quarta-feira, março 04, 2015

Muçulmanos europeus: castigar ou integrar?

A campanha de pânico moral e ódio que se desatou na Europa, através dos meios de comunicação, não permite fazer demasiadas matizes nem distinções e conduz diretamente à islamofobia. 12/02/2015 - Por: Dolors Comas d’Argemir * – Fonte: Sin permiso - http://www.sinpermiso.info/textos/index.php?id=7718 - Versão portuguesa de. M. Yiossuf Adamgy/Al Furqán - * Dolors Comas d’Argemir é catedrática de antropologia social da universidade pública Rovira i Virgili de Tarragona e presidente da Fundação Nous Noritzons.

Prezados Irmãos, 


Assalamu Alaikum (A paz esteja convosco):

O terrível assassinato de trabalhadores e trabalha-doras de Charlie Hebdo deu pé a reacções muito dife-rentes. Em França, Manuel Valls fez um reconhecimento inaudito ao afirmar que existe um appartheid no seu país, que contradiz os princípios republicanos. O que falhou da república, da gestão pública, que não foi capaz de integrar os seus próprios cidadãos? O que falhou para que em lugar da convivência emerja o ódio? Que barreira invisível separa os franceses que vivem nas banlieues pobres do resto da cidadania? A religião? A diferença cultural? Não será que o que diferencia é quem pode exercer a cidadania e quem não, quem se sente discriminado pelo estigma de viver num bairro pobre ou pelo estigma de ter um nome de raiz mu-çulmana? O apparheid simbólico, que tem consequências muito reais, tem que ver com as contradições, exclusões e expulsões sociais que praticamos nas sociedades europeias.

Enquanto na França analisam como podem melhorar o sistema educativo e as bases de convivência, na Espanha opta-se pela solução punitiva, modificando o Código Penal, como se o terrorismo fosse um fenômeno desconhecido na Espanha e que por isso se tivesse que adotar instrumentos novos. Mas, claro, não é qual-quer terrorismo, é o terrorismo jihadista, com qualificativo. Isto o faz diferente. Eu pensava que matar é igual a matar: rejeitável sempre, sejam quais forem os moti-vos. Mas não parece que se entenda assim. Estamos numa daquelas situações prototípicas, em que se aproveita um acontecimento que nos comoveu para endure-cer as medidas coercitivas. Substituem-se as políticas sociais pelos cárceres: esta é a opção. Porque o terrorismo jihadista não é a causa, mas a justificação para avançar para um Estado seguro e coercivo, que já é o caminho que adota a nova lei de segurança cidadã, e que agora se remata com esta lei contra o terrorismo. Segurança em troca de direitos e liberdades em defintivo. Não é anedótica a introdução da prisão perpétua (eufemisticamente reversível), porque uma vez introduzida abre a porta para que se possa aplicar a muitas outras situações. E resulta irritante a encenação do pacto entre o PP e o PSOE neste terreno, que se apre-senta como um pacto unitário, ainda que seja só entre dois partidos. Surpreendente, para além disso, que o PSOE assine um projeto de lei que diz querer levar a Tribunal Constitucional: isto não há quem entenda... Mas a foto é novamente a do bipartidismo, desacreditado e rançoso.

A campanha de pânico moral e ódio que se desatou na Europa, através dos meios de comunicação, não permite fazer demasiadas matizes nem distinções e conduz, diretamente, à islamofobia. A amálgama entre terrorismo, islamismo e islão faz-se muito facilmente. Insiste-se uma e outra vez na uniformidade dos muçulmanos, o que não tem nenhuma base real, já que a diversidade de discursos e práticas nas sociedades muçulmanas é enorme. E oculta que quem mais sofre, com muita diferença, o terrorismo jihadista são os países onde pre-domina a religião muçulmana. O socorrido argumento de que a barbárie dos assassinos tem uma base cultural é de uma falsidade estrepitosa que, para além disso, nos leva a culpabilizar indiretamente os muçulmanos europeus. É aquele “choque de civilizações” de que nos falava Huntington, que oculta as relações de poder, as exclusões e desigualdades entre povos e que em troca põe a ênfase na diferença cultural, na superioridade mo-ral de uns (“nós”) frente à barbárie dos outros (”eles”). Nisto consiste o racismo moderno: é a inferiorização dos povos utilizando a diferença cultural como argu-mento, já que desterramos a raça para o fazer. Estamos conscientes até onde nos leva isto? Não aprendemos com as experiências históricas em que se atiçou o ódio entre povos? Como podemos presumir superioridade moral enquanto esquecemos que a história da Europa está cheia de episódios de ódio e violência para com os “outros”? Que superioridade moral têm hoje os nossos governantes que optam por proteger os interesses financeiros e não os da cidadania? Que fácil é culpar os “outros” dos nossos males e iludir as próprias responsabilidades!...

Os assassinatos cometidos por determinados indivíduos ou grupos são totalmente rejeitáveis, evidente-mente, e há que circunscrever a culpa àqueles que os perpetraram. Não há que confundir a parte com o todo, os assassinos com os concidadãos que tentam viver e sobreviver nas nossas cidades e povos, muitas vezes com dificuldades. É evidente que uns e outros não com-partilham a mesma “cultura” pelo mero facto de serem muçulmanos. Porque a cultura de matar aprende-se da raiva e da exclusão. E a cultura da convivência, baseada em erradicar as desigualdades sociais, ensina- -nos quão iguais são os seres humanos.

Castigar ou integrar são opções que vão em sentido contrário. Como podemos construir uma sociedade integradora se castigamos os pobres, e castigamos-los duplamente se são muçulmanos? Como podemos construir uma Europa plural se continuamos a converter as diferenças em desigualdades? 

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 12/02/2015.

As enfermidades do ego

Na verdade, entre os servos de Allah (Deus), os que temem são os sábios - 04/02/2015 - Autor: Abdul Haqq Calábria - Fonte: La Tribuna del País Vasco - Versão portuguesa de. M. Yiossuf Adamgy/Al Furqán

Prezados Irmãos, 

Assalamu Alaikum (A paz esteja convosco): 

Al Sulami foi um sábio sufi, persa, do século X que, entre outros tratados, escreveu um, intitulado “As enfermidades do ego e os seus remédios”. 

Não é necessário ser um iniciado na espiritualidade sufi para compreender os postulados desta obra. Os seus enunciados participam de um código destinado aos muridín (discípulos) e estão concebidos para o trabalho dos estados passageiros (al-ahwal) e estados perma-nentes ou estações (al-maqamat). No entanto, esta obra pode servir ao leigo como um guia universal e intemporal dos principais vícios de carácter do ser humano. Do ponto de vista da psicologia moderna, muitas das suas propostas podem parecer um disparate. Mas só se se tem em conta uma concepção egocêntrica da realidade, não uma cosmovisão teocêntrica como a de Al Sulami. 

Abu Hurayra (r.a.) relata que o Profeta (s.a.w.) disse: “A prova, a paixão e o desejo estão amassados na argila de Adão”. Este é o material moldável do carácter humano que pode levá-lo a uma escravidão pelo mundo ou a uma libertação através da iluminação interna. Com estas reflexões, em modo de prefácio, o autor adverte sobre a natureza dos assuntos que vão ser tratados no seu estudo. Seria inabarcável tratar de resumir aqui algumas das enfermidades descritas. No entanto, pela sua actualidade, interessaram-me algumas que parecem ter sido descritas como se Al Sulami tivesse regressado do outro mundo e tivesse dado uma olhadela ao nosso: 

...“Uma das verdades do ego é não aceitar nunca a verdade, pois a submissão é contrária à natureza do ego. Isto resulta principalmente da sua debilidade para resistir às paixões e aos desejos”... 

...“Uma das enfermidades do ego consiste em ocu-par-se dos vícios dos demais e fechar os olhos ante os próprios”... 

...“Uma das enfermidades do ego é a estima que se tem a si mesmo, e que sinta lástima pela situação em que se encontra”... 

Sobre a hipocrisia, tão presente nos nossos dias, Al Sulami disse: 

“Uma das enfermidades do ego é dedicar-se a embelezar as aparências; simular humildade sem a praticar verdadeiramente, fingir adorar sem estar presente na adoração”. 

O remédio correspondente é que o discípulo se dedique a preservar os seus segredos íntimos, para que sejam as luzes do seu foro interno as que embelezem as suas acções exteriores. Então estará embelezado sem adorno, será respeitável sem admirador, será forte sem apoios. Por isso disse o Enviado de Allah - que Allah lhe prodiga bênçãos e paz -: "Ao que corrige a sua vida interior, Allah corrigirá a sua vida exterior". 

Para a vaidade, Al Sulami dedica esta pérola: 

“Uma das enfermidades do ego é buscar ser o que mais sabe, engrandecer-se do próprio saber e mostrar - ante os outros - que sabe mais”. 

O remédio correspondente é ver a Generosidade de Allah para com o discípulo, porque fez dele um Recep-táculo das Suas disposições; e também praticar constan-temente a humildade, a contrição, a compaixão pelas criaturas e prodigar-lhes bons conselhos. 

Contam-nos que o Profeta - que Allah lhe conceda bênçãos e paz - disse: "O que busca a ciência para a luzir ante os sábios ou para discutir com os tolos ou para atrair a atenção, que vá procurando um lugar no inferno". 

E assim falavam os antigos: "O que aumente em conhecimento, que aumente em temor". 

