quinta-feira, agosto 22, 2019

O Ego

A nossa aula de hoje fala de um assunto muito importante para todo o muslim. Nossa aula de hoje é sobre o Jihad al-nafs, ou seja, Jihad (esforço) contra nosso próprio ego. Esse jihad não é um esforço do corpo, mas sim do coração. Nessa aula insha Allahu Ta’ala falaremos sobre o que é o Nafs e o que é o jihad, e após isso uniremos as duas expressões Jihad al-nafs.

Bom, mas o que é o Nafs (ego)? Allah SWT nos informou no Quran que existem 3 tipos de Nafs.

O primeiro tipo de nafs é o denominado por Allah como: “Nafsu amaratun bi su” ou seja, o Nafs que incentiva a fazer o mal. Esse tipo de nafs é aquele que busca o ruim, que busca o haram. Este é o pior tipo. Allah SWT disse:

“...porquanto o ser é propenso ao mal, exceto aqueles de quem o meu Senhor se apiada, porque o meu Senhor é Indulgente, Misericordiosíssimo.” (Yussef 53)

“… ina al nafsu amaratun bi su ila man rahima rabi ina rabi Ghafurun Rahim.”

O segundo tipo de Nafs é o denominado por Allah como: “Nafs Lawamah”, ou seja, o nafs que condena a si mesmo. É aquele nafs que quando faz um haram logo se reprova. Allah SWT disse no Quran:

“Juro, pelo Dia da Ressurreição, E juro, pela alma que reprova a si mesma” ( Qiamah 1-2). La uqsimu bil yaum al qiamah, wala uqsimu bil nafsi lawamah”

Mas...porque Allah SWT colocou esse tipo de nafs na sura al Qiama (A ressurreição)? Porque uma coisa é ligada com a outra. Se você quer que seu nafs condene a si mesmo deverá lembrar muito do dia da ressurreição. Lembrando do Dia da Ressurreição você lembrará dos seus pecados e então sua alma se reprovará.

O terceiro tipo é o Nafs Al Mutmainah, é o Nafs em Paz. É aquele nafs preenchido com a fé e com a luz de Allah SWT. É o nafs confiante em Allah, temente a Ele. Nafs que ama Allah e que busca Allah SWT. Vejam como Allah SWT fala desse nafs no Quran:

“E tu, ó alma em paz, Retorna ao teu Senhor, satisfeita (com Ele) e Ele satisfeito (contigo)! Entre no número dos Meus servos! E entra no Meu jardim!” ( Surat al fajr)

“Ya ayuha al nafsu al mutmaina irji’i ila rabiki radian mardiya fadkhuli fi ‘ibadi wadkhuli janati”

Nosso nafs pertence a qual desses tipos?

Existe um quarto tipo de nafs, mas esse tipo não foi citado por Allah no Quran. Porque? Porque não mereceu ser citado. Que tipo de Nafs é esse? É o Nafs Al Ghafila, ou seja, o Nafs desatento. É aquele que não está levando nem para o bem nem para o mal. É aquele nafs que simplesmente vive, mas sem finalidade alguma na vida. Pensa que a vida é comprar uma roupa bonita, sair para uma festa, casar, ter filhos, trabalhar e ponto final. Acontece que o ser humano não foi criado com esse objetivo, mas ele está desatento para com o objetivo para o qual foi criado. Allah SWT disse no Quran:

“Temos criado para o inferno numerosos gênios e humanos com corações com os quais não compreendem, olhos com os quais não vêem, e ouvidos com os quais não ouvem. São como as bestas, quiçá pior, porque são displicentes.” (7:179)

Irmãos, nós somos de um desses tipos. Que nafs é o nosso? Alguns podem ter mais de um tipo de nafs num mesmo dia. Por ex. Acordou com o nafs em paz, saiu na rua e seu nafs se transformou naquele que incentiva a fazer o mal, voltou pra casa e o nafs se transformou naquele que reprova a si mesmo.

Todos nós gostaríamos de ter o nafs al mutmainah (em paz) por isso a nossa aula de hoje é sobre o jihad contra o nafs.

Allah SWT disse no Quran:

“Pela alma e por Quem aperfeiçoou, E lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado, Que será venturoso quem a purificar (a alma),E desventurado quem a corromper.” (Shams)

Bom, como nós sabemos todo ser humano tem um qarin (acompanhante constante) dentre os shayatin (demônios) para incentivar a fazer o mal e um dentre os anjos para aconselhar o bem. Agora pode surgir uma dúvida: Como diferenciar se é o shaytan ou se é o meu nafs que está me levando ao haram? Pois bem, o Shaytan (que a maldição de Allah recaia sobre ele) procura os tipos de haram e mostra eles a você, lhe convidando e seduzindo a fazer o haram. Quando você por exemplo pensa em fazer um haram esse é o shaytan, então a forma de se proteger é dizer: “Audho billahi mina shaytan arajim” (Me refugio em Allah contra o demônio amaldiçoado). Mas agora quando você tem o desejo e a vontade de cometer um haram esse é o teu nafs. Quando teu nafs está acostumado com o haram, fica dificil deixá-lo e aqui vem o jihad al nafs. Então jihad al nafs seria você tirar o teu nafs do haram.

Por exemplo, nós sabemos que no Ramadan os shayatin (demônios) ficam acorrentados, então porque mesmo assim as pessoas cometem haram? Porque o nafs é fraco, é acostumado com o haram e leva até ele. Ou seja, é um nafs ao qual nunca foi negado nada, então essa pessoa se torna um escravo do seu nafs. Para que isso não ocorra você deve aprender a dizer não ao teu nafs e aqui vem o jihad.

Bom, nós já falamos do nafs, agora o que é Jihad? Jihad não significa somente lutar contra os inimigos de Allah com as armas. A palavra jihad significa literalmente esforço. Na terminologia islâmica Jihad significa o esforço do muslim para fazer com que a palavra de Allah seja elevada e estabelecer a Sua religião na terra. Os ‘Ulamah (Sábios) dividiram o jihad em 13 tipos. O Jihad al nafs é dividido em 4 tipos são eles:

1- O esforço para aprender os ensinamentos do Islam sem os quais não poderá atingir sucesso e felicidade neste mundo ou no Futuro; se ele deixar isso de lado que será sentenciado com a miséria neste mundo e no Futuro. Entao jihad para buscar conhecimento do Islam. Aprender o Quran, memorizar suras, ler ahadith, ler livros que explicam o islam, assistir aulas, etc.

