quarta-feira, julho 24, 2013

Ramadan‏

Assalamu Alaikum Ua RahmatulALLAHI Ua Barakatuhu Em Nome de Deus O Misericordioso O Misericordiador 

Louvado seja ALLAH, O Criador do universo e que abençoou a nação islâmica com o sagrado mês de Ramadan, E testemunho que não há Deus a não ser ALLAH, Único e sem associados ou semelhantes. Diz ALLAH O Altíssimo:"Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus” (Alcorão 2:183)

E testemunho que Mohammad é seu servo e mensageiro, Que a paz e bênçãos de ALLAH estejam com Mohammad, com seus familiares, com seus companheiros e todos aqueles que seguem seus passos até o dia derradeiro.

Disse Mohammad (s)"A uma pessoa que jejuar durante o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas."

A demais,queridos irmãos muçulmanos: Parabéns a todos por alcançarmos mais uma vez o Sagrado Mês de Ramadan, mês no qual ALLAH aumenta a recompensa pelos bons atos, são perdoados os pecados.

Salman Alfarissi narra que ouvira O Mensageiro de ALLAH (S) discursar no ultimo dia do mês de Shaaban em que disse:

"Um grande mês, um abençoado mês, um mês contendo uma noite que é melhor do que mil meses, chegou a vós, ó gente. O Deus, Todo Poderoso, apontou a observância do jejum, durante ele, como um dever obrigatório, sendo que passar as suas noites em oração é uma prática voluntária. Se alguém se acercar do Deus Todo Poderoso durante ele, praticando boas ações, será como um que cumpre um dever obrigatório em outro mês; e aquele que cumprir um dever obrigatório nesse mês será como o que cumpre setenta deveres obrigatórios num outro mês. Esse é o mês da paciência, e a recompensa para a paciência é o paraíso. é o mês de repartir com os outros, e é o mês em que as provisões dos crentes são aumentadas. Se alguém der, a um que esteja jejuando, algo com que quebrar esse jejum, isso lhe proporcionará o perdão para os seus pecados e o salvará do inferno, e terá uma recompensa igual à sua, sem que a sua recompensa seja de maneira alguma diminuída."

E disse o Mensageiro de ALLAH (s) que esta recompensa é concedida para quem desjejuar uma pessoa com uma tâmara ou com copo d’água.

Referindo-se ao mês de Ramadan disse: "Em seu começo a misericórdia de Deus envolve Seus servos, em seu meio Ele concede-lhes perdão dos pecados, e em seu fim os liberta do inferno."

O Mensageiro de ALLAH (s) nos recomendou a aumentar a pratica de quatro ações; das quais, duas ações são para agradar ALLAH e as outras duas ações são de nossa extrema necessidade. As ações que agradam ALLAH são dizer Testemunho que não há Deus exceto ALLAH e outra é rogar a ALLAH Seu perdão. E as outras duas ações que são indispensáveis para nós são suplicar a ALLAH pelo paraíso e suplicar pela salvação do inferno. 

Disse o profeta (S.A.W.S) numa narrativa sagrada: "Deus o Majestoso e o Exaltado, disse: Cada ato do filho de Adão é em seu próprio favor, exceto o jejum. Este é por Minha causa e Eu o recompensarei. Por Deus, em cuja mão está a vida do profeta, o hálito do que jejua é mais agradável para Deus do que a fragrância do almíscar."

Disse o Mensageiro de ALLAH (s): Foi concedido a minha nação no mês de Ramadan cinco bênçãos que não foram concedidas a nenhum dos profetas que me antecederam. Primeiro é que ao chegar a primeira noite do mês de Ramadan, ALLAH, O Majestoso, olha para os servos; e aquele que é agraciado com o olhar de ALLAH jamais será por Ele castigado. A segunda é que o hálito do jejuadores é mais agradável para ALLAH que o aroma do almíscar. Terceiro é que os anjos suplicam o perdão para os jejuadores todos os dias e noites. A quarta é que ALLAH O Altíssimo ordena que o paraíso se prepare e se enfeite para receber Meus servos para descansar da exaustão da vida terrena. Quinta e última benção é que ao chegar a última noite do mês de Ramadan ALLAH perdoa todos eles. Então um homem perguntou é esta a noite do Decreto? Respondeu: Não! Acaso não vê que quando os trabalhadores encerram seu serviço recebem o seu salário.

Caros irmãos muçulmanos diz ALLAH em Seu Livro Sagrado: “O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por Ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais." (Alcorão 2:185)

A isenção do Jejum se dá nos seguintes casos:

1° Caso- Quando a pessoa estiver enferma: Caso a pessoa esteja doente, poderá deixar de jejuar até se restabelecer ou, caso o médico ache que o jejum dificulta a cura do paciente, ele também deverá parar o jejum até se curar, devendo repor os dias não jejuados, quando estiver gozando de boa saúde. Esta reposição não precisa ser feita imediatamente após o mês de Ramadan, ou de forma contínua, e terá como prazo para esta reposição até o último dia antes do início do próximo mês de Ramadan.

E referindo-se aqueles que não jejuam o mês de Ramadam por descaso Disse: "Diga aos servos de Deus que infeliz é aquele que, tendo em sua presença pai ou mãe idosos, perde a oportunidade de entrar no Paraíso graças aos dois (cuidando deles); e infeliz é quem, presenciando o Ramadan, perde a oportunidade de obter o perdão de seus pecados." E disse ainda numa outra narrativa: “Quem perder um dia do mês de Ramadan sem justificativa não conseguirá repor este dia nem que jejuasse a vida toda.”

2° Caso- O viajante: Quando a viajem tiver uma distância superior a 84 km, faculta-se ao viajante jejuar ou não. Isso vai depender de cada pessoa em analisar se a viajem é cansativa e por isso será uma dificuldade para ele jejuar ou não, devendo, da mesma forma que o item anterior, repor os dias não jejuados.

3° Caso- A gestante e a lactante: Caso a mulher esteja grávida, ou amamentando, e temer pelo seu bebê, estará isenta do jejum, devendo, da mesma forma, repor os dias não jejuados, passado o período de gravidez ou de amamentação.

4° Caso- O idoso: Que seja fisicamente incapaz de jejuar, para este o jejum não é mais obrigatório, cabendo ao idoso, caso possua condições, dar, para cada dia não jejuado, uma refeição a um necessitado, ou o valor equivalente a esta refeição. Caso contrário, estará perdoado em não fazê-lo.

5°Caso- A mulher no seu período menstrual, ou em resguardo pós parto: Ela não jejuará até que passe este período. Mesmo que ela queira, ou sinta que possa fazê-lo, está-lhe vedado o jejum, e os dias não jejuados, deverão ser repostos, passado o período.

6-° Caso No caso de uma doença incurável: A pessoa deixa de jejuar definitivamente, tendo que dar uma refeição a um necessitado para cada dia não jejuado, ou o equivalente ao valor de uma refeição, caso tenha condições para tal, caso contrário não está obrigado a nada.

