor deles, quando visto de perto. Sua lógica era convincente, e ele era moderado no falar. Seu raciocínio era tão organizado como um corolário de pedras preciosas. Tinha a estatura mediana, nem alta nem baixa, mas exatamente o meio termo. Era o mais brilhante dos três, em aparência, e o melhor deles, em estatura. Tinha companheiros que lhe devotavam muita afeição. Quando ele falava, ouviam-no atentamente; quando lhes dava uma ordem, executavam-na instantaneamente. Agrupavam-se em torno dele e o guardavam. Ele nunca ficava carrancudo nem falava superficialmente.”
Abu Mabad disse: “Juro por Allah, é o homem dos coraixitas cuja estória, em Makka, chegou até nós. Eu desejava acompanhá-lo, e assim o hei de fazer, se encontrar meios.”
Então uma voz altissonante, cuja fonte lhes foi desconhecida, foi ouvida por toda Makka, conforme exclamava:
“Que Allah, o Senhor do Universo, recompense grandemente os dois Companheiros que descansaram nas duas tendas de Umm Mabad.
“Eles foram ter com ela com a diretriz com que ela foi guiada.
“Assim, terá sucesso aquele que passar o tempo na companhia de Mohammad.”
[Esse é um forte hadice, relatado por Al Hakim que o chamou de sahih, sendo que Al Zahabi concordou com ele. Ibn Kacir disse: “A história de Ummu Mabad é bem conhecida, e é reforçada por diferentes correntes de narradores.”]
As Virtudes do Profeta (SAAS)
1. Allah (SWT) diz: “Ó Profeta, em verdade, enviamos-te como testemunha, alvissareiro e admoestador! E como convocador (dos humanos) a Allah, com Sua anuência, e como uma lâmpada luminosa. E anuncia aos crentes que obterão de Allah infinitas graças” (Alc. 33:45-47).
2. Allah (SWT) diz: “Em verdade, Mohammad não é o pai de nenhum dos vossos homens, mas sim o Mensageiro de Allah e o derradeiro dos profetas; sabei que Allah é Onisciente” (Alc. 33:40).
3. Allah (SWT) diz: “E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade” (Alc. 21:107).
4. O Profeta (SAAS) disse: “Eu sou o profeta que irá ter o maior número de seguidores no Dia da Ressurreição, e serei o primeiro a bater à porta do Paraíso.” [Musslim.]
5. O Profeta (SAAS) disse: “Irei ser o primeiro intercessor, no Paraíso; nenhum outro profeta irá ser acreditado tanto quanto eu serei acreditado. Entre os profetas um houve que foi acreditado por uma única pessoa dentre o seu povo.” [Musslim.]
6. O Profeta (SAAS) disse: “Pedi a Allah três coisas, duas das quais Ele me concedeu, mas uma das quais Ele me recusou. Pedi a Allah que não exterminasse meu povo pela fome, e Ele me concedeu isso; pedi-Lhe que não o exterminasse pelo afogamento, e Ele me concedeu isso; pedi-Lhe que não deixasse que a guerra acontecesse entre eles, mas Ele me recusou isso.” [Musslim.]
Em outra versão, ele disse: “Pedi-Lhe que não permitisse que um inimigo externo sobrepujasse meu povo, nem o desarraigasse, e Ele me concedeu isso.” [Tirmizi e Nassá’i, e verificado por Al Albani.]
7. Anas Ibn Málik disse, no hadice acerca da Viagem Noturna1 do Profeta: “E os olhos do Profeta dormiram, mas seu coração não.” [Bukhári.]
8. O Profeta (SAAS) disse: “Eu serei proeminente entre os descendentes de Adão, no Dia da Ressurreição, o primeiro cujo túmulo irá ser aberto, o primeiro intercessor cuja intercessão irá ser aceita.” [Musslim.]
9. O Profeta (SAAS) disse: “Foi-me dada superioridade sobre os profetas, por seis razões: Têm-me sido reveladas palavras que são concisas, mas de significados compreensivos; tenho sido ajudado por meio de infiltrar o temor (nos corações dos inimigos); os despojos de guerra tornaram-se lícitos para mim; toda a terra tornou-se um lugar de adoração, e ritualmente puro para mim; fui enviado para toda a humanidade; e a linha dos profetas foi encerrada com a minha vinda.” [Musslim.]
10. O Profeta (SAAS) disse: “Tenho sido comissionado dentre a melhor das gerações dos descendentes de Adão, geração após geração, até que vim a fazer parte da geração em que me encontro.” [Bukhári.]
11. O Profeta (SAAS) disse: “A similaridade entre mim e os profetas antes de mim é a de uma pessoa que constrói uma casa um tanto imponente e bela, e termina (a sua construção), exceto por um tijolo num dos seus cantos. As pessoas caminham por toda ela, e o edifício lhes agrada, mas dizem: ‘Se não fosse por esse tijolo (que falta), ela seria perfeita.’ Bem, eu sou esse tijolo, e sou o derradeiro dos profetas.” [Bukhári e Musslim.]