2- Esforço para atuar conforme o que a pessoa aprendeu. Saber o islam sem agir, embora possa não causar dano, não vai trazer qualquer benefício. Além disso lutar contra os desejos do nafs, se afastando deles e controlando o nafs.

3- Esforço para chamar os outros ao Islam , ensinando e passando a eles o que eles não sabem, ou seja, a Da’wa ila Allah. Caso contrário a pessoa será considerada dentre aqueles que escondem o que Allah revelou de orientação e ensinamentos.

4- Esforço para agüentar as dificuldades pacientemente no chamamento das pessoas a Allah e os insultos das pessoas; agüentando tudo aquilo por causa de Allah. 

Se uma pessoa conseguir reunir esses quatro tipos de jihad será considerada entre os Rabaniyin, e Allah SWT denomina de Rabaniyin aqueles que sao servos do Senhor, aqueles que estudam e ensinam o Livro. (Al Imran 79)

O Jihad contra o Shaytan são de 2 tipos:

1) Repelindo as dúvidas que o shaytan colocam na nossa mente para tentar arruinar nossa fé, e esse primeiro tipo o jihad é conseguido com a certeza na fé que só vem com o conhecimento.

2) Repelindo o haram que ele te induz a fazer e te convida a fazer, e esse jihad só é conseguido com o sabr (paciencia).

Allah SWT disse no Quran:

E designamos líderes dentre eles, os quais encaminham os demais segundo a Nossa ordem, porque perseveraram e se persuadiram dos Nossos versículos.”

Portanto a paciência repele os desejos e a certeza (al yaqeen) repele as dúvidas.

Depois vem o jihad contra os kafirin e os munafiqin (hipócritas) e esses são divididos em 4 tipos: com o coração, reprimindo e odiando seus atos, com a língua, falando e demonstrando repúdio, com a riqueza, doando dos seus bens pela causa de Allah, e com as pessoas através da luta.

E por último o Jihad contra os lideres da opressão, da inovação e do haram, e esse jihad pode ser de 3 tipos:

1) Jihad atraves dos atos, impedindo um haram com as maos, se ela for capaz.

2) Se nao for possivel, Jihad com a língua, falando contra o haram

3) Se isso também não for possivel, jihad com o coração, repudiando e odiando o mal e o haram.

Esses são os 13 tipos de Jihad, quantos deles você pratica? Irmãos aprendam o islam, estudem o islam, memorize o Quran, leiam Ridussalihin, estude a biografia do Profeta SAAS, ensinem as pessoas o islam, chamem as pessoas para Allah. O Profeta SAAS disse: “Divulgem o que aprenderam por mim nem que seja um versiculo”. Entao qualquer um de nós que cumpra com algum desses tipos de Jihad é considerado um Mujahid pela causa de Allah.

Quem foi a melhor das criaturas de Allah? O Profeta Muhamad SAAS. Porque? Porque ele preencheu na sua vida todos os tipos de Jihad e guiou e ensinou seus companheiros e seguidores a lutar contra o shaytan e seus egos, ensinou-os a serem mujahidin pela causa de Allah. Ensinou-os a tal ponto que o Profeta SAAS disse a um dos sahabah, Omar Ibn Khatab (segundo khalifah do islam): “Por Allah Oh Omar que quando você anda por um caminho o shaytan desvia e anda por outro”. Masha Allah, o jihad dele era tão firme que o shaytan temia a Omar e nao se atrevia a andar no mesmo caminho que ele.

Bom, nós falamos sobre o nafs e sobre o jihad separadamente. Agora vamos unir os dois, vamos falar do Jihad al Nafs. O Profeta SAAS disse aos sahabah quando voltaram de um batalha: “Nós voltamos do jihad menor para o jihada maior” Os sahabah disseram: “Há algum jihad maior do que o jihad contra os kuffar?” E ele SAAS respondeu: “Sim, o Jihad al Nafs”. Este hadith é considerado Daif (cadeia de transmissão fraca), mas sem sombras de dúvidas que o jihad contra o ego vem antes do jihad contra os kuffar.

Irmãos, jamais seremos crentes até que julguemos nossos próprios egos. Temos que parar todos os dias e julgar nosso proprio nafs, perguntando a ele sobre as nossas ações. Devemos perguntar ao nosso nafs: “Porque eu fiz tal coisa?”, “Qual foi a minha intenção ao fazer tal coisa?”, “O que eu fiz durante o dia?”. Faça o teu julgamento sobre o teu nafs e lute para obter sempre melhores resultados. Isso é a jihad al nafs.

Um dos Tabein (seguidores dos sahaba) disse: “Os inimigos do ser humano são 3: a dunia (a vida terrena), o shaytan (o demonio) e o nafs. Lutem contra a vida terrena não se apegando a ela, lutem contra o shaytan buscando refúgio em Allah e afastando as más idéias e intenções, e lutem contra o nafs com o jihad.”

Irmãos, aquele que não faz jihad contra seu ego e seus desejos é escravo do seu nafs. Allah SWT disse no Quran:

Não tens reparado em quem toma por divindade os seus desejos? Ousarias advogar por ele?” (25:43)

Imaginem, no dia do juizo cada um seguirá aquilo que ele adotou como divindade, já imaginou audho billah você no dia do juizo seguindo os teus desejos e eles te encaminharem até o inferno. Isso porque nunca conseguiram dizer não ao seu nafs quanto aos seus desejos. Olhem a diferença daquele que é servo de Allah e aquele que é servo dos seus desejos, ou então servo da moda, ou então servo do dinheiro. Cada um toma por divindade aquele a quem ele obedece, se você obedecer a Allah em detrimento de obedecer ao teu nafs serás um servo de Allah, agora se obedecerdes o teu nafs em detrimento da obediência a Allah terá tomado por divindade os teus desejos.

