domingo, maio 08, 2016

O QUE É UMA MESQUITA?

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

A Mesquita

A Mesquita é um lugar sagrado para os muçulmanos, é onde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias. A palavra " Mesquita " é uma tradução do árabe; Masjid, que quer dizer um lugar de prostração.

Qual a Importância da Mesquita ?

As Mesquitas foram as primeiras instituições de ensino para os muçulmanos; a Mesquita é o lugar onde se aprende sabedoria e virtudes.O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), costumava, ao término da oração da Alvorada, em sua Mesquita, ser procurado pelos freqüentadores para aprender os assuntos de sua religião.

Desde o alvorecer do Islam, a Mesquita é uma escola, sendo assim ela representa desta forma, o primeiro instituto de ensino no Islam, nas Mesquitas os muçulmanos, desde os tempos mais remotos, aprendemos princípios e a pratica de sua religião.

O Alcorão Sagrado define como sendo o objetivo mais importante da missão do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), depois da transmissão dos versículos do Alcorão Sagrado, a reformulação da vida dos indivíduos de acordo com a revelação Divina e promove-los, espiritual e materialmente, à luz dos versículos Sagrados.

O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), insistia na necessidade de todo muçulmano assistir às sessões de ensino nas mesquitas, a este respeito Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele), afirma ter ouvido o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele),dizer:

''Todas as vezes que um grupo de pessoas se reunir em uma das casas de Deus (referindo-se as Mesquitas), para recitar o Livro de Deus (o Alcorão Sagrado) e estudá-lo, a serenidade e a tranqüilidade Divina os cobre, a Misericórdia de Deus os envolve e os Anjos os cercam, e Deus os menciona junto aos que estão perto dele (os Anjos prediletos).'' (relatado por Muslim)

Em outra tradição, narrada por Utba Ibn Amr (que Deus esteja satisfeito com ele), relata:

Certa vez ao entrar na Mesquita, o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), encontrou-nos na As-Suffa (lugar na mesquita que era reservado aos hospedes), e disse:Quem de vós gostaria de poder ir todo dia de manhã ao vale de Bathan ou de Al Akik (dois vales perto da cidade de Madina), e poder trazer duas camelas robustas (o bem mais valioso do deserto), sem que seja produto de roubo ou algo ilícito?''Respondemos: Ó mensageiro de Deus, todos nós gostaríamos de uma coisa dessa !Disse-nos, então: ''Porque, então, vocês não vão todo dia de manhã à mesquita para aprender ou ler, nem que seja dois versículos do Livro de Deus (Alcorão Sagrado), isso é melhor que duas camelas, três são melhores do que três camelas, quatro são melhores do que quatro camelas.'' (relatado por Muslim)

Sahil Ibn Saad relata Ter ouvido o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), dizer:

''Quem for de manhã à Mesquita sem outro objetivo a não ser o de aprender um conhecimento útil ou ensiná-lo, a sua recompensa é igual a de um peregrino que cumpriu Por completo a peregrinação''(relatado por Thabit)

O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), costumava sentar-se na Mesquita com seus discípulos, e esses em volta dele em forma de um circulo, todos corriam para essas reuniões e competiam em sentar o mais perto possível do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), para maior aproveitamento de suas palavras.

A esse respeito Abu Wakid Al Harith Ibn Auf relata a seguinte tradição:

''Certa vez o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), enquanto estava sentado na Mesquita e as pessoas em volta dele, entraram no templo três indivíduos. Dos quais dois se aproximaram do grupo, um dele sentando bem próximo do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele); um deles viu um espaço entre as fileiras e ali sentou; e o terceiro acabou saindo da Mesquita. Quando o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), terminou a sua fala, disse aos presentes: o exemplo desses três é o seguinte: um deles procurou refugio junto a Deus e deus lhe deus refugio, o segundo respeitou a Deus, e Deus o respeitou; quanto ao terceiro esse deus as costas para Deus e Deus lhe deu as costas.'' (relatado por Bukhari) - Entende-se evidentemente desta tradição que Deus recebe cada um conforme as suas intenções.

Tradição Consolidada
Depois de sua morte, os companheiros do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), preservaram a tradição de se reunirem na Mesquitas do Profeta para ensinar a sabedoria Islâmica a quem procurasse, a este respeito Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele), disse que certa vez passou Por um mercado na cidade de Madina e chamou em voz alta os freqüentadores do lugar:''Porque sois incapazes?''As pessoas disseram:'' O que você quer dizer com isto ó Abu Huraira ?''Ele, então respondeu:''A herança do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), está sendo partilhada, porque vocês não vão tomar a sua parte?''Dissera:''E onde isto está acontecendo?''Ele respondeu: ''Na Mesquita.''Todos foram às pressas em direção a Mesquita e Abu Huraira ficou no mesmo lugar, esperando que eles voltassem, e não demorou muito para todos voltarem.Perguntou-lhes em voz alta:''O que há com vocês?''Disseram:''Fomos até a Mesquita, entramos e não achamos nada sendo distribuído !''Disse-lhes então:''Acaso vocês não viram ninguém na Mesquita?''Responderam:''Vimos pessoas rezando, outras lendo o Alcorão e outros tratando da jurisprudência religiosa, do lícito e do ilícito.''Disse Abu Huraira:''E o que é a herança do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), se não essa !'' (relatado por Tabarani)

As Mesquitas são verdadeiramente as casas de Deus na terra para congregar os homens a fim de cumprirem os preceitos divinos da oração. É o local aonde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias e para as orações de Sexta-feira. Diz deus no Alcorão Sagrado:

"Ó crentes quando fordes convocados para a oração de Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai vossos afazeres; isto será preferível se quereis saber. Porém, uma vez observada a oração, dispersai-vos pela terra e procurai as dádivas de Deus e mencionai freqüentemente a Ele para que prospereis”. (Alcorão Sagrado, Surata Al Jumu'ah 62ª, versículos 9 e 10)

O muçulmano não deve perder em nenhuma ocasião de orar em congregação, cada vez que tal ocasião se apresentar. A oração em congregação é uma brilhante demonstração da unidade de objetivo e ação, da piedade e humildade coletiva perante Deus, e solidariedade afetiva entre muçulmanos.

A congregação islâmica nas Mesquitas é uma resposta positiva aos problemas mais urgentes da humanidade, causados pela discriminação racial, os conflitos sociais e os preconceitos humanos.

No ofício islâmico, em congregação, não há reis e súditos, nem pobres e ricos, nem brancos e negros; não há primeira ou Segunda classe, nem bancos dianteiros ou traseiros, nem assentos reservados ou públicos. Todos os crentes ficam de pé e agem lado a lado, da maneira mais disciplinada e exemplar, longe de qualquer consideração mundana.

As orações prescritas ao muçulmano são em número de cinco, se não há possibilidade de realizá-las nas Mesquitas, podem ser efetuadas em qualquer lugar onde o fiel estiver quando a oração está no seu horário preceituado.

As Mesquitas organizam a vida espiritual e moral do homem de maneira a fornecer-lhe plenamente o alimento espiritual necessário à piedade e probidade à segurança e à paz. É nas Mesquitas que o Imam, através de seus sermões ''Khutba'', prega a obediência a Deus.

A lei islâmica ordena ao homem que faça o bem e rechace o que é repreensível; é também obrigatório para os muçulmanos incutir o bom comportamento a seus familiares e companheiros. Além das boas práticas que são mencionadas nos sermões do Imam há também a advertência para rejeição do repreensível.

