sexta-feira, maio 08, 2015

Os segredos que esconde o Adhan (O Chamamento para a Oração)

Ao muazim (o que faz o chamamento para a Oração (Salat), Allah perdoa as suas faltas pela potência da sua voz Coordenado por: M. Yiossuf Adamgy.

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Muita gente pensa que a Oração (Salat) começa quan-do se pronuncia Takbiratul Ihram (Allahu Akbar), mas equivoca-se. Salat começa muito antes. O Profeta Muhammed (s.a.w.) disse: "Esperar o momento de Salat é como estar fazendo Salat"
Inclusivamente antes, segundo um hadith do Profeta Muhammad (s.a.w.) que diz:

"Quem faça a sua ablução e se dirija diretamente ao Salat, não cruze os seus dedos porque já está rezando".

Possuímos um tesouro de valor incalculável a que não prestamos a atenção que merece, ouvimo-lo cinco vezes ao dia — falo do "Adhan" (o Chamamento para a Oração).

O "Adhan" está cheio de segredos e são poucos os que lhe prestam atenção.

Fizeste o Adhan alguma vez?

Quem costuma fazer o Adhan antes de Salat, desfruta muito mais dela. Haverá quem não encontre relação entre o Adhan e a concentração na Salat, mas, quem é o nosso maior inimigo durante Salat? Quem é o que não poupa em esforços para fazer com que pensemos em qualquer coisa, de modo que nos distraiamos na Oração? Obviamente, é o Satanás (Shaytan); pois bem, o Adhan afugenta o Satanás.

Segundo um hadith do Profeta Muhammad (s.a.w.):  "Quando se efectua o chamamento para a Oração, Satanás foge até que não possa escutar o Adhan".

Satanás odeia esta ação com todas as suas forças; por conseguinte, o Adhan é uma oportunidade para aumentar o seu enfado e fazê-lo pagar por todas as vezes que nos molestou e distraiu durante a Oração.

Normalmente não cumprimos com a Oração como é devido, pois sempre falta algo por culpa da distração, e o Adhan pode servir para fortalecer a nossa Oração.

O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Ao muezim, Allah perdoa as suas faltas pela potência da sua voz; qualquer ser vivo ou inerte que o escute e repete com ele, tem para si mesmo a recompensa de quem reze com ele".

Ou seja, se reza com cem pessoas leva a mesma recompensa que todos eles.

E haverá quem pense “o que tenho que ver com isto se eu não sou muazim”.

E se vos dissesse que podem obter a mesma recompensa que o muazim?

Ibn Abdallah Bin Amr transmitiu que um homem disse uma vez ao Profeta Muhammad (s.a.w.): "Ó Profeta de Allah, os muezimes têm mais recompensa que nós", e o Profeta Muhammad (s.a.w.) contestou: "Repete o mesmo que eles dizem".

Subhanallah, há pessoas que sabem como conseguir "hasanat" com apenas esforço, conhecimento e saber.

Diz Allah no Nobre Alcorão: "Allah elevará em um grau aos que dentre vós acreditem e aos que receberam o conhecimento".

O que primeiro dizemos no Adhan é "Allahu Akbar", (Deus é o Maior); se se está no seu negócio e se escuta esta frase do Adhan, significa que Allah é Maior que o seu negócio; portanto deve deixar o seu negócio e acudir a Allah, louvado seja. Se se está com a sua família, significa que Allah é Maior do que eles. Se se está a dormir e se escuta Allahu Akbar significa que Deus é Maior que as suas horas de descanso. Por isso, repete-se mais de uma vez.

Uma vez que deixamos o que estamos fazendo para acudir à Oração, cabe perguntar porquê?

Porque o fazemos pela frase que vem depois "Ashadu an la ilaha illa Allah" (Testemunho que não há outra divindade salvo Allah (Deus) ".

Nós rezamos segundo os ensinamentos do Profeta Muhammad (s.a.w.).

O nosso amado Profeta Muhammad (s.a.w.) disse:

"Rezai como me vistes rezar".

Por isso, a frase seguinte é "Ashadu anna Muham-madan rassulu Allah" (Testemunho que Muhammad é o mensageiro de Allah) e isto mostra as duas condições que se devem cumprir para que um ato seja aceite; fidelidade a Allah e obediência ao Profeta Muhammad (s.a.w.).

O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Segui o meu exemplo nos vossos atos de adoração"

Diz Allah no Nobre Alcorão:

"Aquele que espere o encontro com o seu Senhor que atue com retidão e que, ao adorar o seu Senhor, não o associe a ninguém".

Ao ouvir isto diariamente acostumamo-nos e não o valorizamos, inclusive a gente acode às mesquitas coincidindo com a Iqama (início de Salat) e não presta atenção ao Adhan.

Com o Adhan, eleva-se o nome do nosso amado Profeta Muhammad (s.a.w.). Cada vez que o sol se inclina e chega a hora de Salat num país concreto, o nome do nosso Profeta Muhammad (s.a.w.) se pronuncia em todas as Mesquitas desse lugar, e um minuto mais tarde sucede o mesmo no país ou lugar contíguo e assim sucessivamente. Al-hamdulillah, não existe um país no mundo onde não haja muçulmanos; por isso, podemos dizer que o nome do Profeta Muhammad (s.a.w.) se repete em todos os cantos do mundo, ao longo do dia.

O que seguidamente diz o muezim no Adhan é "Haya ‘ala assalat" (Venha para oração); e nós, o que devemos repetir? O mesmo? Não, devemos dizer "La hawla wa la quwata il-la bil-lah" (Não há poder nem força senão com Allah); se escutamos o muezim dizer "Haiia ‘ala alfalah" (Venha para o triunfo), não podemos senão alegrar-nos. Salat é o meu triunfo? A minha felicidade? Porque não haveria de vir?

E segue o Adhan com a mesma fórmula com que começou, despegar-se deste mundo, desta vida; "Allahu Akbar", o Adhan conclui como havia começado. E no caso do Adhan de Fajr, acrescenta-se "Assalatu khairum minan naum" (rezar é melhor que dormir), e nós deve-mos dizer "sadaqta wa barakta".

Du’aa (súplica) para depois do Adhan: “Al-lahum-ma Rab-ba hazehid-daawatit-taam-mat, wa as-salatil qa-imat, ati Mu-ham-mada-nelwassilata wal fadilata wad-darajatar-rafiata, wa ab-as-hu maqaamaam- mahmuda, nil-lazi waâd-tahu, warzuqna chafa’atahu yaumal-qiyamat. In-naka la tukhliful-miaad”.

“Ó Allah, Senhor deste chamamento perfeito e da Oração que está prestes a estabelecer; concede a Muham-mad (s.a.w.) o grau de intercessão (wassilah); e (concede-lhe) a graça. E envia-o para o Makáme Mahmud que Tu lhe prometestes; e confere a sua intercessão no dia de Julgamento; na verdade, Tu não contrarias na Tua promessa”.

Com esta súplica, o Profeta (A Paz e as Bênçãos de Deus estejam com ele) garantiu-nos a sua intercessão ante Allah, no Dia Final.

Outro aspecto a destacar do Adhan é que nos anuncia o encontro com o Ser mais querido para nós, o encontro com Allah. O Adhan é o que nos anuncia a iminência do encontro com O Amado; por isso, os que realmente amam a Deus apressam-se a correr para as  Mesquitas, imediatamente depois de o escutar.

Aisha (r.a.) transmitiu que o Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Quem ame o encontro com Deus, Deus amará o encontro com ele, enquanto quem não deseje o encontro com Deus, Deus não desejará o encontro com ele" 

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 07/05/2015

quinta-feira, maio 07, 2015

RELEMBRANDO:A ORIGEM DA NOITE DE MI’RAJ

AssalamoAleikumWarahmatulahWabarakatuhu(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) BismilahirRahmaniRahim(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK

Refere o sagrado Cur’ane: “Glorificado seja Aquele que transportou, durante a noite, o Seu servo, da Mesquita sagrada (em Maka), à distante Mesquita de Al-Aqsa (em Jerusalém), cujos arredores abençoamos, para mostrar-lhe alguns dos nossos sinais. Deus ouve tudo e vê tudo”. Cap.17, Vers.1. Alahhuma Sali Alã Muhammad WaalãAlihiWassalam.

É conhecida a preocupação que o Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) teve por causa do seu Umah (Povo Muçulmano). Ele passava as noites a chorar e a pedir a Deus que encaminhasse o seu Umah para o caminho da verdade. Sua esposa, HazratAisha (Radiyalahuan-há) pediu ao Profeta (SalalahuAleihiWassalam) para lhe fazer um duá (prece) para ela, o que ele respondeu que para ela lhe tinha feito uma prece, mas para o seu Umah em geral, tinha feito 5 preces. 
 
Consta-se que uma vez o anjo Gabriel - Jibrail (Aleihi Salam) apareceu ao Profeta (SalalahuAleihiWassalam) com a cara transtornada e foi-lhe perguntado o motivo. Jibrail (Aleihi Salam) respondeu de que tinha acabado de visitar o inferno. Rassulullah (SalalahuAleihiWassalam) pediu-lhe para contar o que tinha visto. Informou ele, que Deus, todo o Poderoso, mandou atear o fogo no inferno e manteve-o aceso por mil anos, acabando por ficar de cor branca. Depois Deus mandou atear mais o fogo por um período de mais mil anos. Aí as chamas tornaram-se vermelhas. Mais uma vez, Deus, mandou os anjos atearem o fogo por outro período equivalente e o anjo referiu que as chamas se tornaram tão pretas que não se conseguia distinguir nada. Disse Jibrail (Aleihi Salam) de que se Deus mandasse abrir o inferno, na dimensão de um furo de uma agulha, que o mundo ficaria destruído. O Profeta (SalalahuAleihiWassalam) vê o anjo a chorar e pergunta-lhe os motivos, já que não compreende as preocupações deJibrail, devido ao estatuto que Deus lhe deu. Jibrail responde-lhe de que não sabe o que Deus pensa dele, porque iblisse (o chefe dos cheitanes - diabos), era um dos mais próximos de Allah e tinha elevados graus, no entanto porque não cumpriu com uma ordem que lhe foi dada, deixou de ter a consideração de Deus. Também o Profeta chora. Através de outro anjo, Deus anuncia a ambos, que Deus lhes perdoará todas as falhas.