Irmãos, nós temos que fazer jihad, lutar contra os desejos do nosso ego, nós temos que aprender nosso din, nós temos que nos firmar com as companhias que nos aproximem de Allah e nos afastar daquelas que nos afastam Dele, isso tudo é jihad, Allah SWT disse no Quran:

Sê paciente, juntamente com aqueles que pela manhã e à noite invocam seu Senhor, anelando contemplar Seu Rosto. Não negligencies os fiéis, desejando o encanto da vida terrena e não escutes aquele cujo coração permitimos negligenciar o ato de se lembrar de Nós, e que se entregou aos seus próprios desejos, excedendo-se em suas ações.” (Al Kahf)
Se eu me enfurecer tenho que lutar contra meu nafs para que isso não aconteça, o Profeta SAAS disse: “O forte não é aquele que tem força física, mas aquele que controla seu nafs no momento de fúria.” Devemos dominar e governar o nosso nafs e não deixar ele nos dominar. Agora pare e se pergunte: Qual dos dois está dominando? Você ou seu ego?

Allah SWT disse no Quran:

“E aos que lutam por Nós, certamente, guia-los-emos a Nossos caminhos. E por certo Allah está com os benfeitores” (29:69)

Ou seja, aquele que lutar pela causa de Allah, lutar contra seu nafs será guiado por Allah, estará na senda de Allah, estará entre os amados de Allah. Por Allah irmãos que não há nenhum jihad que nós fizemos pela causa de Allah sem que Ele se aproxime de nós. Allah SWT disse: “Aquele que se aproximar de Mim um palmo Me aproximarei dele 2 palmos...”. Então se esforce pela causa de Allah e Allah facilitará teu caminho, mas primeiro precisa vir o teu jihad. Se você gosta de algo que é haram luta contra teu nafs e eduque ele para o halal e diga: Não! Aos teus desejo. Se você não consegue por o hijab, jihad irmas, luta contra teu ego e diga: “Não, eu seguirei a vontade de Allah SWT”. Esforcem-se e Allah facilitará o caminho.

Vejamos exemplos daqueles que lutaram contra seus nafs (egos):

Vejamos o exemplo de um companheiro do Profeta SAAS chamado Rabi’a que era empregado do Profeta SAAS. Numa noite o Profeta SAAS chamou Rabi’a e disse-lhe: “Oh Rabi’a o que você gostaria?” Então ele respondeu: “Oh Mensageiro de Allah deixe-me pensar!” Qual era a idade desse sahabi? 17 anos. Então Rabi’a conta: “Comecei a pensar na vida terrena e suas belezas, mas então conclui: Não pedirei nada que não seja para a outra vida! Entao voltei até o Profeta SAAS e disse: “Oh Mensageiro de Allah peço-te a tua companhia no Paraiso!” E o Profeta SAAS disse: “Oh Rabi’a algo além disso?” E ele disse: “Não, só isso!” Então o Profeta SAAS disse: “Então me ajude contra teu nafs e aumente as tuas orações”. Irmãos essas palavras não são só para Rabi’a e sim para todos aqueles que querem a companhia do Profeta SAAS no Paraiso. Aumentem as orações voluntárias, viram o que o Profeta SAAS disse a ele: “Me ajude contra o teu nafs”.

Outro exemplo é o do sahabi Abdullah Ibn Rawaha. Na batalha de Mu’ta os inimigos lutavam cruelmente contra os muçulmanos que mantinham a bandeira islâmica para que com isso a batalha terminasse logo. Toda vez que alguém segurava a bandeira era morto, então outro pegava a bandeira antes que ela caisse e ficava no seu lugar. Até que então chegou a vez de Abdullah Ibn Rawaha segurar a bandeira e entrar a fundo na batalha, se ele pegasse de certeza morreria shahid. Então ele olhou a bandeira e pensou: pego a bandeira ou não? Então ele começou seu jihad contra seu nafs, começou a reprimir e encorajar seu nafs com palavras. Ele começou a dizer ao seu nafs: Juro por Allah que entrarás na batalha e se não entrares sua vida após isso será terrível. Qual é o teu problema oh nafs? Porque te vejo fugindo do Paraiso? Se não morreres agora de qualquer forma morrerás, e se morreres agora estarás bem guiada! Então nisso ele pegou a bandeira , então veio seu primo com um pedaço de carne lhe dizendo: “Pegue isso e descanse um pouco” faziam 6 dias consecutivos que eles estavam na batalha. Ele estava cansado, não pensem que para os sahaba as coisas eram mais fáceis, eles passavam pelo mesmo jihad que nós passamos hoje. Então ele pegou aquele pedaco de carne, comeu um pouco dele e disse: “Que é isso Oh Ibn Rawaha? Tu ainda estás nessa vida?” Então pegou a bandeira e lutou até morrer shahid. Entao o Profeta SAAS disse: “Vejo agora Ibn Rawaha no Paraiso!”.

Irmãos, vamos dizer o mesmo para o nosso nafs: Qual é o teu problema oh nafs? Porque te vejo fugindo do Paraiso?

Um dos Tabein dizia ao seu proprio nafs: “Oh nafs tu não és dos reis que tem todos os seus desejos nessa vida e nem dos verdadeiros adoradores que tem suas bênçãos na outra vida, onde estás então oh nafs?”

Irmãos temos que controlar nosso nafs até mesmo para com as coisas halal (permitidas). Málik Ibn Dinar entrou no mercado e viu um tipo de comida que ele gostava então ele comprou. Seguiu pelo mercado e viu outro tipo de comida que ele gostava e comprou. Depois viu um terceiro tipo de comida que ele gostava então ele disse: “Oh Nafs tenha paciência, não estou te proibindo isso por não gostar de ti, pelo contrário faço isso porque gosto de ti”. Olhem como ele educava seu nafs até mesmo com o halal.

Uma vez Omar Ibn Khatab viu um homem andando pelo mercado contando dinheiro para comprar algo. Então Omar perguntou a ele: “Porque você vai comprar isso?” Ele disse: “Porque eu quero isso!” Entao Omar disse: “E toda vez que você quer algo você compra?” Ele disse: “Sim”.Entao Omar tirou sua bengala e golpeou o homem. Ou seja, não serve isso, você chegar a tal ponto de comprar tudo aquilo que teu nafs te pedir, isso nao é certo.