É com razão que os muçulmanos não consideram o Islam apenas como um ideal abstrato destinado somente à oração imaterial. O Islam é um código de vida, uma força ativa que se manifesta em todos os campos da vida humana.

Assim sendo, a vida espiritual islâmica assenta em sólidos alicerces e rege-se por instruções divinas. O sistema espiritual do Islam é único na sua estrutura, funcionamento e finalidade. Cada ação individual ou coletiva deve inspirar-se e guiar-se pela lei de Deus. O Alcorão é o Livro Sagrado que Deus escolheu para os seus verdadeiros servos.

Assim sendo, afirmamos que orar coletivamente nas Mesquitas, qualquer que seja a oração prescrita é mais meritório, que as orações isoladas ou individuais.

No entanto, Deus Glorificado seja Seu Nome, preceituou-nos as orações coletivas de Sexta feira até o Dia da Ressurreição. O estabelecimento e a obrigatoriedade da Oração de Sexta-feira nas Mesquitas foi anunciada pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) nestes termos:

"Sabei que Deus vos prescreveu a oração da Sexta-feira neste lugar, neste dia, neste mês e a partir deste ano, até o Dia da Ressurreição.

Finalmente, afirmamos seguramente que a Sexta-feira é um dos dias resplandecentes do Islam.

Imam

O Imam é o líder espiritual, o guia no contexto islâmico, o Imam é a pessoa que tem a incumbência de dirigir as atividades superiores de uma Mesquita. O Imam é um homem que pode possuir família, pois o Islam não admite em hipótese alguma o celibato.

Sua função primordial nas Mesquitas é liderar os fiéis nas orações, no entanto, antes das orações profere um sermão no qual glorifica a Deus o Magnificente, enaltece a missão profética de Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), suplica a misericórdia de Deus para sua família, para seus seguidores e para seus nobres companheiros.

Não obstante, enquanto o Imam aguarda a hora da oração, o fiel ao chegar e antes de sentar para esperar a oração, faz-se duas genuflexões voluntárias ,como "Saudação à Mesquita". Porque o Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), numa tradição, disse:

"Quando alguém de vós entrar na Mesquita, não deve sentar-se antes de ter praticado uma oração de duas prostrações”.

Depois disso, senta-se, e escuta atentamente a leitura do Alcorão, meditando sobre o sentido dos seus eloqüentes versículos. Se não encontrar leitor do Alcorão fazendo a leitura senta-se com bons modos e ocupe-se em meditar e invocar Deus de preferência em silêncio.

O Imam tem também sob sua responsabilidade a incumbência de realizar os casamentos entre os muçulmanos, segundo os mandamentos e normas estabelecidas no contexto divino islâmico. O serviço fúnebre é também de sua alçada, este serviço consiste em lavar o corpo do falecido, de perfumá-lo e de envolvê-lo com mortalha.

E praticar as orações fúnebres e acompanhar o sepultamento até seu último ato. Assim sendo, o Imam tem por dever de dissipar as divergências que surgem no meio da comunidade. Além de harmonizar as pessoas em conflito para superarem as discrepâncias.

O Designer e a Aparência Das MesquitasAlgumas características essenciais são comuns em uma Mesquita.



Mihrab

Dentro de uma mesquita, há um um salão de oração, constituído somente pelos artigos básicos necessários para a adoração dos muçulmanos. Uma característica comum de um salão de oração é um mihrab (figura 1), um nicho decorativo, na parede que indica a Qibla que deve estar direcionado no sentido da kaaba na cidade de Makkah.


Minbar

Na maioria das mesquitas há um minbar (figura 2), que é um púlpito, ao lado do mihrab usado pelo Imam (líder da oração) para os sermões antes das orações. O minbar é feito de madeira, de pedra, de mármore e de alabastro com decorações proeminentes.



Dikka
O Dikka (figura 3), é uma plataforma na linha com o mihrab, de onde os muezzins, fazem as chamadas, para o Sermão do Imam antes das orações na mesquitas.

Estilos de Construção



IRÃ



TURQUIA

Uma característica comum nas mesquitas também são os pátios usado pelos muçulmanos para se purificar (wudhu) antes das orações. Uma outra característica típica é o Minarete, uma torre delgada alta unida a mesquita, usado pelo muezzin para chamar os fiéis à oração.




Fonte: http://www.islam.org.br/o_que_e_uma_mesquita.htm

domingo, maio 01, 2016

A verdade que Liberta!

Muitas pessoas me perguntam o motivo da minha conversão ao Islamismo. Não tem nenhum segredo, ou, até mesmo lavagem cerebral com alguns já me afirmaram (risos). Desde criança eu mergulhei de cabeça em busca de uma verdade que completasse minha existência inquieta e questionadora. Fui batizado na Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja do Sagrado Coração de Jesus da cidade de Goiandira Estado de Goiás. Fui crismado,fiz primeira comunhão. Inclusive nesse dia eu já com meus 09 anos fiz a primeira descoberta de que os padres não eram tão sérios como imaginávamos, foi quando o Frei, que já é falecido, portanto não vou revelar seu nome me disse: "toma benção do titio", só depois fui descobrir que ele havia se encantado por uma tia minha, pela qual eu também sempre tive um carinho especial.

            Segui então minhas buscas mergulhando no mundo espírita, ai transito pela Umbanda, Candomblé, Quimbanda e Kardecismo. Consegui tirar aprendizado de todas elas. Inclusive guardo boas recordações dos amigos que construí principalmente nas crenças afro-brasileiras. Com 17 anos, já envolvido com música formamos o primeiro conjunto musical para tocar nas missas da matriz. Confesso era muito mais pela música do que pela crença. Mas, daí nasceu a vontade de ser padre. E por pouco não me ingressei no seminário dos padres Redentoristas de Aparecida do Norte. Não fosse o Pároco da época ter cedido minha vaga de um outro colega , para dois irmãos, era bem possível que teria concluído meus estudos. 

Foi então que nesse período chegou a Goiandira um Bispo chamado Dom Ernani Pinto dos Reis, de Belo Horizonte, mais tarde Bispo Diocesano de Vitória ES, onde faleceu há uns dois anos, da Igreja Católica Apostólica Brasileira, me convidou para ingressar no seu seminário. Juntou-se a fome com a vontade. Aceitei imediatamente, isso ocorreu em 1974. Completei meus estudos filosóficos e teológicos e recebi minha primeira ordem (O Diaconato) no dia 27 de setembro de 1979, em seguida a (O Presbiterato) 08 de dezembro de 1979 e por fim minha (Sagração Episcopal) em 29 de julho de 1995.

            Uma coisa da qual me orgulho é nunca ter dependido de dinheiro da Igreja, para minha sobrevivência, salvo, no primeiro ano de estudos, quando vivi em regime de internato. Em 1975 prestei serviços ao Exército Brasileiro, no 2º Batalhão Ferroviário de Araguari MG, no Laboratório de Solos e Concretos, e no dia 11 de junho me ingressei no Banco do Brasil, onde permaneci ate 01 de julho de 2007.  