Disse Allah: 

"Os sábios, dentre os servos de Deus, só a Ele temem, porque sabem que Deus é Poderoso, Indul-gente." (Alcorão, 35:28). 

Alguém perguntou a um Sha'bi: "Quem é o sábio?". E este respondeu: "O sábio é o que teme a Allah, o Altíssimo". 

Para concluir esta breve selecção, incluirei uma reflexão de Al Sulami sobre outro dos nossos vícios mais desbocados na actualidade, sobretudo no mundinho das redes sociais, meios de comunicação e reuniões presen-ciais formais e informais. 

“Uma das enfermidades do ego é a profusão de palavras. Esta tem duas origens: uma é o desejo de supremacia que leva o discípulo a querer fazer os-tentação do seu conhecimento e da sua eloquência; o outro é a ignorância do que há que dizer”. 

O remédio correspondente é que o discípulo tome consciência de que é responsável pelo que diz, e o que ele diz é inscrito numa conta, e que deverá res-ponder por isso; porque disse Allah, o Altíssimo: “Em verdade uns anjos custódios cuidam de vós; são nobres escribas” (Alcorão, 82:10). 

E disse também: “O ser humano não profere nenhuma palavra sem que haja junto a ele um anjo observador preparado” (Alcorão 50:18). Como disse o Profeta (s.a.w.): ”Toda a palavra do ser humano fica inscrita contra ele e é-lhe desfavorável excepto se é para exortar o bem ou para impedir o mal”.

Obrigado. Wassalam. 

M. Yiossuf Adamgy - 21/02/2015.

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

EXCETO ALLAH, TUDO É UMA ILUSÃO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)

Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)JUMA MUBARAK


Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) relatou que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalamo) disse: “O verso poético mais autêntico que já foi dito por um poeta é: “Na verdade tudo, excepto Allah, é uma ilusão (transitório - de curta duração)”. Bhukari 76:496. SubhanaAllah!.


Louvada seja Allah, o Clemente e Misericordioso. A Única Divindade, o Criador de tudo o que existe. A Deus pertence tudo o que existe nos céus e na terra. Que a Paz de Deus esteja com todos os Profetas, que se sacrificaram para nos deixarem a mensagem de Deus, o Misericordioso e Perdoador. As Bênçãos e a Paz de Allah estejam com o Profeta Muhammad, sua família e seus companheiros. A Paz e Misericórdia de Deus estejam com todos os crentes. 

Na nossa condição de humanos, com a nossa limitada capacidade de compreensão, quando somos afligidos por uma doença grave ou a morte de algum ente querido, é quando nos apercebemos de que o homem tem um “prazo de validade limitado”: nasce, vive e morre. Mas com a capacidade de esquecer, passados uns dias ou mesmos umas horas, voltamos de novo a pensar, de que somos eternos. Quando contemplamos as maravilhas que nos rodeiam, concedidas pelo Criador de todas as coisas, ficamos admirados com toda a beleza, mas não nos lembramos de que um dia, quando o Criador quiser, tudo acabará.

Tudo é transitório, é uma ilusão para os nossos olhos. “Tudo o que existe na terra perecerá. E só subsistirá o Rosto do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo”. Cur’ane 55:26-27.

Ó homem, porque amealhas o que não te faz falta, espezinhando o teu próximo? Para a tua morada eterna, pensas que levarás os teus bens e os fatos que vestes pomposamente para os outros te invejarem? Tudo o que tens é uma ilusão, esfumar-se-á no dia em que deres o último suspiro. Quando fores enterrado, não levarás nada para a tua sepultura e nem a tua família quererá fazer-te companhia. Por uma questão de pudor, os teus amigos e familiares cobrirão a tua nudez com um simples pano branco. Então não ponderas? O teu Criador irá reunir todas as tuas partículas que entretanto se espalharam pelo mundo, pela força das águas e dos ventos. Mesmo que tenhas morrido afogado e servido de banquete para os seres marinhos, com a Misericórdia do teu Senhor, serás ressuscitado tal como vieste ao mundo e de mãos vazias. “Porventura, Deus não será capaz de ressuscitar os mortos?”. Cur’ane 75:40. Da ilusão desta vida terrena, passarás à realidade da vida eterna. SubhanaAllah!.

Ó filhos de todos nós, os vossos pais vos criaram com dificuldades, apesar das crises que abalam este mundo. Preocuparam-se de acordo com as suas posses, para vos darem uma educação religiosa exemplar. Até vos deram a oportunidade de um dia se tornarem operários, doutores ou engenheiros. Quando atingem aquilo que consideram de “maioridade e de pensar sozinhos”, não só se esquecem dos direitos dos pais, como também os desprezam, como se fossem lixo. Como intimidação, ameaçam os pais, de que um dia os colocarão num lar de terceira idade. Quando nasceram, por acaso eles vos colocaram num orfanato? Para onde caminham ó filhos de todos nós? Não vêm o precipício mesmo à vossa frente? A fama e o mundo vos cegaram? O que alcançaram foi graças aos vossos pais e mesmo assim tudo não passa duma ilusão e tudo acabará. As preocupações e as  lágrimas dos vossos progenitores, serão o combustível que um dia vos irá “aquecer”. Aunzo Bilahi – Refugio-me em Deus. 

Ó tu a quem Deus deu tanta riqueza que seria um meio de ajudares os desfavorecidos! Porque gastas e consomes também o que pertence aos pobres? Porque contas tanto o teu dinheiro e nem te preocupas em gastares a favor dos teus familiares? Esqueceste do que te ensinaram acerca da importância do vínculo familiar e do Sadaka? Esqueceste também do zakat, um pilar do islâo? Tudo o que tens, nada te pertence e tudo não passa duma ilusão. A tua riqueza é um verdadeiro teste que Deus te faz experimentar. No momento em que partires deste mundo, a tua fortuna será alvo de rapina e tudo se esfumará num instante. Pensas que és eterno? Eras pó e serás pó. “KULÚ NAFSIN ZAÁIKATUL MAUTI…. – Toda a alma provará o sabor da morte e Vos provaremos com o mal e com o bem e a Nós retornareis”. Cur’ane 21:35.

A doença, a perda dos nossos entes queridos e a pobreza, também não são eternos. O sofrimento, o sentimento de tristeza, um dia tudo terminará. Mas enquanto nos fazem companhia, não vale a pena revoltarmo-nos contra tudo e todos, inclusive contra o Criador de todas as coisas. Com a paz, a tranquilidade e a paciência, devemos procurar encontrar soluções para os nossos problemas, pensando sempre que nada é eterno. Existem soluções para tudo, mesmo para a morte; qual? é realizar um funeral decente e pedir misericórdia para o falecido. Mesmo que nos consideremos pobres, devemos pensar, de que existem outros numa situação ainda mais dramática. O mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) incentivava todos os seus companheiros (Radiyalahu an-huma), apesar da maioria ser pobre, a ajudar os mais desfavorecidos, como forma de fomentarem a amizade e a misericórdia. São conhecidas as palavras do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) quando incentivou Abhu Dharr (Radiyalahu an-hu), que era dos mais pobres, mas muito generoso: “Ó Abu Dharr: “Quando preparares algum caldo (sopa, caril),lembre-se dos membros da família do seu vizinho, adicione água e ofereça uma parte como presente, com cortesia”. Musslim 32:6358. SubhanaAllah!. Na realidade, Muhammad (Salalahu Aleihu Wassalam) foi o Profeta da Misericórdia.

Tudo o que temos e o que não temos, é um teste para o qual devemos suportar com paciência, porque um dia tudo acabará. Tudo o que existe neste mundo é uma ilusão, com excepção de Allah, o Eterno e para Ele será o nosso regresso. “Inna Lilahi Wa Inna Ileihi Rájiuna – Viemos de Deus e para Ele retornaremos”. Cur’ane 2:156.

Sim é verdade, excepto Allah, tudo não passa duma ilusão. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do
Universo!”. 10.10.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
12/01/2015

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Os Profetas e Mensageiros de Deus

Crer nos Profetas de Deus é um dos pilares da crença islâmica e consiste em acreditar em todos os Profetas enviados por Deus, sem fazer qualquer discriminação entre eles, no que tange à sua aceitação. Diz Deus no Alcorão Sagrado:

"O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: escutamos e obedecemos..." (Alcorão Sagrado 2:285)

"Aqueles que não crêem em Deus e em Seus mensageiros, pretendendo cortar vínculos entre Deus e Seus mensageiros, e dizem: Cremos em alguns e negamos outros, intentando com isso achar uma saída, são os verdadeiros incrédulos; porém, preparamos para eles um castigo ignominioso. Quanto àqueles que crêem em Deus e em Seus mensageiros, e não fazem distinção entre nenhum deles, Deus lhes concederá as suas devidas recompensas, porque Deus é indulgente, Misericordiosíssimo." (Alcorão Sagrado 4:150-152)

Por que Deus nos enviaria uma mensagem?

Para que O possamos conhecer.

Para que, no dia do Juízo Final, não haja desculpas, ou seja, que o homem venha a dizer que não sabia, que não conhecia.

"Foram mensageiros alvissareiros e admoestadores, para que os humanos não tivessem argumento algum ante Deus, depois do envio deles, pois Deus é Poderoso, Prudentíssimo." (Alcorão Sagrado 4:165)

Deus enviou, através da história, Mensageiros e Profetas para orientarem a humanidade quanto à adoração de um Deus único.