Irmãos, devemos aprender a lutar contra nosso nafs, contra os nossos desejos, porque se seguirmos eles estaremos arruinados nessa vida e na outra. Devemos aprender a educar nosso nafs para o halal e mesmo no halal ser moderado. Vejamos por ex. Ali Ibn Abu Taleb que na hégira dormiu no lugar do Profeta SAAS, quando o povo de Quraish havia planejado matar o Profeta SAAS. Vocês sabem qual era a idade dele nessa época? Ele tinha 20 anos. Se ele não fosse uma pessoa que lutasse constantemente contra o seu nafs jamais teria conseguido isso. Perguntaram a Ali como ele havia passado aquela noite e ele respondeu que havia sido a noite mais tranquila da sua vida. Agora um exemplo para as irmãs, na hégira do Profeta Muhamad SAAS ele e Abu Baker fizeram uma estratégia para que Quraish não descobrisse onde eles estavam, e se esconderam numa montanha chamada Thor. Asmah bint Abu Baker ficou encarregada de levar comida e água até eles, caminhava mais de 5 km por dia carregando água e comida, e inclusive subia nessa montanha para levar até eles. Qual era a idade dela? 23 anos e ainda estava grávida de 7 meses. Masha Allah, e nós não conseguimos fazer jihad contra nosso nafs para rezar o fajr, ou para fazer jejum voluntário, ou para deixar o haram. Olhem o exemplo dos sahabah e das shabiyat.

Mais um exemplo, Muhamad al Fáteh conquistou a Constantinopla (Istambul) e vocês sabem como ele conseguiu? Através de 1 hadith do Profeta Muhamad SAAS. Quanto tempo havia entre ele e o Profeta SAAS? 600anos. Como foi isso? Ele ouviu um hadith no qual os companheiros do Profeta SAAS perguntaram: “Oh Mensageiro de Allah, qual dessas terras será conquistada primeiro: Constantinopla ou Roma?” O Profeta SAAS disse: “Constantinopla será conquistada primeiro e terá um exército abençoado e seu líder será abençoado.” Imaginem, ele era um jovem que ouviu esse hadith. Então o que ele fez? Começou a correr atrás do conhecimento, memorizou todo o Quran, deixou o haram, lutou contra seu nafs e viveu pelo Islam, e então Constantinopla foi conquistada com suas mãos, e ele foi o líder abençoado ao qual o Profeta SAAS se referiu.

Irmãos o caminho de Allah precisa de jihad, nesse caminho o Profeta Nuh viveu 950 anos lutando contra o seu nafs e chamando as pessoas para Allah, o Profeta Yahiya foi assassinado, o Profeta Zakariya morreu serrado ao meio, O Profeta Ibrahim As foi jogado no fogo, o Profeta Muhamad sofreu e lutou toda sua vida por esse caminho, e nós agora queremos que o Islam venha até nós sem esforco nenhum? Vejam quantas pessoas sofreram e se sacrificaram para que hoje você fosse muslim.

Irmãos, nós temos que colocar um objetivo nessa vida. Por que você vive? Você foi criado para adorar a Allah. Nós não podemos viver nessa vida só para preencher nossos desejos porque assim perderemos essa vida e morreremos sem saber pq vivemos. Portanto irmãos vamos colocar como meta na nossa vida viver pelo Islam, essa vai ser nossa meta daqui em diante, viver pelo Islam. Como assim? Tudo que nós formos fazer vamos pensar no Islam. Por ex. estudo na faculdade portanto a minha meta é ser um exemplo do islam dentro e fora dela, vou mostrar meu orgulho de ser muçulmana firmando no meu hijab e me afastando das más companhias e das obscenidades. As irmãs que usam o hijab são vistas pelos não muçulmanos como o Islam andando na rua, portanto vejam a responsabilidade que nós temos quanto a isso, um mau comportamento seu pode ser a causa pela qual alguém tenha uma má imagem do islam, irmãs seremos cobradas por isso, portanto irmãs Jihad para se manter firme e longe do haram, jihad para deixar a vestimenta ocidental pela vestimenta que Allah nos prescreveu, jihad para ser um bom exemplo de conduta. Quanto aos irmãos jihad da mesma forma no trabalho, nos estudos, na vida em geral, jihad na Da’wa chamando os outros para Allah. Irmãos o Islam precisa de nós, nós temos que exaltar o islam e como iremos exaltá-lo? Praticando, lutando, se esforçando contra nós mesmos, procurando o conhecimento, estudem o islam, o Islam precisa de crentes com conhecimento e firmes na crença e nos atos. Portanto vamos colocar como meta: Viver pelo Islam, viver para exaltar o Islam, a religião de Allah SWT. Se nós fizermos isso, insha Allah estaremos entre os amados de Allah SWT e teremos alcançado a Satisfação Dele.

Ya Allah para Ti são todos os louvores e todo agradecimento, Alhamdulilah por teres nos guiado ao Islam, Alhamdulilah por teres nos encaminhado para a fé, Alhamdulilah pelo Quran, Alhamdulilah por teres no tirado da escuridão e nos levado para a luz. Ya Allah em ti cremos, em Ti confiamos e a Ti admitimos nossa fraqueza e nossos pecados, perdoa-nos por aquilo que cometemos no passado e pelo que cometeremos no futuro. Ya Allah firma-nos na fé e na orientação, e nos ajude a lutar contra nossos nafs, nos ajude a fazer a jihad pela Tua causa, ya Allah nos ajude na jihad atrás do conhecimento, ya Allah nos ajude a colocar como meta na vida: viver pelo Islam e permita que a exaltação e a vitória do Islam venha através das nossas mãos. Ya Allah esse é o nosso Du’a e Tu és quem ouve a súplica daquele que Te suplica, com a Tua misericórdia aceite nosso Du’a! Allahuma Amin!