            Meu contato direto com o Islamismo se deu em fevereiro do ano 2000, quando eu era Bispo Auxiliar de Brasília. Algumas nuances me chamaram atenção naquela curiosa religião. Por exemplo, sempre vista nas mídias ligada a atos de terrorismo, violência â mulher, dentre outros adjetivos, e mesmo assim era disparada a religião que mais crescia no mundo, inclusive no mundo ocidental. Por que apenas as pessoas com melhore escolaridades, se convertiam? Por que as mulheres objeto de violência representavam 07(sete) em cada 10 (dez) convertidos no mundo ocidental? Por que não existiam propaganda desse Religião, contrapondo aos seus acusadores ou divulgando sua doutrina? Pode-se dizer que foi um casamento a primeira vista. Com 4 (quatro) meses de estudos eu pedi licença ao meu Bispo Diocesano, saudoso Dom Luis Fernando Castillo Mendez, e aqui estou até os dias de hoje. Um divulgador formado pelo Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos, com sede em Maringá (PR),no momento com a ajuda de irmãos construindo a terceira Mesquita (Templo Islâmico), do Estado de Goiás, na cidade de Corumbaíba, bem no "Coração do Brasil".

            Mas, afinal o que me encantou no Islamismo?  Foi que rapidamente eu percebi que eu era um "Cristão", aliás, mais que isso! Uma pessoa que havia chegado à plenitude sacerdotal, e estava tão longe dos ensinos do meu Mestre e Senhor Jesus , o Cristo de Deus! Eu não rezava como Ele, eu não agia como Ele, e até o chamava de Deus! Em contra partida descobri que os muçulmanos o seguia de perto em ações, costumes e adorações. Conclusão eu voltei para a verdadeira Religião de Jesus, me tornando muçulmano. Sim, hoje não tenho dúvidas através da própria Bíblia Cristã e a Torah (Livro Sagrado dos Judeus), que todos os Profetas e Mensageiros, de Adão a Muhammad (SAAS) pregaram a mesma mensagem, ou seja, a adoração de um Deus Único, que tudo criou e jamais foi criado ou gerado e nada é comparável a Ele!.

            Hoje quero compartilhar com vocês um pouco da minha história e do entendimento que o Islamismo me deu de algumas passagens bíblicas mal interpretadas, e das vertentes que mudaram quase que totalmente os ensinamentos de Jesus (AS).

O que na verdade significa a expressão “O caminho, a verdade e a vida”.

No evangelho de João está escrito que Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (João 14:6).

E hoje o cristão adora a Jesus dizendo: O Senhor Jesus disse: ninguém vem ao Pai a não ser por mim. Por que interpretaram assim? Religião é capricho agora? Este que se entregou fervorosamente a estas interpretações alguma vez perguntou: Os discípulos de Jesus se dirigiram a ele como objeto de adoração? Creio que jamais fizeram isso. O que eles fizeram foi: tomar Jesus como exemplo na adoração a Deus e na conduta. Por que não entendemos assim então? Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim significa: ninguém chega a Deus senão pelo meu caminho, fazendo como eu faço, O adorando como eu adoro. Não é para chegar e adorar a ele, porque Jesus nunca adorou a ele mesmo e quando dizia “Ó Senhor”, se dirigia ao Único Deus e não era um deus se dirigindo a ele mesmo e não era um deus se dirigindo ao outro!

Jesus é um profeta enviado por Deus

O Messias, filho de Maria, não é senão um Mensageiro; antes dele, com efeito, os outros mensageiros passaram (Al Maidah 75).

Jesus sempre alegou ser um profeta enviado por Deus. Sempre se referia a um outro ser, que não ele próprio, como o Único Deus e só afirmava ser um mensageiro de Deus.

Isto ficará claro quando lemos os textos bíblicos a seguir: Mateus 10:40 “...Quem vos recebe, a mim recebe, e quem me recebe, recebe aquele que
me enviou”

Mateus 21:11 “E as multidões respondiam: “É o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia”.

Mateus 15:24 “Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas de Israel”.

Mateus 21:46 “Procuraram prender Jesus, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideram Jesus um profeta”.

Marcos 9:37 “... e qualquer que a mim me recebe, não recebe a mim, mas ao que me enviou”.

Lucas 10:16 “..quem vos der ouvidos, ouve-me a mim; e, quem vos rejeitar, a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar, rejeita aquele que me enviou”.

João 5:46 “Se vocês acreditassem mesmo em Moisés, também acreditariam em mim, porque foi a respeito de mim que Moisés escreveu”.

João 5:36-39 “E o Pai que me enviou deu testemunho a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram a sua face. Desse modo, a palavra dele não permanece em vocês, porque vocês não acreditam naquele que Ele enviou”.

João 12:49 “Porque eu não falei por mim mesmo. O Pai que me enviou, Ele é que me ordenou o que eu devia dizer e falar”.

João 17:3 “Ora, a vida eterna é esta; que eles conheçam a ti, o Único Deus Verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo”.

O Alcorão Sagrado confirma a crença de que Jesus foi um enviado de Deus aos israelitas. Sendo um revelação posterior ao Evangelho, o Alcorão veio resgatar esta crença que foi ocultada e esquecida quando misturada a outros dogmas estabelecidos após a vida de Jesus. Dentre as dezenas de versículos do Alcorão sobre Jesus:

Ó seguidores do Livro! Não vos excedais em vossa religião, e não digais a cerca de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria não é senão o mensageiro de Allah e seu verbo, que Ele lançou a Maria, espírito vindo dEle. Então, crede em Allah e em Seus Mensageiros, e não digais: “Trindade”. Abstende-vos de dizê-lo: é-vos melhor.

Apenas, Allah é Deus Único. Glorificado seja! Como teria Ele um filho?! Dele é o que há nos céus e o que há na terra. E basta Allah por Patrono!

O Messias não desdenhará ser servo de Allah nem os anjos a Ele achegados. E aos que desdenham Sua adoração e se ensoberbecem, Ele os reunirá, a todos, a Ele. (4:171-172)

Assim, e de modo a não deixar nenhuma duvida, Deus, em sua última revelação, define que Jesus foi:

1º enviado de Deus;
2º Palavra divina (Verbo) proferido à Maria;
3º Igual aos demais profetas de Deus;
4º ingeria alimentos.

Portanto, Jesus é enviado de Deus. Não pode ser Deus, pois seria o enviado dele mesmo. Por isso, nunca se apresentou como Deus, e nem os seus discípulos, apóstolos e seguidores o chamaram de Deus e nem o consideravam divino. Pois devemos considerá-lo como ele é e como ele foi considerado por seus discípulos: O homem que Deus enviou.

Jesus é um ser humano

E sua mãe era veracíssima. Ambos comiam alimentos como os demais. Olha como tornamos evidentes, para eles, os sinais; em seguida, olha como se distanciam destes (Al Maidah 75).

Sendo um profeta, Jesus é um ser humano assim como todos os outros profetas.

Jesus nasceu de Maria, a suas necessidades e qualidades humanas e sua sobrevivência por comida e bebida são indicações claras de que era um ser humano e não Deus porque Deus “não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa”. (Atos 17:25).

E na Bíblia também consta sobre Jesus:

Mateus 2:4 “Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da lei; e lhes perguntou onde o Messias deveria nascer”.

Lucas 1:31 “Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus”.

João 5: 30 “Eu não posso fazer nada por mim mesmo”. E sobre Deus lemos: “Para Deus tudo é possível” (Marcos 10:27)

1 Timóteo 2:5 “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem”.

Deus é o objeto de nossa adoração, o Ser Supremo, à quem nós, criaturas d´Ele dirigimos nossas preces. Não podemos imaginar Deus dirigindo súplicas a outrem. E Jesus, era um profeta a quem Deus enviou e concedeu milagres, mesmo assim,era um ser humano que adorava a Deus ensinando-nos que também devemos adorar só a Deus:

Marcos 1:35 “Na madrugada quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”.

Lucas 5:16 “Mas Jesus se retirava para lugares desertos, a fim de rezar”.