"Jamais enviamos mensageiro algum antes de ti, sem que lhe tivéssemos revelado que: Não há outra divindade além de Mim. Adora-me, e serve-Me!'' (Alcorão Sagrado 16:36)

"Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro (com a ordem): Adorai a Deus e afastai-vos do sedutor..." (Alcorão Sagrado 2l:25)

E estabeleceu a justiça e a misericórdia, quando nos disse que nenhuma nação seria responsabilizada, a não ser depois do envio de Mensageiros, orientadores e admoestadores, como podemos ver através do seguinte versículo do Alcorão Sagrado:

"... Jamais castigamos (um povo), sem antes termos enviado um mensageiro." (Alcorão Sagrado 17:15)

E todos os Profetas e Mensageiros vieram pregando a mesma religião, o Islam, diz Deus no Alcorão Sagrado:

"Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso..." (Alcorão Sagrado 42:13)

"Para Deus a religião é o Islam..." (Alcorão Sagrado 3:19)

Qual Diferença Entre Profeta (Nabi) e Mensageiro (Rasul)?

Profeta (Nabi): É aquele que recebeu a orientação Divina para confirmar o que um outro Mensageiro transmitiu, sem trazer com ele uma mensagem nova.

Mensageiro (Rasul): É aquele a quem é transmitida uma mensagem ou Livro Sagrado, contendo uma nova recomendação. Todo Mensageiro é um Profeta, mas os Profetas não são Mensageiros.

O Alcorão menciona os nomes de 25 Profetas que são:

Adam (Adão);

Idris (Enoc);

Nuh (Noé);

Hud (Heber);

Saléh;

Ibrahim (Abraão);

Lut (Lot);

Ismail (Ismael);

Ishaq (Isaac);

Yaqub (Jacó);

Yussif (José);

Xuaib (Jetro);

Aiyub (Jó);

Zul-kafil (Ezequiel);

Mussa (Moisés);

Harun (Araão);

Daud (Davi);

Sulaiman (Salomão);

Ilias (Elias);

Aliassa (Eliseu);

Yunus (Jonas);

Zacaria (Zacarias);

Yáhia (João Batista);

Issa (Jesus);

Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre eles)

Citaremos alguns versículos em que eles são mencionados:

Tal foi o Nosso argumento, que proporcionamos a Abraão (para usarmos) contra seu povo, porque Nós elevamos a dignidade de quem Nos apraz. Teu Senhor (Ó Muhammad) é Prudente, Sapientíssimo. Agraciamo-lo com Isaac e Jacó, que iluminamos, como havíamos iluminado anteriormente Noé e sua descendência, Davi e Salomão, Jó e José, Moisés e Aarão. Assim, recompensamos os benfeitores. E Zacarias, Yáhia(João), Jesus e Elias, pois todos eles se contavam entre os virtuosos. E Ismael, Eliseu, Jonas e Lot, cada um dos quais preferimos sobre os seus contemporâneos." (Alcorão Sagrado 6:83-86)

Sem dúvida que Deus preferiu Adão, Noé, a família de Abraão e a de Imran, aos seus contemporâneos." (Alcorão Sagrado 3:33)"

"E enviamos ao povo de Add seu irmão Hud..." (Alcorão Sagrado 11:50)

"E (recorda-te) de Ismael, de Idris (Enoc) e de Dulkifl…" (Alcorão Sagrado 21:85)

"E ao povo de Samud enviamos seu irmão Sáleh ..." (Alcorão Sagrado 11:61)

"E enviamos ao povo de Madian seu irmão Xuaib(Jetro)..." (Alcorão Sagrado 11:84)

Destes, alguns Profetas como Idris e Ezequiel (que a Paz esteja sobre eles), o Alcorão limita-se a mencionar os seus nomes, de outros, como Ismael, Isaac e Jonas (que a Paz esteja sobre eles), relata-se um resumo de sua história. Entre eles, há também aqueles cuja história veio detalhada, como ocorre com Abraão, Moisés, José e Jesus (que a Paz esteja sobre eles).

E, no que tange a Adão (que a Paz esteja sobre ele), o mesmo foi mencionado, porém não é declarado que ele tenha sido um Profeta, mesmo que os versículos em que ele é mencionado apontem para isso, já que Deus proibiu determinadas coisas, como permitiu outras, para ele e seus descendentes, orientando-o à; senda reta, este é, na verdade, o significado da profecia, logo, o primeiro mensageiro foi Noé (que a Paz esteja sobre ele), e o último foi Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).

Inspiramos-te (Muhammad), assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam: ..." (Alcorão Sagrado 4:163)

"Em verdade, Muhammad não é o pai de nenhum de vossos homens, mas sim o Mensageiro de Deus e o postermo dos profetas; sabei que Deus é Onisciente." (Alcorão Sagrado 33:40)

Aparece nos ditos do Profeta Muhammad, que o número total de Profetas enviados para os diferentes povos, em épocas diversas, é de 124.000 e o Alcorão nos relata que Deus nos informou os nomes de alguns deles apenas:

"E enviamos alguns mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Deus falou a Moisés diretamente."( Alcorão Sagrado 4:164)

Há no Alcorão 6 capítulos que levam o nome de Profetas, que são: Yunus (Jonas), Hud, Yussef (José), Ibrahim (Abraão), Nuh (Noé) e Muhammad.

No Alcorão, 5 profetas foram qualificados como fortes, pelo que suportaram da maldade de seus povos, e pelo que legaram de grandes feitos no campo da pregação. E eles estão citados neste versículo:

"Recorda-te de quando instituímos o pacto com os Profetas: contigo, com Noé, com Abraão, com Moisés, com Jesus, filho de Maria, e obtivemos deles um solene compromisso." (Alcorão Sagrado 33:7)

Nem sempre Deus enviou apenas um Profeta para um povo, em certa época, Deus enviou, ao mesmo tempo, dois Profetas ou mais.

"E lembra-lhes a parábola dos moradores da cidade, quando se lhes apresentaram os mensageiros. Enviamos-lhes dois (mensageiros), e os desmentiram; e, então, foram reforçados com o envio de um terceiro; (os mensageiros) disseram-lhes: ficai sabendo que fomos enviados a vós."( Alcorão Sagrado 36:13-14)

Qual deve ser a postura do muçulmano, quanto àqueles Profetas cujos nomes não foram mencionados no Alcorão e que tenham vindo antes do Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele)? Caso ele tenha vindo antes do Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), nós nem afirmamos que tenha sido um Profeta, nem negamos.

Porque, caso tenha sido realmente um Profeta, e nós negarmos, estaremos negando um pilar da fé e consequentemente, estaríamos saindo do Islam. Caso afirmássemos que ele tivesse sido um Profeta e ele não tivesse, estaríamos cometendo um pecado.

Por isso adotamos esta postura. E caso essa pessoa tenha vindo após o Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), afirmamos categoricamente que ele não é um Profeta, porque o último Profeta enviado para toda humanidade foi o Profeta Muhammad.

Os Profetas são homens iluminados, escolhidos por Deus dentre o seu povo, para transmitirem a Sua mensagem e servirem de exemplo e modelo de retidão e para serem seguidos e imitados por nós.

Deus nos facilitou o caminho e evitou que o ser humano tivesse que adquirir este conhecimento através somente do seu esforço pessoal.

"Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Deus, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e invocam Deus freqüentemente." (Alcorão Sagrado 33:21)

"Tivestes neles um excelente exemplo, de quem confia em Deus e no Dia do Juízo Final." (Alcorão Sagrado 60:6)

Os Profetas não têm divindade alguma, pois esta pertence única e exclusivamente a Deus.

"Seus mensageiros retrucaram: Existe, acaso, alguma dúvida acerca de Deus, Criador dos céus e da terra? É Ele que vos convoca para perdoar-vos os pecados, e vos tolera até ao término prefixado! Responderam: Vós não sois senão uns mortais, como nós; quereis afastar-nos do que adoravam os nossos pais? Apresentai-nos, pois, uma autoridade evidente! Seus mensageiros lhes asseveraram: Não somos mais do que mortais como vós; porém, Deus agracia quem Lhe apraz, dentre Seus servos, e ser-nos-ia impossível apresentar-vos uma autoridade, a não ser com a anuência de Deus. Que os fiéis se encomendem a Deus!" (Alcorão Sagrado 14:10-11)

Por Que os Profetas São Seres Humanos e Não Anjos?

Para serem modelos e exemplos para a humanidade seguir. Logo, eles estão mostrando que os princípios por eles pregados são acessíveis, fáceis e viáveis de serem cumpridos por toda a humanidade.

"Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Deus, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e invocam Deus freqüentemente." (Alcorão Sagrado 33:21)

Para facilitar a transmissão e a recepção. Pois, como seres humanos, compreendem a linguagem que está sendo utilizada.

Os Profetas não eram anjos, pois estes não possuem as mesmas características dos seres humanos. Não bebem, não se alimentam, não têm desejo, etc. Logo, como eles iriam nos mostrar, por exemplo, a forma correta de se alimentar. Outra diferença é que as suas condições são diferentes das dos humanos. Logo, nós poderíamos alegar que determinada tarefa é fácil para eles, na condição de anjos, mas não para nós, como seres humanos.