Que ALLAH nos abençoe e abençoe toda a nação islâmica neste mês sagrado e que conceda-nos Sue perdão. Ua Assalamu Alaikum Ua RahmatulALLAHI Ua Barakatuhu

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Ramadan Mubarak a todos inshAllah A VIRTUDE DAS ORAÇÕES DE TARAWIH DURANTE O MÊS DE RAMADAN

1187. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah disse: “Aquele que cumprir as orações voluntárias durante o mês de Ramadan, com senso profundo de crença e auto-análise, terá perdoados os pecados passados.” (Muttafac alaih)

1188. Abu Huraira narrou que o Profeta (SAW) costumava persuadir as pessoas para cumprirem as orações voluntárias à noite (quiam) durante o mês de Ramadan, porém não os ordenava fazê-lo (para não se tornar uma oração obrigatória) Ele dizia: “Aquele que levanta para oferecer uma oração voluntária, durante o mês de Ramadan, com um profundo sentimento de fé, com esperança na recompensa de Allah, lhe serão perdoadas as faltas anteriores.” (Musslim)

O MÉRITO DE OFERECERMOS ORAÇÕES DURANTE A NOITE DO DECRETO (CADR); A DESCRIÇÃO DAS SUAS DATAS MAIS PROVÁVEIS

Allah, louvado seja, disse:

“Sabei que o revelamos (o Alcorão) na Noite do Decreto; e o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executarem todas as ordens. (Ela) é paz, até ao romper da alvorada!” (Alcorão Sagrado, 97:1).

E, louvado seja, disse também:

“Nós o revelamos durante uma noite bendita” (Alcorão Sagrado, 44:3).

1189. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse: “A todo aquele realizar a oração voluntária, na Noite do Decreto, guiado por um profundo sentimento de fé, com esperança na recompensa de Allah, ser-lhe-ão perdoadas as faltas anteriores.” (Muttafac alaih)

1190. Ibn Ômar relatou que alguns dos companheiros do Profeta (SAW) viram, em sonho, a Noite do Decreto, nos sete últimos dias de Ramadan. O Mensageiro de Allah disse: “Vejo que vosso sonho confirmou a existência da Noite do Decreto dentre as últimas sete noites (de Ramadan). Portanto, quem procurar a Noite Bendita deve fazê-lo entre as últimas sete noites do mês de Ramadan.” (Muttafac alaih)

1191. Aicha relatou que o Profeta (SAW) costumava retirar-se à mesquita para o itkaf durante os dez últimos dias de Ramadan, e dizer: “Buscai a Noite Abençoada entre as dez últimas noites do mês de Ramadan.” (Muttafac alaih)

1192. Aicha relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse:

“Buscai a Noite Abençoada entre as noites ímpares (ou seja, a 21°, 23°, 25°, 27° e 29), das dez últimas noites de Ramadan” (Bukhán).

1193. Aicha relatou que quando começava os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Mensageiro de Allah (SAW) costumava ficar acordado toda a noite, acordar também a sua família, e desapertar o seu cinto, ou seja, era o mais assíduo em orar para Allah. (Muttafac alaih)

1194. Aicha relatou que, no mês de Ramadan, o Mensageiro de AlIah (SAW) costumava dedicar-se ao culto, mais do que em qualquer outro mês, e fazia isso com mais esforço e devoção, durante os últimos dez dias do mês de Ramadan, do que nos primeiros vinte dias desse mês.(Musslim)

1195. Aicha relatou que numa ocasião perguntou ao Mensageiro de Allah (SAW): “Ó Mensageiro de Allah, se eu chegar a descobrir a Noite do Decreto, como deverei orar, nessa noite?” O Profeta (SAW) lhe respondeu: “Dize: ‘Allah, Tu, Que és Perdoador, Que amas o perdão, perdoa-me! ’” (Tirmizi)

A PRESCRIÇÃO E O DEVER DE SE JEJUAR NO MÊS DE RAMADAN. A DESCRIÇÃO DO MÉRITO DO JEJUM

Allah, louvado seja, disse:

“Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, podendo cumprir este preceito, o quebrar, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, se fizer isto espontaneamente será melhor. Mas, se jejuardes. será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan, em que foi revelado o Alcorão, é orientação para a humanidade & evidência de Discernimento e orientação. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém quem se achar enfermo ou em viagem jejuara, depois, o mesmo número de dias” (Alcorão Sagrado, 2:183-185).

1215. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Allah, o Todo-Poderoso, diz: ‘Todos os outros atos do indivíduo são para si mesmo, exceto o ato de jejuar, que é exclusivamente para Mim, sendo que Eu o recompensarei por este. O jejum é um escudo (contra o vício e o fogo do Inferno)’; portanto, quando qualquer um de vós estiver jejuando, deverá abster-se de entabular conversa fiada, e evitar troca de palavras agressivas e barulhentas. Se alguma pessoa abusar desse um ou iniciar com ele uma discussão, ele deverá dizer que está guardando o jejum. Por Allah, em Cujas mãos está a vida de Mohammad, sabei que o hálito de quem está a jejuar é, para Allah. mais prazeroso do que a fragrância do almíscar. O indivíduo que jejua obtém duas espécies de prazer: primeiro ele irá sentir prazer quando quebrar o jejum, e, segundo, estará jubilante em virtude do jejum quando se encontrar com o seu Sustentador.” (Muttafac alaih)

1216. Abu Huraira contou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “A pessoa que oferece um par de qualquer coisa pela causa de Allah será chamada de uma das portas do Paraíso: ‘Ó servo de Allah, esta porta é a melhor para ti!’ Assim, também, a pessoa que praticar a oração (salat), com regularidade, será chamada da porta da oração; e aquelas pessoas que marcharem para a jihad, pela causa de Allah, serão chamadas da porta da jihad; da mesma forma, as pessoas que jejuam serão chamadas da porta de Raiyan (para entrarem no Paraíso - ou seja, a porta do frescor). A pessoa que der esmolas será, da porta da caridade, chamada (para entrar no Paraíso).” Abu Bakr disse:

“Ó Mensageiro de Allah, tu que és mais querido para mim do que meus próprios pais, ouve, já sei que uma pessoa chamada (para entrar no Paraíso), de qualquer das portas, não precisará de mais nada. Entretanto, poderia alguém, de todas essas portas, ser chamado?” O Profeta (SAW) respondeu: “Sim, e espero que tu serás um deles!” (Muttafac alaih)

1217. Sahl lbn Saad relatou que o Profeta (SAW) disse: Há uma porta no Paraíso chamada Al Raiyan, através da qual, no Dia do Juízo, somente entrarão as pessoas que tiverem jejuado, e nenhuma outra. Será dito: ‘Onde estão as pessoas que jejuaram?’ Estas entrarão por ali, sendo que ninguém mais o fará, salvo elas. Uma vez que tiverem entrado, a porta se fechará e, posteriormente, ninguém mais poderá entrar.” (Muttafac alaih)

1218. Abu Saíd Khudri relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando a pessoa jejua por um dia, em prol de Allah. Ele transporta o Inferno para uma distância de setenta anos de viagem (da pessoa).” (Muttafac alaih)

1219. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse: “À pessoa que jejuar durante o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Allah, ser-lhe-ão perdoadas as faltas passadas.”