12. O Profeta (SAAS) disse: “Allah me designou como o Selo dos Profetas quando Adão ainda estava sendo formado na sua básica substância de argila. Informar-vos-ei sobre o começo da minha missão: foi um pedido de Ibrahim1 (SAAS), a boa nova de Issa2 (SAAS), e a visão que minha mãe teve por ocasião do parto de mim, quando uma luz brilhante, no castelo da Síria, foi vista por ela.” [Verificado por Al Hakim e Al Zahabi. Al Albani também verificou o hadice, em Al Mishkat.]
13. O Anjo Jibril3 foi ter com o Profeta (SAAS) na caverna de Hira4, e lhe disse: “Lê, em nome do teu Senhor Que criou...”5 O Profeta voltou com os versículos, com o coração tremendo, e foi ter com a sua esposa, Khadija Bint Khuwailid, e informou-a do acontecido, dizendo: “Temo por mim!” Khadija disse: “De modo nenhum! Juro por Allah que Ele não te irá desamparar. Tu desfrutas de fortes laços familiares, tu carregas os fardos dos outros, dás aos desamparados, e ajudas a defender os direitos dos outros.” Khadija então levou-o a Waraca Ibn Naufal6, e disse a ele: “Ouve, primo, o que o teu sobrinho tem a dizer.”
O Profeta (SAAS) informou-lhe sobre o que havia visto, e Waraca lhe disse: “É o namus7, a quem Allah enviou ao Profeta Mussa8 (SAAS) Quem me dera eu fosse um jovem durante a tua carreira profética! Quem me dera eu estivesse vivo quando o teu povo te expulsasse!” O Profeta perguntou: “Será que eles me expulsarão?” Ele respondeu: “Sim, nenhum homem jamais trouxe algo como o que tu trazes, sem que deparasse com hostilidades. Se eu chegar a testemunhar o teu dia, irei dar-te o maior apoio.” [Transmitido por Al Bukhari no livro “O Começo da Revelação”.]
O Selo da Profecia
1. Jabir Ibn Samurá relatou: “Eu vi o selo (da profecia) entre os ombros do Mensageiro de Allah, que era do tamanho dum ovo de pomba, sendo que sua cor era a mesma da do corpo dele. .” [Muslim.]
2. Abdullah Ibn Sarjis relatou: “Vi o Profeta (SAAS) sentei-me com ele, comi e bebi com ele; vi o selo da profecia entre os seus ombros, mais para o lado esquerdo, tendo pintas como manchas congênitas.” [Muslim.]
3. Jad Ibn Abdul Rahman narrou: “Ouvi Al Saib Ibn Yazid dizer: Minha mãe levou-me ao Profeta (SAAS), e disse para ele: ‘Mensageiro de Allah, eis aqui o filho da minha irmã, e ele está adoentado.’ Ele esfregou minha cabeça e invocou as bênçãos sobre mim. Então ele fez a ablução, e eu bebi a água que restou da sua ablução; então eu fiquei por trás dele e vi o selo entre os seus ombros; parecia um ovo de perdiz.’” [Al Bukhari e Muslim.]
A Agradabilidade da Fragrância do Profeta
1. Anas narrou: “O Profeta (SAAS) tinha uma compleição bonita, e as gotas da sua transpiração eram como pérolas. Quando andava, fazia-o inclinado para a frente. Eu nunca havia tocado brocado ou seda que não fosse tão suave como a suavidade da palma da mão do Mensageiro de Allah; e nunca havia cheirado almíscar ou âmbar cinzento que não tivesse uma fragrância tão doce quanto a fragrância do Profeta (SAAS).” [Al Bukhari e Muslim.]
2. Anas também relatou: “O Mensageiro de Allah (SAAS) foi à nossa casa. Ele dormiu, e havia transpiração em seu copo. Minha mãe pegou uma garrafa e começou a coletar o suor dentro dela. O Profeta (SAAS) acordou e disse: ‘Ummu Sulaim, que estás fazendo?’ ao que ela respondeu: ‘Este é o teu suor, que nós misturamos com o nosso perfume, e eis que ele se torna o mais fragrante dos perfumes.’” [Muslim.]
3. “O Profeta (SAAS) era conhecido pela sua fragrância, ao se aproximar (à distância).” [Sa’d, tirado de Ibrahim, e verificado por Al Albani, no Sahih al Jam’i.]
4. Anas relatou: “O Profeta (SAAS) nunca recusava perfumes.” [Al Bukhari.]
Os Hábitos, na Hora de Dormir, do Profeta (SAAS)
1. “O Profeta (SAAS) costumava dormir na imediata parte da noite, e ficar acordado na última parte dela.” [Bukhári e Musslim.]
2. “Quando o Profeta (SAAS) ia dormir, dizia: ‘Ó Allah, com o Teu nome eu morro e vivo!’ E quando se levantava, dizia: ‘Todos os agradecimentos a Allah Que nos dá a vida após ter-nos causado a morte (isto é, com o dormir); e com Ele está a ressurreição.’” [Musslim.]