E que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhamad SAAS, e Louvado seja Allah Senhor do Universo.

terça-feira, julho 23, 2019

O Arranjo Divino

Por: M. Yiossuf Mohamed Adamgy

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estende r o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Os Judeus e Cristãos foram ordenados por Deus para preservarem os seus Respectivos Livros sagrados, a Torah e o Evangelho. Por conseguinte, de início, a responsabilidade pela preservação dessas escrituras divinas, recaiu sobre os seus seguidores, enquanto Deus, Ele mesmo, assumiu a responsabilidade de manter intacto o Alcorão: "Nós revelamos a Mensagem e somos o Seu Preservador”. (15:9).

As escrituras anteriores eram Livros de Deus, assim como o Alcorão. A única diferença era que os portadores de tais livros falharam na sua tarefa de preservá-los, e, portanto, perderam as suas qualidades originais.

Quanto ao Alcorão, Deus guardou-o, fornecendo o Seu socorro divino especial para a sua salvaguarda, mantendo-o em seu estado primitivo. Isso, no entanto, não significa que os anjos desceram do céu, a fim de manter o Alcorão sob a sua proteção. No mundo atual, sendo um julgamento, as realidades do outro mundo permanecem escondidas de nós, nesta vida. Pode, portanto, nunca acontecer que os anjos venham praticamente descer a fim de proteger o Alcorão. Todas essas coisas são alcançadas neste mundo sob circunstâncias normais e não extraordinárias. Aqui, esta tarefa deve ser realizada por nós, seres humanos normais, e através de processos históricos, sem o véu do ser invisível levantado.

Eventos ao longo da história humana confirmam o cumprimento da vontade de Deus. No caso do último Profeta do Islão é distintamente diferente dos outros Profetas. Por ocasião da Hajjatul wida, a última Peregrinação, que o Profeta realizou dois meses e meio antes de sua morte, ele foi acompanhado por uma enorme multidão de muçulmanos nas planícies de Arafat. Este número é extraordinariamente grande, considerando-se que a população mundial nos tempos antigos era muito menor do que é hoje. Após a morte do Profeta (p.e.c.e.) esse número passou a aumentar, à medida que a nação abraçou o Islão. 

Desta forma, um vasto grupo humano surgiu como nunca tinha existido, anteriormente, para a guarda de quaisquer outras escrituras reveladas.

Outro evento útil que se seguiu foi uma série de conquistas dentro e fora da Arábia, através da qual os muçulmanos ganharam, progressivamente, o domínio sobre um vasto território habitado do mundo antigo e estabeleceram o maior e mais forte dos impérios do tempo. Este império, forte demais para ser superado por qualquer outro poder, era bem capaz de proteger a autenticidade do Alcorão, resistindo a todas as investidas por mais de mil anos. Depois, com o advento da era da imprensa, a possibilidade de o Alcorão ser destruído foi, finalmente, descartada. Na era da imprensa tornou-se possível imprimir um milhão de cópias de apenas um manuscrito - algo que tinha sido uma impossibilidade, nos tempos antigos, quando cada cópia foi separadamente escrita, à mão. Foi por isso que uma cópia era diferente de outra, em certa medida. Isso aconteceu com todos os livros antigos. Foi só no caso do Alcorão, da qual dezenas de milhares de cópias foram escritas à mão antes da idade de imprensa, (um grande número de cópias ainda estão disponíveis em museus e bibliotecas) em que, surpreendentemente, não havia a menor diferença entre um e outro manuscrito. Se os muçulmanos se tornaram tão atentos e sensíveis para manter a perfeição do Alcorão, foi por causa do socorro divino especial de Deus.

Além disso, havia um outro arranjo inspirado por Deus. Ou seja, o único método de gravar todo o Texto na memória, o que veio a ser praticado no caso do Alcorão — um método que nunca antes tinha sido aplicado a qualquer outro Livro na história da humanidade. 

Centenas de milhares de pessoas foram motivadas (por Deus) para aprender de cor o Texto do Alcorão, do começo ao fim. Desde o início do Alcorão até aos nossos dias, milhares e milhares de pessoas conhecidas como hafiz (aquele que decora todo o Alcorão de memória) existiram em cada geração. A história diz-nos que não há nenhum outro Livro cujos seguidores têm demonstrado tal extremo cuidado em memorizar o Texto. Foi esse costume de lembrar o Alcorão de cor que fez a sua preservação possível.

Este sistema único foi denominado por um orientalista francês por "duplo controle", ou seja, primeiro combinando o conteúdo de uma cópia com o outro e, em seguida, verificando-o, novamente, a partir da memória.

Todo o procedimento foi seguido, para a proteção do Alcorão, no decorrer de 14 séculos de História Islâmica,ser assistido por Deus. No entanto, a fim de que este mundo possa continuar a ser um campo de testes para a humanidade, tudo isso aconteceu sob um véu (ou seja, apesar de ter sido Deus quem influenciou eventos e motivou as pessoas, Ele permaneceu oculto, porque o ser humano está em julgamento neste mundo). No Dia do Julgamento, quando todas as realidades forem postas a nu, as pessoas irão observar como o próprio Deus estava a realizar, diretamente, a tarefa de proteger o Alcorão, desde o início da revolução islâmica ao advento da era da imprensa, que com o seu mais sofisticado método de replicação, facilitou a rápida propagação da Mensagem de Deus.

Há um outro aspecto vital desse arranjo Divino especial para a continuação eterna do Alcorão: Deus exige que os muçulmanos preservem não apenas a sua redação, mas, mais importante, os seus significados.

Considerando que o ensaio dos Povos do Livro estava em perpetuar os dizeres exatos das suas escrituras, o verdadeiro teste da Ummah muçulmana está na guarda do significado das suas escrituras. Aos antecessores dos muçulmanos falhou este teste, por isso o Próprio Deus assumiu a responsabilidade de manter o Alcorão intacto. Por uma questão de Julgamento Divino, os muçulmanos têm de provar que não se desviam do Texto nas suas explicações e interpretações, e de ter mantido tudo no lugar exato designado pelo Alcorão.