1220. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse

Quando chega o mês de Ramadan, abrem-se as portas do Paraíso e se fecham as do Inferno, e os demônios permanecem acorrentados.’ (Muttafac alaih)

122 1. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Começai a jejuar quando virdes aparecer a lua nova, e finalizai o jejum quando ela reaparecer. Se não a puderdes ver claramente por estar o céu coberto de nuvens, então considerai o mês de Cha’ban como se tivesse 30 dias.” (Muttafac alaih)

A GENEROSIDADE E O OFERECIMENTO DAS BOAS OBRAS, DURANTE O MÊS DE RAMADAN. A INCREMENTAÇÃO DAS OBRAS DE CARIDADE, DURANTE OS DEZ ÚLTIMOS DIAS DO MESMO

1222. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) era a pessoa mais generosa dentre todos os homens. Especialmente durante o mês de Ramadan, costumava ser extremamente generoso, pois era quando o visitava o Arcanjo Gabriel. Durante esse mês, costumava visitá-lo todas as noites, e recitar-lhe o Sagrado Alcorão. Naqueles dias, a normal generosidade do Profeta (SAW) aumentava muitíssimo, muito mais do que o vento impregnado de chuva. (Muttafac alaih)

1223. Aicha contou que quando começavam os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Mensageiro de Allah (SAW) costumava ficar orando toda a noite, e, inclusive, despertava os membros da sua família, e se mostrava ainda devoto e assíduo em suas orações. (Muttafac alaih)

A PROIBIÇÃO DE SE ADIANTAR O JEJUM ANTES DA ENTRADA DO MÊS DE RAMADAN; QUER DIZER, NA SEGUNDA QUINZENA DE CHA’BAN, EXCETO NO CASO DA CONTINUAÇÃO DE UM JEJUM, NUMA SEGUNDA OU NUMA QUINTA-FEIRA, DANDO-SE A CASUALIDADE DA COINCIDÊNCIA DE DATAS 

1224. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

“Nenhum de vós deverá jejuar um ou dois dias imediatamente antes do mês de Ramadan, a não ser nos casos de uma pessoa estar acostumada a jejuar nesses dias, coisa que poderá fazer em tais datas.” (Muttafac alaih)

1225. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não observeis o jejum antes do mês de Ramadan; outrossim, devereis começar o vosso jejum após o avistamento da lua nova, e terminá-lo após o avistamento da lua nova (seguinte). Se o tempo estiver nublado, vede que o mês (de Cha’ban ou Ramadan) seja de trinta dias” (Tirmizi).

1226. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não deveis jejuar quando começar a segunda metade de Cha’ban.” (Tirmizi)

1227. Abu Yaczan Ammar Ibn Yassir disse: “Aquele que guarda jejum num dia duvidoso (ou seja, sem ver a lua, por causa das nuvens) desobedece o Abul Cássim, Mohammad (SAW).” (Abu Daúd e Tirmizi)

O QUE SE DEVE DIZER AO SE AVISTAR A LUA NOVA

1228. Tal-ha Ibn Ubaidullah disse que o Profeta (SAW), ao ver a lua nova, costumava orar assim: “Ó Allah, faze com que o aparecimento dessa lua seja um presságio de paz, fé, segurança e submissão para nós. (Ó lua) o meu e o teu Senhor é Allah! Que esta lua seja de (verdadeira) diretriz e virtude!” (Tirmizi)

O MÉRITO DE SE LANÇAR MÃO DA CONSOADA (SUHUR); O RETARDAMENTO DA CONSOADA, A NÃO SER QUE SE TEMA A ENTRADA DO AMANHECER

1229. Anas lbn Málik relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Lançai mão da consoada (ou seja, sahur), porque há bênção nesse ato.” (Muttafac alaih)

1230. Zaid lbn Sábet narrou: “Certa ocasião lançamos mão do suhur com o Mensageiro de Allah (SAW), e logo nos levantamos para a oração da alvorada. Perguntamos-lhes qual seria o intervalo entre ambos, e nos disse: ‘O tempo necessário para se recitarem cinqüenta versículos (do Sagrado Alcorão).” (Muttafac alaih)

123 1. Ibn Ômar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) tinha dois muézins (os que convocam à oração). Um era Bilal e o outro era Ibn Ummu Mactum. O Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Bilal, chama à oração um pouco mais cedo, quando ainda é noite. Por conseguinte, continua comendo e bebendo, até que Ibn Ummu Mactum chame.” Continuou: “Na verdade, há apenas um curto intervalo entre os dois, que é quando um desce do e o outro sobe ao minarete.” (Muttafac alaih)

1232. Anir bin al ‘As relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O único fator distinguível entre o nosso jejum e o dos outros povos do Livro é o sahri (isto é, os cistãos e os judeus não tomam o desjejum da pré-madrugada.)” (Musslim).

O MÉRITO DE SE QUEBRAR O JEJUM O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL, DEPOIS DO OCASO; O QUE SE COME AO SE QUEBRAR O JEJUM, E AS SÚPLICAS QUE ACOMPANHAM O ATO

1233. Sahl Ibn Sad re1atou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Os muçulmanos irão estar no caminho certo, desde que se apressem em quebrar o jejum (imediatamente após o sol se pôr, e ter chegado a hora de orar, após à quebra do jejum).” (Muttafac alaih)

1234. Abu Atiya relatou: “Eu e Masruk fomos ter com Aicha”. Masruk lhe disse: ‘Há dois homens, companheiros de Mohammad (SAW), que não perdem a oportunidade de fazer o bem. Porém, um deles se apressa em quebrar o jejum e fazer a Oração do Crepúsculo, e o outro atrasa um pouco a quebra do jejum e a prática da Oração do Crepúsculo. ’ Aicha perguntou: ‘Quem dos dois se apressa em quebrar do jejum e praticar a Oração do Crepúsculo? ’

Disse-lhe: ‘Abdullah Ibn Massud.’ Ela disse: ‘O Mensageiro de Allah costumava fazer o mesmo’ .“ (Musslim)

1235. Abu Huraira contou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Allah, exaltado seja, disse: ‘Dentre os Meus servos, prefiro aquele que se apressa em quebrar o jejum.” (Muttafac alaih)

1236. Ômar Ibn Ai Khattab relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando a noite se aproximar deste lado (leste) e o dia se retirar por detrás deste (oeste), e o sol se puser, aquele que está a guardar jejum deverá quebrá-lo.” (Tirmizi)

1237. Abu lbrahim Abdullah bin Aufi relata: “Uma vez nós acompanhamos o Mensageiro de Allah (SAW) numa viagem, e ele estava jejuando. Quando o sol se havia posto, ele pediu a alguém de entre a turma: ‘Fulano, por favor, prepara para nós uma calda da farinha de cevada assada! ’ O homem disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, esperemos até que a tardezinha escureça mais! ’ O Profeta (SAW) repetiu:

‘Desce, e prepara-nos a calda de cevada!”O Abdullah bin Auf disse: “O homem desmontou e foi preparar a calda; o Profeta (SAW) bebeu dela e, apontando para o leste, disse: ‘Quando a pessoa que está jejuando vir a noite a se aproximar naquela direção, deverá quebrar o jejum.” (Muttafac alaih)

1238. Salman Ibn Ámir Zabai al Sahabi relatou que o Profeta (SAW) disse: “Quando alguém quebrar o jejum, deverá fazê-lo com uma tâmara; se não a conseguir, então com água, pois ela é pura, e purifica o corpo.” (Abu Daúd e Tirmizi)