3. “Quando o Profeta (SAAS) pretendia ir dormir, punha a mão direita sob o rosto, e dizia: ‘Ó Allah, poupa-me do Teu tormento no Dia em que ressucitares os Teus servos!’” [Tirmizi, como hasan sahih.]
4. “Quando o Profeta (SAAS) ia dormir, todas as noites, punha as palmas das mãos juntas, e soprava sobre elas. Então recitava as Suratas (do Alcorão) Al Ikhlas, Al Falak e Al Nás, dentro delas, e depois esfregava-as por todo o seu corpo, até aonde pudessem alcançar, começando pela cabeça e pelo rosto, continuando pelo resto do corpo. Repetia esse ato por três vezes.” [Bukhári e Muslim.]
5. “O travesseiro sobre o qual o Mensageiro de Allah dormia, à noite, era feito de couro e estufado com fibra de palmeira.” [Sahih, transmitido por Ahmad.]
6. “A cama arrumada sobre a qual o Mensageiro de Allah dormia consistia de couro, estufada com fibra de palmeira.” [Musslim.]
7. Aicha perguntou: “Ó Mensageiro de Allah, como é que dormes antes da oração witr?” Ele respondeu: “Aicha, meus olhos dormem, mas meu coração não.” [De acordo.]
A Recitação e a Oração do Profeta (SAAS)
1. Allah (SWT) diz: “... e recita fervorosamente o Alcorão” (Alc. 73:4).
2. “O Profeta (SAAS) não recitava todo o Alcorão em menos de três (dias).” [Sahih, transmitido por Ibn Sa’d.]
3. “O Profeta (SAAS) costumava fazer pausa na sua recitação (distintamente), versículo por versículo. Ele recitava: ‘alhamdu lillahi rabbil alamin (Louvado seja Allah, o Senhor do Universo)’; então fazia pausa, depois continuava: ‘al rahmani al rahim (o Clemente, o Misericordioso)’, e fazia pausa...” [Sahih, transmitido por Al Tirmizi.]
4. O Profeta (SAAS) costumava dizer: “Embelezai o Alcorão com vossas vozes, porque uma bela voz aumenta a beleza do Alcorão.” [Sahih, transmitido por Abu Dawud.]
5. “O Profeta (SAAS) costumava alongar a voz ao recitar o Alcorão.” [Sahih, transmitido por Ahmad.]
6. “O Profeta (SAAS) costumava acordar quando ouvia o cantar do galo (pela madrugada).” [Al Bukhari e Muslim..]
7. “O Profeta (SAAS) – às vezes – orava estando a usar seus calçados.” [Al Bukhari e Muslim..]
8. “O Profeta (SAAS) fazia o seu tasbih com a mão direita.” [Sahih, transmitido por Al Tirmidhi e Abu Dawud.]
9. “Quando alguma coisa constrangia o Profeta (SAAS), ele recorria à oração.” [Hasan, transmitido por Ahmad e Abu Dawud.]
10. “Quando o Profeta (SAAS) se sentava durante a oração, colocava as mãos sobre os joelhos, e levantava o indicador para com ele fazer a súplica.” [Muslim na sua descrição da maneira de o Profeta se sentar para a oração.]
11. “O Profeta (SAAS) so ía mexer o indicador da mão direita para com ele fazer a súplica.” [Sahih, tranmitido por Al Nassá’i.]
Noutra versão, ele teria dito: “Na verdade, ele (o dedo indicador) é mais duro do que ferro, para Satanás.” [Hasan, transmitido por Ahmad.]
12. “Ele costumava colocar a mão direita sobre a esquerda, e pô-las sobre o peito (durante a oração).” [Ibn Khuzaima e outros. Al Tirmizi atribui-o como sendo hasan. Al Nawawi mencionou-o na sua obra Charh Sahih Muslim, e declarou ser fraco o hadice de pôr as mãos abaixo do umbigo.]
13. Os quatro eminentes juristas, Abu Hanifa, Málik, Al Chafi’i e Ahmad, concordaram unanimemente ao declararem: “Se qualquer hadice for autêntico, será do meu ensinamento.” Então, o mexer o indicador e o colocar as mãos sobre o peito fazem parte dos seus ensinamentos, e estão também entre os atos oratórios (sunan) recomendados pelo Profeta (SAAS).
14. Entre os eruditos que acataram o ato (sunna) de mexer o indicador, durante a oração, estão: Imam Málik, Ahmad Ibn Hanbal, e alguns eruditos da escola chafiíta (que Allah tenha misericórdia deles), como foi mencionado na obra Charh al Muhazab, de Al Nawawi. Isso é mencionado pelo editor da obra Jam’il Usul.
O Profeta (SAAS) explicou a sabedoria que existe em se mexer o indicador, no hadice mencionado acima; aliás, mexermos o indicador simboliza a unicidade de Allah (tauhid); esse movimento é mais áspero para Satanás do que bater nele com ferro, uma vez que a ele desgosta o monoteísmo. Portanto, é imposto sobre os muçulmanos que sigam o Profeta, e que não ignorem a sua sunna. O Profeta (SAAS) disse: “Realizai vossas orações como me tendes visto realizá-las.” [ Al Bukhari.]