Nos seus comentários, devem ter o maior cuidado para que nenhuma mudança de ênfase ocorra, o que equivaleria a alterar os objetivos do Texto Sagrado. Ao apresentar o Alcorão aos outros, os muçulmanos devem transmitir exatamente o que ele afirma, nada menos e
nada mais. O fracasso dos muçulmanos, como o povo do Alcorão, reside no esquecimento do seu espírito e no uso do Alcorão simplesmente como um Livro de bênção, ao invés de um Livro de orientação. Quando a degeneração dos muçulmanos atinge esse estágio, as suas atividades tornam-se dirigidas para longe das noções básicas do Islão. Referem a sua religião, o seu Livro Sagrado, como sendo questões de orgulho nacional. Outros envolvem-se em show business em nome do Islão.

Outros há, ainda, que exploram-no para ganho político. Todas essas atividades, mesmo que sejam ativadas em nome do Alcorão e do Islão, são todos desvios dos princípios sagrados. Se os muçulmanos insistem em se engajar em tais atividades, não vão escapar da ira de Deus. Se eles se sentem satisfeitos que serão salvos na base que não pouparam esforços em preservar as palavras do Alcorão, estão grosseiramente enganados. Deus vai responsabilizá-los por terem desvirtuado os significados do Texto do Alcorão de todo o reconhecimento.

Deve ficar claro que os muçulmanos serão castigados por alterarem significado do Texto, assim como os povos anteriores (ao do Alcorão) foram castigados por terem alterado a redação das suas Escrituras.

É neste ponto que os muçulmanos são perenemente testados. Após, eventualmente, terem mudado o significado do Alcorão pelas suas auto-denominadas interpretações, não podem escapar da ira de Deus, simplesmente por dizerem que não fizeram nenhuma alteração ao Texto. Nenhum ser humano pode ser testado, a menos que lhe seja dada a liberdade de ação também.

Os muçulmanos são livres para interpretar o Texto, mas não para alterá-Lo. Neste sentido, deve-se compreender plenamente que o castigo imposto a outros povos do Livro, por alterar a redação do Texto Divino, será dado também aos muçulmanos por alterarem o sentido do seu Texto. Aqui reside a bitola dos muçulmanos. Se pelas suas auto-intituladas interpretações mudam o sentido do Texto Sagrado, não lhes pode ser poupado castigo divino, pelo simples fato de não terem alterado as palavras reais. Porque o teste do ser humano reside na sua esfera de poder. Agora, é proibido mudar as palavras do Alcorão; os muçulmanos só podem mudar o seu significado. Por isso, será sobre este ponto que serão castigados. 

Obrigado. Wassalam (Paz).

M. Yiossuf Adamgy
Diretor da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN

Modalidades no Islão - O essencial na conduta islâmica (Parte II - Conclusão)

Coordenado por: M. Yiossuf Adamgy

Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

10. Conciliar as pessoas:

Conciliar as pessoas é uma ótima maneira de espalhar o amor, harmonia e o espírito de cooperação entre as pessoas. Deus diz no Alcorão: "Não há utilidade alguma na maioria das suas conversas, salvo nas que recomendam a caridade, a benevolência e a reconciliação entre as pessoas. E quem assim proceder, com a intenção de satisfazer a Deus, então brevemente lhe daremos uma magnífica recompensa.." (4:114).

11. A modéstia:

A modéstia é uma virtude que impede a vileza e o mal. A modéstia pode sentir Allah, ou seja, sentir vergonha que Deus nos vê cometer desobediência. Você também pode sentir vergonha de pessoas e de si mesmo, e é, em qualquer caso, um sinal de fé. O Profeta (p.e.c.e.) disse: "A modéstia é parte da fé." Ele também disse: "A modéstia não traz nada, senão o bem."

12. Misericórdia: 

A misericórdia é algo que muitas pessoas perderam nos seus corações, e por isso os seus corações estão duros como pedra, ou pior. O crente, ao contrário, é gracioso,amável e compassivo, como Deus diz: "Ademais, ser parte daqueles que creem e aconselham, uns aos outros, a paciência e a misericórdia, esses serão oscompanheiros da direita (os justos, destinados ao Paraíso)". (90:17-18).

O Profeta (p.e.c.e.) disse: "O exemplo dos crentes na misericórdia entre eles, no amor uns pelos outros é como um corpo, se alguma parte estiver doente, em seguida, todo o corpo sofre de insônia e febre."

13. Justiça:

A justiça traz a serenidade aos corações e almas, produzindo a segurança e a estabilidade na sociedade.

Deus diz no Alcorão: "Allah prescreve a justiça, a beneficência; e a caridade com os parentes". Alguns não-muçulmanos afirmam que Allah no Islão é um Deus rígido e cruel, que exige ser obedecido, que não ama nem é benevolente. Nada poderia estar mais longe da realidade. É o suficiente para saber que, com a excepção de um capítulo, os 114 capítulos do Alcorão começam com as palavras: Em nome de Deus, Clemente e Misericordioso. O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: "Allah é o mais benevolente e ama as Suas criaturas mais do que uma mãe ao seu filho".
Mas Deus é justo. Na verdade, o atributo da Misericórdia de Allah está completamente relacionada com o Seu atributo de Justiça. Aqueles que sofrem uma vida perseguidos por sua fé em Deus e aqueles que oprimem e exploram os outros a vida inteira, não podem receber o mesmo tratamento do seu Senhor. Esperar o mesmo tratamento seria negar a responsabilidade do ser humano sobre as suas obras, e sobre o juízo que é sua responsabilidade na Vida Futura, recusando todo o estímulo para uma vida moral e virtuosa neste mundo. Os seguintes versículos do Alcorão são claros e precisos a esse respeito: "Na verdade, para os tementes, haverá jardins de prazer, ao lado do seu Senhor. Porventura, consideramos os que têm fé como pecadores? O que se passa convosco? Como julgais assim?"(68:34 - 36).

14. Reconhecimento:

O Islão indica claramente que nós devemos ser gratos por favores recebidos. Primeiro com o nosso Criador, Deus, por tudo que Ele nos deu, que é constantemente repetido no Alcorão Sagrado. Assim, o muçulmano que recebe um favor de Deus, ou que tenha recebido uma graça, diz a frase Al-hamdulillah (agradecimento a Deus), que é uma das invocações preferenciais.