1239. Anas Ibn Málik relatou: “O Mensageiro de Allah (SAW) costumava quebrar o jejum, antes de oferecer a salat Maghrib (do crepúsculo), com alguns bagos de tâmaras frescas, na falta das quais, com tâmaras secas e, na falta também destas, ele bebia alguns goles de água.” (Abu Daúd e Tirmizi)

O DEVER QUE TEM O CRENTE QUE GUARDA O JEJUM DE PONDERAR SUAS PALAVRAS E SEUS ATOS

1240. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

“Quando qualquer um de vós estiver jujuando, deverá abster-se de entabular conversa fiada, e evitar troca de palavras agressivas e brulhentas. Se alguma pessoa abusar desse um ou iniciar com ele uma discussão, ele deverá dizer que está guardando o jejum.” (Muttafac alaih)

1241. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse: “Se uma pessoa não se abstém de mentir e de praticar atividades indecentes, Allah não deseja que se abstenha de comer e de beber.” (Bukhári)

ALGUNS TÓPICOS RELACIONADOS COM O JEJUM

1242. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

“Quando algum de vós come ou bebe, por acidente, esquecendo-se do seu jejum, deve continuar o jejum até ao fim, porque (comendo e bebendo por engano) significa que Allah lhe deu de comer e de beber.” (Muttafac alaih)

1243. Laquit Ibn Sabira relatou: “Uma ocasião me apresentei perante o Mensageiro de Allah (SAW) e lhe pedi que me informasse sobre as abluções. Disse-me: ‘Faze tuas abluções devidamente, e de modo completo, e limpa entre os teus dedos, esfregando-as com os dedos opostos; e lava bem os orifícios nasais; porém, se estás jejuando, toma cuidado sobre este particular (para que a água não entre pelos orifícios nasais).” (Abu Daúd e Tirmizi)

1244. Aicha relatou: “Se o Mensageiro de Allah (SAW) recebia o amanhecer num estado de impureza corporal, por haver mantido contato com sua esposa, tomava um banho e jejuava, como de costume.” (Muttafac alaih)

1245. Aicha e Ummu Salama contaram: “O Mensageiro de Allah (SAW) recebia o amanhecer num estado de impureza (por haver copulado com sua esposa, e não por poluição noturna), e jejuava.” (Muttafac alaih)

O MÉRITO DE SE JEJUAR DURANTE OS MESES DE MUHARRAM, CHA’BAN E OS MESES SAGRADOS

1246. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O melhor mês para se jejuar, depois do Ramadan, é o de Muharram, e a melhor oração, depois das prescritas (obrigatórias) é a oração voluntária da noite.” (Musslim)

1247. Aicha relatou: “O Profeta (SAW) não costumava observar o jejum opcional mais do que no mês de Chaban. Ele jejuava por todo aquele mês.” Outra versão diz: “O Profeta (SAW) costumava guardar jejum no mês de Cha’ban, com exceção de alguns dias.” (Muttafac alaih)

1248. Mujiba ai Báhiliya conta, transmitindo o que lhe relatara seu pai ou seu tio, ou seja, que uma ocasião seu pai ou seu tio visitou o Mensageiro de Allah (SAW), e regressou. Passado um ano, voltou a visitar o Profeta (SAW). Durante esse período a aparência e o estado de um dos homens haviam sofrido uma considerável mudança. Ele perguntou ao Profeta (SAW): “Ó Mensageiro de Allah, reconheces-me?” O Profeta (SAW) perguntou: “Quem és?” Respondeu: “Sou aquele da tribo dos Báhili que te visitou no ano passado.” O Profeta (SAW) voltou a perguntar: “E por que esta mudança em ti? Porque eras muito bem parecido!” O Báhiii respondeu: “Desde que te deixei, a última vez, não tenho comido nada, a não ser as noites (quer dizer que havia jejuado durante todos os dias do ano).” O Profeta (SAW) lhe disse: “Tu te torturaste!” Em seguida, agregou: “Deves observar o jejum durante o mês da Paciência (Ramadan), e um dia a cada mês.” O homem perguntou: “Permites-me guardar o jejum por mais tempo,já que sou bastante forte?” O Profeta (SAW) repôs: “Então, jejua dois dias a cada mês!” O Báhili voltou a pedir: “Por favor, aumenta um pouco mais!”O Profeta (SAW) lhe disse, então: “Jejua, pois, três dias a cada mês!” O homem pediu mais, porém o Profeta (SAW) lhe disse: “Jejua durante os meses sagrados, jejua, e abstém-te de jejuar (conforme o caso).” O Profeta (SAW) disse aquilo três vezes, e depois lhe deu a explicação, unindo e separando três dedos.(Abu Daúd)

O MÉRITO DO JEJUM E DE OUTRAS BOAS OBRAS NOS PRIMEIROS DEZ DIAS DE ZUL HIJJA

1249. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não há dias durante os quais as ações virtuosas comprazam tanto a Allah, como nos primeiros dez dias de Zul Hijja.” Os Companheiros perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah, nem mesmo (é mais meritório) o lutarmos - empreendermos o jihad — em nome de Allah?” Respondeu: “Não, nem mesmo o jihad em nome de Allah, a não ser que se dê o caso de uma pessoa marchar para o jihad com sua vida e sua propriedade, e voltar sem ambas (ou seja, constituir-se num mártir do jihad).” (Bukhán)

O MÉRITO DO JEJUM DURANTE O DIA DE ARAFA, ACHURÁ (DÉCIMO DIA DO MÊS DE MUHARRAM) E TASUÁ (NONO DIA DE MUHARRAM)

1250. Abu Catada relatou que (em certa ocasião) foi perguntado ao Mensageiro de Allah (SAW) acerca do jejum no dia de Arafa (hajj). Respondeu: “Isso permite emendarem-se as faltas (cometidas) durante o ano anterior e o ano corrente.” (Musslim)

125 1. IbnAbbas relatou que o próprio Mensageiro de Allah (SAW) jejuava no dia de achurá (décimo dia de Muharram), e ordenava os demais a jejuarem nesse dia. (Muttafac alaih)

1252. Abu Catada relatou que foi perguntado ao Mensageiro de Allah (SAW) sobre o jejum do dia de achurá (décimo dia de Muharram). O Profeta (SAW) replicou: “Isso expia as faltas do ano anterior.” (Musslim)

1253. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Se eu sobreviver até o ano entrante, jejuarei no tasu-á (Nono dia de Muharram).” (Musslim)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM NOS SEIS PRIMEIROS DIAS DO MÊS DE CHAUWAL

 1254. Abu Aiúb relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quem cumpre o jejum durante todo o mês de Ramadan, seguido do jejum dos seis dias de Chawal, saiba que isso é tão bom, como se tivesse jejuado durante toda a vida.” (Musslim)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM ÀS SEGUNDAS E QUINTAS-FEIRAS

 1255. Abu Catada relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) foi inquirido sobre a observância do jejum, nas segundas-feiras; ele disse: “Este (segunda-feira) é o dia em que nasci, e o dia em que fui comissionado para a profecia.” (Ou ele disse: “Foi o dia em que recebi a primeira Revelação.”). (Musslim)
 
1256. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Nas segundas e quintas-feiras um relatório das ações do homem é apresentado; e o quanto desejo que as minhas ações relatadas sejam sobre o jejum!” (Tirmizi)
 
1257. Aicha disse que o Mensageiro de Allah (SAW) era muito zeloso quanto ao jejum das segundas e quintas-feiras. (Tirmizi)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM, TRÊS DIAS DE CADA MÊS

De acordo com o Imam Nawawi, os dias propícios para o jejum em m que não seja o Ramadan são os dias c1aros (de lua cheia), ou seja, 13°, 14° e o 15° dia do mês lunar. A esse respeito, o 12°, 13° e 14° dia também foram mencionados; mas a 1a seqüência é bem conhecida e considerada autêntica.