O Jejuar do Profeta (SAAS)
1. O Profeta (SAAS) disse: “Aquele que jejuar (no mês de) Ramadan1 com fé sincera, esperando a recompensa de Allah, terá todos os seus pecados anteriores perdoados.” [Bukhári e Musslim.]
2. O Profeta (SAAS) disse: “Aquele que observar o jejum de Ramadan e, seguidamente, jejuar seis dias do mês de Chauwal, será como se tivesse jejuado todo o ano.” [Musslim.]
3. O Profeta (SAAS) disse: “O jejuar três dias a cada mês e durante todo o Ramadan, todos os anos, constitui um jejum perpétuo. Quanto ao jejuar no dia de Arafa, reconheço que Allah haverá de expiar os pecados do ano anterior e do vindouro. Quanto ao jejuar no dia de Achurá, reconheço que Allah haverá de expiar os pecados do ano anterior.” [Musslim.]
4. O Profeta (SAAS) disse: “Se eu estiver vivo no próximo, haverei de jejuar no 9º dia 6.” [Musslim.]
5. Foi perguntado ao Profeta (SAAS) acerca de se observar o jejum (voluntário) das segundas- e quintas-feiras, e ele respondeu: “Esses são dias em que as ações do homem são apresentadas ao Senhor do Universo; assim sendo, eu quero que os meus feitos sejam relatados enquanto eu estiver jejuando.” [Nassá’i e Al Munzri, disse-o ser hasan.]
6. O Profeta (SAAS) proibiu o jejum nos dias de Eid Al Fitr e Eid Al Adha.
7. Aicha relatou: “Nunca vi o Profeta (SAAS) observar o jejum por um mês completo (continuamente), exceto em Ramadan.” [Transmitido por Bukhári e Musslim.]
A Cultuação Feita pelo Profeta (SAAS)
1. Allah (SWT) diz: “Ó tu, acobertado, levanta-te à noite (para rezar), porém, não toda a noite; a metade dela ou pouco menos, ou pouco mais...” (Alc. 73:1-4).
2. Aicha disse: “O Profeta (SAAS) não passava de onze rakát, tanto no mês de Ramadan como em outras ocasiões. Orava quatro rakát, e não queria saber da sua excelência ou da sua extensão; então orava outros quatro, e não queria saber da sua excelência ou da sua extensão; então orava três rakát, e eu lhe perguntei:‘Vais dormir antes de fazer a oração witr?’ Ele respondeu:‘Aicha, meus olhos dormem, mas não meu coração.’” [Bukhári e Musslim.]
3. Al Aswad Ibn Yazid narrou: “Perguntei para Aicha (R) sobre a oração noturna do Profeta, e ela respondeu: ‘Ele dormia na primeira parte da noite e ficava acordado na última parte. E quando já era tarde da noite, fazia a oração witr. Então ia para a cama; e se tinha necessidade das esposas, aproximava-se delas. Quando ouvia o azan, ele pulava (da cama). Se estivesse no estado de janába, despejava água sobre o corpo; se não, realizava a ablução, e saía para a oração.” [Bukhári, Musslim e outros.]
4. Abu Huraira (R) narrou: “O Profeta (SAAS) ficava de pé, em oração, até que seus pés ficassem inchados. Era-lhe então perguntado: ‘Ó Mensageiro de Allah, por que fazes isso a ti mesmo, sendo que Allah te tem perdoados todos os pecados, passados e futuros?’ Ele respondia: ‘Será que não poderei ser de Deus um servo agradecido?’” [Bukhári e Musslim.]
Os Sermões do Profeta (SAAS)
1. Allah (SWT) diz: “Pela estrela, quando cai, que vosso camarada jamais se extravia, nem erra; não fala por capricho. Isso não é senão a inspiração que lhe foi revelada...” (Alc. 53:1-4).
2. O Profeta (SAAS) disse para Abdullah Ibn Amr: “Escreve isto! Por Ele Que tem minha alma em Suas mãos, eu jamais proferi nada que não fosse a verdade.” [Hasan, transmitido por Abu Dawud.]
3. O Profeta (SAAS) disse: “Tenho sido ajudado por meio de incutir o terror (nos corações dos inimigos); fui comissionado com palavras que são concisas, mas de significado compreensível; a terra foi feita como lugar para adoração, e ritualmente pura; e enquanto eu dormia, vi sendo trazidas a mim as chaves dos tesouros da terra, os quais foram postos na minha mão.” [Bukhári.]
Abu Huraira disse: “O Mensageiro de Allah partiu, e agora vós estais herdando os tesouros da terra.”
4. Aicha narrou: “O Mensageiro de Allah não falava rápido como vós o fazeis, mas proferia a fala de maneira clara para que aqueles que se sentavam com ele pudessem memorizá-la.” [Musslim.]
5. Aicha (R) relatou: “O Profeta (SAAS) falava duma maneira que, se alguém quisesse contar-lhe as palavras, poderia fazê-lo.” [Bukhári e Musslim.]