Também deve agradecer aos seus pares que lhe tenham feito um favor, quando solicitado ou quando for necessário.

No Ocidente, as pessoas estão acostumadas a pedir favores; a aproveitar-se permanentemente das ajudas ou das atenções e quando se lhes é solicitado algo, se esquivam, não correspondem, esquecem os favores recebidos e até chegam a falar mal de quem os faz. Isto é definitivamente anti-islâmico.

15. Decência no vestir.

Deus ordena que muçulmanos e muçulmanas se vistam decentemente. Não há necessidade de usar roupa islâmica tradicional do Médio Oriente, porque pode vestir-se, decentemente, com roupas ocidentais.

No caso de a mulher cobrir o rosto completamente (burka) ou expor apenas os olhos (niqab) são costumes regionais e não constituem um mandato islâmico. É opção da mulher… Dentro da Mesquita deve usar o véu, cobrindo a cabeça, de preferência usando o hijab; como antes na Igreja Católica, as mulheres deviam usar uma mantilha cobrindo a sua cabeça, dentro dos templos.

A vestimenta das mulheres muçulmanas é baseada em 3 princípios:

1. Que não seja decotado.
2. Que não seja justo.
3. Que não seja transparente.

Pode-se usar calças, se se usa uma blusa que tape as formas. Usar roupa tradicional islâmica deve ser um processo de aprendizagem e de habituação, como todos os ensinamentos do Islão, e facilita o crescimento dos mesmos. Poderia começar-se com decência no vestir. 

M. Yiossuf Adamgy
Diretor da Revista Islâmica Portuguesa AL

Modalidades no Islão - O essencial na conduta islâmica (Parte I)

Coordenado por: M. Yiossuf Adamgy
Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as
pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

1. A veracidade Entre as modalidades islâmicas que Allah e o Seu Mensageiro ordenaram, encontra-se a veracidade. Diz Allah no Alcorão: “Ó crentes! Temei a Allah e permanecei com os sinceros”. (9:119).

O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "A veracidade guia à justiça, e a justiça leva ao Paraíso. A pessoa continua a dizer a verdade até que esteja  escrito diante de Allah como verdadeiro". Mas a verdade com o inimigo, ou com quem pode fazer prejudicar a sua fé, é
excepção. Alguém pode mentir para o inimigo, desde que eles não percam nem um pouco de fé dentro de si e não o façam por covardia, mas como tática para sobreviver e continuar a trabalhar na causa de Deus.

2. Devolver os depósitos deixados na confiança O Islão ordenou aos muçulmanos que devolvam os depósitos deixados na confiança; Allah diz no Alcorão:

"Na verdade, Allah ordena-vos que devolveis os depósitos aos seus donos e que quando julgardes as pessoas, os julgueis com justiça." (4:58). O Profeta (s.a.w.) foi apelidado de "o Confiável" pela sua tribo, uma vez que eles lhe confiavam a sua riqueza para a guardar. Quando Allah permitiu que o Profeta emigrasse de Meca para Medina, devido ao aumento do sofrimento da opressão sobre ele e os seus seguidores, o Profeta (s.a.w.) não emigrou até ter devolvido todo o dinheiro que eles haviam depositado em confiança, embora os proprietários destes depósitos fossem incrédulos.

O Islão ordenou que devolvesse os depósitos deixados na confiança, independentemente de os depositantes serem de crenças muçulmanas ou outras.

3. Manter as promessas Manter as promessas é outro costume islâmico essencial;

Allah diz no Alcorão: "E cumpri a promessa, pois sobre a promessa sereis questionados!" (17:34) e "Aqueles que cumprem o compromisso com Allah e não quebram o compromisso (após o terem firmado" (13:20). O Profeta (s.a.w.) informou-nos que uma das características do ímpio está em não cumprir as suas promessas.

4. Humildade
O muçulmano é caracterizado pela humildade com que coexiste com os seus irmãos na fé, sejam eles ricos ou pobres. Allah diz: "E seja gentil com os crentes!" (15:88). O Profeta (s.a.w.) disse: "Deus inspirou-me a ser respeitoso; entre vós ninguém se comporte mal ou oprima os outros."

5. Bondade com os pais Obediência e honra em relação aos pais é prova da importância que o Islão dá aos idosos. 

Allah menciona no Alcorão os direitos que os seres humanos devem ao seu Criador, e, imediatamente, estabelece os direitos dos pais e mais idosos: “Não associes com Allah outra divindade, porque tornar-te-ias desprezado, rejeitado. E o teu Senhor dispôs que a ninguém adoreis senão a Ele, e sede bondosos com os vossos pais e se eles chegarem à velhice, estando com um ou com os dois, não lhes digam uma palavra de desprezo ou reprovação, e não sejam amargos com eles, e falem com eles com grande respeito”. (17:22-23).

Allah ordena-nos que lhes obedeçamos, sejamos misericordiosos com eles, humildes para tratar e interceder por eles: "Sê gentil com eles e diz: Senhor meu! Tem piedade sobre eles, como eles a tiveram quando me criaram enquanto criança" (17:24). Bondade com os pais não é uma mera recomendação para o muçulmano, mas uma obrigação Alcorânica.

6. Bondade para com os vizinhos Bondade com os vizinhos também está entre os mais
nobres costumes islâmicos: "E adorai a Allah e nada associeis a Ele. Sejais bondosos com os pais, parentes, órfãos, os pobres, os vizinhos e os não-parentes, o companheiro de viagem, viajantes, visitantes, servos. Na verdade, Allah não ama o vaidoso, o arrogante". (4: 36).

Allah ordenou-nos que fossemos gentis com os vizinhos, quer eles estejam perto ou longe. O Profeta (s.a.w.) disse: "Jibril (Arcanjo Gabriel) continuou aconselhando bondade para com os vizinhos, até que eu pensei que eles teriam direito à parte da herança, mas realmente não têm." O Profeta (s.a.w.) disse também para Abu Dharr (r.a.): "Ó Abu Dhar! Ao preparares a sopa, adiciona mais água no recipiente,e lembra-te do teu vizinho (ou seja, aproxima-te dele)".