Mais aliviado, o Profeta (SalalahuAleihiWassalam) ao regressar a casa, deparou com um grupo de pessoas que riam às gargalhadas, pelo que lhes disse: “Se soubessem o que eu sei, iriam chorar mais do que rir).

Noutra passagem, narrada por HazratAnass (Radiyalahuan-hu), o anjo Jibrail (Aleihi Salam) disse ao Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) de que o inferno tem 7 graus. Ao procurar saber quem seriam residentes dos referidos infernos, foi-lhe informado que seriam os monafiquines (hipócritas), os que adoram estrelas e astros, os que seguiram o cheitane ibliss e os Judeus e os Cristãos não cumpridores. Aí Hazrat Jibrail não referiu o último grau do inferno e ficou calado. O Profeta (SalalahuAleihiWassalam) depois de insistir, o anjo Jibrail informou-lhe que o ultimo grau do inferno era destinado ao Umah do Profeta (SalalahuAleihiWassalam), que cometerem pecados graves e que vão morrer sem pedir tauba (perdão). NabiKarim (SalalahuAleihiWassalam) ao ouvir esta resposta cai desmaiado. Depois o Profeta ficou tão angustiado que foi para casa, ficando fechado no seu quarto durante dias, a orar e a chorar pelo seu povo presente e do futuro. Mesmo os seus amigos, AbubacarSiddik e Omar (Radiyalahuan-huma), não conseguiram falar com ele. A filha, Fatima (Radiyalahuan-há), foi falar com ele e encontrou-o prostrado e a chorar. Vendo-o naquele estado também começou a chorar. O Profeta disse-lhe que os motivos da sua preocupação é de que tinha sido informado pelo anjo Jibrail que algumas pessoas do seu umah irão para o inferno, pois não se vão arrepender antes de morrerem.

A seguir, um resumo do que irá acontecer: o referido grupo de muçulmanos irá apresentar-se perante “Malik”, o anjo de guarda do inferno, que lhes perguntará: “Quem são estas pessoas? ”Responderão: “Nós somos as criaturas pertencentes a quem foi revelado o Cur’ane. E Malik dirá, “Mas o Cur’ane foi revelado a Muhammad (SalalahuAleihiWassalam). E então elas dirão: “Sim, Muhammad, Muhammad”. Então entrarão no inferno.

Passado algum tempo, Deus, mandará o anjo Jibrail ao inferno para ir ver como estão os pecadores do Umah do Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam). Jibrail (Aleihi Salam) dirá a AllahSubhanahuwaTa’ala, que as pessoas lembram-se do Profeta (SalalahuAleihiWassalam) e que os separa dele, são os pecados por eles cometidos na terra. Rassululah (SalalahuAleihiWassalam) irá ao trono de Allah, o Beneficente e Misericordioso, prostrar-se-á e pedirá compaixão pelo seu Umah que está no inferno. Deus, todo o Poderoso, dirá: “Tirem do inferno quem alguma vez recitouLA ILAHA ILALAH MUHAMMAD RASSULULAH!”essas pessoas serão conduzidas para uma ribeira, onde tomarão banho e sairão como pessoas novas com a indicação na testa de “aqueles que estiveram no inferno e que foram libertados por Allah”.

É esta a angústia e a preocupação que o Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) sentia pelo seu povo. No dia do julgamento final, intercederá a favor dos seus seguidores. Por causa desta preocupação, Allah, nosso Guia e Senhor, elevou-o ao céu na noite de Miraj, onde recebeu uma prenda do nosso Criador,“As 5 orações”. Quem praticar corretamente as 5 orações diárias, ganhará a satisfação de Deus. “Aquele que obedecer o Mensageiro, obedecerá a Deus”.Cur’ane 4:80.

O amor pelo Profeta (SalalahuAleihiWassalam), demonstra-se cumprindo com os mandamentos de Deus e as orientações que ele nos deixou. Em todos os momentos e em especial na noite de Mi’raj, deveremos pedir para que Deus derrame as suas bênçãos no Profeta Muhammad. Alahhuma Sali Alã Muhammad WaalãAlihiWassalam.
 
Quem recitar um durud ser-lhe-á atribuído 10 misericórdias. Muslim e Abu Daud. Quem recitar 100 duruds, ser-lhe-á escrito na sua testa “isento de hipocrisia” e será salvo do inferno. Disse o Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam): “No dia do julgamento final, a pessoa mais próxima de mim, será aquela que enviou mais durud para mim”. Tirmizi. Na verdade, Deus e Seus anjos, derramam bênçãos sobre o Profeta. Ó vós que credes, pedi bênçãos para ele e saudai-o com respeitosa saudação.”Cur’ane 33.56. Alahhuma Sali Alã Muhammad WaalãAlihiWassalam.

Rabaná ghfir liwaliwa lidaiá walilmu-mininayau ma yakumulhisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.14:41. "Wa ma alainaillalbalágulmubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “WaÁhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”.E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”.Cur’ane10.10.
Abdul Rehman Mangá – Abdul.manga@gmail.com– 07/05/2015

sexta-feira, maio 01, 2015

OS JINNS – OS GÉNIOS – 1ª. PARTE

AssalamoAleikumWarahmatulahWabarakatuhu(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) 
BismilahirRahmaniRahim(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

No Pilar da Fé islâmica – acreditar na existência dos Anjos - está também incluída a crença na existência dos génios – jinns, que foram criados antes dos seres humanos. São seres invisíveis e por este motivo há quem não acredite na sua existência. Têm livre arbítrio como os seres humanos. Diz o Cur’ane: “Criamos o homem de argila, de barro maleável. Antes dele, havíamos criado os génios de fogo puríssimo”.Cur’ane 15:26 e 27. Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) referiu acerca do mesmo assunto, quando disse o seguinte à Aisha (Radiyalahuan-há): “Os anjos nasceram da luz e os génios nasceram duma centelha de fogo e Adam (Aleihi Salam) nasceu como ele foi referido (no Cur’ane) para ti (ou seja ele foi formado através de argila)”.Muslim 42:7134.

Este tema suscita muita curiosidade e também muito receio, mesmo na sua simples abordagem. O ser humano sente uma atracção por tudo o que é sobrenatural e invisível. Sabe que existe algo que não vê e por isso procura encontrar explicações. Esta nossa curiosidade leva-nos à procura do conhecimento acerca da existência dos jinns (génios). Para desvendarmos algumas das nossas interrogações, a melhor fonte é o Livro Sagrado e os ditos do Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam). Mas só Deus, o Altíssimo, é que conhece toda a verdade. 

O objectivo da criação dos génios é idêntico aos dos seres humanos, conforme é referido por Allah, o Criador de todas as coisas: “Não Criei os génios e os humanos, senão para Me adorarem”.Cur’ane 51:56. 

Deus é Criador de tudo o que existe na terra e no universo. Mas só aos seres humanos e aos génios é que Deus lhes deu a faculdade do critério do bem e do mal. Aos restantes seres não lhes foi dada esta liberdade. Por isso Deus instituiu aos humanos e aos génios a obrigação para de Lhe servir e adorar, apesar de Deus ser independente de tudo e de todos. “Não lhes peço sustento algum, nem quero que Me sustentem”.Cur’ane 51.57 

Os génios distinguem-se dos seres humanos por serem invisíveis e por terem mais poderes e habilidades. Vivem num mundo paralelo à dos seres humanos. Podem assumir formas físicas de seres humanos ou de animais. Os seres humanos não os conseguem distinguir. Têm poderes para dominarem as mentes das pessoas e de os desviarem do caminho recto. Por isso já ouvimos a expressão “está dominado pelo diabo”, quando vemos alguém a comportar-se duma forma estranha. Como os seres humanos, eles também devem ser submissos ao Deus Único. Também como os homens, há jinns, que são descrentes e que não seguem as orientações divinas e procuram assim desviar o ser humano, para lhes fazerem companhia no inferno. Destes jinns que não obedecem a Deus, formam um verdadeiro “exército”, cujo chefe é o ibliis (satanás- lúcifer), também apelidados de demónios. Como os seres humanos, os jinns sabem que terão também de prestar contas. Os desencaminhados (homens e génios) serão combustíveis para o inferno. “E inventaram um parentesco entre Ele e os génios, sendo que estes (os génios) bem sabem que comparecerão (entre os condenados)”.Cur’ane 37:158. 

Ao contrário dos anjos, alguns jinns (génios), podem prejudicar os seres humanos, ganhando a influência deles e levando-os a cometer actos contrários aos mandamentos de Deus e às orientações dos Seus Profetas e até tornarem-se descrentes. Se um muçulmano não crer tudo o que é oculto e referido no Cur’ane, nomeadamente nos anjos, nos génios, no inferno e no paraíso, a sua fé não estará completa e poderá até ser considerado como um descrente. 

Ibliss (satanás) era temente e muito próximo de Deus, com elevados estatutos, conhecimentos e inteligência, mas caiu em desgraça e foi expulso do paraíso, por ter desobedecido a Deus. O Cur’ane no Capítulo 7, Al-A’raf, versículos 11 a 13, referem que Deus, depois de ter criado Adam - Adão (Aleihi Salam), ordenou aos anjos para se prostrarem perante Adão. Todos se prostraram, excepto ibliss (satanás), com o argumento de que ele (ibliss) foi criado do fogo e Adão criado de barro, e por isso se considerar um ser muito superior. Na verdade, segundo a teologia Islâmica, ibliss seria um génio e não um anjo, pois os anjos não têm a capacidade de gerar emoções e não têm livre arbítrio. 