6. “O Profeta (SAAS) costumava guardar silêncio por longos períodos de tempo.” [Ahmad, com uma boa corrente de narradores.]
7. “O Profeta (SAAS) certas vezes costumava repetir as palavras por três vezes, para fazê-las entendidas (claramente).” [Bukhári.]
Isto é em referência às suas exposições que requeriam uma reexposição para serem completamente compreendidas.
8. “O Profeta (SAAS) gostava de súplicas concisas, mas compreensivas, e ele as adotou.” [Sahih, transmitido por Ahmad.]
9. “Quando o Profeta (SAAS) proferia sermões, seus olhos ficavam vermelhos, sua voz era volumosa, e suas emoções, visíveis. Era como se ele fosse o prognosticador do iminente ataque dum exército, dizendo: ‘Sereis atacados pela manhã ou à tardezinha.’” [Musslim.]
Descrição da Cisterna do Profeta (SAAS)
O Profeta (SAAS) disse: “Minha cisterna é tão larga e tão ampla, que requer a caminhada dum mês para a pessoa ir em torno dela; e sua água é branca como leite, sua fragrância é melhor que a do almíscar; e os cântaros (postos ao redor dela) são tantos quantos as estrelas do céu. Aquele que dela beber, jamais irá sentir sede dali em diante.” [Bukhári.]
A Austeridade do Profeta (SAAS)
1. Allah (SWT) diz: “E não cobices tudo aquilo com que temos agraciado certas classes, com o gozo da vida terrena – a fim de, com isso, prová-las –, posto que a mercê do teu Senhor é preferível e mais persistente.” (Alc. 20:131).
2. Ômar Ibn al Khattab relatou, num hadice, que o Profeta (SAAS) jurou não se aproximar das suas esposas por um mês. Então ele se retirou para um quarto de cima. Quando Ômar lá foi, nada encontrou no quarto além duma pilha de capim amarelado, um saco de água pendurado, e um montículo de cevada. O Profeta (SAAS) dormia sobre um colchão que lhe deixava marcas pelo corpo. Os olhos de Ômar começaram a se encher de lágrimas, e o Profeta lhe perguntou: “Que há contigo?” ele respondeu: “Ó Mensageiro de Allah, tu és o escolhido, na criação de Allah; (vê) César e Cosroé estão no que estão (no luxo)!” O Profeta (SAAS) sentou-se, com o rosto vermelho (de raiva), e disse: “Há alguma dúvida sobre isso, Ibn al Khattab?” e aduziu: “A essas pessoas foram-lhes dadas as boas coisas adiantadamente, no mundo presente.” [Bukhári e Muslim.]
Numa outra versão transmitida por Muslim, o Profeta disse: “Acaso não estás contente com que eles tenham o mundo presente e nós iremos ter o outro?” Ômar respondeu: “Sim, de fato, Mensageiro de Allah.” O Profeta (SAAS) disse: “Então agradece a Allah, o Poderoso, o Exaltado!”
3. Alqama narrou, baseado em Ibn Massud, que disse: “O Profeta (SAAS) dormia num colchão feito de folhas de tamareiras e, quando se levantava, as marcas do colchão eram visíveis por todo o seu corpo. Conforme eu comecei a esfregar-lhe o corpo, eu disse: ‘Que meu pai e minha mãe sejam resgatados por ti! Por que não nos deixas preparar algo (mais fofo) para ti?’ Ele respondeu: ‘Eu não tenho nada a ver com este mundo; estou nele como um cavaleiro que pára sob uma árvore por um breve tempo e, tendo descansado um pouco, reinicia sua viagem, deixando a árvore para trás’” [Tirmizi, como hassan, sahih.]
4. O Profeta (SAAS) disse: “Se eu tivesse ouro igual, em peso, ao Monte Uhud, ficaria contente se nada me tivesse restado dele após três noites, a não ser algo que eu pudesse reter para pagar as dívidas.” [Bukhári.]
5. Amr Ibn al Hariss (R) narrou: “O Profeta (SAAS) não possuía um dinar ou um dirham quando morreu; nem tampouco deixou um escravo ou uma cativa. Nada deixou, a não ser sua branca mula de montaria, suas armas a algumas terras que ele havia deixado gentilmente para o bem dos viandantes.” [Bukhári.]
A Fome do Profeta (SAAS) e dos Companheiros
Numa noite o Mensageiro de Allah (SAAS) foi para fora da sua casa, e encontrou Abu Bakr e Ômar sentados do lado de fora das suas casas, e a seguinte conversa se deu entre eles; o Profeta (SAAS): “Que vos traz para fora das vossas casas a esta hora?” Abu Bakr e Ômar: “A fome, ó Mensageiro de Allah!” O Profeta (SAAS): “O mesmo acontece comigo. Por Aquele Que tem a minha alma em Suas mãos, o que vos trouxe para fora trouxe-me a mim também.”