Os vizinhos devem ser tratados com bondade, sejam eles muçulmanos ou não-crentes.

7. A generosidade com os convidados O Profeta (s.a.w.) disse: "Quem crê em Deus e no
Dia do Juízo Final, seja generoso com o seu convidado".

8. Generosidade Allah elogiou aqueles que gastam generosamente:

"Aqueles que gastam a sua riqueza pela causa de Allah, sem se gabar ou reclamar, terão a sua recompensa perante o seu Senhor. Eles não terão medo, nem se afligirão". (2: 262).
O Profeta (s.a.w.) disse: "Quem tem um lugar vazio no seu meio de transporte, que permita viajar àqueles que não possuem (desde que sejam conhecidos), e se possui mais comida, que ofereça a quem não possui."

No entanto, o Profeta (s.a.w.) estabelece limites à generosidade: "Deus não quer avarentos, nem aqueles que desperdiçam a sua fortuna". "Não seja mesquinho nem desperdice, porque seria censurado e, é claro, empobreceria". E não faças com que a tua mão esteja amarrada ao teu pescoço (ganância), nem aberta ao máximo do seu comprimento (resíduos), para que não se sintas em torno dela: culpado, desprovido.

9. Paciência e Tolerância

Tolerar e perdoar os erros do povo e aceitar o seu pedido de desculpas é uma característica do Islão.

Allah diz: "Aquele que é paciente e perdoa, resolverá as suas questões da melhor forma." (42:43) e diz:

"Deixe-os perdoar e perdoa. Não desejais que Deus vos perdoasse? Deus é Indulgente, Misericordioso".(24:22).

O Profeta (s.a.w.) disse: "A caridade não diminui a riqueza. Quando você é tolerante com os outros Allah honrá-lo-á". O Profeta (s.a.w.) também disse:

"Deus será misericordioso e terá misericórdia de ti;perdoa (às pessoas) e Deus vai te perdoar". (Continua, no próximo número, in cha Allah).

terça-feira, julho 09, 2019

GRANDES MULHERES DO ISLÃ

As mulheres no Alcorão são personagens importantes e assuntos de discussão nas histórias e na moral ensinadas no Islã. Algumas das mulheres no Alcorão são retratadas em uma luz positiva, enquanto outras são condenadas por suas ações. 

Mary (Maryam - مريم) é a única mulher mencionada no Alcorão pelo nome. A maioria das mulheres no Alcorão são representadas como mães ou esposas de certos líderes e profetas. As mulheres no Alcorão mantêm uma quantidade de autonomia dos homens em alguns aspectos.

O papel das mulheres muçulmanas no mundo islâmico é aquele que é propenso a muita discussão e pressupostos; Infelizmente, a discussão é mais frequentemente negativa. As percepções mais comuns são as mulheres que vivem sob as ditaduras opressivas de seus maridos e pais, forçadas ao casamento e, obviamente, sufocadas sob o véu. Em termos de contribuição e papel na sociedade, a caricatura é uma mulher restrita a cinco metros da pia da cozinha.

A discussão das mulheres muçulmanas e seus papéis é importante para todos os muçulmanos, em primeiro lugar porque é uma área em que há muitos equívocos de não muçulmanos que precisam ser corrigidos e, em segundo lugar, alguns muçulmanos tratam injustamente as mulheres em nome do Islã quando o fato real, suas ações são muitas vezes resultado de costumes culturais ou tribais e não do islamismo.

Os equívocos envolvendo o tratamento das mulheres muçulmanas decorrem de duas fontes; Dos muçulmanos que podem justificar sua opressão e maus tratos de mulheres com base no islamismo. Além disso, alguns não-muçulmanos que têm uma agenda para levar os ensinamentos islâmicos e querem descrever a civilização islâmica como atrasada e opressiva. 

Nos últimos tempos, o tratamento das mulheres no Afeganistão tem sido usado para apresentar a imagem de mulheres muçulmanas sendo oprimidas e abusadas e depois culpam os textos de Shar'iah.

O papel da mulher muçulmana é claramente definido e delineado no Islã. Em suma, seu papel principal é com a educação de seus filhos e em ser uma esposa obediente. Ela é encorajada a cumprir todos os deveres que ela ocupa com devoção e entusiasmo. O seguinte Ahadith lembra as recompensas e os méritos adotados para assumir seus deveres primários.

Abu Huraira narrou que o Profeta (saws) disse: 
"As justas entre as mulheres são aquelas que são gentis com os seus jovens e que cuidam da propriedade de seu marido".

No entanto, o papel das mulheres de ser mãe e esposa não são seus únicos papéis. O Islã permite que as mulheres realizem Hajj (peregrinação), exerçam o voto, se envolvam em política, ocupem emprego e até executem seu próprio negócio.

Allah (swt) menciona que homens e mulheres são iguais à sua vista. Ele (swt) menciona que a única diferença é a de piedade, de ganhar recompensa e de obedecer a Ele (swt). Não é igualdade física. Para afirmar o óbvio, Allah (swt) tornou os homens e as mulheres diferentes e, em termos de papéis, ele fez os meios para obter uma recompensa diferente.

"Os homens são os protetores das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo seu sustento do seu pecúlio." (Alcorão Sagrado 4:34)

O papel da mulher muçulmana é o de ser obediente a Deus (swt) para não adorar o homem, mas se submeter àquele que é digno de adoração.

Hoje, as mulheres no Islã são vistas como estranhas, oprimidas, até assustadoras. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Apesar dos estereótipos, as mulheres muçulmanas sempre desempenharam um papel vital na comunidade muçulmana e não apenas em papéis tradicionais. As primeiras mulheres muçulmanas serviram a comunidade através de bolsas de estudo, ensino, enfermagem e outras atividades importantes. Longe de serem escravas oprimidas para os homens em suas vidas, essas mulheres serviram a Deus e a sua comunidade com bravura e sabedoria. As mulheres muçulmanas olham para elas como modelos.

As mulheres muçulmanas notáveis ao longo da história e no mundo contemporâneo têm contribuído para a civilização como estudiosas, juristas legais, benfeitoras, guerreiras, empresárias, poetas, entre posições infinitas.

Fonte:Chat Islam Online Português