Ibliss também tentou desviar os Profetas de Deus, mas eles tinham uma fé muito superior à nossa e sabiam como se defender dele. Uma vez, ibliss (satanás) apareceu perante Issa – Jesus (Aleihi Salam – Que a Paz de Deus esteja com ele) e disse-lhe “Se és o que dizes, salta desta montanha, pois os anjos te protegerão”. Jesus respondeu: “Deus ordenou-me que não me pusesse á prova, pois não sei se Ele me salvará ou não”. AhmadIbnHambal, al Zuhd

Ó Senhor meu, em Ti me amparo contra as insinuações dos demónios! Em Ti me amparo, ó Senhor meu, para que não se aproximem (de mim)”.Cur’ane 23:97e 98

ALLAHU NURO SAAMÁ WÁTI WAL ARDH. “ALLAH É A LUZ DOS CÉUS E DA TERRA”. “Wa ma alainaillalbalágulmubin"."E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. 

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá 30/04/2015

Exemplo na história do Profeta Yussuf (a.s.) [José]

Contemplando o lado ético, os sábios e especialistas muçulmanos destacaram: “Para que a Ummah (Nação) seja recta, deve-se encontrar reformadores, homens de negócios e bons educadores, que tenham condições especiais e boa moral”. 

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero es-forço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. 

O Profeta Yussuf (José), a paz esteja com ele, teve as qualidades da perfeição a que só chegam os Mensageiros e Profetas de Deus. Na sua biografia pode-se encontrar alguns assuntos que os dirigentes das nações podem tomar como directrizes, para escolher funcionários hábeis, rectos e piedosos, para os distintos pos-tos das suas administrações. A sua história, então, ser-ve-nos de modelo para os líderes. 

Mencionam-se, de seguida, doze das qualidades mais importantes para o líder: 

1 - A castidade, que o afasta dos desejos carnais para se controlar a si mesmo e para ter força e livrar-se de cair no pecado. Deus, o Altíssimo, o Todo-Po-deroso, diz: «Ela o desejou, e ele a teria desejado, se não se apercebesse da evidência do seu Senhor. Assim procedemos, para afastá-lo da traição e da obscenidade, porque era um dos Nossos sinceros servos». [Alcorão, 12: 24]. 

2 - Contenção ao enojar-se para poder controlar- -se. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Disseram (os irmãos): Se Benjamim roubou, um irmão seu já havia roubado antes dele! Porém, José conteve-se e não se manifestou a eles, e disse para si: Estais em pior situação; e Deus bem sabe o que inventais». [Alcorão, 12: 77]. 

3 - Firmeza e tolerância no tempo adequado. Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «E quando lhes forneceu as provisões, disse: Trazei-me um vosso irmão, por parte de vosso pai! Não reparais em que vos cumulo a medida, e que sou o melhor dos anfitriões? Porém, se não mo trouxerdes, não tereis aqui mais provisões nem podereis acercar-vos de mim!» [Alcorão, 12: 59-60]. O versículo Alcorânico come-ça com a tolerância e termina com severidade. 

4 - Confiar em si mesmo encomendando-se sem-pre a Deus, o Altíssimo. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «José disse (ao rei): Confia-me os armazéns do país que eu serei um bom guardião deles, pois conheço-lhes a importância». [Alcorão, 12: 55]. 

5 - Ter uma boa memória para recordar o passado e poder fazer os ajustes necessários, para poder emendar os possíveis erros cometidos e para que as pessoas assumam as suas responsabilidades e cumpram com os seus deveres. Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «E os irmãos de José apresen-taram-se ante ele, que os reconheceu, mas eles não o reconheceram». [Alcorão, 12: 58]. 

6 - Ser eloquentes para esclarecer os assuntos dando ilustrações. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Quando José disse a seu pai [Jacob]: Ó meu pai! Por certo que vi [em sonhos] onze astros e também o Sol e a Lua, que se prostravam diante de mim». [Alcorão, 12: 4]. 

7 - Estar disposto a aprender mais e amar o conhe-cimento para poder tê-lo. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «E sigo a religião dos meus pais Abraão, Isaac e Jacob; não nos é admissível asso-ciarmos nada a Deus. Isso é uma graça de Deus para connosco e para com a humanidade, mas a maioria dos humanos não agradece». [Alcorão, 12: 38]. Tam-bém diz: «Ó Senhor meu! Tu concedeste-me (algo do) poder e ensinaste-me a interpretação dos sonhos». [Alcorão, 12: 101]. 

8 - Ser misericordioso com os débeis, ser modesto apesar da sua elevada posição. Assim, falou com modéstia com os dois prisioneiros na prisão. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Ó meus dois compa-nheiros de prisão! Por acaso os diversos ídolos [que adorais] podem equiparar-se a Deus, o Único, o Dominador?». [Alcorão, 12: 39]. Falou-lhes dos assun-tos da sua vida e da sua religião, dizendo-lhes o que Deus, Glorificado seja, diz: «Ele (José) disse: Antes que vos tragam a comida já vos terei dado a sua interpretação (do sonho)» [Alcorão, 12: 37]. Também lhes disse o que Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «Por certo que eu não sigo a religião de um povo que não crê em Deus nem na Derradeira Vida». [Alcorão, 12: 37 

9 - Ser misericordioso ainda que tenha o poder de prejudicar. Deus, Enaltecido seja, diz: «Disse [José]: Hoje não sereis recriminados! Eis que Deus vos per-doará, porque Ele é o mais Clemente dos miseri-cordiosos». [Alcorão, 12: 92]. 

10 - Ser benevolente e piedoso com os pais e os familiares. Deus, Louvado seja, diz: «Ide com esta minha túnica e coloquem-na sobre o rosto de meu pai, que assim recuperará a vista; e fazei vir a mim toda a vossa família». [Alcorão, 12: 93]. 

11 - A sabedoria e capacidade de cativar os cora-ções das pessoas. Deus, o Altíssimo, o Todo-Pode-roso, diz: «E o rei disse: Trazei-mo! Quero que sirva exclusivamente a mim. E quando lhe falou, disse: Doravante gozarás, entre nós, de estabilidade e de confiança». [Alcorão, 12: 54]. 

12 - Planear bem as coisas. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «José disse: Semeareis sete anos seguidos; e o que colherdes deixai-o nas espigas [para o conservar] excepto uma parte, da que come-reis». [Alcorão, 12: 47]. / 

Obrigado. Wassalam. 

M. Yiossuf Adamgy - 30/04/2015.

quinta-feira, abril 23, 2015

Karen Armstrong: “Não há nada no Islão que seja mais violento do que no Cristianismo”

Os ataques terroristas em Paris originaram o seu novo livro Campos de Sangue. Religião e História da Violência repentina e tragicamente muito urgente. Em mais de quinhentas páginas, Karen Armstrong, que já foi freira e é autora de best-sellers respeitados como Uma História de Deus e O Processo de Deus, responde à questão de saber se a religião é a principal causa da violência. Uma conversa sobre o Islão e os terroristas, a responsabilidade ocidental e o mundo em que vivemos.

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. 

Não é um livro alegre, o mais recente de Karen Armstrong: o sangue flui livremente sobre as páginas, metaforicamente falando. Em detalhe, ela descreve a violência que tem sido sempre indissoluvelmente asso-ciada com o desenvolvimento de Estados-nações e culturas. Mas é um livro necessário, uma espécie de verificação da realidade. Pois é tempo de perceber o quanto cada civilização tem as suas raízes na submissão e exploração, incluindo a nossa. Importante altura de ouvir essa voz. 

Karen Armstrong entra no hall do hotel, com um ritmo firme — uma mulher pequena e elegante, com uma ma-deixa loira de cabelo que continua caindo na frente de seus olhos. E um riso pronto, apesar do assunto sombrio. Vamos começar com a pergunta de um milhão de dólares. 

1) - Existe alguma diferença entre Jesus (Issa a.s.) e Maomé (Muhammad s.a.w.) em termos de violência ou, em outras palavras, como explica que a maior parte do terrorismo agora seja inspirado no Islão? 

R. «O terrorismo não tem nada a ver com Muhammad, tal como as Cruzadas não tinham nada a ver com Jesus. Não há nada no Islão que seja mais violento do que no Cristianismo. Todas as religiões têm sido violentas, incluindo o Cristianismo. Não havia nada no mundo Muçulmano como o antissemitismo, que é uma importação do período moderno. Eles tomaram de nós. Os missionários trouxeram-no. E então veio o estado de Israel. O judaísmo tornou-se violento no mundo moderno, graças ao Estado-nação». 

2) - Mas, então, qual é a causa do terrorismo muçulmano? No seu livro escreve que os muçul-manos foram introduzidos para a modernidade de uma forma mais abrupta... 

R). «À maneira mais violenta. Quando George Bush e Tony Blair foram para o Iraque, eles pensavam que a modernidade levaria todos para a democracia, imediatamente. Não é necessariamente o caso. Ela trabalhou para nós, porque a democracia era boa para a indústria. A liberdade, que ouvimos muito no momento, foi funda-mental para a nossa economia, tanto quanto para qual-quer outra coisa. Para as pessoas, tem que haver a liberdade para inovar, para manter o país produtivo. Mas nesses países a modernidade veio com subjugação colonial. Não houve autodeterminação. No Egipto houve dezassete eleições gerais entre 1922 e 1952, todas vencidas pelo Partido Wafd, o que só permitiu aos britânicos governar cinco vezes. A democracia foi uma piada de mau gosto. 