O Profeta (SAAS) disse-lhes que se levantassem e o seguissem. Foram os três juntos para a casa dum Ansar1 cujo nome era Abu al Haiçam Málik Ibn al Tihan. Porém, não o encontraram em casa (mas sua esposa lá estava). A mulher (dirigindo-se ao Profeta): “Sede benvindos!” O Profeta (SAAS): “Onde está o Abu al Haiçam?” A mulher: “Foi buscar água potável para nós.”
Abu al Haiçam, ao voltar, viu o Profeta (SAAS) e os seus dois companheiros. Ele os cumprimentou, e apresentou a sua fidelidade ao Profeta. Abu al Haiçam: “Louvado seja Allah! Ninguém teve a mais honorável visita, hoje, do que eu tive!”
Imediatamente ele foi para fora, e trouxe um cacho de tâmaras maduras, tâmaras secas e tâmaras frescas, e lhes disse: “Reparti estas...” Abu al Haiçam deixou-os então, levando uma faca consigo, afim de abater uma ovelha para eles. O Profeta (SAAS):
“Tem cuidado para não abateres uma ovelha leiteira!”
O Profeta e seus companheiros comeram as tâmaras e a carne, e beberam a água às suas satisfações. O Profeta (para Abu Bakr e Ômar): “Por Aquele Que tem a minha alma em Suas mãos, vós ireis ser questionados acerca desta munificência, no Dia da Ressurreição. A fome vos tirou das vossas casas, mas a elas não voltastes sem que este favor chegasse até vós!” [Musslim, Málik e Tirmizi].
Lições a serem tiradas do hadice
a) O Profeta (SAAS) e seus companheiros costumavam sentir tal extrema fome, que esta os fazia sair das suas casas à procura de comida;
b) É permissível a pessoa ir à casa do seu amigo para comer com ele.
c) O hadice faz-nos lembrar dos favores de Allah para conosco, que devemos ser agradecidos a Ele por Suas provisões, e que não devemos ficar alheios quanto ao Sustentador;
d) É permissível um homem dirigir-se a uma mulher, estando por detrás duma tela (ou cortina).
O Padrão de Vida do Profeta (SAAS)
1. Allah (SWT) diz: “Não te achou necessitado e te enriqueceu?” (Alc. 93:8).
2. Aicha narrou: “Passava-se um mês inteiro e nós, a família de Mohammad, não acendíamos fogo nas nossas casas. Subsistíamos com duas coisas simples: tâmaras e água. Contudo, tínhamos alguns Ansar por vizinhos, e eles mandavam para o Profeta (SAAS) o leite das suas camelas leiteiras. Ele bebia o leite e também o dava para nós bebermos.” [Bukhári e Muslim.]
3. Anas narrou: “Nunca vi o Profeta (SAAS) comer pão feito de farinha boa até o dia em que morreu; tampouco jamais comeu todo um carneiro assado.” [Bukhári.]
4. Ômar Ibn al Khattab narrou: “Eu vi o Profeta (SAAS) passar seus dias em aguda fome, quando não podia conseguir mesmo tâmaras murchas para aplacar a fome.” [Musslim.]
5. Anas relatou que tomou ao Profeta (SAAS) um pouco de pão de cevada e banha derretida. O Profeta (SAAS) havia penhorado sua arma a um judeu por uma quantidade de pão, para que pudesse levar um pouco para os seus familiares. Um dia, ele o ouviu dizer: “A família de Mohammad nunca teve uma medida de tâmaras ou de trigo que fosse dela, em noite alguma.” [Bukhári.]
6. “O Profeta (SAAS) passava várias noites consecutivas sem comida, e os membros da sua família não jantavam. E, geralmente, quando encontravam algo para comer, era pão de centeio.” [Hasan, Transmitido por Ahmad e por outros.]
7. Aicha narrou: “A família de Mohammad (SAAS) nunca comeu pão feito de farinha, à sua stisfação, por três dias consecutivos, desde o tempo da sua chegada a Madina, até ao dia em que ele morreu.” [Bukhári e Musslim.]
8. O Profeta (SAAS) disse: “Ó Allah, garante provisões para a subsistência da família de Mohammad, e não deixes exceder naquilo que for meramente suficiente!” [Bukhári e Musslim.]
O Chorar do Profeta (SAAS)
Primeiro hadice: O Profeta (SAAS), sentado com Abdullah Ibn Massud, disse: “Recita-o (o Alcorão) para mim!” Ibn Massud: “Como posso eu recitá-lo para ti, se ele te foi revelado?” O Profeta (SAAS): “Eu gosto de ouvi-lo recitado por outro.” Abdullah Ibn Massud recitou o Alcorão a partir da Surata Al Nissa, até que chegou ao versículo que diz: “Que será deles, quando apresentarmos uma testemunha de cada nação e te designarmos (ó Mohammad) testemunha contra eles?” (Alc. 4:41). O Profeta (SAAS) disse: “Hasbuka!” (ou seja, basta!) Ibn Massud olhou para o Profeta (SAAS) e viu que os olhos dele estavam marejados de lágrimas. [Bukhári e Musslim.]