"Que foi que impediu os humanos de crerem, quando lhes chegou a orientação? Disseram: Acaso, Deus teria enviado por Mensageiro um mortal? Responde-lhes: Se na terra houvesse anjos, que caminhassem tranqüilos, ter-lhes-íamos enviado do céu um anjo por mensageiro."( Alcorão Sagrado 17:94-95)

"Disseram: Por que não lhe foi enviado um anjo? Se tivéssemos enviado um anjo (e assim mesmo não tivessem crido), estaria, então tudo terminado; não teriam sido tolerados. E se lhes tivéssemos enviado um anjo, tê-lo-íamos enviado em figura de homem, confundindo ainda mais o que já era, para eles, confuso.'' ( Alcorão Sagrado 6:8-9)

Citaremos alguns versículos que provam que os Profetas eram seres humanos:

"Antes de ti não enviamos senão homens, que inspiramos. Perguntai-o, pois, aos adeptos da Mensagem, se o ignorais." (Alcorão Sagrado 18:10)

"Dize: Sou tão somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que o vosso Deus é um Deus único..."( Alcorão Sagrado 16:43)

Quais São os Atributos e Características dos Profetas de Deus ? 

A veracidade e a retidão:

Nem fala por capricho. Isso não é senão a inspiração que lhe foi revelada." (Alcorão Sagrado 53:3-4)

"Moisés disse: Ó Faraó, sou o mensageiro do Senhor do Universo. Justo é que eu não diga, a respeito de Deus, mais do que a verdade. Sem dúvida que vos trago uma evidência do vosso Senhor..." (Alcorão Sagrado 7:104-105)


A confiança em transmitir a mensagem:

"Ó mensageiro, proclama o que te foi revelado por teu Senhor, porque se não o fizeres, não terás cumprido a Sua Missão. Deus te protegerá dos homens, porque Deus não ilumina os incrédulos." (Alcorão Sagrado 5:67)

Por diversas vezes Deus, no Alcorão, admoestou o Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) e certas vezes de forma dura. Como, por exemplo, na Surata (O Austero, de número 80). Caso ele não tivesse esse atributo, ele poderia simplesmente ter omitido tais repreensões.


A transmissão da mensagem:

"E Sáleh distanciou-se deles, dizendo: Ó povo meu, eu vos comuniquei a mensagem do meu Senhor e vos aconselhei; porém, vós não apreciais os conselheiros." (Alcorão Sagrado 7:79)

"Xuiab afastou-se deles, dizendo: Ó povo meu já vos comuniquei as mensagens do meu Senhor, e vos aconselhei..." (Alcorão Sagrado 7:93)

"Comunico-vos as mensagens do meu Senhor e sou vosso fiel conselheiro." (Alcorão Sagrado 7:68)


A inteligência e a boa argumentação:

"Não reparaste naquele que disputava com Abraão acerca de seu Senhor, por lhe haver Deus concedido o poder? Quando Abraão lhe disse: Meu Senhor é quem dá a vida e a morte! Retrucou: Eu também dou a vida e a morte. Abraão disse: Deus faz sair o sol do oriente, faze-o tu sair do Ocidente. Então o incrédulo ficou confundido, porque Deus não ilumina os iníquos." (Alcorão Sagrado 2:258)


Foram salvos de defeitos físicos, mentais e morais:

Todos eles tinham uma boa aparência, facilitando a aproximação das pessoas. Caso tivessem algum tipo de defeito físico ou enfermidades repulsivas, poderia se criar um obstáculo e as pessoas virem a se afastar.

Desconhecem o futuro:

Não sabem o que acontecerá no futuro, exceto o que Deus os revela, pois, o incognoscível só pertence a Deus. Diz Deus ao Profeta Muhammad:

"Dize: Eu mesmo não posso lograr, para mim, mais benefício nem mais prejuízo do que for da vontade de Deus. E se estivesse de posse do incognoscível, aproveitar-me-ia de muitos bens, e o infortúnio jamais me açoitaria. Porém, não sou mais do que um admoestador e alvissareiro para os crentes." (Alcorão Sagrado 7:188)

"Dize: Ninguém, além de Deus, conhece o mistério dos céus e da terra. Eles não se apercebem de quando serão ressuscitados." (Alcorão Sagrado 27:65)

Deus os preparou física e espiritualmente para pregarem a mensagem e suportarem seus encargos.

Foram protegidos por Deus da prática de pecados:

Eles não cometeram pecados, nem antes nem depois da Mensagem, Deus os protegeu da prática do pecado, mas nas relações pessoais podiam cometer equívocos, falhas humanas. Como aconteceu, por exemplo, com o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), que, por uma atitude sua, foi repreendido por Deus numa Surata do Alcorão:

''Tornou-se austero e voltou as costas, Quando o cego foi ter com ele. E quem te assegura que não poderia vir a ser agraciado, Ou receba (admoestação) e, a lição lhe será proveitosa? Quanto ao opulento, Tu o atendes, Não tens culpa se ele não crescer (em conhecimentos espirituais). Porém, quem a corre a ti, E é temente, Tu o negligenciais! Qual! Em verdade, (o Alcorão) é uma mensagem de advertência. Quem quiser, pois, que preste atenção. (Está registrado) em páginas honoráveis, Exaltadas, purificadas.'' (Alcorão Sagrado 80:1-12).

Diferença Entre Pecado e Erro:

Pecado: É quando vem uma ordem para você fazer algo, e você a desobedece, ou uma proibição para você não fazer determinada coisa, e você a pratica intencionalmente, tendo conhecimento da mesma.

Erro: É quando acontece por você ignorar a definição das coisas. Você realiza determinada ação desconhecendo se aquilo é certo ou errado.

Outra característica é que os Profetas que antecederam o Profeta Muhammad, foram enviados para determinados povos, e as suas mensagens eram válidas somente por um certo período de tempo.

O que não foi o caso do Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), o último Mensageiro, que foi enviado para toda a humanidade e a Mensagem que lhe foi revelada por Deus, na sua forma final e completa, é válida para todos os tempos, podemos ilustrar isso com alguns versículos do Alcorão Sagrado e da Bíblia a seguir:

"Enviamos Noé ao seu povo..." (Alcorão Sagrado 7:59)

"Ao povo de Samud enviamos seu irmão, Saléh..." (Alcorão Sagrado 7:73)

"E (enviamos) Lot, que disse ao seu povo..." (Alcorão Sagrado 7:80)

"E aos madianitas enviamos seu irmão Xuaib..." (Alcorão Sagrado 7:85)

"Depois destes mensageiros enviamos Moisés, com Nossos sinais, ao Faraó e aos chefes..." (Alcorão Sagrado 7:103)

"E ele(Jesus) será um mensageiro para os israelitas..." (Alcorão Sagrado 3:49)

"Jesus respondeu: Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel." Mateus 15:24

E no que tange ao Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), assim nos relata o Alcorão Sagrado:

"Em verdade, Muhammad não é o pai de nenhum de vossos homens, mas sim o Mensageiro de Deus e o postremo dos profetas; sabei que Deus é Onisciente." (Alcorão Sagrado 33:40)

"E não te enviamos (Muhammad), senão como misericórdia para a humanidade." (Alcorão Sagrado 21:107)

"E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos..." (Alcorão Sagrado 34:28)

"... Este Alcorão foi me revelado, para com ele admoestar a vós e àqueles que ele alcançar..." (Alcorão Sagrado 6:19)

"... Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião..." (Alcorão Sagrado 5:3)

E a cada Mensageiro foi concedido um milagre, em resposta aos desafios de seus povos, como forma de confirmar suas Mensagens e assegurar sua veracidade. E esses milagres estavam relacionados com o que a comunidade aonde estava sendo transmitida a mensagem, tinha de mais avançado, sendo a sua vigência por um período de tempo determinado.

Exemplificando isto, na época de Moisés (que a Paz esteja sobre ele), o que estava no auge era a magia, logo, os seus milagres vieram se sobrepondo a estas magias, como transformar o seu cajado em cobra.

Na época de Jesus (que a Paz esteja sobre ele), era a medicina que estava no auge, logo, os seus milagres se deram no campo da cura, se sobrepondo ao que a medicina, até então, havia conseguido, como curar o cego de nascença, o leproso ou ressuscitar o morto.

Já no caso do último Mensageiro de Deus, o seu maior milagre foi de caráter universal e a sua duração vai se dar até o Dia do Juízo Final, como é o caso do Alcorão Sagrado.

Como pudemos ver do que já foi dito sobre os Profetas no Islam, eles são considerados pessoas a quem Deus os protegeu da prática do pecado e os fez de modelo moral e exemplo para todos.

Agora, a título d ilustração, vamos ver como são apresentados os Profetas de acordo com a Bíblia:

Gênesis 9:20-22:

Relata-se que o Profeta Noé embriagou-se, ficando nu diante do filho.

Isaías 20:2-4:

Relata-se que o Profeta Isaías andou nu e descalço por 3 anos.

Gênesis19:30-38:

Foi-nos relatado nesses versículos que o Profeta Ló manteve relações sexuais com as suas 2 filhas.

Gênesis 38:15-18:

É relatado o relacionamento sexual entre Judá e sua nora Tamar.

Juizes 16:1:

Relata-se que Sansão dormiu com uma prostituta.

I Reis 11:1-8:

Relata-se que Salomão casou com muitas mulheres que não podia, teve 700 esposas e 300 concubinas. Passou a adorar ídolos, ao invés de Deus, chegando ao ponto de construir um templo para eles.