1258. Abu Huraira contou: “Meu amigo (benfeitor e bem-querido), o Profeta (SAW), ordenou-me que jejuasse durante três dias de cada mês, e que oferecesse duas racát voluntárias de dhoha (manhã), e oferecesse orações de witr antes de me ir deitar.” (Muttafac alaih)

1259. Abu ai Dardá narrou que seu amigo querido, o Profeta (SAW) lhe havia recomendado três coisas que não deveria abandonar enquanto vivesse. A primeira era jejuar durante três dias a cada mês (além de Ramadan). A segunda, oferecer a oração do meio da manhã; e por último, não ir dormir antes de rezar a oração witr. (Musslim).

1260. Abdullah Ibn Amr Ibn Al ‘Ás relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O jejum de três dias a cada mês é o mesmo que jejuar por toda a vida.” (Muttafac aiaih)

126 1. Mu’aza ai Adawiya relatou que perguntou para a Aicha: “O Mensageiro de Allah (SAW) observava o jejum em três dias, a cada mês (que não fosse Ramadan)?” Ela disse que sim. Perguntou mais: “Em que parte do mês ele costumava jejuar?” Ela respondeu: “Ele não era meticuloso nesse particular, e jejuava em qualquer parte do mês” (Musslim).

1262. Abu Zar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando jejuardes três dias do mês, que esses dias sejam o décimo terceiro, o décimo quarto e o décimo quinto (as noites de lua cheia do calendário lunar).” (Tirmizi)

1263. Qatada Ibn Mil-han relatou: “O Mensageiro de Allah (SAW) nos ordenou jejuarmos nos três brilhantes (de cada mês), ou seja, no 13°, 14°, e 15°” (do mês lunar). (Abu Daúd).

1264. Ibn Abbas contou que o Mensageiro de Allah (SAW) nunca deixava de jejuar durante os dias das noites brancas (isto é, durante as três noites de lua cheia do mês lunar), tanto fazia se se encontrasse em casa ou se encontrasse viajando. (Nassá’i)

O MÉRITO DE SE CONVIDAR UM CRENTE QUE GUARDA O JEJUM A CEIAR, E O MÉRITO DE UM ANFITRIÃO QUE GUARDA O JEJUM. AS SÚPLICAS QUE AMBOS PODEM OFERECER

1265. Zaid Ibn Khalid ai Juhani relatou que o Profeta (SAW) disse: “Qualquer um que oferecer uma refeição, para a quebra do jejum, a outra pessoa, obtém o mesmo mérito que aquele que estava guardando jejum, sem diminuir, de modo algum, a recompensa da pessoa jejuadora.” (Tirmizi)

1266. Ummi Umara al Ansaria relatou que o Profeta (SAW) a visitou e, quando ela pôs para ele alguma comida na mesa, ele pediu que ela também comesse, ao que ela disse: “Estou guardando jejum hoje!” Sobre isso o Profeta (SAW) declarou: “Os anjos suplicam a misericórdia de Allah sobre a pessoa que esta jejuando, e oferece comida a alguém, até que este termine de comer.” (Tirmizi)

1267. Anas relatou que numa ocasião o Profeta (SAW) visitou Saad Ibn Ubada. Este lhe ofereceu pão e azeite de oliva. O Profeta (SAW) comeu, e disse: “Que aqueles que jejuam, quebrem o jejum contigo; que os virtuosos comam de teu alimento, e que os anjos supliquem por ti.” (Abu Daúd)

O LIVRO DO ITICAF (RETIRO CONTEMPLATIVO NA MESQUITA)

1268. Ibn Ômar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) costumava retirar-se à mesquita para orar e se abster (de várias coisas) durante os dez últimos dias do mês de Ramadan. (MuttafaC alaih)

1269. Aicha relatou que, até aos últimos dias de sua vida, o Profeta (SAW) costumava retirar-se à mesquita para orar, durante os últimos dez dias de Ramadan. Depois da sua morte, suas esposas continuaram essa prática. (Muttafac alaih)

1270. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) se retirava à mesquita durante dez, no decorrer do mês de Ramadan; porém, no último ano da sua vida, (em Ramadan), retirou-se à mesquita durante vinte dias. (Bukhári)
 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Uma das 10 ultimas noite de Ramadan é a noite do Decreto

O que devo fazer na noite do decreto? Como adorar a Allah nessa noite? O Profeta SAAS nos deu a chave para abrir as portas da adoração nessa noite, a chave de como adorar Allah nessa noite, a chave do que eu devo mais fazer nessa noite abençoada. Que chave é essa?

Aisha (Radi Allahu anha) perguntou ao Profeta Muhammad (S):

Oh Mensageiro de Allah, se eu chegar a descobrir essa noite, o que devo fazer? Então o Profeta(S) disse: Se descobrires essa noite, diga: Allahuma inaka afuun tuhebo al afua faafuni (Oh Allah Tu que és o Absolvedor, que amas absolver, absolva-me). O que nós mais devemos fazer nessa noite é esse duaa. Essa é a chave? Sim essa é a chave, e agora entenderemos o porque desta ser a chave da adoração a Allah nessa noite.

Primeiramente, prestemos atenção quanto ao que diz nesse dua. Qual é a palavra que mais aparece? Todo o duaa está direcionado ao nome de Allah Al Afuu (O Absolvedor) .Ou seja, em meia linha aparece 3 vezes a palavra Afua e aqui está o segredo desse Dua. Nessa noite o nome de Allah mais destacado é al Afuun. E o que quer dizer o nome de Allah Al Afuu? Porque não é o nome de Allah Al Ghafur (o Perdoador)? Porque o Dua não é: Allahuma inaka Ghafur tuhebo al maghfira faghfirli (Oh Allah Tu que és Perdoador, que amas o perdão, perdoa-me)? Nós sempre utilizamos o nome de Allah Al Ghafur (O Perdoador) só que o Profeta disse Al Afuu, porque? O que quer dizer isso?

Então vamos conhecer e viver com o nome de Allah Al Afuu para entendermos o porquê disso tudo, e entender porque o Profeta(S) nos exortou a suplicar usando esse nome de Allah especificamente. E também entender qual é a diferença entre o Afuu e o Ghafur?

O Afuu é Aquele que apaga, apaga e apaga até te absolver dos pecados. Já o Ghafur perdoa o pecado para que você não seja castigado por ele.