É lógico que Jesus rezava a Deus, e assim ordenou que fizéssemos.

As leis e adorações ordenadas por Jesus, hoje ignoradas

Mateus 15:17 Disse Jesus: “Não pensem que eu vim abolir a lei e os profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento”

- Purificação (ablução)
Êxodo 40:30 “Colocou a bacia entre a tenda da reunião e o altar, enchendo-a com água para as abluções “
Atos 21:26 “Então Paulo levou os homens consigo. No dia seguinte, purificou-se com eles e entrou no templo”

- Oração da Alvorada
Marcos 1:35 “De manhã, ainda quando estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”

- Prostração
Reis1 18:42 “Enquanto Acas foi comer e beber, Elias subiu ao topo do monte Carmelo e se encurvou até o chão, colocando o rosto entre os joelhos”

Josué 5:14 “Então Josué prostou-se com o rosto por terra e o adorou. A seguir perguntou: “O que diz o meu Senhor ao Seu servo?”

- Oração em congregação
Números 20:6 “Moisés e Aarão se afastaram da comunidade, foram para a entrada da tenda da reunião e se prostraram diante dela com o rosto por terra”

- tirar os calçados em lugares sagrados(tirar os calçados ao adentrarem nos templos);
Êxodo 3:5 “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um lugar sagrado”

Atos 7:33 “Então o Senhor lhe disse: “Tire as sandálias dos pés porque o lugar onde você está é terra santa”.


- Véu (Uso do hijab);

Coríntios 11:3 “Mas, toda mulher que reza ou profetiza de cabeça descoberta, desonra a sua cabeça, é como se estivesse com a cabeça raspada. Se a mulher não se cobre com o véu, mande cortar os cabelos. Mas, se é vergonhoso para uma mulher ter os cabelos cortados ou raspados então cubra a cabeça”

- Circuncisão
Gênesis 21:4 “Conforme Deus lhe havia ordenado, Abraão circundou seu filho Isaac, quando este completou oito anos”

Levítico 12:3 “No oitavo dia o prepúcio do menino será circunsidado”

- Proibição da bebida alcoólica
Levítico 10:8-10 “Jave falou a Aarão: “Quando você vier à tenda da reunião, junto com seus filhos, não bebam vinho, nem outra bebida fermentada, e assim vocês não morrerão. É uma lei perpétua para todos os seus descendentes. Isso para que vocês possam distinguir entre o sagrado e o profano, e entre o impuro e o puro

- Proibição da carne de porco
Levítico 11:7 “Considerem impuro o porco, pois apesar de ter o casco fundido, partido em duas unhas não rumina. Não comam a carne desses animais e nem toquem o cadáver deles porque são impuros”

- Proibição do adultério
Mateus 5: 27-28 “Vocês ouviram o que foi dito: Não cometam adultério. Eu, porém, lhes digo: Todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração ...

- Proibição da idolatria
Levítico 19:4 “ Não recorram aos ídolos. Nem façam deuses de metal derretido. Eu sou Javé, o Deus de vocês”

Levítico 26:1 “Não façam ídolos, nem levantem imagens esculpidas ou estelas, e não coloquem no país de vocês pedras trabalhadas para se inclinar diante delas. Porque eu sou Javé, o Deus de vocês”.

Os muçulmanos fazem ablução, adoram somente a Deus e não associam a Ele
deuses ou estátuas, prostram em suas orações, oram em congregação, não bebem bebida alcoólica, não comem carne de porco, as mulheres muçulmanas usam o véu, etc.

Estas leis são cumpridas por obediência a Deus. Estes mandamentos são claramente relatados no Alcorão Sagrado para serem cumpridos, porque a Lei de Deus é imutável e perpétua e é para o bem do ser humano ontem e hoje.

Então por que e quem aboliu a Lei e os profetas se Jesus disse: ““Não pensem que eu vim abolir a lei e os profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento” (Mateus 15:17)? I

Depois desses esclarecimentos, você leitor concorda que os ensinamentos de Jesus (AS) foram alterados? Pois bem, na própria Bíblia Sagrada encontraremos os responsáveis por essas mudanças. Daí a necessidade da uma outra revelação que viesse resgatar a verdadeira vontade de Deus, Louvado Seja Ele, e, que foi transmitida por todos os Profetas e Mensageiros de Adão a Muhammad (SAAS). Voltamos então aos estudos comprobatórios.

A alteração dos ensinamentos de Jesus

O muçulmano crê em todos os profetas de Deus, de Adão à Muhammad... Não fazemos distinção alguma entre nenhum deles. E para Ele somos muçulmanos (Al Baqarah 136).

E quem refletir, observará que a base da religião de Deus é única e foi revelada a todos os profetas. Deus diz no Alcorão Sagrado: Da  religião, Ele legislou, para vós, o que recomendara a Noé, e o que te revelamos, e o que recomendáramos a Abraão e a Moisés e a Jesus: “Observei a religião e, nela, não vos separeis” (Achchura 13).

Por isso, quando lemos sobre a Lei contida no Velho Testamento, vemos grande semelhança, porque o Alcorão Sagrado resgatou estes valores e restabeleceu o monoteísmo, que é a religião dos profetas, após terem sido anulados e substituídos por crenças da invenção humana. Por isso, quem quer seguir a Jesus, saberá agora que deve seguir o Islam.

O Livro de Deuteronômio (31:29) relata que Moisés, antes da sua morte, disse:
“Porque eu sei que depois da minha morte vocês vão se corromper completamente desviando-se do caminho que lhes ordenei”.

E os ensinamentos de Jesus também foram alterados em nome da salvação, o
Evangelho foi parcialmente esquecido, formando-se uma visão unilateral da religião, não uma visão abrangente e equilibrada que leva à paz e à salvação.

Paulo é o novo apóstolo do cristianismo. Respeitamos esta idéia dos nossos irmãos cristãos, porém discordamos. E provamos através da Bíblia que esta discórdia é racional e correta e que a religião de Jesus não é o que prega o cristianismo hoje.

Como o monoteísmo de Jesus se transformou no cristianismo atual? Como conseguiram fazer desta  apenas resquícios da verdadeira mensagem, que não fosse o Alcorão e Muhammad (saas) jamais seria resgatada?




Vejam as respostas na história de Saulo de Tarso, auto-proclamado de Apóstolo

Atos 9:1 “Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse seguindo o caminho”.

Atos 9:13-14 “Ananias respondeu: Senhor, já ouvi muita gente falar desse homem e do mal que ele faz aos teus fiéis em Jerusalém. E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.

Durante a vida de Jesus, jamais foi crente, mais ainda, foi seu maior inimigo! Porém, após a morte de Jesus, se converteu, não só se converteu, se tornou apóstolo...

Atos 9:3-6 “Durante a viajem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegue?”. Saulo perguntou: “Quem és tu Senhor?”. A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo. Agora levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer”.

Saulo, após essa famosa revelação , clamou ser um crente em Jesus, e dava a si próprio a alcunha de apóstolo....
Coríntios 9:1-3 “Por acaso não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus nosso Senhor? E vocês não são obra minha do Senhor? Ainda que para outros eu não seja apóstolo, ao menos para vocês eu sou, porque o selo do meu apostolado no Senhor são vocês. Essa é a minha resposta para aqueles que me acusam”

Quem o acusava? Quem dizia que ele não é apóstolo? Os autênticos apóstolos e discípulos de Jesus. Aqueles que estiveram com ele desde o inicio da mensagem, desde o primeiro dia. Aqueles que creram realmente em Jesus e sacrificaram suas vidas por ele.