II Samuel. 11:1-26:

Relata-se que Davi teve relações sexuais com a sua vizinha, que era a esposa do comandante do seu exército, quando o mesmo se encontrava fora, e depois planejou matá-lo para ficar com ela.

I Reis 1:1-4:

Relata-se que, quando a idade alcançou Davi, ele dormia com uma jovem virgem para aquecê-lo.

Gênesis 47:13-22:

Entende-se desta passagem que o Profeta José foi um aproveitador, colaborando com o faraó e que escravizou aquele povo.

Êxodo 32:19:

Relata-se que Moisés quebrou as Tábuas que continham os ensinamentos escritos por Deus. A confirmação que elas foram escritas por Deus está em Êxodo 31:18.

Números 31:14-18:

Relata-se que Moisés mandou matar mulheres e crianças.

Êxodo 32:2-4:

Relata-se que Aarão fez o bezerro.

Gênesis 27:

Relata-se nestes versículos que Jacó roubou a profecia que era de direito de seu irmão mais velho Esaú, que era o filho primogênito de seu pai Isaac, de forma planejada. E também podemos observar que a profecia era hereditária, passando do pai para o filho primogênito, e que podia ser conseguida através da esperteza e de artimanhas, e não como uma benção, que é dada por Deus para aquelas pessoas por Ele escolhidas, dentre determinados povos como sendo as melhores e mais qualificadas para tal.

Mateus 8:21-22:

Relata-se que Jesus se recusa a prestar auxílio a uma mulher, pelo simples fato de ela não ser uma israelita.

Mateus 8:21-22:

Relata-se aqui da exigência que fez para um discípulo que o queria acompanhar. Mas, pediu para que Jesus o esperasse apenas sepultar o seu pai. No entanto, Jesus negou.

Pudemos ver, pelos versículos acima, que os profetas, como descritos na Bíblia, estão longe de ser modelos morais e exemplos a serem seguidos, cometendo os mais diversos e graves pecados.

Logicamente, que nós, muçulmanos, inocentamos os Profetas de Deus de terem cometido tais práticas, respeitando-os e dignificando-os e sabendo que isto nada mais foi do que a tentativa daquelas pessoas que adulteraram os Livros Sagrados, anteriores ao Alcorão, para justificar seus crimes e corrupções.

Pois, ao retratarem os Profetas, que deveriam ser o exemplo dessa forma, eles poderiam fazer muito mais, alegando "que se um profeta que é um profeta o fez então o que dizer de mim."

Mas no Alcorão Sagrado, Deus; desmentiu a estes deturpadores da palavra de Deus:

''Quando estes cometem uma obscenidade, dizem: Cometemo-la porque encontramos nossos pais fazendo isto; e foi Deus Quem nô-la ordenou. Dize: Deus jamais ordena a obscenidade. Ousais dizer de Deus o que ignorais?" (Alcorão Sagrado 7:28)

"Ó Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis creem em Deus,
em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros.
Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros.
Disseram: escutamos e obedecemos..."
(Alcorão Sagrado 2:285)

Fonte: http://islamemlinha.com/index.php/artigos/a-ciencia/category/a-ciencia

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Quando os cristãos eram os fundamentalistas e os islâmicos, a cultura mais avançada do mundo

Dentro das suas contribuições para a engenharia cabe destacar inventos como o moinho de vento, a serra, o relógio mecânico, as represas de água . 04/02/2015 - Autor: eltrinador - Fonte: elespectador.com – Tradução de: Yiossuf Adamgy.

Prezados Irmãos, 

Assalamu Alaikum (A paz esteja convosco): 

“Inventaram uma grande quantidade de métodos quí-micos como a refinação do açúcar e a destilação dos licores. Dentro das suas contribuições para a engenharia cabe destacar inventos como o moinho de vento, a serra, o relógio mecânico, e as represas de água.” 

Os historiadores falam do Médio oriente como a cunha da civilização actual. Ali, desde a pré-história, estabeleceram-se grupos humanos que nos deixaram invenções tão importantes como a escritura ou a roda. Estas civilizações tiveram culturas muito fortes de maneira que, à diferença da Europa de tribos primitivas, quando o império romano chegou ao Médio Oriente, encontraria grande parte das ideias que construíram a sua visão do mundo. Por exemplo, os cultos persas a Mitra, a Dionisio na Grécia e a Jeová em Israel, foram fundamentais para a formação da que depois foi a religião oficial do império: o cristianismo. 

As invasões bárbaras ao império romano em 476 submeteram aos seus habitantes a uma crise que encontrou a sua saída na religião. Os bárbaros, depois das invasões, assimilaram os costumes romanos e converteram--se ao cristianismo católico (Clodoveu, rei dos Francos até ao ano 499 e Recaredo dos visigodos em 587) e assim, o clero adquiriu uma força enorme onde a política se converteu num caos, submergindo a Europa num fundamentalismo religioso que duraria quase mil anos. Por essa época, no entanto, na Península Arábica nasceria o Islão, uma cultura que preservaria a maior parte do conhecimento da humanidade e libertaria a cultura ocidental da obscuridade do fanatismo religioso. 

O Islão na história começa com as primeiras pre-gações do Profeta Muhammad ﷺ em 622, em Meca, hoje Arábia Saudita. Já no ano 700 os crentes islâmicos tinham estendido o seu poder militar a todo o médio oriente e Norte de África. Quase sem o propor, apro-veitaram a instabilidade política do débil reino visigodo em Espanha, ocupando-o até ao ano 711. 

A morte do Profeta Muhammad ﷺ criaria instabilidade nos primeiros anos. Com o tempo, o império dividiu-se em várias regiões autónomas com duas cabeças princi-pais: a ocidental com centro em Córdoba, hoje Espanha, administrada pela dinastia Omíada e a Oriental com cen-tro em Bagdade, hoje Iraque, administrada pela dinastia Abássida. O Islão consolidou Bagdade, com mais de 1.000.000 de habitantes, como a cidade mais importante do mundo no século IX. Deixou no esquecimento o que uma vez foi Roma ou Constantinopla. Al-Mansur, o se-gundo califa Abássida e fundador de Bagdade fez dela um centro cultural sem igual onde se escreveu “as mil e uma noites” e viveu um grupo de cientistas eminentes, um deles Al Hazen quem é conhecido por criar o actual método científico. Foi um perito em lentes e descobriu o mecanismo de formação de imagens no olho. Ali tam-bém viveu o matemático Al-Khuarismi que formalizou a álgebra e a aritmética actual aplicando-a à astrono-mia, economia, engenharia, topografia e disputas le-gais. 

“A tinta dos cientistas vale tanto como o sangue dos mártires” reza o Alcorão. É por isto que o califa Harun al-Rashid e os seus sucessores, se preocuparam em encontrar a maior quantidade de conhecimento cientí-fico. Assim, estabeleceu-se, em Bagdad, até 830 a Casa da Sabedoria ou Bayt al-Hikmah onde a maioria dos textos gregos, persas, indianos e chineses que hoje conhecemos, foram traduzidos para o árabe. O papel, invento chinês reservado para as castas, foi adotado e melhorado pelo Islão levando-o a uma maior quantidade de pessoas. A Europa, por outro lado, continuava a uti-lizar pergaminhos e as poucas cópias que tinham dos textos da antiguidade, possivelmente, foram destruídas ao ser consideradas como heresia pelos cristãos fun-damentalistas. 

O que era a moderna Casa de Sabedoria de Bagdade, vítima dos bombardeios norte-americanos na ocupação de Iraque em 2003. 

Assim, as artes bizantinas e persa, a filosofia gre-ga, a medicina judaica e as matemáticas indianas, foram conhecidas por uma grande quantidade de intelectuais muçulmanos, que viam com respeito as religiões diferentes do Islão. O respeito era tal que, à diferença de outros impérios, os califas não obriga-vam a conversão à sua religião e no império convi-viam muitas pessoas com diferentes pontos de vista. 

Assim, no império islâmico, uma cultura cheia de ideias floresceu apoiada por uma rede enorme de mercadores e de peregrinos que trocavam ideias e produtos (para todo o muçulmano, é tradição ir pelo menos uma vez na vida a Meca). Desta maneira, enquanto o resto do mundo vivia no feudalismo, o comércio fez com que a economia islâmica adquiris-se altos níveis de complexidade, com conceitos que o mundo não conheceria senão muito depois: che-ques, notas, contabilidade, fideicomissos, contas de aforro e correntes, taxas de frete, impostos. Segun-do os economistas, o mundo islâmico seria a pri-meira cultura com um capitalismo primitivo. 

O império desenvolveria uma grande complexidade nas suas técnicas agrárias. Inventaram a rotação de cultivos e reverdesceram o deserto utilizando águas subterrâneas. Cultivaram algumas plantas asiáticas como o algodão, arroz e a cana-de-açúcar levando- -as para a Europa, assim como outras europeias como a vide, a oliveira e alguns citrinos que levaram para a China. Inventaram alguns métodos químicos como a refinação do açúcar e a destilação dos lico-res. Dentro das suas contribuições para a engenha-ria cabe destacar inventos como o moinho de vento, a serra, o relógio mecânico e as represas de água, impulsionadas pela construção de majestosos palá-cios, mesquitas e edifícios do estado. 