O secularismo foi introduzido por estes oficiais do exército, com grande violência: o clero teve os seus salários confiscados, foram derrubados, torturados até a morte. O Shah atirou sobre cem manifestantes desarmados num santuário sagrado no Irão porque não queriam usar roupas ocidentais. E nós, no Ocidente suportamos constantemente governantes como Saddam Hussein que negou ao seu povo qualquer liberdade de expressão. Tudo isso ajudou a empurrar o Islão para a violência. Quando as pessoas são atacadas, invariavelmente se tornam extremistas. Mas apenas uma pequena proporção delas realmente concorda com o terrorismo: 93% responderam "não" à pergunta na pesquisa Gallup se os ataques de 9/11 foram justificados. E as razões que deram foram inteiramente religiosas. Os sete por cento que disseram "sim" - as razões que deram eram totalmente políticas. 

A minha mensagem não é que a religião não tem nada a ver com violência. Sempre foi implicada nela, e tentar tirar a religião fora da política e da guerra teria sido como tirar o gin fora do cocktail. Está inextricavelmente interligada. Até ao ano 1700 ninguém pensava em separar religião; ela permeava toda a vida. E ainda as pessoas, que não tiveram a modernização especial, acham que é uma distinção arbitrária. Porque os assuntos como a justiça, a situação dos pobres, o sofrimento — estas são questões políticas. E são questões de importância sagrada. 

Portanto, Jesus não teria tido tempo para as pessoas que disseram as suas orações e negligenciaram o sofrimento dos necessitados ou oprimidos. Mas nós separamo-la. Esta separação foi importante para nós, e, em muitos aspectos, era boa para a religião, porque libertou--a da violência do governo». 

3) – Então a conclusão sobre a leitura deste livro é: toda a civilização está enraizada em violência. 

R). "Isso é assim para a grande maioria da história da civilização. Sem a opressão das pessoas pela aristocracia nunca teríamos a ciência e as artes das quais dependemos. Foi a economia que fez os camponeses trabalhar e tomar o seu excedente e mantê-los no nível de subsistência. Também manter a população em baixo. É uma coisa terrível. 

Nós olhamos para a civilização como a que começou em Atenas. Mas o Pártenon foi construído na parte de trás da ilha grega, todas as outras cidades gregas - foram construídas com os seus impostos. Por isso, foram livre para alguns, mas não para outros. 

Ainda é assim hoje. Nenhum Estado pode dispensar o seu exército. Ele ainda está em curso. Mas há sempre pessoas que se levantaram e disseram: ”Isso é errado”, e têm sido tanto uma parte da religião como qualquer Cruzada ou Jihad". 

4) - Ayaan Hirsi Ali escreveu num jornal que agora é a hora de ser claro sobre o terrorismo muçulmano ser parte do Islão. Será que ela deveria ler o seu livro? 

R. «Eu não deveria pensar que ela quer lê-lo. Ela é casada com aquele homem terrível, Niall Ferguson, que foi o arquitecto da guerra do Iraque. E que desastre que foi! Isso foi uma grande ajuda para Al Qaida. 

Este ataque contra a revista não foi simplesmente inspirado pela devoção fanática ao Profeta. Não foi apenas puramente religioso: mais uma vez, a política é essencial. Al Qaida é profundamente política. Este foi um ataque estratégico num símbolo sagrado. A liberdade de expressão é para nós um símbolo sagrado da nossa civilização ocidental, tão sagrado para nós, como o Profeta é para eles. E eles querem que sejamos indignados. Eles vão adorar isso. E eles vão entusiasmar-se com a nova edição com o Profeta na capa. Porque isso vai levar a novos recrutamentos. Eu não estou a dizer que era errado fazer isso, mas eles vão usá-lo. Isso tudo é muito politicamente organizado». 

5) - O que deve ter acontecido? 

R). "Eu não sei! Mas eu acho que uma das coisas que devemos fazer é chorar os seus mortos também. Não há muito tempo atrás 165 crianças paquistanesas foram filmadas pelo Taliban. Dois mil moradores na Nigéria foram abatidos por Boko Haram. Mas nós não estamos marchando por eles. Assim, a impressão que dá é que nós simplesmente não nos importamos, que as suas vidas não são tão valiosas para nós. Portanto eu acho que nós devemos tomar nota de que não somos os únicos a ser mortos por extremistas. Muito mais muçulmanos estão a morrer». 

6) - São os terroristas traumatizados primaria-mente? 

R. «Alguns deles são, e alguns deles são simples malvados. Ossama bin Laden era um criminoso comum. Mas também há um grande temor e desespero entre eles. Houve levantamentos realizados por psiquiatras forenses que entrevistaram as pessoas condenadas por terrorismo desde 9/11. Eles entrevistaram centenas de pessoas em Guantánamo e outras prisões. E um psiquiatra forense que também é um oficial da CIA — por isso ele não é flexível como eu! — concluiu que o Islão não tinha nada a ver com isso. O problema era bastante ignorância acerca do Islão. Se eles tivessem tido uma educação muçulmana adequada não estariam a fazer isso. Apenas 20% deles teve uma educação muçulmana regular. O resto são ou novos convertidos - como os pistoleiros que recentemente atacaram o Parlamento do Canadá; ou não-observantes, o que significa que eles não vão para a Mesquita - como os bombardeiros na maratona de Boston; ou autodidatas. Dois jovens que deixaram a Grã-Bretanha para se juntar à Jihad na Síria a partir de um livro intitulado Islam for Dummies, encomendado na Amazon. 

As pessoas vão para lá com um sentimento de falta de sentido. Foi interessante ouvir os parisienses falarem sobre isso. Vários deles disseram: Olha, não prestamos atenção a esses subúrbios, onde há desespero e desesperança. Tivemos uma chamada para acordar quando houve tumultos e nós não fizemos nada sobre isso. Isto é supuração. As pessoas não se sentem em casa nas nossas sociedades. As suas vidas terão algum significado quando saírem de lá. Aqui não há nenhuma maneira de sair. E o governo francês é hostil a qualquer expressão religiosa. Isso faz com que as pessoas fiquem nervosas. Portanto, há uma sensação de desespero. Eu estava a conversar com um dos nossos principais historiadores há um par de meses atrás e ele disse que a principal coisa que sempre tem levado os jovens para a guerra foi o tédio. Tédio. E isso é algo que, nas nossas sociedades, temos de levar muito a sério, tanto quanto nós tomamos a liberdade de expressão a sério. Miséria e uma sensação de nenhuma esperança, especialmente com a economia a cair. Temos que nos lembrar como somos privilegiados. Eu tomei conhecimento, por causa das minhas viagens e dos meus estudos, da quão privilegiada eu sou. E isso vem com responsabilidade. Se você tiver uma boa mão, você deve fazer algo bom com ela». 

7) - Lendo o livro, percebi: que um rio de sangue e lágrimas está a correr através da nossa história mundial… 

R). «E de miséria e opressão, e de injustiça. Grande injustiça e que ainda somos injustos. Porque falamos sobre o nosso Iluminismo como se o Messias viesse para baixo... E foi óptimo, foi muito importante para nós. Mas olhe para os Pais Fundadores dos Estados Unidos, que disseram que todas as pessoas são criadas iguais: eles não tinham nenhum problema em possuir escravos africanos. Liberdade foi sempre apenas para os euro-peus. E ainda é assim, por causa da ganância por petróleo. Nós damos um apoio enorme aos Sauditas, que não dão ao seu povo direitos humanos». 

8) - Há o blogger Raif Badawi ameaçado com es-pancamentos à cana todas as sextas-feiras... (Entretanto o caso Badawi está a ser revisto, ed.) 

R. «Nós não nos importamos com ele, desde que nós tenhamos o nosso petróleo. Há a Amnistia Internacional, sim, mas temos de continuar a lembrar as pessoas. Temos de ser coerentes». 

9) - Não é deprimente para si escrever este livro? 

R. «Sim, mas existe também o outro lado. Pessoas como Confúcio falando sobre a Regra de Ouro, Jesus, Paulo que tenta... as pessoas continuam tentando. E nós precisamos criar uma voz alternativa que seja tão forte, que se baseie na realidade, mas também na justiça». 

10) - E agora temos de fazer isso sem religião? 

R. «Bem, nós podemos... O seu país é secular, mas os Estados Unidos não são seculares. Quando eu dou uma palestra lá e converso com as pessoas, a resposta é bem diferente: eles não querem fazer nada sem religião. Eles disseram ser o segundo país mais religioso do mundo, depois da Índia. Mas criaram uma forma secular, vendo a santidade de cada ser humano. Cada ser hu-mano é precioso, inviolável e não pode ser adulterado. Quer interfira com a nossa economia ou não». 

11) - Então está dizendo que a religião é um bode expiatório? 

R. «Nós estamos amontoando toda a violência do século 21 nas costas da religião, mandando-a embora, dizendo que não temos nada a ver com religião. En-quanto ainda temos que lidar com a situação política. O ataque ao supermercado em Paris, foi sobre a Palestina, acerca de Isis. Não tinha nada a ver com o antissemitismo; muitos deles são, eles próprios, semitas. Mas eles tentam conquistar a Palestina e nós não estamos a falar sobre isso. Estamos muito implicados e não sabemos o que fazer. 

Seria ingênuo pensar que nunca vamos ter um mundo sem guerra. Mas eu escrevi este livro porque estou cheia de uma sensação de pavor, pensando para onde nós estamos indo. Criamos bombas que podem acabar com o mundo, e é aceite no direito internacional que, se o seu país esteja ameaçado, é aceitável disparar uma arma nuclear, mesmo que isso, certamente, signifique a destruição da sua própria nação. Este é um desejo suicida. Então, similarmente, o suicida bombardeiro que vai, sabendo que ele ou ela irá morrer, é uma forma primitiva do mesmo. 

Não vai demorar muito para que a Al-Qaida ou um desses grupos se apodere de um dispositivo nuclear. A situação é tão perigosa que somos obrigados a abrir os olhos e ver o que está a acontecer. E isso não é sobre religião, Islão ou outra forma». 