Lições a serem tiradas do hadice
a) A humildade a demonstrarmos ao ouvirmos o Alcorão deve ser soluçarmos silenciosamente, e não chorarmos altissonantemente.
b) Notemos o dizer do Profeta (SAAS) “hasbuka”, e não “sadaqa allahu al azim (isto é, Allah diz a verdade).”
c) O Profeta (SAAS) gostava ouvir a recitação do Alcorão feita pelos outros.
Segundo hadice: O Profeta (SAAS), juntamente com os seus companheiros, fizeram uma visita ao seu filho Ibrahim quando este estava sob os cuidados da sua enfermeira.
O Profeta pegou-o no colo, estreitou-o contra o peito e o beijou. Os Companheiros juntaram-se a ele, e encontraram Ibrahim nos seus momentos finais (antes da morte); e os olhos do Profeta (SAAS) começaram a se encher de lágrimas.
Abdul Rahman Ibn Auf disse: “Ó Mensageiro de Allah, até tu choras?” O Profeta (SAAS) disse: “Isto é compaixão; as lágrimas fluem dos meus olhos, e o meu coração está cheio de tristeza; mas o que temos a dizer é apenas: que seja da vontade do nosso Senhor. Com o teu passamento, Ibrahim, ficamos deveras tristes.” [Bukhári e Musslim.]
Lições a serem tiradas do hadice
a) À pessoa é permitido sentir tristeza pelo morto, mas sem berrar, ou esbravejar.
b) É permissível que a pessoa sinta tristeza pelo morto, mas sem desprezo pelo destino, sem dizer nada que demonstre ressentimento.
Vendo o Profeta (SAAS), em Sonho
1. O Profeta (SAAS) disse: “Aquele que me viu, em sonho, viu-me de fato; pois o Satanás não aparece na minha forma.” [Bukhári.]
2. O Profeta (SAAS) disse: “Aquele que me viu, em sonho, realmente viu a verdade; pois o Satanás não aparece na minha forma.” [Bukhári e Musslim.]
3. O Profeta (SAAS) disse: “Aquele que me vir, em sonho, irá ver-me estando acordado; pois o Satanás não aparece na minha forma.” [Bukhári e Musslim.]
Lições tiradas do hadice
a) É possível a pessoa ver o Profeta (em sonho), segundo sua aparência, como sua altura, sua compleição, estatura, barba etc..
b) Al Manawi, em sua interpretação a esse hadice, diz: “A pessoa deve ver o Profeta dum modo que represente a sua verdadeira aparência, como registrado nos textos. Se o vir com altura e estatura diferentes, ou com a pele escura, não terá visto o Profeta (em sonho).”
c) Al Manawi também explica o seguinte dizer do Profeta, “Ver-me-á mesmo estando acordado”, como significando um modo especial de o verem, querendo dizer, próximos a ele, e obtendo a sua intercessão no Dia da Ressurreição.
d) Alguns sufistas clamam que veem o Profeta (SAAS), neste mundo, estando acordados, usando o último hadice como apoio. Ibn Hajar refuta esse clamor, dizendo: “Isso vai às raias de dizerem que são companheiros do Profeta, e que os Companheiros iriam permanecer vivos até ao Dia da Ressurreição!” é um alarde que nenhum muçulmano de verdade iria fazer.
e) O autor deste livro diz: “Eu li, num dos livros sufistas, a alegação de um deles, relatando que Abu al Muwáhib al Chádli disse: ‘O Profeta (SAAS) me disse … até ao fim do dito hadice.’ Quando perguntei ao autor sufista se aquela pessoa era um Companheiro, respondeu: ‘Não; embora o tempo passado entre ele e Abu al Hassan al Chádli fosse de cinco cheiques, ele havia visto o Profeta, estando acordado.’ Disse-lhe: ‘Mesmo os Companheiros não viram o Profeta, estando acordados, depois da sua morte.’ Porém, esse argumento não o convenceu. Então eu disse a mim mesmo que aquilo era certamente uma das falsas alegações quanto ao Profeta, em que ele nos admoestava quando dizia:‘Quem quer que seja que, deliberadamente, contar mentiras a meu respeito, irá preparar o seu assento no Fogo do Inferno.’” [Bukhári e Musslim.]
f) Foi perguntado ao Chaikh al Islam Zakaryia al Anssari acerca da pessoa que diz ter visto o Profeta (SAAS), pedindo-lhe que fizesse algo. Ele respondeu: “Isso é veementemente desaprovável, e inteiramente proibido.” Os eruditos muçulmanos também estabeleceram uma norma, dizendo que os sonhos não poderão servir como base para as regras religiosas.
g) A mais forte refutação quanto àqueles que afirmam ter visto o Profeta (SAAS) na vida real, após a sua morte, astá nas palavras do Alcorão: “... e ante eles (os mortos) haverá uma barreira1 que os deterá até ao dia em que forem ressuscitados” (Alc. 23:100).