Ou seja, o Ghafur não irá te castigar pelo pecado, mas o Afuu faz o que? Apaga. Para vocês terem uma idéia, todos nós temos um livro onde estão sendo apontadas nossas ações. Então vejamos: chegou o dia do Juízo, e imaginem teu livro está cheio de pecados anotados em detalhes. E você terá que ler este teu livro perante Allah e todas as criaturas no Dia do Juízo. Por exemplo, imaginem o livro diz: tal dia cometeste tal pecado, tal hora tal pecado, tal minuto tal pecado, e lá no final do livro diz: Fulano não será castigado porque foi perdoado.

Esse é o Ghafur. Ele não te castigará, mas no livro seguem anotados seus pecados, você não será castigado mas passará vergonha por eles perante as criaturas e perante o Criador, imaginem todos ouvindo um por um dos teus pecados, tua pele e os órgãos do teu corpo testemunhando contra ti confirmando os teus pecados. Allah te dizendo: Lembra de tal pecado? Acaso Eu não havia te concedido Sustento? Acaso eu não te dei beleza e tu usaste para cometer o haram? Acaso não te dei bens e tu usaste no haram? Imaginem a vergonha, mas lá no final Allah te diz: Foste Perdoado!. Já o Afuu, é como se as páginas onde estão anotados teus pecados fossem rasgadas, não tem pecados todos foram simplesmente apagados, você jamais cometeu eles.

Além de te perdoar O Afuu apaga os teus pecados, sendo que você nem os verá no dia do juízo.Porque? Por que no laylatul qadr você estava suplicando a Allah com sinceridade dizendo: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Entenderam a diferença? Então vamos já começar a memorizar o Dua: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Estão imaginando as anotações dos pecados sendo apagados?

No dia do Juízo Al Afuu te cobrirá com um véu e te perguntará pelos teus pecados e quando você reconhecê-los Ele te dirá: Oh Meu servo Eu ocultei esses pecados na vida terrena e hoje os ocultarei também, portanto vá e entre no Meu Jardim!

E não é só isso. O nome de Allah Afuu tem mais um significado. O Afuu é Aquele que se Satisfaz com Seu servo após apagar seus pecados. Além de apagar teus pecados Ele ainda fica Satisfeito contigo. Já o Ghafur só te perdoa, não quer dizer que Ele esteja Satisfeito contigo.

Entenderam agora porque o Profeta (S) aconselhou Aisha (r.A.a) a fazer esse duaa? O que acontecerá com você nessa noite se você fazer muito este duaa? Terá todos os seus pecados apagados, e poderá começar com uma nova página limpa com Allah.

Vamos suplicar com fé e esperança: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafu-'ana!

Vejamos irmãos que no Alcorão Al Karim o nome de Allah Al Afuu aparece após os grandes pecados, vejamos um exemplo:

E de quando instituímos o pacto das quarenta noites de Moisés e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro, condenando-vos. Então, absolvemos-vos, depois disso, para que ficásseis agradecidos. (2: 51 e 52)

Mas agora vem a questão: se eu fizer esse duaa e ficar na mesma situação sem me arrepender dos pecados não serei absolvido. A absolvição vem junto com o arrependimento para que Ele possa te aceitar e te absolver e apagar tudo o que passou e também estar satisfeito contigo.

Iremos até o Afuu ou não?

Bom, além dos Du`a vejamos o que o nosso amado Profeta Muhammad (S) fazia nas últimas 10 noites, pois certamente seguirmos aquilo que ele fazia será o que mais nos aproximará da noite do Decreto:

1) Passava a noite inteira em adoração a Allah. Bom, mas agora vem a pergunta: Como eu vou fazer isso se no outro dia eu tenho que trabalhar ou estudar? Vejamos irmãos que as batalhas mais importantes foram no Ramadan e o Profeta (S) fazia isso. Portanto irmãos vamos correr atrás desta noite, vamos nos sacrificar para conseguir a Salvação do Fogo. Irmãos para qualquer outro assunto dessa vida terrena talvez nós nos sacrificaríamos mais do que 10 noites acordados. Por ex. Imaginem se vocês tivessem muitas chances de passar num concurso público, que se você passar você ganhará R$ 30.000 por mês, mas você só tem 10 dias para estudar, o que você faria? Ficaria ou não acordado as 10 noites estudando? Agora me digam uma coisa quando você morrer e for para o seu túmulo esses R$ 30.000 te ajudarão para algo?

E no dia do juízo se você tivesse 2 bilhões de dólares conseguiria comprar 1 boa ação para não ir para o inferno? Wallahi que não! Allah nos informou que se uma pessoa tivesse tudo que há nos céus e na terra de riquezas teria dado como resgate por um segundo sequer no fogo, e mesmo assim não seria salvo. E Allah está nos pedindo muito menos que isso. Basta você adorar a Allah sinceramente essas 10 noites e como recompensa ganharás o Paraíso, eterno, onde jamais ficarás triste, preocupado e terás vida eterna com tudo aquilo que você quiser, tudo o que você imaginar estará na sua frente prontamente.

2)Acordava a família para rezar junto com ele. Nas outras ocasiões o Profeta(S) as vezes rezava com suas esposas e outras vezes eles dormiam. Mas nessas últimas dez noites não. Todos acordavam e ficavam a noite toda adorando a Allah.

3) Se preparava para dar o melhor de si. Sabe quando você arregaça as suas mangas para começar a trabalhar? Era isso que o Profeta(S) fazia. Agora vamos lá e vamos dar o melhor de nós, vamos trabalhar da melhor forma possível.

Por exemplo, imaginemos um empregado que foi contratado para trabalhar por 30 dias. Sabemos que se ele trabalhar corretamente esses 30 dias ele ao final receberá o seu salário. E se ele tivesse preguiça e não trabalhasse direito nos últimos dez dias o que aconteceria? Ou seria demitido, ou seria descontado do salário dele esses dias, e a posição dele perante o empregador não seria lá grande coisa. Agora imaginem se esse empregado dissesse a si mesmo: Eu vou trabalhar o máximo esses últimos 10 dias, melhor ainda do que nos 20 primeiros e dar o máximo de mim nesses dias para que o patrão veja que eu sou um bom empregado e fique satisfeito com o meu trabalho, o que aconteceria com ele? Certamente receberia o salário integral dos 30 dias e ainda o empregador certamente ficaria satisfeito com o trabalho dele.

Nossa situação é semelhante irmãos, só que o nosso salário integral seria: a Misericórdia e o Perdão de Allah pelos primeiros 20 dias do Ramadan e como recompensa pelo maior esforço nos últimos 10 dias, a Salvação do Fogo e a Satisfação de Allah.

Vamos fazer um roteiro do que fazer nessas últimas dez noites?

1)Não vamos perder nenhum salat tarawih

2)Não vamos deixar de rezar a oração voluntária durante a madrugada, o máximo que pudermos rezar.

3) Vamos arrumar os duas

4) Aumentem as caridades

Irmãos não podemos perder essa noite. Vamos dar o máximo de nós, já vimos as recompensas dessas noite, não vamos perder nenhum minuto destas noites, cada minuto delas é muito importante. Cuidado para não perder 1 segundo do Laylatul Qadr assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa que não a adoração a Allah, a não ser que seja algo relacionado a religião e que possa aumentar a tua fé para adorar a Allah da melhor maneira possível. Não esqueçam do Alcorão, recitem o Quran, ouçam o Quran, meditem com relação ao Quran, glorifiquem a Allah e após isso tenha as Boas novas que insha Allah sairás para a oração do Eid totalmente purificado dos pecados e com um carimbo escrito; Este servo foi salvo do Inferno e é do povo do Paraíso!