A parte oriental do império, no entanto, deteve su-bitamente o seu progresso ao enfrentar as invasões do povo Turco Seljúcida até ao ano 1030, que ainda que se tenham convertido ao Islão, modificou tre-mendamente as ideias do povo. O tiro de graça à cul-tura do Médio Oriente, deu-se em 1258, quando Bag-dade foi devastada, até ao último muro, pelos mon-góis. No entanto, a semente da cultura islâmica origi-nal sobreviverá, um pouco mais, no extremo ociden-tal do império: Al-Andaluz. A sua capital, Córdoba, herdou a majestosidade de Bagdade chegando, por muitos anos a ser a cidade maior e mais adiantada da Europa com quase 500.000 habitantes, 700 mes-quitas, 60.000 palácios e 70 bibliotecas, a maior das quais chegou a ter 600.000 livros. 

Será em Espanha onde a pluralidade de ideias con-tinuou. Ali conviviam, em harmonia, cristãos, judeus e islâmicos. Instaurou-se uma das grandes figuras da filosofia islâmica que influenciaria, determinantemente, o movimento do renascimento que floresceu na Europa no século XVI. Trata-se de Averróis, um estudioso das ideias de Aristóteles, nascido em Córdoba em 1126, que teve a ousadia de propor que a verdade religiosa devia ocupar-se de assuntos diferentes da verdade científica. Um dos seus discípulos, o médico judeu Maimónides, nascido também em Córdoba em 1138, é considerado o maior pensador Judeu desde Moisés influenciando, enormemente, o Talmude e refinando algumas técnicas médicas da época. 

Em Bagdade desenvolveu-se quase toda a álgebra actual mas aperfeiçoou-se em Córdoba para logo se trasmitir a toda a Europa. Em Córdoba desenvolver-se-ia a geometria esférica. Eles conheciam, a partir de textos gregos, que a Terra é redonda e sabiam fazer uma estimativa muito boa do seu diâmetro. Então, resolvendo o problema de calcular a direcção para a qual se encon-trava Meca da cidade de Córdoba, sabendo as coor-denadas geográficas de ambas as cidades (os muçul-manos devem orar diariamente com o seu olhar na di-recção de Meca), implementaram-se algoritmos mate-máticos e técnicas de geometria usadas amplamente pelos navegadores e geógrafos posteriores. Sem estas técnicas, teria sido impossível para Colombo deslocar-se no Oceano Atlântico. 

No entanto, o esplendor de Al-Andaluz foi fortemente perturbado pela campanha de reconquista empreendida pelos reinos cristãos do Norte. A Espanha islâmica resultou irresistível para os cristãos, assim como o foi Roma para os Bárbaros. É então quando muitos mercenários cristãos encabeçaram escaramuças peque-nas para se apropriarem das suas riquezas. Um dos mercenários mais célebres, Rodrigo Díaz, melhor co-nhecido como El Cid exemplifica o afã daqueles que sonhavam sair a pé das suas cidades e regressar reple-tos de riquezas. A maior parte deles, fazia-o. 

Em 1254, o Rei Afonso X do reino cristão de Castela, quando a campanha de escaramuças tinha debilitado a economia de Al-Andaluz, compreendeu que estava a enfrentar um rival com muitos conhecimentos. É então que empreende um labor definitivo para o futuro da Europa: traduzir a maior quantidade de textos árabes e judaicos para uma língua comum para os habitantes do seu reino: o castelhano. Desta maneira, os conheci-mentos de ciência e filosofia da cultura islâmica resulta-ram acessíveis para uma população muito maior, mais além dos intelectuais muçulmanos e não só espanhóis, mas também para o resto da Europa. 

O ocaso do império culminaria com a conquista cristã do seu último enclave: Granada. Uma vez recuperada a península ibérica, os reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão em 1492 decretaram a imediata expulsão de Judeus e Mouros (islâmicos que viviam em Espanha). Os mouros iriam não sem antes deixar o último vestígio da majestosidade islâmica: o palácio-fortaleza de “la Alhambra”, quem sabe o monumento mais conhecido de Espanha e uma maravilha para a sua época. Construído sob os preceitos islâmicos de não incluir figuras humanas ou animais, este edifício recria uma complexidade geométrica que reflecte conhecimen-tos matemáticos avançados. O edifício, no meio de um planalto árido, é decorado com canais de água fluindo vistosamente. 

A expulsão dos Judeus por um édito e de islâmicos por meios militares às mãos dos reis significou uma perda de riqueza humana para a península ibérica mas resultou uma nutriente e de facto uma causa crucial para a posterior revolução intelectual da Europa no século XVI que conhecemos como renascimento. Exilados em diferentes países da Europa, levaram o seu conheci-mento, principalmente para Itália e abriram os olhos das sociedades Europeias aos conhecimentos próprios e da antiguidade. 

Hoje em dia, tristemente, a situação tomou um rumo si-milar ao que tomou depois da queda de Roma mas com papéis trocados. A civilização Ocidental é a herdeira do conhecimento científico e tecnológico enquanto o mundo islâmico, vítima de guerras que arrasaram as suas cida-des como o fizeram os bárbaros com o império Romano, do mesmo modo que o que ficou deste, sucumbe ante o fanatismo religioso. Devemos muito do que somos à cul-tura islâmica, se eles não tivessem preservado o conhe-cimento antigo, seguramente os nossos progressos cien-tíficos teriam demorado centenas de anos. A principal virtude do império islâmico, do mesmo modo que o ro-mano e muitos outros na história foi também a sua condenação: a sua riqueza.■ 

Obrigado. Wassalam. 

M. Yiossuf Adamgy - 05/02/2015.

quinta-feira, fevereiro 05, 2015

AS VIRTUDES DE DIZER OU ESCREVER “SALALAHU ALEIHI WASSALAM” – 2ª. E ÚLTIMA PARTE.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK 

Nos dois últimos versículos do Surat Taubah, Allah Subhanna Wataala refere a piedade e a misericórdia do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) para com o seu Umah (seguidores): 

“HOUVE UM MENSAGEIRO DO VOSSO POVO QUE VEIO PARA VÓS, QUE TOMOU SOBRE SEUS OMBROS AS VOSSAS FALHAS, CHEIO DE APREENSÕES POR VOSSA CAUSA, CHEIO DE PIEDADE PARA OS CRENTES E MISERICORDIOSO. AGORA, SE ELES SE AFASTAM, DIZ-LHES: “ALLAH É SUFICIENTE PARA MIM. NÃO HÁ DEUS A NÃO SER ELE. EM ELE DEPOSITEI A MINHA CONFIANÇA E ELE É O SENHOR DO TRONO SUBLIME” Cur’ane 9.128 e 129. ِ يم حِ ِن الر ٰ ـ  ْحمَ ِ الر ِم اللـه ْ ِس ب ٌ يم ٌ وف  رحِ ُ ء َ َين ر ِ ن ِ م ْ ؤ ُ ِالْم ُكم ب ْ لَي َ يص ع ٌ ِر َ ح ْ م  ت ِ ن َ ا ع َ ِ م ه ْ لَي َ ع ٌ ِزيز َ ع ْ ُكم ُسِ أَنف ْ من ٌول  ُ س َ ر ْ ُكم َ اء َ َ ْد ج لَق ﴿١٢٨﴾ ا ْ لو َ َو ِن تـ إ َ ف َ و ُ ِلا ه إ َ ٰه لَـ ِ َ لا إ ُ اللـه َ ِبي ْ َس ح ْ ُل ◌ َق ِ فـ ۖ ه ْ لَي َ ُت ع كْل َ ◌ َو ِ يم تـ ۖ َظِ ِش الْع ْ ر َ ب الْع  َ ر َ و ُ ه َ و ﴿١٢٩﴾ Os sahabas (Radiyalahu an-huma) – companheiros do Profeta, pelo amor e amizade pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) ansiavam ficar ao lado dele, a todo o tempo. Mas tal não era possível, porque cada um tinha as suas próprias actividades e responsabilidades, nomeadamente familiares. 

Por isso sentiam-se sempre tristes com a separação, mesmo que momentânea. Também tinham consciência de que um dia todos iam morrer e que a separação era inevitável. Foi o exemplo de Thawban (Radiyalahu an-hu) que ajudava o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) em diversas tarefas. 

Certa vez, quando se encontrava na companhia do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), ficou com os olhos lacrimejando. Ao ser perguntado os motivos da tristeza, ele referiu o amor que sentia pelo Profeta e que tinha medo de não o encontrar no Akhirat (vida futura) e não suportava estar longe dele. 

Referiu também que o Profeta estará num lugar privilegiado, bem distante dele, devido ao elevado grau que tinha perante Deus. Por outro lado, ele não tinha a certeza de que iria para o Paraíso. Tudo isto lhe causava uma imensa tristeza. Por causa desta preocupação, Deus revelou o seguinte versículo: Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso, "E aqueles que obedecem a Allah e ao Seu Mensageiro, estarão na companhia dos que foram agraciados por Allah; dos Profetas (que ensinam), dos sinceros (amantes da fé), dos mártires (que comprovam) e dos justos (que fazem o bem); que excelentes companheiros serão!". Cur’ane 4:69. 