12) - Mas muitas pessoas acreditam que, ainda: os seguidores de Wilders, Marine Le Pen... 

R. «Um dos problemas do Estado-nação sempre foi a sua incapacidade de tolerar as minorias. Essa tem sido a causa de alguns dos piores crimes do século 20, o Holocausto, por exemplo. Por causa da ênfase na língua e cultura que vem no Estado-nação, a nação torna-se o valor supremo. 

O nacionalismo não nos está a ajudar a perceber que nós vivemos num mundo global. Agora não nos podemos dar ao luxo de pensar apenas no nosso próprio país - o mundo não é mais assim. Nós criamos uma economia global e estamos tão conectados que, se um mercado cai numa parte do mundo, as ações caem em todo o mundo no mesmo dia». 

13) - Não falando sobre o clima... 

R. «Sim, nós compartilhamos essa situação. E agora vemos que o que acontece em Paris hoje terá repercussões no Médio Oriente, e de volta. Estamos ligados politicamente. E as nossas histórias misturam-se. Nós, britânicos, particularmente temos uma grande responsabilidade pelo que aconteceu no Médio Oriente. E na Índia e no Paquistão. Considere as linhas de fronteira desses Estados pós-coloniais, como elas foram desenhadas com tal cinismo e oportunismo. E quanta violência que levou a isso». 

14) - Escreve, no seu livro, surpreendentemente, que a Sharia tem sido um impulso para a paz...? 

R. «Nós demonizamos a Sharia. Mas se estão tão interessados no mundo muçulmano, é porque, tradicionalmente, era um contrapeso para a tirania do estado. Foi a lei de Deus, e foi anunciar que ninguém tem o direito de dizer a ninguém o que fazer. Porque cada pessoa é soberana e responsável somente perante Deus. Nenhum governo podia governar através disso, mas eles tiveram que reconhecer que esta foi a palavra de Deus. Eles têm desenvolvido a sua própria versão da Sharia. Mas a paixão por ela não era para cortar as mãos». 

15) - E confinar as mulheres? 

R. «O assunto das mulheres é um problema mundial. Uma das marcas da modernidade tem sido a emancipação das mulheres. E assim, quando as pessoas estão com raiva sobre a modernidade e modernização vão voltar e... Você vê-o no Cristianismo também, há os cristãos no Estados do Sul dos EUA que dizem que as mulheres devem ficar em casa. A Igreja Católica diz que as mulheres não podem ser sacerdotes. E da mesma forma no judaísmo também. 

E uma das coisas no mundo Muçulmano é que os governantes estão muitas vezes a debater, não têm é muito apoio popular. Se eles tomarem decisões draconianas que mantenham as mulheres sob controlo, eles agradam aos homens. 

Mas as feministas muçulmanas vão transformar o Islão. De dentro». 

Obrigado. Wassalam. 

M. Yiossuf Adamgy - 23/04/2015.

OS ANJOS – 7ª. E ÚLTIMA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) 
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Ao longo do ano, os muçulmanos têm dias e noites abençoados por Allah Subhanahu wa Taala. É o exemplo da noite de Lailatul Kadr, a Noite do Poder, que é equivalente (em adoração) a mil meses. A Noite de Lailatul Kadr, é procurada nas noites ímpares dos últimos 10 dias do mês sagrado de Ramadan. Nessa noite os anjos, comandados por Jibrail (Aleihi Salam) descem à terra e permanecem até à aurora, para acompanharem aqueles que se encontram em adoração. “(Nessa noite) descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a permissão do seu Senhor, com todos os decretos. Essa noite é de Paz até ao romper da aurora”. Surat Al Kadr 97.

Deus e os Anjos derramam bênçãos sobre Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) o selo da profecia. E Deus exorta aos crentes para que também enviem bênçãos para ele. “Na verdade, Allah e Seus anjos abençoam o Profeta. Ó crentes, abençoai-o e saudai-o reverentemente”. Surat Al Ahzab 33:56. E quantas mais vezes pedirmos bênçãos para ele, mais perto estaremos dele no dia do Juízo Final, em que ele irá acalmar a nossa sede e angústia, dando-nos de beber a Água de Kauçar.

70.000 anjos aguardam nossos pedidos para nos protegerem. E quem não gostaria de ter uma protecção destas honrosas criaturas de Deus? O pedido consiste em recitar, todas as manhãs começando por dizer 3 vezes: “aunzo bilahis sami il aleem, minash sheitani rajim – peço protecção a Allah, o Omniouvinte, o Omnisciente, contra o amaldiçoado sheitane” e depois recitar os últimos 3 versículos do Surah Hashr. 70.000 anjos são designados por Allah, para pedirem perdão em seu nome até à noite. Aquele que recitar o mesmo à noite, terá a protecção até de manhã. Mishkaat p. 188. E também quem recitar o Surat Ad-Dukhan na noite de Juma (noite de quinta para sexta), 70.000 anjos pedirão perdão a favor dele até ao amanhecer. (Relato de At-Tirmizi).

Os anjos fazem preces a Deus para os crentes que depois de efectuarem a oração na Mesquita, ficam aguardando nos seus mussâllós (lugares) pela oração seguinte. O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi wassalam) disse: “Nas suas preces, os anjos pedem: “Ó Allah, conceda Tuas Bênçãos sobre ele, seja Misericordioso e Bondoso para com ele”. Este período de espera será considerado como se estivesse em permanente oração”. Bhukari 11:620.

Os anjos estão ao nosso lado, quando nos encontramos nas orações, na meditação (Zikr) e na recitação do Cur’ane. Abu Huraira (Radiylalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Digam (também) AMIN, quando o imamo (que está a dirigir a oração) disser Amin. Se o Amin de qualquer um de vós coincidir com o dos anjos, em seguida, todos os vossos pecados passados serão perdoados”. Ibh Shihab referiu que o Apóstolo de Deus tinha por hábito dizer Amin. Bhukari 12.762. É naoração que o crente está em diálogo o com Criador, pedindo para que lhe guie no caminho recto e não no caminho daqueles que se perderam. Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) deixou-nos a seguinte orientação: “Quando o Imamo (que está orientar a oração em congregação) disser: “Sami al-lahu liman hamida - Allah ouviu aquele que o louvou“vocês devem dizer: “Allahuma Rabbana lakal Hamd – Senhor nosso, todo o Louvor é para Ti“. E se as vossas palavras coincidirem com a dos anjos, todos os vossos pecados passados serão perdoados”. Relato de Abu Huraira. Bhukari 12.762. SubhanaAllah!

A visita aos doentes é uma das 5 obrigações que um crente tem para com outro irmão. E os anjos são protectores daqueles que visitam os doentes e os necessitados. Os muçulmanos são como os membros que formam um único corpo, Se um dos membros se encontra doente, os outros ressentem-se. A Umah é um todo, é como os tijolos duma casa que foram colocados unidos, de forma a oferecerem segurança aos seus residentes. As relações entre os muçulmanos devem ser fortificadas, seguindo as inúmeras recomendações do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), entre elas o de proferirmos uma palavra amiga, visitarmos os doentes e alimentar os necessitados. E com estes pequenos, mas grandes gestos, teremos a intercessão dos anjos e alcançaremos elevados estatutos perante Deus. Abu Huraira (radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Todo aquele que visitar um doente ou um irmão em busca da satisfação de Allah, uma voz (anjo) proclama: “Que você seja feliz, que a sua caminhada seja abençoada e que lhe seja atribuída uma posição digna no Jannah (Paraíso)”. Tirmidhi.

Os anjos estão também nas nossas casas, acompanhando-nos e fazendo-nos companhia. Mas acautelem-se aqueles que têm figuras de pessoas e animais como decoração e mesmo de cães como animais de estimação, dentro das residências. Abu Talha (radiyalahu an-hu) referiu que ouviu do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) dizer: “Osanjos (da misericórdia) não entram numa casa onde há um cachorro ou imagensduma criatura viva (ser humano ou animal)”. Bhukari 54.448.
 
“Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmuminina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

23/04/2015

sábado, abril 18, 2015

A L M A D I N A A SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA GLOBAL GRAVE Por: Sheikh Aminuddin Mohamad

Na crônica de hoje vamos falar acerca de um problema grave, que se tornou global, e que dia a dia está afetando mais pessoas. Vamos ver como a religião, neste caso a isslâmica, sendo um sistema completo de vida, pode contribuir na solução desse problema, e proporcionar a satisfação, o sossego e a tranquilidade que são os primeiros passos na sua solução.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de doentes psicológicos no Mundo , está constantemente a aumentar, sendo que mais de 350 milhões de pessoas em todo o Mundo sofrem de doenças ligadas à depressão.
E o número de afetados entre as senhoras é superior ao dos homens. O mesmo estudo diz que em situações extremas desta doença, o doente acaba por cometer suicídio.

Só em 2011, foram registados em todo o Mundo aproximadamente um milhão de  suicídios, sendo que na sua maioria ocorreram em resultado da depressão.

Mas afinal o que é que se passa no Mundo? O que leva as pessoas a deixarem-se levar pelo desespero? Porque é que as pessoas não conseguem superar as dificuldades da vida e se reforçam com paciência e fé? Coitado do homem que pensa em se suicidar. Tal extremo decorre de um défice na orientação divina, orientação essa que consta no Al-Qur’án, Cap. 2, Vers. 155 – 157:

Decerto, submeter-vos-emos com algo do medo e da fome, e da perda de bens,  de vidas e de frutos. Mas anuncia a boa nova aos perseverantes. Àqueles que quando uma desgraça os atinge, dizem: Por certo, pertencemos a Deus e para Ele voltaremos. Sobre estes vão as bênçãos do Senhor e a Sua misericórdia. E esses é que são os guiados”.