A Morte do Profeta (SAAS)
1. Allah (SWT) diz, no Alcorão: “Jamais concedemos imortalidade a ser humano algum, anterior a ti. Porventura, se morresses, seriam eles imortais?” (21-34)
2. O Profeta (SAAS) disse: “Quando Allah, o Poderoso, o Exaltado deseja conceder misericórdia para um povo, dentre os Seus servos, Ele leva o profeta deles, e o faz precedê-los. Quando Ele deseja destruir um povo (por assim merecerem), Ele os pune enquanto o seu profeta ainda está vivo, para que lhes veja a destruição; e Allah o conforta com a destruição deles, uma vez que desacreditaram nele e desobedeceram a sua mensagem.” [Transmitido por Musslim.]
3. O Profeta (SAAS) disse: “Deus concedeu a certo servo Seu a chance de escolher entre o conforto terreno e aquele que irá ser com Ele no outro mundo, e o servo escolheu aquele que iria ser com Deus.” E eis que Abu Bakr chorou (ao ouvir aquilo).1 [Bukhári.]
4. Anas Ibn Málik (R) narrou: “A última vez que vi o Profeta (SAAS) foi numa segunda-feira; quando a cortina foi aberta, olhei para o rosto dele e vi que estava pálido como papel. As pessoas estavam atrás de Abu Bakr, e quase entraram em pânico. Porém, o Profeta (SAAS) aconselhou-as a serem firmes, conforme Abu Bakr as dirigia em oração2. A cortina foi retirada, e o Profeta (SAAS) teve o seu passamento no fim daquele dia.” [Bukhári e Musslim.]
5. Aicha (R) narrou: “Allah levou a alma do Profeta enquanto sua cabeça repousava no meu colo.” [Transmitido por Bukhári.]
6. Anas Ibn Málik (R) narrou: “Quando a doença do Profeta (SAAS) se tornou tão intensa, a ponto de o acabrunhar, a sua filha Fátima exclamou: ‘Ai de mim (pela doença do seu pai)!’ O Profeta (SAAS) a confortou: ‘Não haverá mais sofrimento para seu pai depois de hoje, pois ele está sendo visitado por aquela de que ninguém escapará (a morte). Encontrar-nos-emos no Dia da Ressurreição’” [Transmitido por Bukhári.]
7. Ibn Abbas (R) narrou: “O Profeta (SAAS) viveu em Makka por treze anos, recebendo a revelação, e dez anos em Madina. Teve o seu passamento com a idade de sessenta e três anos.” [Transmitido por Bukhári.]
8. Aicha (R) narrou: “O Profeta (SAAS) teve o seu passamento enquanto Abu Bakr estava fora, em Al Sunh (outra parte de Madina), e Ômar levantou-se, e disse: ‘Juro por Allah que o Profeta não morreu!’ Abu Bakr chegou, descobriu o rosto do Profeta (SAAS) e o beijou. Então disse: ‘Que meu pai seja resgatado por ti, pois és puro, estando vivo ou morto. Por Aquele Que tem a minha alma em Suas mãos, Allah jamais fará com que experimentes duas mortes.’ Abu Bakr então saiu e disse: ‘ Tu que imprecaste, não sejas apressado!’ Assim, quando Abu Bakr começou a falar, Ômar se sentou. Abu Bakr agradeceu a Deus, louvou-O, então disse: ‘Aqueles que adoraram Mohammad (devem saber que) Mohammad está morto, mas os que adoram a Allah, (saibam que) Allah é Eterno e Duradouro.’ Então recitou o seguinte versículo: ‘É bem verdade que tu morrerás e eles morrerão”(Alc. 39:30.) Recitou ainda as palavras de Allah: ‘Mohammad não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltaríeis à incredulidade? Sabei que quem voltar a ela em nada prejudicará a Allah; e Allah recompen-sará os agradecidos” (Alc. 3-144).’ Ao ouvirem aquela fala, as pessoas começaram a chorar.” [Transmitido por Bukhári.]
9. Aicha relatou: “O Mensageiro de Deus costumava dizer, quando estava bem de saúde: ‘Nenhum profeta é levado embora antes de lhe ser mostrado o seu lugar de repouso no Paraíso, e de lhe ser dada a chance de escolher entre este mundo e o outro.’ Quando a morte se estava aproximando dele, sua cabeça estava no meu colo, e ele perdeu a consciência. Quando voltou a si, olhou fixamente para o teto, e disse: ‘Oh Deus, para o Mais Elevado Companheiro (Deus).’ E eu disse: ‘Ele não nos está escolhendo’, e me conscientizei de que era daquilo que ele nos tinha estado a falar quando estava bem de saúde.” [De acordo.]
10. É um acontecimento bem sabido o fato de que o Profeta (SAAS) teve o seu passamento numa segunda-feira do ano 11 H./632 E.C., após ter divulgado a sua mensagem, sendo que Deus completou a religião por intermédio dele.
BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.
Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Deus do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra.
Pedimos principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores!
Subhanna Allah!(Louvado Seja Deus).
Fonte: http://www.luzdoislam.com.br/default.asp?itemID=261&itemTitle=Os%20Atributos%20do%20Profeta--
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24
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