Ja'far Ibn Abdullah conta: “Sonhei com Abu Zurah (um dos eminentes estudiosos de Hadith – Tradições do Profeta Muhammad Salalalhu Aleihi Wassalam) que se encontrava no céu, liderando a oração dos Anjos. Perguntei-lhe como foi possível adquirir aquele estatuto? Respondeu: “Com esta minha mão escrevi um milhão de Ahadith e sempre que escrevia o nome do Profeta de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) acrescentava (Salalahu Aleihi Wassalam), e o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse aquele que lhe enviasse uma vez Durud, Deus enviaria dez bênçãos sobre ele”. Graças a esta acção, Deus lhe concedeu este privilégio”. Para o Profeta Muhammad, utilizamos a expressão “Salalahu Aleihi Wassalam” – Que as Bênçãos e a Paz de Deus estejam com ele. 

Sempre que mencionamos ou ouvimos o nome de qualquer outro Profeta, dizemos “Aleihi Salam” – que a Paz de Deus esteja com ele. A mesma expressão é utilizada para “saudar” os anjos, em especial, Jibril (Gabriel), Mikail (Miguel), Malik, Israfil (Rafael), Ridwan e Israil. 

Para os Companheiros do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), pedimos a Deus, dizendo “Radiyalahu an-hu” - que Deus esteja satisfeito com ele (para um homem), Radiyalahu an-há (para uma senhora) e Radiyalahu an-huma (no plural). Apesar desta expressão / pedido, sob a forma de súplica, ser utilizada, na generalidade para os Companheiros do Profeta, pode também ser utilizada para todos os muçulmanos piedosos. No entanto, é habitual utilizarmos a prece “Que Deus tenha Misericórdia deles – Rahmatullahi Aleihi”, para todos os restantes piedosos que se distinguiram e se empenharam, passados e presentes, nomeadamente no estudo, na divulgação e no cumprimento da religião. 

Todos eles são superiores às restantes criaturas, porque apesar de terem a capacidade do livre arbítrio, seguiram e seguem o caminho recto da virtude. Serão também considerados superiores aos anjos, porque estes não têm o poder para desobedecer a Deus. Esses piedosos, serão agraciados por Allah Subhana Wataãla, conforme os versículos 7 e 8 do Surat 98 Al-Bayinah: “Os que têm fé em Deus e praticam o bem, são as melhores criaturas. Cuja recompensa está com o seu Senhor: jardins do Éden, abaixo dos quais correm os rios, onde habitarão eternamente. Deus estará satisfeito com eles e eles estarão satisfeitos com Ele. 

Isto será para quem teme o seu Senhor”. "Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. “E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10. 

Jumua Mubaraka!

sábado, janeiro 31, 2015

AS MELHORES OBRAS PARA ÓRFÃOS E AS VIÚVAS

Centro Islâmico de Brasília-DF

Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Assunto : AS MELHORES OBRAS PARA ORFÃO E AS VIÚVAS

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata sobre as melhores obras para com órfãos e as viúvas. Espelhamos em nosso Amado Profeta Muhammad (SAAW), pois durante sua vida ele foi órfão e se dedicando para socorrer tanto os órfão quanto as viúvas, por serem pessoas sem amparo e fracas e solitárias. 

"Certa vez um homem que estava na perdição da bebida e do pecado, em sua jornada encontrou um órfão no qual o ajudou alimentando-o e amparando-o, e quando chegou a sua morte os anjos estava levando para o inferno e veio esse órfão dizendo que ele o socorrera no momento de necessidade, pois ele havia sido bom para o órfão, e o anjo o tirou do inferno". 

Anas Bin Malik, servia ao Profeta Muhammad(SAAW) relatou que as melhores casas onde se encontram e tratam bem os órfãos e os melhores servos de Allah(Louvado Seja) são os que ajudam e socorrem os órfãos e as viúvas e os necessitados.

Allah(Louvado Seja) esclareceu para o Profeta Davi (que a paz esteja com ele) : « para servir o órfão como se fosse seu pai, e amparar a viúva como se fosse seu marido. » se realizar boas obras encontrar boas obras e se realizar más obras, também as encontrarão ; assim quando morrermos as ações boas praticadas serão as que encontraremos, da mesma forma as más. E perguntou o Profeta Davi (AS) : « O que acontece com quem praticam boas obras para com os órfãos e as viúvas ? responde Allah(SWT) ; « No Dia do Juízo Final, ficaram abaixo da sombra e Allah (SWT) intercederá por ele. » 

Certa vez veio uma família com suas filhas em boas condições de vida, mas seu marido veio a falecer e a mulher ficou sozinha com suas filhas, e sua condição de vida ficou mais difícil, passando dificuldades e fome, para evitar das pessoas falarem delas, resolveu mudar de cidade, e nesta mudança passou por uma noite de frio e se abrigou em uma mesquita onde deixou suas filhas e saiu buscar ajuda e comida, e viu duas rodas de pessoas numa delas se encontrava um muçulmano e em outra se encontrava um descrente, veio falar com muçulmano sobre sua situação e sua dificuldade que ela era viúva e tinha duas filhas que ela era nova na cidade e necessitava de ajuda, o muçulmano questionou como ela iria provar se ela era uma viúva e uma mulher digna? Então relatou a mesma situação para descrente no qual abriu a sua casa alimentou-as e deu-lhes as melhores vestes amparando-as. Nesta noite o muçulmano teve um sonho no qual viu um palácio grande, e perguntou ao Profeta Muhammad(SAAW) quem morava nesse palácio? respondeu quem morava um homem que havia socorrido uma viúva e suas filhas eram órfão. Ele indagou porque ele não tinha um palácio pois era um muçulmano praticante. Questionou da mesma forma que ele havia questionado a viúva que prova você tem que você é um bom muçulmano ? No dia seguinte o muçulmano foi atrás do descrente, oferecendo ajuda de mil darham para ajudar a viúva que ele o viu em um palácio, e o descrente também teve o mesmo sonho e que essa viúva havia o convertido para o Islam, que era uma mulher virtuosa, e o palácio era dele e de sua família, tudo com a misericórdia de Allah(SWT) para quem ampara as viúvas e os órfãos. Disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « Quem socorre o órfão e a viúva é como saísse no caminho de Allah(Louvado Seja). » 

Cinco tipos de pessoas serão castigadas no dia do Juízo Final e enviado ao inferno.: 1) os que aproveitam da situação dos mais fracos , explorando-os e não pagando seus direitos ; 2) uma líder responsável por sua comunidade e não sabe distinguir entre o mais forte e o mais fraco ; 3) o responsável pela sua família, que não orienta seus filhos a andar no caminho de Allah(SWT) ; 4) Uma pessoa que não socorre uma pessoa fraca em situações de dificuldade ; 5) uma pessoa que contrata um serviço e não paga por ele. 

Há uma história de uma mulher pobre que morava num casebre ao lado do palácio de um rei, Demonstra o que a injustiça traz para o injusto: Um dia, o rei estava passeando ao redor do seu palácio viu o casebre e perguntando a quem pertencia, foi informado que pertencia a uma mulher que ali vivia. Então o rei mandou demolir o casebre imediatamente. Quando a mulher retornou, encontrou seu casebre demolido e perguntou quem havia feito aquilo. Informaram-na que havia sido o rei. Então ela levantou suas mãos aos céus e disse:- Meus Deus! Se eu não estava presente durante a destruição, onde esta Tu meu Senhor?! E sentou no chão e quando o rei estava saindo com sua comitiva viu a mulher e perguntou-lhe: O que estas esperando? Ela respondeu: A destruição do seu palácio. Então ele riu. E quando chegou a noite, seu palácio foi destruído, junto com ele. Disse o Profeta Muhammad(SAAW): “A pessoa que se esforça em nome das viúvas e pobres, é como aqueles que se esforçam no caminho de Allah (SWT) e como aqueles que jejuam durante o dia e reza à noite.”

Ó Allah conceda gloria ao Islam e aos muçulmanos, proteja a unidade de sua religião, destrua os inimigos do Islam. Ó Allah conceda a vitória a sua religião e de seu Livro e a Sunna do Profeta Muhammad (SAAW) Ó Allah conceda piedade a nossas almas. Ó Allah cure aqueles que estão doentes. Ó Allah abençoe as almas daqueles que já morreram. Ó Allah nos pedimos que nos perdoe e tenha misericórdia de nós. Ó Allah ampare nossos órfão e as viúvas. “Nosso Senhor! Conceda-nos, na vida terrena, benefício, e, na Derradeira Vida benefício; e guarda-nos do castigo do Fogo.” Que a Paz e as bênçãos estejam com nosso amado Profeta Muhammad sua família, companheiros . E Todo o Louvor a Allah, O Senhor dos mundos!

SWT) = SUBAHANA WA TAALA = (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) = SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A) = RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH = DEUS

(AS)= ALEIREM SALAM= QUE A PAZ ESTEJA COM ELE

SUNNAH = DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto, a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. Que Allah (SWT) nós perdoe.

JUMUA MUBARAKA INSHALAH!

sexta-feira, janeiro 30, 2015

Quem foi Muhammad ﷺ (Que a paz e bênção de Deus estejam com ele)

Prezados Irmãos, 

Assalamu Alaikum (A paz esteja convosco):

Ele foi insultado e provocado, mas ordenou aos seus seguidores para NUNCA insultar ou provocar aos outros.

Ele foi perseguido por inimigos, por pessoas que queriam assassiná-lo, mas nunca vingou-se de algum inimigo; somente fazia boa prece para os inimigos.

Numa sociedade que enterravam bebés do sexo feminino vivas, por achar que era vergonhoso ter uma filha, ele, Muhammad ﷺ elevou a posição da mulher tão alto, que para os filhos, o Paraíso está sob os pés da mãe.