Que Allah permita que estejamos entre essas pessoas, insha Allah!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

sexta-feira, julho 19, 2013

As Boas Maneiras na Visita ao Cemitério

Bismillah Arahmani Arahim

O Profeta (r) passou um dia pelos túmulos e encontrou uma mulher chorando na frente de uma sepultura. Disse-lhe: “Teme a Allah e tenha paciência.” Como a mulher não o conhecia, disse-lhe: “Deixe-me em paz, você nada sabe da minha tragédia.” O Profeta (r) a deixou e foi embora. Foi dito a ela: “Ele é o Profeta (r).” Ela foi ter com ele e lhe disse: “Não o conheci.” O Rassulullah (r) lhe disse: “A paciência é necessária no primeiro instante da aflição.”

O infortúnio necessita de paciência e o muçulmano recorre à paciência quando lhe acontece um infortúnio. O Profeta (r) visitou o túmulo da mãe e disse: “Pedi a Allah que a perdoe e Ele não me atendeu. Pedi que me permitisse visitar o Túmulo dela e Ele me atendeu. Portanto, visitem os túmulos, porque eles nos lembram a morte.” (Musslim e Abu Daúd).

Um dos piedosos disse: “Se os problemas se acumularem deve visitar os túmulos. Isso afina o coração e faz lembrar da Outra Vida. Osman (t) costumava ao ser citado o Paraíso ou o Inferno, não chorava. Ao ser citado o túmulo, ele chorava. Foi perguntado a ele a respeito e ele respondeu: Ouvi o Rassulullah (r) dizer: “O túmulo é a primeira etapa da Outra Vida. Quem conseguir se livrar dela, o que virá depois é mais fácil. Se não conseguir, não há nada mais difícil que ela.” (Ahmad).

A visita aos túmulos requer boas maneiras por parte do muçulmano:
A boa intenção: O muçulmano visita os túmulos com o desejo de agradar a Allah, Ta’ála, e reformar as debilidades de seu coração, para saudar os mortos e fazer prece por eles.

Deve iniciar com a saudação ao entrar nos cemitérios: O Profeta (r) costumava, ao entrar nos cemitérios, avisar os seus companheiros dizerem: “A paz esteja com vocês, ó habitantes dos cemitérios, de crentes e muçulmanos. Que Allah tenha misericórdia dos que nos antecederam e dos que se atrasaram. Nós, se Allah quiser, iremos os seguir.” (Musslim).

Não se deve caminhar ou se sentar nos túmulos: O muçulmano não deve sentar ou se apoiar ou caminhar sobre os túmulos devido às palavras do Profeta (r): “É melhor que alguém de vocês sente sobre uma brasa que queime-lhe a roupa e chegue à sua pele do que sentar sobre um túmulo.” (Musslim)

Recitação do Alcorão, o doar a recompensa pela recitação aos mortos e fazer prece por eles: Não há inconveniente que o muçulmano recite o que puder do Alcorão Sagrado e invoque a Allah, glorificado seja, que aceite a sua recitação e transfira a recompensa por ela ao morto.

Não se deve se abençoar pelos túmulos: Não é permitido abençoar-se com os túmulos, como não é permitido beijá-los, como fazem os ignorantes. Deve seguir as palavras do Rassulullah (S): “Se pedir faça-o a Allah, se pedir auxílio faça-o a Allah.” (Tirmizi).

Não se deve rir nem brincar no cemitério: O riso e o divertimento nos cemitérios demonstram a dureza do coração. Os túmulos teem a sua dose sacra que faz o muçulmano se afastar do divertimento, porque os túmulos lembram da morte, e isso tem advertência e exemplos.

Deve-se elogiar os mortos e lembrar-se de suas benevolências: Não é permitido insultar os mortos ou citar as suas maldades, uma vez morreram no Islam. O Rassulullah (r) disse: “Não insultem os mortos porque já terminaram o que vieram fazer. (Bukhári) E disse: “Não devem se lembrar de seus mortos a não ser pelas coisas boas que fizeram.” (Nassá-i).

Não se deve praticar a oração nos cemitérios, ou tomá-los como diretriz para a oração: O Profeta (r) desaconselhou orar nos cemitérios ou dirigir-se a eles durante a oração. Ibn Omar (t) relatou que o Rassulullah (r) desaconselhou a pratica da oração em sete locais: no depósito de lixo, no abatedouro, no cemitério, no meio do caminho, no banheiro, no curral de camelos e sobre a Caaba. (Ibn Mája).

Efetuar a saudação ao se deixar o cemitério, aproveitando a admoestação e os exemplos: O muçulmano volta de sua visita ao cemitério com o coração cheio de sentimento e de crença. Ele só pratica o bem e obedece a Allah, glorificado seja, seguindo os Seus mandamentos e evita as Suas proibições. Dessa forma, a visita do muçulmano ao cemitério o faz ficar mais leve da sua vida terrena. Ele olha para os túmulos com consideração. Fica pensando na situação dos habitantes dos túmulos de quando estavam no mundo se movimentando e trabalhando. Agora, eles nada podem fazer, mas estão sendo julgados pelo que fizeram. 

Então, o muçulmano começa pensar em si mesmo, pois em breve será um dos seus habitantes. Por isso, ele promete a si mesmo praticar o bem no mundo para poupá-lo no Dia de Prestação de Contas. Então, despede-se do cemitério tendo adquirido uma espécie de transparência que irá ajudá-lo na prática das boas obras.

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O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

O CANDIDATO A BOAS AÇÕES

Em Centro Islâmico de Brasília-DF - Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

O Louvor é para Allah, o Único, o Misericordioso, o Glorificado, Aquele que possui os reinos dos céus e da terra, Aquele que revelou o mais perfeito Livro como discernimento e orientação para os tementes, Aquele que fez do Ramadan um mês de misericórdia para os fiéis. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah(SWT), o Único, o Supremo, o Soberano, o Salvador, o Perdoador, Seus são os mais sublimes atributos, não há mudança nem poder a não ser por Allah, não adoramos a não ser Ele e somos sinceros na sua crença mesmo que isso desgoste os incrédulos. E testemunhamos que Profeta Muhammad (SAAW) é Seu servo e Mensageiro, que Allah exalte e abençoe nosso amado Profeta(SAAW), bem como sua família, companheiros e todos seus seguidores até o dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata dos candidatos das boas obras, devemos temer e agradecer Allah(SWT), pela graça e bença desse mês abençoado, favoreceu o ser humano sobre todas sua criação, com Ramadan. Como devemos viver esses dias ? dedicamos nosso tempo em Louvor a Allah(SWT), aumentar nossas súplicas, e dedicar na leitura do Alcorão Sagrado, na penitência do jejum, e na caridade com os mais necessitados e prática das boas ações e recordação de Allah(SWT). Não podemos negligênciar essa ordem de Allah(SWT) de praticar da melhor forma possível o mês de Ramadan. Meus irmãos muçulmanos, esse mês abençoado, nos reunimos todos para dedicar e realizar esse mês com a melhor performa-se com intuito de agradar a Allah(SWT), que Ele aceite as nossas súplicas, e perdoe nossos pecados passados. Vivemos dias e noites abençoadas. 