O mais triste é ver que anualmente, um milhão de pessoas comete suicídio portanto, aproximadamente 3.000 casos diários, o que dá um suicídio por minuto.
E contra cada caso de suicídio consumado existem 20 tentativas, isto é, 60.000 por dia.

O suicídio não ocorre apenas em países ricos onde os seus cidadãos têm tudo, não lhes faltando nada material. Como exemplo temos o co-piloto da companhia aérea “GermanWings” que se suicidou no mês passado, matando uma centena e meia de passageiros. Antes disso tivemos um concidadão nosso, comandante das Linhas Aéreas de Moçambique, que no seu ato suicida matou mais de três dezenas de passageiros.

As razões que concorrem para o aumento de suicídios prendem-se à perda da fé verdadeira que proporciona ao crente a segurança e a tranquilidade psicológica, independentemente de ser numa Europa rica ou numa África pobre.

A depressão (stress) é uma desordem psicológica que impede a pessoa de cumprir a sua tarefa normalmente. E esta é uma doença tão antiga quanto o próprio Ser Humano.

Quem está afetado com este tipo de doença sente-se preocupado e vive uma tristeza constante, o que afeta a sua capacidade de trabalho, de estudo, etc.

Outras questões como a pressão econômica, o desemprego, as calamidades, os conflitos familiares ou de outra natureza, as guerras, etc., também podem aumentar o perigo de alguém sofrer de depressão. E é isso que acaba levando a pessoa a cometer suicídio se não tiver fé em Deus.

Nas causas que também concorrem para o aumento de casos de depressão e do suicídio, temos também o aumento do número de divórcios, separações, problemas e divergências familiares.

A situação é tão grave, que só na Inglaterra, mais de 6.000 pessoas morreram pela via do suicídio, no ano de 2013.

Para se pôr termo a esta situações é necessário restituir a honra humana, e proporcionar os meios adequados para uma vida honrosa, e o regresso para junto do Criador, pois a crença em Deus ajuda-nos na tranquilização da situação difícil em que se vive, e cria em nós uma auto-confiança, o que por sua vez nos ajuda a esquecer os nossos problemas e aflições, pois um crente nessas condições invoca a Deus sabendo que Ele tem todo o poder de remover, e salvar-nos de todas as aflições.

Recorrer ao álcool ou às drogas para nos abstrairmos dos problemas que atravessamos não é solução. Pelo contrário, agravam-nos ainda mais.

Nas sociedades materialistas os homens sofrem mais de isolamento social quando atingem a velhice, e a tendência é de o número de velhos vivendo sozinhos aumentar em 65% nos próximos quinze anos, pois mais homens estão-se a separar das suas esposas.

E por causa desse isolamento alguns homens podem acabar por cometer suicídio.

Por isso, temos que preservar a família e os seus valores na união e na convivência familiar, e não internar os pais já na terceira idade, em lares de idosos. Esta não é a nossa tradição.

Na nossa tradição, o bem paga-se com o bem. Eles cuidaram de nós quando éramos pequeninos, pelo que agora que eles atingiram a velhice, é a vez dos filhos cuidarem deles e tratá-los bem.

Nessa fase da vida eles não estão preocupados com questões materiais. Querem sim, sentir-se rodeados de amor e atenção, bem como de calor humano que deve emanar dos filhos, netos, bisnetos, etc. Isto para não caírem na depressão e deixar-se resvalar para as tendências suicidas.

Fanáticos e Mercenários Promovem a Islamofobia


Quase todos os muçulmanos que vivem na Europa tiveram que realizar, em algum momento, algum tipo de manifestação rejeitando o terrorismo e condenando-o - 27/02/2015 - Por: Ángel Álvarez Hernández - Fonte: Webislam - Tradução: Al Furqán/Yiossuf Adamgy 

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Estes grupos criminais são o alimento da islamofobia e o inimigo mais eficaz contra o Islão.

A cada atentado terrorista, cometido por grupos desviados do Islão, seguem-se manifestações como estas, (recolhidas na edição da CNN em inglês):

"Preocupo-me pela minha mulher, que leva um lenço na cabeça, e pelos meus filhos quando estão com ela e eu não estou ali para os proteger."

"Sinto-me aterrorizado pelos meus dois filhos. Ainda que tenham nascido e crescido aqui, temo pela nossa segurança."

"Há pouco o meu pai disse à minha mãe e à minha irmã que tratassem de dissimular o seu hijab com um chapéu."

Quase todos os muçulmanos, que vivem na Europa, tiveram que realizar em algum momento algum tipo de manifestação rejeitando o terrorismo e condenando-o. Milhares de muçulmanos não foram contratados pelo temor dos empresários de ter um presumível simpatizante destes grupos criminais, ainda que o motivo que deram para não os contratar fosse outro.

Cada atentado cometido por estes terroristas desviados do Islão significa um trilho de atos islamófobos, manifestações e políticos pedindo a restrição de direitos religiosos e a liberdade de movimentos para os muçulmanos. Depois do atentado a Charlie Hebdo, uma granada explodiu num edifício onde há uma Mesquita, em Le Mans, no oeste do país. Posteriormente, dezenas de atos islamófobos e agressões recorreram toda a França.

O fanatismo destes grupos desviados do Islão está a promover a islamofobia por toda a Europa e Ocidente, com os seus atos terroristas. Uma web digital publicou o título “Espanha sabe distinguir uns muçulmanos dos outros”. Dito título, (bem intencionado), não se ajusta aos factos. Não existem muçulmanos bons e muçulma-nos radicais que cometem actos terroristas. Existem muçulmanos, de diferentes tendências, (desde o sufismo até ao salafismo pacífico), e terroristas que se afastaram do Islão.

Mounir Benjellboun Andaloussi Azhari, Presidente da Federação Espanhola de Entidades Religiosas Islâmicas, manifestou:

O Estado Islâmico está a alimentar-se do ódio e da confrontação no mundo, … porque matam sem piedade e sem nenhum remorso”.

Riay Tatary, Presidente da União de Comunidades Islâmicas de Espanha, que chama à convivência e à paz, manifestou: “Não coincidem com o espírito do Islão”. “Temos que condenar toda a violência, saia de onde sair, seja violência estatal ou violência de grupos”.

Cada crime, barbaridade e selvajaria cometida por estes grupos desviados do Islão, quer seja na Nigéria, Somália, norte de Iraque ou qualquer parte do mundo, provoca uma onda de rejeição contra os muçulmanos em toda a Europa. Estes grupos criminais são o alimento da islamofobia e o inimigo mais eficaz contra o Islão.

Estes grupos desviados não representam uma corren-te dentro do Islão, do mesmo modo que a Ku Klux Klan não representa nenhuma corrente dentro do Cristianis-mo. Não se pode dizer que o salafismo ou o wahabismo avaliem este tipo de crimes, cometidos por fanáticos, que pervertem qualquer interpretação do Islão para se apropriar dela e justificar a sua contínua agressão contra a cultura e a civilização. O alimento ideológico destes grupos desviados é o ressentimento e o ódio. O mesmo ressentimento de que se alimentou o movimento nacio-nal-socialista na Alemanha, depois da segunda guerra mundial, e o mesmo ódio que habitava no coração e na mente dos SS de Hitler que, como eles, matavam e assassinavam, sem nenhum tipo de remorso.

Do mesmo modo que os nazis assassinavam os seus rivais e consideravam que existiam vidas com menos valor que outras, estes grupos de desviados do Islão consideram que se pode assassinar sem nenhum tipo de impunidade pessoas com outras crenças religiosas ou aos próprios muçulmanos. Se os nazis assassinavam e discriminavam seguindo critérios racistas, estes grupos desviados assassinam seguindo critérios fanáticos pseu-do-religiosos, que nada têm que ver com o Islão.

Dizer não a estes grupos fanáticos desviados é afirmar a convivência, a tolerância, a cultura, o me-lhor da civilização Islâmica. Amar o Islão é amar a sua rica variedade e o seu amor pela paz. Encher as nossas vidas de Islão é purificar-nos contra o ódio e a discriminação que outros predicam. Lutar pelo Islão não é ir com um lança-granadas mas ser ho-nesto, humilde, moderado e sincero. O Islão não é uma bomba andante, intolerante e sedenta de san-gue; o Islão não é nem pode ser representado por estes grupos desviados, que têm interesses bastar-dos inconfessáveis e que realizam uma completa lavagem de cérebro aos seus seguidores, até os converter em máquinas sem sentimentos, para que actuem como autómatos ou zombis. O Sagrado Alcorão diz: «E lutai na causa de Deus contra os que lutam contra vós, mas não sejais transgressores. Na verdade, Deus não ama os transgressores». (Alcorão, 2:190), «... e não cometais iniquidades na terra, criando a desordem». (Alcorão, 2:60).

O Profeta Muhammad (s.a.w.), disse: "O ser humano combate pelos lucros; o ser humano combate pela glória; o ser humano luta por demonstrar a superioridade do seu templo; quem é que combate no caminho de Deus? O que combate para que seja exaltada a Sua palavra, esse está no caminho de Deus". (Al-'Aïnî, 6557).

Num hadith do Profeta Jesus, (a.s.), este disse: “Nos últimos dias haverá seres humanos com conhecimento que ensinarão a abstinência neste mundo, mas eles próprios não se absterão, ensinarão as pessoas a sentir delícia pela outra vida mas não a sentirão eles mesmos, e que advertirão as pessoas a seguir os seus dirigentes mas eles não irão atrás deles. Aproximar-se-ão dos ricos, mas afastar-se-ão dos pobres; serão prazenteiros com grandes individualidades mas abster-se-ão de se aproximar das pessoas humildes. Esses serão irmãos dos diabos e inimigos do Misericordioso”.