Uma mulher tinha o hábito de atirar lixo para ele quando passasse da casa dela, mas quando ela ficou doente, Muhammad ﷺ foi visitá-la. Ele consolava os doentes e os visitava regularmente, fossem ou não muçulmanos.

Ele foi o homem que respeitou e nos ensinou a respeitar as mulheres.

Ele ensinou-nos que nós temos direitos sobre as nossas mulheres, mas elas também têm direitos sobre nós.

Ele, Muhammad ﷺ, ensinou-nos a amar e honrar Jesus e a mãe Maria (que a paz esteja com eles).

Ele ensinou-nos a estar puro e limpo a todo o momento.

Muhammad ﷺ era muito humilde, não permitia que os seus companheiros se levantassem quando ele pas-sasse por eles, conforme se fazia para os Reis.

Ensinou-nos a ajudar aos outros, a manter relações com aqueles que cortam relações connosco e a perdoar àquele que nos faz mal.

Ensinou-nos a apoiar os oprimidos, nunca permitiu opressão ou maus tratos, nem a animais. Deu as boas novas que uma senhora entrará no Paraíso por ter cuidado de um gato.

Ensinou-nos a encarar a vida com um sorriso, com a famosa frase: "Até um sorriso é um acto de caridade."

Muhammad ﷺ , ensinou-nos a devolver as pertenças a quem de direito.

Ensinou-nos que a melhor caridade é providenciar água aos mais necessitados. Muhammad ﷺ aliviava as necessidades das viúvas, dos pobres e dos neces-sitados.

Durante toda a sua vida, nunca disse um "Não" em resposta a qualquer pedido. Dava de comer aos outros e ele próprio passava fome.

Quando um homem começou a fazer necessidades menores na sua Mesquita, Muhammad ﷺ disse aos ofendidos para deixar o homem terminar. Após o homem ter terminado, ele foi gentilmente explicar ao homem acerca de locais sagrados e os cuidados a ter nesses locais.

Ele ensinou-nos a adorar UM ÚNICO DEUS.

Ele ensinou-nos a ser bondosos para com as pessoas.

Ele ensinou-nos a amar uns aos outros.

Muhammad ﷺ, desde pequeno foi considerado alguém confiável pelo povo, muito antes de receber a Profecia.

Ele ensinou-nos que para amolecer o coração, deve-mos dar de comer aos pobres e tomar conta dos órfãos. Ensinou-nos a amar ao órfão e que cuidar de um órfão dá um lugar no Paraíso.

Ele foi o homem que nunca escreveu uma auto-biografia mas hoje existe sobre ele mais biografias que qualquer outro na história da humanidade.

Seus filhos morreram enquanto estava vivo, sem ninguém para manter o seu nome, mas hoje o seu nome é dos mais escolhidos no Mundo, sendo que em 2014 foi também o nome mais escolhido pelos Britânicos na Inglaterra.

No seu último Sermão, Muhammad ﷺ disse:

Todo o ser humano vem de Adão e Eva, um árabe não é superior que o não árabe e nem o não árabe não tem qualquer superioridade sobre o árabe; também o branco não tem qualquer superioridade sobre o negro e nem o negro sobre o branco a não ser pela piedade e boas acções.

Muhammad ﷺ ensinou-nos a orar cinco vezes por dia, lado a lado, com os ombros encostados, onde o negro, o branco, o rico, o pobre, o rei, o empregado, todos for-mam-se de igual maneira e oram de igual forma para UM ÚNICO CRIADOR.

Poderei levar meses a descrever às qualidades de Muhammad ﷺ, pois, na verdade, ele deixou tradições e qualidades para um mundo melhor, tal como Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jacob, Salomão, Jesus e outros (que a paz de Deus esteja com todos eles). 

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 30/01/2015.

AS VIRTUDES DE DIZER OU ESCREVER SALALAHU ALEIHI WASSALAM:

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK 
Na verdade, Allah e os Seus anjos derramam bênçãos sobre o Profeta. Ó vós que credes! Pedi bênçãos para ele e saudai-o com respeitosa saudação”. Cur’ane 33:56. Deus demonstra elevada consideração e afeto pelo trabalho desenvolvido pelos Seus Profetas. São as Suas melhores criaturas, que vieram ao mundo para trazerem a mesma mensagem de Unicidade Divina (Lá ilaha illalah – Não há outra divindade senão Deus). “Glorificado seja o teu Senhor da Majestade, acima disso que Lhe atribuem. E a paz esteja com eles que foram enviados como mensageiros”. Cur’ane 37:180,181. 

Após a criação de Adam (Aleihi Salam), Adão, que a Paz de Deus esteja com ele, primeiro homem e primeiro Profeta, Deus ordenou aos anjos para se prostrarem perante ele, em sinal de respeito. O Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão, que a Paz de Deus esteja com ele, também foi abençoado por Deus. 

Para demonstrar à Sua criação, a importância do último dos Profetas, Deus refere no Cur’ane que Ele e os Seus anjos derramam bênçãos para Muhammad. Em seguida, “ordena” aos crentes, para também pedirem bênçãos para ele. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A pessoa que ouvir falar de mim, deve enviar Durud (bênçãos) e aquele que enviar um Durd para mim, uma vez, Allah conceder-lhe-á dez Duruds (misericórdias) e perdoar-lhe-á dez pecados e elevará dez graus para ele”. Ahmad e Nassai. 

Os nossos sábios recomendam-nos para pedirmos bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), nomeadamente durante o salat - orações (no tashahhud), durante o kutba (pelo imamo que está a dirigir o sermão), antes duma prece a Deus (quando pedimos perdão ou proteção), depois do azan, ao entrar e sair das mesquitas, quando entramos nas casas (depois de saudarmos com Assalamo Aleikum), quando ouvirmos ou mencionarmos o nome dele e ao escrever alguma passagem onde o seu nome é mencionado. 

Às sextas-feiras, devemos incrementar o pedido de bênçãos. Quando formos fazer Umra ou Haje, em Maka, devemos passar a maior parte do tempo fazendo Tawaf (circundar a Caaba). Quando se proporcionar a visita à cidade de Madina, onde se encontra sepultado o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), as nossas línguas deverão estar ocupadas a pedir bênçãos para ele.

Há várias formas de pedir bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Uma das mais simples é recitar “Allahuma Sallí ãlá Muhammadin wa ãlá áli Muhammadin”. É referido no Bukhari, 55:588, que as pessoas perguntaram ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), qual a melhor maneira de pedir bênçãos para ele. Em resposta referiu o Durud-Ebrahim, que nós recitamos nas nossas orações, na posição de sentado (tashahhud). “Ó Allah derrame bênçãos sobre Muhammad e sobre a sua progénie (família), como derramastes bênçãos sobre Ibrahim (Abraão) e sua progénie. Ó Allah abençoa Muhammad e sua família como abençoaste Ibrahim e sua família, sem dúvida Tu ês Possuidor do Louvor e da Glória”.

As bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), podem ser pedidas junto à campa dele, porque ele as ouvirá. Segundo diversos hadices, os Profetas e Mensageiros (Aleihi Salam), encontram-se vivos nas suas campas e efetuam o salah. As bênçãos também podem ser pedidas em qualquer lugar do mundo, pois os anjos se encarregarão de as transmitir. 

Hazrat Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Aquele que envia bênçãos perto da minha campa, eu próprio o ouço e aquele que, de longe, me envia um durud, me é transmitido”. Baihaqui e Mishkat. Pedir bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), para além de cumprirmos com as ordens de Allah, demonstramos o amor e consideração que sentimos por ele. “Aquele que sente amor por alguém, lembra-se constantemente dele”. 

No dia em que Deus levantar a humanidade para prestação de contas, os crentes ansiarão por estar mais perto do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Yahya relatoume, que ouviu de Malik, este de Abu Zinad, este de Al-Araj e deste de Abu Huraira (Radyialahu an-hu), de que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A todos os Profetas foram-lhe dadas suplicas (preces) e eu quero preservar o meu duá como intercessão, no outro mundo, pela minha comunidade”. Maliks Muwatta. Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “No Dia do Julgamento Final, a pessoa que estará mais próxima de mim, será aquela que enviou mais Durud para mim.” Tirmizi. No dia da Ressurreição, a sede e a preocupação serão imensas. “No Dia em que soar a trombeta e a segunda a seguir aquela, nesse Dia, os corações batem doridos enquanto os olhos se abaixam amargurados”. Cur’ane 79: 6 a 9. 

No local da ressurreição, estará Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) para nos dar de beber a água de Khauçar, que nos acalmará a sede e os tormentos desse dia. Segundo Abu Hurairah (Radiyalahu an-hu), o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “O meu haud (reservatório) será muito largo, maior do que a distância que separa Ealah de Aden. Será mais branco do que o gelo e mais doce do que o mel com leite; os seus utensílios serão em maior número do que as estrelas. Eu afastarei as pessoas estranhas, da mesma maneira que são afastados os camelos estranhos ao haud (reservatório). As pessoas perguntaram: “Reconhecer-nos-ás nesse dia, ó Profeta de Deus?” Ele respondeu: “Sim, vós tereis um sinal que mais nenhum ummah (povo) possuirá. Vireis ter comigo num estado tal que as vossas faces, mãos e pés brilharão devido aos feitos do wudu (ablução).” – Muslim e Mishkaat.

"Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41. Cumprimentos Abdul Rehman Mangá 29/01/2015