Saulo foi rejeitado pelos discípulos. Sim senhores. Saulo foi rejeitado, porém
depois conseguiu unir-se aos discípulos, somente com a intercessão de Barnabé...

Atos 9:26-27 “Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo. Então Barnabé tomou Saulo consigo, o apresentou aos apóstolos, e lhes contou como Saulo no caminho tinha visto o Senhor, como o Senhor lhe havia falado, e como ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus na cidade de Damasco.. (escrever a reação deles... não é este que só conspirava...)”Barnabé foi o primeiro missionário da história do Cristianismo, foi selecionado como a pessoa mais indicada para pregar as palavras de Jesus na Antióquia. Barnabé tinha total confiança em Saulo, então chamou-o para ajuda-lo na pregação.

Atos 11: 22-25 “A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e esta enviou Barnabé para Antióquia. Quando Barnabé chegou e viu a graça de Deus, ficou muito contente e os animou a permanecerem de todo coração ligados ao Senhor. Barnabé era bom, cheio de Espírito Santo e de fé. E uma considerável multidão se uniu ao Senhor. Barnabé foi, então, para Tarso em busca de Saulo...

Com toda sinceridade, faço uma pergunta a todo cristão sincero: Por que os evangelhos dos discípulos de Jesus foram esquecidos e são apócrifos, enquanto as cartas daquele que vestiu o apostolado após Jesus e nunca olhou para ele com a paz e a misericórdia, as cartas deste, sim, são sagradas, e são fonte para o estabelecimento da religião do Senhor? Onde estão as cartas de Barnabé, já que ele foi o primeiro? Onde estão os escritos dos verdadeiros discípulos de Jesus? Talvez se esclareça mais adiante porque prevaleceu a pregação e as cartas que conhecemos hoje e que dilaceraram a mensagem verdadeira de Jesus. Por muitas razões,talvez...

·         Por causa das concessões e facilitações que ofereceram?
·         Porque “Barnabé era bom, cheio de Espírito Santo e de fé”, era bom, não aceitava alterar a Lei de Jesus?
·         Porque as autoridades na época preferiram esta doutrina? Paulo ainda tinha os poderes citados em Atos... “tem plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes, para prender
Em todo caso, é certo que Deus permitiu que fatos assim acontecessem porque uma outra mensagem corrigiria a corrupção e a alteração dos injustos: O Alcorão Sagrado. Você verá mais adiante que Muhammad (saas) foi anunciado por Jesus como o último mensageiro a ser enviado depois dele.

Depois de trabalharem na pregação (Barnabé e Paulo) um certo tempo ocorreu
um sério conflito entre eles. Então, Barnabé e os demais discípulos separaram-se de Paulo.

Atos 15:39 “Houve desacordo entre eles a tal ponto que tiveram que separar-se um do outro. Barnabé levou Marcos consigo e embarcou para Chipre”.

Os Atos dos Apóstolos não passa por completo a gravidade do conflito, e tenta
fazer acreditar que a escolha de Marcos por Barnabé como companheiro de viajem foi a única razão deste conflito. O fato é que Paulo separou-se de Barnabé e dos outros discípulos definitivamente. Antes, Paulo agia como um verdadeiro crente para ganhar a confiança dos discípulos. Porém, a partir daí, sua nova doutrina começou a aparecer, por isso aconteceu a separação, porque ele distorceu o conceito de unicidade de Deus e desprezou as leis e ensinamentos deixados por Jesus para serem seguidos.

O que citamos aqui não são conjecturas, mas realidades que infelizmente ocorreram e que, infelizmente, deram origem às religiões atribuídas hoje a Jesus, mas que nada tem a ver com ele.

Podemos perceber claramente na própria Bíblia que Paulo:

1. Se diz apóstolo...
Coríntios 9:1-3 “Por acaso não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus nosso Senhor? E vocês não são obra minha do Senhor? Ainda que para outros eu não seja apóstolo, ao menos para vocês eu sou Paulo alegou ser apóstolo, quando para tal ser verdade, Jesus anunciaria que ele ou um individuo cujas qualidades são dele será apóstolo... há várias parábolas e profecias narradas por Jesus, por que então, ele não profetizaria sobre tão importante apóstolo?

Se Paulo é apóstolo, em toda e qualquer época, alguém pode se impor como apostolo, como bem guiado, como enviado e alterar o que quiser do estabelecido por Deus. Qual será o critério para o aceitamento de tal imposição?

O critério verdadeiro é:  quem estabelece a crença, a religião e a lei é o profeta enviado por Deus. Não sendo assim, eu tenho mais direito do que Paulo em, baseado numa visão, ser apóstolo, pois  nunca respirei ameaças e conspiração contra Jesus e seus discípulos, nunca os persegui nem planejei matá-los!

2. Escreve uma Escritura contrária ao Evangelho, e introduz a discriminação entre judeus e gentis ante a Lei...
Gálatas 2:1-10 “Catorze anos depois, voltei a Jerusalém com Barnabé e levei também Tito comigo. Fui lá seguindo uma revelação. Expus a eles o Evangelho que anuncio aos pagãos... nem Tiago, meu companheiro, que é grego, foi obrigado a circuncidar-se.
Nem mesmo por causa dos falsos irmãos, os intrusos que se infiltraram para espionar a liberdade que temos em Jesus Cristo... Pelo contrário, viram que para mim fora confiada a evangelização dos não circuncidados, assim como à Pedro fora confiada a evangelização dos circuncidados... ...Por isso, Tiago, Pedro e João, considerados como colunas, reconheceram a graça que me fora concedida.

3. invalida a Lei e contraria a Palavra de Jesus...
Gálatas 2:14-18 Quando vi que eles estavam agindo direito, conforme a verdade do Evangelho, eu disse a Pedro, na frente de todos: “Você é judeu, mas está vivendo como os pagãos e não como os judeus. Como pode, então, obrigar os pagãos à viverem como os judeus?...

4. dispensa a Lei e diz que só a fé em Jesus já basta e diz que ninguém se torna justo com a Lei!!
Gálatas 2:15-18 Nós somos judeus de nascimento, e não pagãos pecadores. Sabemos, entretanto, que o homem não se torna justo pelas obras da lei, mas somente pela fé em Jesus Cristo. Nós também acreditamos em Jesus Cristo, a fim de nos tornarmos justos pela fé em Cristo e não pela obediência da Lei, pois com a observância da Lei ninguém se tornará justo.

5. trocou completamente a religião, instituindo novas leis, tornando os ensinamentos de Jesus contrários ao monoteísmo pregado por ele e pelos profetas que o antecederam, fato que contraria o que é narrado no Evangelho de Mateus: “Não pensem que eu vim abolir a lei e os profetas, não vim abolir, mas vim dar-lhes pleno cumprimento” (15:17).

Assim, Paulo:

a.) invalidou a circuncisão:
Colossenses 2:11 Em Cristo vocês foram circuncidados com uma circuncisão não feita pelas mãos humanas, mas com a circuncisão de Cristo, a qual consiste em despojar-se do corpo carnal.

Gálatas 5:2 Eu Paulo, declaro: Se vocês se fazem circuncidar, Cristo de nada adiantará  para vocês. E a todo homem que se faz circundar eu declaro: agora está obrigado a observar toda a lei.  