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 10/04/2015. 

quinta-feira, abril 16, 2015

TEMA DA SEMANA: OS ANJOS – 6ª. PARTE

AssalamoAleikumWarahmatulahWabarakatuhu(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - BismilahirRahmaniRahim(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK
 
(Os anjos) que carregam o Trono de Allah e aqueles que o circundam, celebram os louvores do seu Senhor; crêem n’Nele e imploram-Lhe o perdão para os crentes, (dizendo): “Ó Senhor nosso, Tu, que envolves tudo com a Tua Misericórdia e a Tua Ciência (conhecimento), perdoa os arrependidos que seguem a Tua senda e preserva-os do suplício da fogueira”. Surat Gháfer 40:07.

“E aqueles que crerem, bem como as suas proles, que os seguirem na fé, reuni-los-emos às suas famílias e não os privaremos de nada, quanto à sua recompensa merecida. Todo o indivíduo será responsável pelos seus actos”.Surat At Tur 52:21.

E os virtuosos que rogaram pelos seus que lhes seguiram na Fé em Deus e na Crença da Vida Futura quererão ver no paraíso, toda a sua família reunida à sua volta. E os anjos que ouviram as suas preces, disseram Amin e transportam estas preces para Aquele que ouve tudo e que aceita os pedidos dos virtuosos. Quão será a alegria de os voltar a ver e de os abraçar, depois duma “eternidade” passada na sepultura e dos anos infindáveis à espera da vez da prestação de contas! E aqueles que obtiveram um estatuto mais inferior pelas ações praticadas, estarão reunidos com aqueles que rogaram por eles e que têm uma posição mais elevada, sem que estes vejam os seus estatutos diminuídos por isso. 
 
Segundo o tafsir do imamo IbnKhatir, Said Bin Jubair referiu que quando os crentes entrarem no Paraíso, vão perguntar onde se encontram os seus pais, as suas esposas / maridos, os seus filhos, os seus irmãos. Ser-lhes-á dito que eles não alcançaram o mesmo nível através das suas próprias ações. Mas eles irão argumentar de que as boas ações que praticaram, não foram só para benefício próprio, mas também para beneficiarem os seus. Em seguida serão todos reunidos, apesar de terem posições diferentes e ninguém sairá prejudicado. Depois Said Bin Jubair recitou o versículo (duah dos anjos): “Ó Senhor nosso, introduze-os nos Jardins do Éden, que lhes prometeste, assim como os virtuosos dentre os seus pais, as suas esposas e a sua prole, porque Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo”.Surat Gháfer 40:08. E Mutarrif bin Abdullah bin Ash-Shikhkhir disse: “Os mais sinceros servos de Allah, para com os crentes, são os anjos”.SubhanaAllah! E AllahSubhanaWataala, nunca quebra a Sua promessa. “São jardins do Éden, nos quais entrarão com os seus pais, seus companheiros e seus filhos que tiverem sido virtuosos e os anjos entrarão por todas as portas, saudando-os: Que a Paz esteja convosco por vossa perseverança. Que magnífica é a Ultima Morada”.Surat 13:23 e 24. (ver também o 22).

Serão acompanhados pelos anjos, que lhes indicarão as várias portas do Paraíso, para que possam escolher e pelas quais entrarão para nunca mais sentirem receio, fome, humilhação, doenças, tristezas e todas outras aflições próprias deste mundo. Será uma vida eterna de paz e de tranquilidade. E os anjos do Paraíso os receberão com mesma saudação que eles costumavam utilizar para saudar os seus, quando lhes desejavam a Paz de Allah, dizendo: “AssalamoAlaikum”. “(Os anjos dirão): “Que a Paz de Deus esteja convosco! Entrai no Paraíso, pelo que haveis feito”.Surat AnNahl 16:32. E os anjos lhes mostrarão tudo aquilo que lhes foi prometido como recompensa de terem passado uma vida na rectidão e na submissão às ordens Divinas. “… e os anjos os receberão, dizendo-lhes “”Eis aqui o dia que vos foi prometido”.Surat Ambiyá 21:103. “A saudação deles (dos anjos), no dia em que comparecerem perante Ele, será: Paz! E está-lhes destinada uma generosa recompensa”.Surat Al Ahzab 33:44. 
 
Todos os Louvores são para a Allah, SubhanaWataala que criou os anjos, que para além de desempenharem as suas funções, também nos protegem e intercedem por nós.

Tão Honorável é o nosso Senhor que cumpre com a Sua promessa. Nosso Senhor é Deus, o Único e que não tem parceiros, que nos criou da argila e que nos deu a faculdade do critério do bem e do mal. Bem-aventurados aqueles que procuram a orientação do Senhor, para encontrarem o caminho dos virtuosos. YÁ HADI HEHDINÁ SIRATAL MUSTAQUIM – Ó nosso Senhor, Guia-nos para o caminho da verdade. Amin.

ALLAHU NURO SAAMÁ WÁTI WAL ARDH. “ALLAH É A LUZ DOS CÉUS E DA TERRA”. “Wa ma alainaillalbalágulmubin""E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Rabanághfirliwaliwalidaiáwalilmu-mininayau ma yakumulhisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.Cur’ane 14:41. “WaÁhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”.E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

16/04/2015

sexta-feira, abril 10, 2015

A L M A D I N A A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Por: Sheikh Aminuddin Mohamad

Existe na sociedade uma profunda preocupação, relacionada com a postura de alguns homens muçulmanos que demonstram hábitos sociais vis no que ao trato dos seus entes queridos diz respeito.

Em muitos lares, ardem autênticas chamas de ira entre os cônjuges, pois o seu dia-a-dia é de discussões.

Abusos que derivam de um descontrolo da estrutura emocional tornam-se normais em muitas casas. E as vítimas desta situação deveras melindrosa são geralmente as mulheres.

E para além de se lhes aumentar ainda mais a sua dor, tudo se faz para se lhes esmorecer a autoconfiança e amor próprio ao ponto de lhes imputar todas as culpas.

Nalgumas vezes, a despeito da irredutível zanga do marido, ela tudo faz como quem caminha sobre ovos, numa tentativa de evitar que o marido se torne mais irascível.

A tensão no seu seio aumenta, às vezes por coisas mesquinhas, degenerando muitas vezes numa tempestade com muita ira, violência, troca de palavras azedas, gritos, sangue, choro, crianças atemorizadas e corações quebrados, palpitando e cheios de medo. 

Quando a tempestade amaina, vem as desculpas feitas de frases pré-concebidas, próprias do período de lua de mel, com chocolates e flores à mistura e pedidos de perdão de ambas as partes assentes num aparente espírito de bondade. 

E porque é que ela continua nessa situação? Porque é que o ciclo de abuso e violência continua?

A mulher suporta e mantém-se no lar. Será por causa das crianças? Por causa do abrigo? Ou será por medo de ser rejeitada pelos seus familiares? 

O nosso querido Profeta, o Grande Líder e Guia, expressou tal preocupação tendo dito no seu último sermão: “Os homens que oiçam bem. As mulheres são um “Amanat” (depósito, da parte de Deus). Tratai-as bem, com amor, carinho e bondade, pois elas são vossas companheiras e empenhadas ajudantes. Perdoem as suas falhas e erros“. É aconselhável que a mulher oprimida e de quem se abusa, a nunca perder esperança da misericórdia de Deus, pois não é qualidade de um crente desesperar da misericórdia de seu Senhor.

Ela deve voltar-se para Deus, o Bondoso, o Misericordioso, o Criador Amoroso, arrependida de todos os pecados.

Deve fazer um esforço por se mudar nos mais variados aspectos, abstendo-se do pecado, vestindo-se com sobriedade, abstendo-se de ver programas ilícitos (haraam) na televisão, música e outros hábitos pecaminosos.

Como uma boa e forte mulher muçulmana, deve criar amor e temor para com Deus e confiança n’Ele. Deve procurar ajuda e bons conselhos para resolver seus problemas.

Segundo os dizeres do Profeta Muhammad S.A.W. Deus eleva o pedido e a súplica do oprimido acima das nuvens e abre as portas do céu e diz: 

“Eu juro pela Minha Majestade e Honra. De certo que eu vou-te ajudar, mesmo que seja depois de algum tempo”.

Peça com as tuas valiosas lágrimas, tudo o que desejas (halaal) de uma forma positiva. Entrega-te à vontade de Deus, o Compassivo, o Misericordioso.

A vida do mundo é muito curta. Este mundo é o lugar de plantação. A colheita será no Outro Mundo. Cada um de nós, deve, consoante a sua capacidade ocupar-se em semear para colher bons frutos no Mundo do Além.

Com todos os meios que possuamos, capacidade de raciocínio, língua, riqueza, etc., tentemos proporcionar alegria aos corações dos outros, dar conforto e abatermo-nos de magoar ou ofender o coração de quem quer que seja.

Considere-se isso um ato de grande importância, pois as deficiências e dificuldades desta vida mundana são muitas. Porém, este mundo foi criado como uma terra fértil para nela se semear, colhendo-se no Próximo Mundo. 

Certa vez perguntaram a um santo, quantas avenidas é que havia para se chegar a Deus, e o santo respondeu: “Os caminhos para se chegar a Deus são tantos quantos átomos existem na terra. Contudo, não existe um caminho mais benéfico e compensador, que manter feliz o coração de alguém, consolando-o. Eu encontrei Deus através desse caminho e aconselho aos outros a seguirem o mesmo caminho. Consolar e trazer alegria aos corações quebrados e cheios de tristeza tem muito mais peso do que passar uma noite inteira na adoração“.

Geralmente uma coisa partida não tem valor e é fútil, mas no que respeita ao coração, quanto mais partido estiver, quanto mais tristeza tiver, maior é o seu valor.

Portanto os homens devem consolar as suas esposas e proporcionar alegria aos seus corações.

Pela passagem de mais um 7 de Abril, um aceno de simpatia à mãe, à esposa, à sogra, à irmã enfim, a toda a mulher moçambicana.