Antes de o homem circuncidar-se não estava obrigado a observar toda a lei?
b.) dispensou todas as leis:
Colossenses 2:20 Se vocês morreram com Cristo para os elementos do mundo, por que se submetem a normas, como se ainda estivessem sujeitos ao mundo, normas como estas: “Não pegue, não prove, não toque?

c.) permitiu todas as comidas e bebidas (ou seja, não existem mais impurezas, como o porco).
Colossenses 2:16 Ninguém, pois, julgue vocês pelo que comem ou bebem, ou por causa de festas anuais, mensais ou de sábados

d.) autorizou a bebida alcoólica
Timóteo1 5:23 Não continue a beber somente água, tome um pouco de vinho, por causa do estômago e das freqüentes fraquezas que você tem.

e.) foi o primeiro que disse que Jesus é filho de Deus
Atos 9:20 Saulo passou então alguns dias em Damasco. E logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é filho de Deus.

E todas estas leis e crenças adotadas por Paulo e canonizadas pela igreja são totalmente opostas e atacam as ordens de Jesus. Portanto, quem segue a Paulo, com certeza não segue a Jesus, porém está desobedecendo as suas ordens. Esta diferença entre Paulo e Jesus cria as inúmeras controvérsias existentes na Bíblia e que são percebidas pelo leitor que procura a verdade.
           

            A paz, as bênçãos e a misericórdia de Deus estejam com todos! E nãos nos esqueçamos das encorajadoras palavras de Jesus (AS), em João 8:32: "Conhecereis a Verdade e ela vos Libertará".

Fonte: Islam a Religião de Jesus( Sheikh Ahamad Mazloum) -Bíblia Sagrada 

terça-feira, abril 26, 2016

O Nome de Allah Al Jabbar (o Reparador)

 O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhammad e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!

O nome que falaremos hoje é um nome que nos passa ternura, bondade, carinho e ao mesmo tempo certo temor. Esse nome é o nome de Allah SWT Al Jabbar (o Reparador) .

A palavra Jabbar tem sua raiz na palavra árabe “Jabira” que significa engessado, ou seja, que ajuda a cicatrizar uma fratura. Quando quebra alguma coisa, Al Jabbar é Aquele que repara o que está quebrado.

Al Jabbar entre outros significados é Aquele que repara ou socorre os oprimidos, os injustiçados, os derrotados, os tristes, os angustiados, os fracos, as vítimas de deboches, para aqueles cujas almas estão destroçadas, para aqueles que se sentem discriminados, aqueles que se sentem excluídos, esse nome de Allah SWT, al Jabbar é um refúgio para estas pessoas.

Al Jabbar é Aquele que repara a quebra ou fratura tanto do corpo como da alma e do coração. Vou dar um exemplo: quando alguém quebra ou fratura um braço o que um médico faz? Coloca os ossos no lugar certo e depois disso engessa o local. Não é isso? Agora quem repara os ossos e faz com que as células ósseas atuem para reparar a fratura e depois descansem? Quem além do Jabbar faz isso? Esse é o Poder do Jabbar com relação ao corpo, como será o poder do Jabbar com relação às fraturas das nossas almas e corações?

O Profeta costumava a dizer em um Du’a: “Oh Reparador de toda a alma destruída!”

O nome Al Jabbar aparece uma única vez no Quran, na Sura Haxr (o Desterro) versículo 23. Disse Allah SWT:

“Ele é Allah ; não há mais divindade além d’Ele, Soberano, Augusto, Pacífico, Salvador, Zeloso, Poderoso, Compulsor (Jabar), Supremo! Glorificado seja Allah , de tudo quanto (Lhe) associam!” 59:23

Portanto al Jabbar é Aquele que repara as almas destroçadas e destruídas. Toda vez que formos injustiçados ou nos sentirmos oprimidos ou humilhados, recorramos ao Jabbar para que ele repare a tristeza das nossas almas e corações. A maior catástrofe e destruição é quando não recorremos ao Jabbar quando nos sentimos assim.

Uma coisa nós devemos ter a certeza: Quando recorremos ao Jabbar quebrados e angustiados, suplicando a Ele sinceramente, Ele não nos deixará abandonados, irá reparar a nossa alma destruída e nosso coração machucado.

Vou contar uma história verídica: Um homem teve um problema em seu país, e se viu forçado a abandoná-lo sem levar quase nada e sem ter um rumo, sem saber aonde ir. Isso aconteceu num Ramadán. Então esse homem teve a oportunidade de ir a Umra na cidade Sagrada de Makkah, e passar os últimos dias do Ramadán lá. O problema dele era tão grave que ele não tinha aonde ir, nem visto a nenhum país, quando saísse de Makkah. Esse homem de tão triste e de tão destroçada que estava sua alma, andava entre as multidões de Makkah sem sequer ver as pessoas, só preocupado com seu problema. Então esse homem entrou na mesquita Sagrada e foi realizar o Tawaf (as 7 voltas em torno da Kaabah). Esse homem sabia muito do Quran e muitos du’as de cor, mas não conseguia dizer nada enquanto fazia o tawaf. A única coisa que ele conseguia falar era: “Oh Allah, repara a minha alma destruída”. Passou o tawaf inteiro repetindo essa frase. E subhan Allah ninguém além do Jabar conduziu esse homem a fazer esse du’a. O homem conta que em meio ao tawaf um homem lhe interrompeu e disse: “Tu não és fulano de tal?” Ele disse: “Sim”. Então esse homem que ele encontrou disse: “Faz 3 dias que eu te procuro para te dar uma mensagem! Sonhei com o Profeta Muhammad e ele me disse em sonho que era para eu te dizer o seguinte: “Tu estás no lado da Verdade! Tenha paciência, pois irás sofrer por 1 ano e após isso lhe serão facilitadas todas as portas do êxito”. Subhan Allah, o homem começou a chorar por ver que a resposta de Allah havia chegado tão rápido e desta maneira tão impressionante. Além disso o homem conta que depois que ele saiu da Mesquita Sagrada ele recebeu uma ligação de um homem de confiança que lhe dava a boa noticia de ter conseguido visto para ele num determinado pais, onde ele poderia viver sem problemas. Esse é Allah Al Jabbar SWT .
É impossível que algum oprimido recorra ao Jabbar sem que Ele lhe responda, a resposta pode até demorar, mas Allah SWT sabe o porquê e o momento certo das coisas, enquanto nós não sabemos nem compreendemos.

Vejamos exemplos de como al Jabbar reparou as almas destroçadas dos virtuosos oprimidos:

Vejamos o exemplo da mãe do Profeta Moisés. No ano do nascimento de Moisés o Faraó decidiu mandar matar todos os meninos recém-nascidos, pois temia a vinda de um Profeta. Imaginem a situação da mãe de Moisés que não sabia como proteger seu bebê, então Allah inspirou para a mãe de Moisés o seguinte: “Amamenta-o e se temes por ele lança-o ao rio”. Imaginem a situação: se você tiver medo pelo seu filho, joga o bebê recém nascido no rio. Mas ela como era fiel e crente no decreto de Allah SWT, fez o que lhe foi inspirado. Como ficou o coração dessa mãe? Totalmente destroçado. Allah SWT fala da situação dela no seguinte versículo:

“O coração impaciente da mãe de Moisés tornou-se vazio, e pouco faltou para que ela se delatasse, não lhe tivéssemos Nós confortado
o coração, para que continuasse sendo uma das fiéis.” (28:10)

Allah SWT dedicou 7 versículos do Alcorão para falar de um coração destroçado de uma mãe e de como Ele reparou esse coração. Disse Allah SWT:

“Restituímo-lo, assim, à mãe, para que se consolasse e não se afligisse, e para que verificasse que a promessa de Allah é verídica. Porém, a maioria o ignora.” (28:13)

Viram Al Jabbar? Viram a importância que tem para Allah um coração destroçado e machucado de um fiél?
Vejam o exemplo do Profeta Zakaria que com o coração destroçado invocou a Allah Al Jabbar dizendo:

“Ó Senhor meu, os meus ossos estão debilitados, o meu cabelo embranqueceu; mas nunca fui desventurado em minhas súplicas a Ti, ó Senhor meu! Em verdade, temo pelo que farão os meus parentes, depois da minha morte, visto que minha mulher é estéril. Agracia-me, de tua parte, com um sucessor! Que represente a mim e à família de Jacó; e faze, ó meu Senhor, com que esse seja complacente!” (19:4-6)

E logo veio Al Jabbar reparando seu coração triste dizendo:

“Ó Zacarias, alvissaramos-te o nascimento de uma criança, cujo nome será Yahia (João). Nunca denominamos, assim, ninguém antes dele” (19:7)

Vejamos Moisés (AS) quando implorou a Allah:

“E quando Moisés chegou ao lugar que lhe foi designado, o seu Senhor lhe falou, orou assim: ó Senhor meu, permite-me que Te contemple! Respondeu-lhe: Nunca poderás ver-Me! Porém, olha o monte e, se ele permanecer em seu lugar, então Me verás! Porém, quando a majestade do seu Senhor resplandeceu sobre o Monte, este se reduziu a pé e Moisés caiu esvanecido. E quando voltou a si, disse: Glorificado sejas! Volto a Ti contrito, e sou o primeiro dos fiéis!” 7:143

Isso entristeceu o Profeta Moisés, teve seu coração destroçado por ter-lhe sido negada a visão de seu Senhor. Então logo Allah Al Jabbar repara o coração de Moisés dizendo:

“Ó Moisés, tenho-te preferido aos (outros) homens , revelando-te as Minhas mensagens e as Minhas palavras! Recebe, pois, o que te tenho concedido, e sê um dos agradecidos” 7:144

Vejamos nosso amado Profeta Muhammad quando foi apedrejado em Taif e teve seu coração destroçado e voltou- se a Allah Al Jabbar dizendo:

“Oh Allah a Ti somente me queixo da minha fraqueza, do meu pouco poder e da pouca consideração que as pessoas tem por mim. Oh Allah, O maior dos misericordiosos, Tu és o Senhor dos oprimidos e dos fracos, e Tu és o meu Senhor! A quem me abandonarás?A um estrangeiro que me ataca?Ou a um inimigo ao qual me deixaste depender? Se Tu não estás enfurecido comigo, nada me importa. Pois a Tua misericórdia é mais generosa para mim. Busco refugio na luz da Tua Face que dissipam toda a escuridão e que faz possível tudo com relação a essa vida e a outra que me proteja da Tua cólera e da tua fúria. Suportarei tudo até que estejas satisfeito e não há força nem poder a não ser em Ti.”

Então imediatamente al Jabbar enviou-lhe um menino chamado ‘Addas que lhe trouxe algumas uvas e que quando soube que ele era o Mensageiro de Allah, se jogou aos pés do profeta SAAS beijando-os. Depois veio a reparação completa com o Israa wal Mi’raj.

Irmãos, todos aqueles que se sentem injustiçados, oprimidos, ou magoados, voltem-se ao Jabbar e digam: “Oh Jabbar cura as minhas feridas” (Allahuma ijbur kasri).

Além desse sentido, existe um outro significado do nome de Allah Al Jabbar: Al Jabbar é Aquele que castiga quem cometeu uma injustiça para reparar o injustiçado. Se aquele que nos oprime não se volta arrependido a Allah e persiste na injustiça, será castigado para reparar a injustiça que cometeu, devolvendo ao oprimido seu direito. Então é como se o nome de Allah al Jabbar estivesse dividido em 2 partes: uma delas para o oprimido e outra para o injusto, opressor.

E aqui vem o temor! Irmãos, jamais sejamos injustos com ninguém, pois a injustiça é escuridão nessa vida e na outra. Se formos injustos com quem quer que seja, seja com nossos empregados, seja com nossos irmãos, seja com um pobre, seja com um mendigo, quem nos salvará do Jabbar depois disso? Pode ser que a pessoa injustiçada e oprimida por nós se volte ao Jabbar implorando e chorando, e o Jabbar irá reparar nossa injustiça reparando o direito do injustiçado. Existe um refrão que diz: “Sorte daquele que passa sua noite oprimido e não injusto”. Portanto irmãos jamais durmam uma noite tendo injustiçado uma pessoa. Se alguma vez injustiçamos uma pessoa, voltemos até ela e peçamos perdão e tentemos reparar nossa injustiça, antes que Al Jabbar SWT repare. Tem uma súplica que diz: “Oh Senhor! Admiro-me daqueles que Te conhecem: Como temem Teus servos sendo que Tu és Al Jabbar? Oh Senhor admiro-me daqueles que Te conhecem: Como é que aterrorizam Teus servos sendo que Tu és Al Jabbar?”
Irmãos aqui vem o direito dos nossos pais sobre nós, irmãos o fato de nossas mães ou pais derramarem uma lágrima devido ao nosso mau tratamento com relação a eles, Quem nos protegerá do Jabbar depois disso? Vem também o direito dos pobres, dos fracos, dos órfãos, da mulheres, das crianças, dos doentes, daqueles que temos alguma autoridades sobre eles, irmãos muito cuidado com a injustiça e com a questão de magoar a alguma pessoa.
Agora eu pergunto: Como vocês acham que estaria a humanidade se nós vivêssemos e aplicássemos o nome de Allah Al Jabbar em nossas vidas? Com certeza seria outra nossa situação.
Mas ainda temos um outro significado para Jabbar: Al Jabbar as vezes transforma o castigo do injusto em misericórdia. Como assim? As vezes pode ser que uma pessoa tenha sido injusta com outra, então Al Jabbar para reparar o direito do injustiçado castiga essa pessoa. Quando essa pessoa é castigada sente sua alma destroçada e volta ao Jabbar, e al Jabbar transforma esse sofrimento em graça, mudando a vida dela para melhor.

Vou contar uma história pra vocês entenderem:

Havia um homem que não era religioso, que cometia todo o tipo de haram, adultério, bebia, fazia tudo que era de errado. Ele tinha 2 filhos, ele gostava muito deles, mas não se preocupava por eles. Esse homem gostava de debochar das pessoas, rir dos outros, contar piadas. Costumava se encontrar com outros homens com esse fim, de debochar e humilhar as pessoas. Uma vez enquanto ele estava junto com essas pessoas, passou um cego andando pela rua. Então ele ficou atrás do cego debochando dele e imitando-o, para que as pessoas rissem do homem cego. Isso com certeza machucou muito o coração do homem cego. Acontece que alguns meses depois esse homem que havia debochado do cego teve outro filho, mas o filho nasceu cego. O homem ficou muito triste com isso, com certeza Allah Al Jabbar reparou o direito do homem cego fazendo o injusto sofrer com o mesmo problema. Vejam como Al Jabbar transformou o castigo em graça. Depois de ter esse filho, o homem ficou muito deprimido e cortou completamente a sua relação com esse seu filho, o nome desse menino era Salem. Tratava de cuidar dos outros 2 e não queria nem saber de Salem, só tratava de sustentá-lo, mas não tinha contato com ele. Na verdade era porque ele sofria por dentro sabendo que aquilo era um castigo pelo que ele tinha feito, e por isso preferia ignorar o menino. Seguiu dessa forma até que o menino cresceu e tinha 6 anos. Quem cuidava e educava o menino era sua mãe, e ela era uma mulher crente e religiosa. Um dia a mãe saiu com os outros 2 filhos maiores, deixando Salem dentro de casa com o pai. O homem se viu a sós com seu filho Salem. Quando ele viu salem estava chorando. Foi até Salem e perguntou porque ele estava chorando e salem com medo não respondia. O pai insistiu e o menino disse: “Papai, hoje é sexta-feira, e eu vou perder meu lugar na primeira fila na mesquita.” O homem se espantou em saber que seu filho de seis anos rezava e queria ir a mesquita. Então o pai secou as lágrimas do filho e disse que ia levá-lo para a mesquita. Na hora de ir, o pai disse para o filho entrar no carro, mas o menino disse: “Não pai, vamos a pé porque a recompensa é maior.” E o homem percebeu que seu filho era também manco. Depois da oração de sexta-feira o menino disse ao seu pai: “Pai me alcança o Quran” O pai ficou espantado pensando em como ele ir ler se ele era cego. Então o menino disse: “Papai, abre o Quran na sura al Kahf (A Caverna)” E deixou o Quran com o seu pai para que ele acompanhasse e Saleh começou a recitar a Sura. Na medida em que o menino ia recitando com sua bela voz, o pai começou a chorar e a se arrepender por tudo que tinha feito. Quando o menino terminou de recitar, sentou no colo do pai e limpou as suas lágrimas. O homem então se arrependeu de tudo que tinha feito, e começou a andar com os sheikhs de Dawa, e viajou por algum tempo com eles. Sempre que ele ligava para sua mulher perguntava por Salem e pedia para que ela mandasse um beijo para ele. Na última ligação dele, ligou para sua esposa e disse: “Manda um beijo para Salem”e ela respondeu: “Insha Allah”. Acontece que uma semana antes do pai voltar Saleh ficou doente, e morreu. Então o homem voltou para casa, ancioso por ver sua família, e principalmente Saleh, que agora havia se tornado o filho mais amado ao seu coração. Quando chegou em casa, ele esperava que Saleh abrisse a porta, mas quem abriu foi o outro filho, ele abraçou seu filho e foi abraçar sua esposa, mas viu que ela estava com o rosto triste. Então ele perguntou: “Onde está Salem?” Então a mulher começou a chorar. E seu outro filho veio dizendo: “Papai, papai Salem foi para o Paraíso”. Então o homem começou a chorar e dizer: “Onde está Salem para limpar as minhas lágrimas agora? Eu dizia que ele era cego, quando na verdade o cego era eu que não enxergava a verdade. Eu dizia que ele era manco, mas na verdade eu era o manco pois ele sempre andava no caminho reto e eu que estava extraviado. Como não irei chorar se foi através dele que encontrei a orientação?”.

Subhan Allah! No final o castigo dele se tornou uma graça e ele encontrou a orientação.
Irmãos, encerramos nossa aula falando do Jabbar no Dia do Juízo. Nesse dia cada pessoa será chamada a se apresentar perante o Jabbar. Será chamado “Fulano filho de Fulano venha se apresentar perante o Jabbar!” Porque aqui usa-se o nome de Allah al Jabbar? Porque na vida ou somos injustos ou somos injustiçados. Imaginem como estará o estado daqueles que foram injustos com as pessoas? Daqueles que oprimiram um servo de Allah, seja quem for. Vocês sabem como os anjos saberão quem são as pessoas que estão sendo convocadas a se apresentar perante o Jabbar? Devido ao estado de temor que a pessoa ficará a ser chamada, as pessoas tremerão tanto que serão dessa forma reconhecidas. E será conduzida perante Al Jabbar e não haverá tradutor nenhum entre nós e Ele. Que diremos ao Jabbar se tivermos injustiçado alguém? Que diremos ao Jabbar se tivermos debochado de alguém? Que diremos ao Jabbar se tivermos oprimido alguém? Agora imaginem se ao nos encontrarmos com o Jabbar possamos dizer: “Oh Senhor assim como reparaste e curaste nossas feridas nesse mundo, repara nossas feridas no dia do Juizo, repara minhas feridas com o Paraíso!”

Esse é al Jabbar SWT. Agora vem uma pergunta final: Quem além do Jabbar resta para nossa Ummah que está tão oprimida? Quem além do Jabbar resta ao nossos irmãos que estão sendo torturados? Quem além do Jabbar resta as nossas irmãs que estão sendo humilhadas? Quem além do Jabbar reparará a tristeza da nossa Ummah e nossa mágoa? Quem além do Jabbar resta a nossa Ummah injustiçada? Quem além do Jabbar irá curar as feridas da nossa Ummah?

Ya Allah Ya Jabbar cure as feridas da nossa UMMAH!

Quais são as lições que tiramos dessa aula?

1) Se formos vítimas de injustiças e opressão voltemos ao Jabbar, vamos nos refugiar no Jabbar. E vamos implorar dizendo: “Oh Senhor repara minhas feridas”

2) Quem foi injusto com quem quer que seja, repare sua injustiça o mais rápido possível, antes que Al Jabbar o castigue por isso, e antes que não tenha escapatória do Jabbar no dia do Juizo.

3) Curem as feridas de um oprimido, ajudem a um pobre, sorria para um necessitado, ajude uma criança ou um órfão, visitem um doente, curem as feridas de um injustiçado, para que no dia do Juizo possas dizer ao Jabbar: “Oh Jabbar eu curei as feridas de fulano, cure minhas feridas hoje”. E dessa forma aprendemos que o Islam é uma religião que transforma o mundo e não apenas uma religião espiritual.

4) Quem hoje resta para nossa Ummah oprimida além do Jabbar?

Ya Allah para ti é todo o louvor e agradecimento. Alhamdu lillah pelo Islam, alhamdu lillah pelo Quran, alhamdu lillah pelo Iman. Ya Allah perdoe nossos pecados e nossos excessos, temos oprimido nossas almas excessivamente, e não há ninguém que possa perdoar os pecados a não ser Tu. Então perdoa-nos e tenha misericórdia de nós pois Tu és o Perdoador, o Misericordioso.

Ya Allah nos refugiamos em Ti de oprimirmos ou sermos oprimidos, de injustiçarmos ou sermos injustiçados, de ofender ou sermos ofendidos, de humilhar ou sermos humilhados, de insultar ou sermos insultados, de magoar ou sermos magoados.

Ya Jabbar cure nossas feridas, cure as feridas dos nossos corações e das nossas almas. Ya Jabbar cure as feridas dos nossos irmãos oprimidos, cure as feridas dos nossos irmãos injustiçados, Ya Jabbar cure nossas feridas tanto nessa vida como no Dia do Juízo, e tenha misericórdia de nós no Dia em que formos convocados a nos apresentar perante Ti , Ya Jabbar cure as feridas da nossa Ummah! Ya Jabbar repare as feridas da da nossa Ummah, e puna aqueles que nos injustiçaram, ya Jabbar puna aqueles que injustiçaram e oprimiram a nossa Ummah, Ya Jabbar cura nossas feridas com o Paraíso, Ya Jabbar cure nossas feridas com o Paraíso. Amin, amin, amin, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o profeta Muhammad e Louvado seja Allah Senhor do Universo.
Irmã Zohra, Baraka Allahu biha!

Fonte:http://www.religiaodedeus.net/aula_alJabbar.htm