OS ANJOS – 5ª. PARTE

AssalamoAleikumWarahmatulahWabarakatuhu(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) BismilahirRahmaniRahim(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK

“E verás os anjos circundando o Trono Divino, celebrando os louvores do seu Senhor. E todos serão julgados com equidade, e será dito: “Louvado seja Allah Senhor do Universo”.Surat Az Zumar 39:75. 
 
Os oito Anjos a quem foram concedidos a honra e o privilégio de carregarem o Trono de Allah e também os anjos que se encontram à Sua volta, glorificam a Allah, e suplicam misericórdia para todos aqueles que acreditam em Allah e no Dia do Juízo Final, que se arrependem dos pecados cometidos e que se encontram entre o temor e a esperança de se apresentarem perante o Rei dos Reis, o Criador de tudo o que existe no universo. Os anjos suplicam também para que Allah salve os crentes dos tormentos do fogo do inferno. Não são anjos comuns, são os que estão mais próximos de Deus. “(Os anjos) que carregam o Trono de Allah e aqueles que o circundam, celebram os louvores do seu Senhor; crêem n’Nele e imploram-Lhe o perdão para os crentes, (dizendo): “Ó Senhor nosso, Tu, que envolves tudo com a Tua misericórdia e a Tua ciência (conhecimento), perdoa os arrependidos que seguem a Tua senda e preserva-os do suplício da fogueira”. Surat Gháfer 40:07.
Os anjos, nossos protetores, continuam a pedir a Allah, nosso Senhor e Criador, para cumprir com a promessa de nos recompensar pelo bom comportamento e pelas boas ações praticadas. A Misericórdia de Allah cobre os pecados e o Seu Conhecimento, cobre todas as acções, palavras e intenções dos crentes. Assim, Ele perdoa todos os que se arrependem (com sinceridade) e que passam a abster-se dos pecados, praticam e recomendam o bem e proíbem o mal. E os anjos pedem ao Criador: “Ó Senhor nosso, introduze-os nos Jardins do Éden, que lhes prometeste, assim como os virtuosos dentre os seus pais, as suas esposas e a sua prole, porque Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo”.Surat Gháfer 40:08. “E salve-os dos pecados (dos castigos por aquilo que fizeram), e preserva-os das maldades, porque àquele a quem preservares das maldades, nesse dia terás mostrado, certamente, misericórdia; isso será o magnífico benefício”.Surat Gháfer 40:09. E o maior benefício referido é o de ser perdoado dos pecados e de ser salvo do suplício do inferno.

“Na verdade, quanto aqueles que dizem: “Nosso Senhor é Allah, e se firmam, os anjos descerão sobre eles e lhes dirão: “Não temais, nem vos entristeçais; outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido”.Surat Fússilat 41:30. E dirão também: “Temos sido os vossos protectores na vida terrena (e o seremos) na outra vida e tereis tudo quanto anelam as vossas almas e onde tereis tudo o que pretendeis”. Surat Fússilat 41.31.
Para os crentes que oram pelos seus pais, amigos, familiares, mesmo na ausência deles, os anjos dizem: “Amin, e o mesmo também para ti”. Muslim. Uma das grandes virtudes dos filhos crentes é pedir a AllahSubhanaWataala, para perdoar os seus pais e para ter Misericórdia deles como eles tiveram misericórdia ao tomarem conta deles quando eram pequenos. Também os pais, sabendo que a sua protecção não é suficiente, pedem a AllahSubhanaWataala, para que proteja os seus filhos e lhes dê o Hidayate (o caminho da fé). Por outro lado, os pais que perderam os filhos, com paciência e resignação, pedem para que o Melhor dos Perdoadores mostre Misericórdia para os seus tesouros que já deixaram este mundo. E também os crentes, maridos e esposas, agradecidos por terem uma bondosa companhia e tementes a Deus, pedem um para o outro, para que sejam reunidos no jardim dos virtuosos, na companhia dos filhos e dos pais, após o derradeiro dia da Prestação de Contas. E os anjos dizem AMIN e continuam a rogar por eles! “E aqueles que crerem, bem como as suas proles, que os seguirem na fé, reuni-los-emos às suas famílias e não os privaremos de nada, quanto à sua recompensa merecida. Todo o indivíduo será responsável pelos seus actos”.Surat At Tur 52:21.
“ALLAHU NURO SAAMÁ WÁTI WAL ARDH. “ALLAH É A LUZ DOS CÉUS E DA TERRA”. “Wa ma alainaillalbalágulmubin""E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Rabanághfirliwaliwalidaiáwalilmu-mininayau ma yakumulhisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.Cur’ane 14:41. “WaÁhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”.E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

09/04/2015

Uma Oração (ár. Salat) Diferente

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Um relato da vida do Profeta Muhammad (p.e.c.e.)

Há três meses que Salima não ia à Mesquita. Quando ouvia o som do Azan (Chamamento para a Oração), experimentava uma estranha sensação. Há três meses tinha dado à luz o seu pequenino e não tinha ninguém que o cuidasse, para poder participar da oração em congregação. O seu esposo, que vendia tâmaras, transitava desde manhã cedo até à noite pelas ruas de Medina a fim de obter o sustento, pelo que não tinha dinheiro para pagar a alguém que o cuidasse.

Salima estava conformada com a vida que levava, mas quando ouvia o Azan, experimentava aquela estranha sensação. Recordava a cálida e agradável voz do Profeta enchendo o espaço da Mesquita. Quanto desejava ir lá e participar da oração em congregação!

Mas havia três meses que não podia ir. O seu filho, de só três meses, chorava constantemente….

A maior parte do dia, Salima estava cansada e sonolenta, e pensava que indo à Mesquita e orando atrás do Profeta, se sentiria alegre e animada. Mas, lamentavelmente, não podia.

Mas naquele dia, à medida que escurecia o céu de Medina, o som de Azan ecoava com as palavras “Allahu Akbar” (Allah é o Maior), a tristeza ensombreceu o coração de Salima. Enquanto escutava, deteve o seu olhar no rosto do seu bebé. O menino dormia e respirava calmamente. Sem poder conter-se mais, vestiu-se, realizou o wudú (a ablução), e lentamente levantou nos braços o seu filho e saiu depressa para chegar a tempo à oração em congregação. Caminhou rapidamente e com passos largos. Sem advertir, os seus pés levavam- -na à Mesquita. Ao chegar à porta tranquilizou-se, pois ainda a oração não tinha começado. Isto contentou-a. Ao entrar e olhar o rosto do menino, viu que um doce sorriso brilhava nos seus lábios. Salima reflectiu: “Porque me afligia tanto? Poderia ter vindo desde o primeiro dia. É uma pena ter que orar sozinha em casa, podendo fazê-lo junto com a comunidade. Seria um triunfo para mim, ainda que somente pudesse completar um só ciclo da oração atrás do Profeta”.

Todavia Salima não se tinha sentado entre as filas, quando ouviu que o muezim advertia: “Haiia’alas salat” (venham à oração).

Olhou à sua volta para ver onde havia um sítio adequado para deixar o bebé. Prontamente ouviu a voz do Profeta que dizia: “Allahu Akbar”. A oração tinha começado. Colocou o menino sobre um tapete. O pequeno estava calmo. Olhou e acreditou que per-maneceria em silêncio e lhe permitiria orar, depois de três meses, em congregação e em paz.

Salima uniu-se à fila. A agradável voz do Profeta (p.e.c.e.) podia ouvir-se sem que nenhum outro som a perturbasse. Parecia como se todos os elementos tivessem emudecido para ouvir o enviado de Allah. Com todo o seu coração, Salima escutava a Sura Fatiha (da abertura). Havia três meses que não podia ouvi-la da própria boca do Profeta. O seu coração encheu-se de paz e alegria. Os três ciclos da oração do ocaso foram realizados. No segundo ciclo da oração, a voz de Allahu Akbar indicou a inclinação. “Sub’hana Rabbial’Azim (glorificado seja o meu Senhor, o Grande) ”. E prontamente, o pranto do menino se levantou. Foi como se o céu e a terra golpeassem a cabeça de Salima. Dentro do pacífico silêncio da Mesquita, o pranto do seu filho soava demasiado estridente. Enquanto o bebé continua-va a chorar, a sua mãe apenas pode completar os dois primeiros ciclos. Culpava-se a si mesma por ter alterado a tranquilidade dos orantes, ao levar o seu pequenino. Ansiava terminar a oração o mais prontamente possível, pegá-lo e sair dali. “Allahu Akbar”, todos se puseram de pé. Salima também. O menino continuava chorando. O Profeta (p.e.c.e.) apressou a oração e terminou mais rápido, do que habitual. Salima, que só pensava no bebe, não se tinha dado conta de que o Profeta tinha abreviado a oração. Estava aflita e envergonhada, só desejava tomar o seu menino e sair dali. Prontamente observou o sorridente rosto do Profeta (p.e.c.e.), que já se encontrava de joelhos junto ao seu bebe. Ao ver o sorriso do enviado de Allah, o menino acalmou-se.

Os crentes estavam surpreendidos pela alguma brevidade com que se havia realizado a oração. E surpreenderam-se mais ao ver que o Profeta se tinha levantado imediatamente depois de terminar a oração. Quando todos lhe perguntaram o motivo, contestou: “Por ventura não escutaram o pranto do menino?”. Assim, Salima e todos os demais descobriram que o Profeta (p.e.c.e.) tinha abreviado a oração a fim de ajudar o seu filho. Já não sentiu vergonha e, docemente, disse: “Ó menininho chorão! Tanto choraste que atraíste a atenção do Profeta. Quando fores grande, contar-te-ei o quanto amava o Profeta as crianças”.
Todos os louvores e graças são para Deus, o Senhor do Universo. Que a Paz esteja convosco.
 
Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 09/04/2015.