O Ramadan chega todos os anos até nós, e a cada ano uma parte da nossa vida vai embora e se acabando, e assim vai sendo até que nosso prazo determinado nesta vida se acabe e o túmulo nos rodeie e a terra seja jogada sobre nós. Nesse momento saberemos se o Ramadan será uma testemunha a nosso favor ou contra nós. Por isso vamos nos empenhar o máximo e dar o melhor de nós nesse Ramadan, vamos adorar a Allah(SWT) com o todas nossas forças e não vamos perder essa oportunidade que Allah(SWT) está nos proporcionando de sairmos do Ramadan com a Satisfação de Allah(SWT) e salvos do Fogo Inferno. Já se passaram os dez primeiros dias do mês de Ramadan, mês do perdão, que Allah(SWT) aceite todas nossas obras, devemos agradecer por essa bença, pois muitos já partiram e não terão outra oportunidade igual nos temos de praticar o Ramadan, pois se abre uma nova página limpa na vida do jejuador. Vivemos agora os dez dias intermediários do mês Ramadan, os dez dias do perdão, e aguardando os últimos dez dias no qual se encontra LAILAT ALQADER(Noite do Decreto), no qual sentimos presença de Allah(SWT), aguardando a Seu perdão de Allah(SWT), que aceite

nossas obras, e eleve-as, e nos dá a vitória do paraíso. Aconteceram muitos fatos na história da nação muçulmana, que os ensinamentos nos mostram, mas com tudo isso nos só obteremos essa vitória e sucesso, se agarrarmos nossa Religião com toda força, e voltarmos a Allah(SWT). No dia do Furqan, que Allah(SWT), separa o verdadeiro do falso, e dá a vitória aos fiéis. 

Como ocorreu no mês de Ramadan a batalha de BADR, que foi uma batalha, dos fiéis contra os incrédulos, o os fiéis estavam em desvantagem em números de combatentes, mas com sua Fé em Allah(SWT) deu a vitória aos muçulmanos contra os incrédulos(coraixitas). Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-HAJJ vers 40: “E, em verdade, Allah socorre a quem O socorre. Por certo, Allah é Forte, Todo-Poderoso.” Também disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AR-RUM vers 47: “E foi dever, que Nós impendeu, socorrer os crentes.” Podemos perceber uma diferença na prática da nossa religião dos companheiros e seguidores do Profeta Muhammad(SAAW) antigamente eles se dedicavam com mais força e Fé, hoje em dia com tantos problemas cotidianos e a perseguição contra a nossa religião, nos faz afastar de nos empenharmos com mais força na prática da nossa Religião, e assim nos afastando de Allah(SWT), devemos procurar e nos esforçarmos a fazer sempre o melhor e com Fé e temor a Allah(SWT) como os companheiros do Profeta Muhammad(SAAW) dedicavam. 

Nesse mês de Ramadan, devemos aumentar nossos Louvor e Glorificação a Allah(SWT), para conquistarmos a vitória nesta vida e na derradeira, como nossos irmãos na Palestina que lutam com Fé, na causa de Allah(SWT), com esperança de Allah(SWT), da a vitória , assim os muçulmanos do mundo inteiro devem suplicar a Allah(O Todo Poderoso), para aumentar nossa Fé, nossa sabedoria, nosso conhecimento, e para realizarmos as melhores obras, para conquistarmos a vitória. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat IBRAHIM vers 20:”E isso não é penoso para Allah.” E Allah(SWT), atende as súplicas, principalmente nesse mês de Ramadan que tem sua importância e a sua vez para realizarmos e o seu lugar em nossas vidas. Que Allah(SWT) nos ajude a purificar nosso corpo, mente e coração, perdoando nossos pecados. Glória a Allah(SWT), Senhor do Universo, e que a paz esteja sobre os Profetas e sobre toda sua criação.

Ó fieis se arrependam, pois Allah(SWT) perdoa o pecado dos arrependidos

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

RAMADAN=MÊS SAGRADO NO QUAL SE REALIZA O JEJUM, QUE É UM DOS PILARES

DO ISLAM

LAYLAT AL QADER= ESSA NOITE FOI REVELADO O ALCORÃO, ELE SE ENCOTRA

ENTRE AS 10 ÚLTIMAS NOITES, ALGUNS SÁBIOS DIZ QUE 27,

ALLAH É QUEM SABE, ESSA NOITE É MELHOR QUE 1000 MESES.

FURQAN = E A SEPARAÇÃO DO VERDADEIRO DO FALSO(DISCERNIMENTO)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

segunda-feira, julho 08, 2013

A Lua nova marca o início do mês do Ramadão e do jejum

Prezados Irmãos,
Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

O mês de jejum do Ramadão chama centenas de milhões de muçulmanos em todo o mundo, muçulmanos que estão atentos para o surgimento da lua nova do céu e informações astronômicas de fontes religiosas. A notícia do início do Ramadão, o período de jejum, mantém todos os crentes em estado entre a alegria e a ansiedade.

Enquanto alguns países já anunciaram a data de início do Ramadão, de acordo com cálculos astronômicos, outros estão esperando para a observação da lua, de modo a fazer o anúncio oficial.

Portanto, o início do novo mês lunar, que poderá acontecer entre hoje e amanhã terça-feira, todos estão preparados física, mental, psicológica e espiritualmente para enfrentar semanas de jejum.

O mês de Ramadão é um mês de graça e bênção. Antes da chegada deste mês abençoado, pedimos a Deus, o Altíssimo, que derrame suas bênçãos e perdão sobre todos os muçulmanos, que se preparam para enfrentar o desafio do jejum, que é feito como um sinal de devoção total, submissão e amor do Senhor dos mundos. Neste Abençoado mês, Allah abençoa as nossas casas e as nossas mesquitas e aqueles que vão à oração, especialmente aqueles que viajam para a Caaba. Durante o Ramadão, a misericórdia de Deus, o Altíssimo, cai sobre nós como a chuva que cai de nuvens em épocas de secas. 

A virtude do Ramadão pode ser comparada com a caridade, que é de dois tipos. O primeiro tipo é quando um dá caridade a alguém a quem encontra na rua ou no caminho. O segundo tipo é o equivalente de quem visita a outro com a intenção de oferecer a sua caridade. O Ramadão corresponde com este tipo de caridade, em que Deus, o Altíssimo, faz descer as suas bênçãos sobre a “ummah” do Abençoado Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele).

É durante este período, em que, mesmo com pouco esforço, os crentes podem obter grandes recompensas espirituais, não importa onde eles estejam, seja no recinto das mesquitas, ou em sua própria casa. Deus, Todo-Poderoso, é o criador de todas as coisas. Ele criou o ano, mês, dia e hora. Da mesma forma, Deus, o Altíssimo, elevou o status do Profeta (paz esteja com ele) em toda a criação e o status da Caaba em relação a todos os outros lugares de culto; Ele superou o mês de Ramadão em relação a todos os outros meses. Isso corresponde completamente a vontade de Deus e é uma manifestação de Seu Poder e da Sua Divina Vontade.

Deus, o Altíssimo, escolheu revelar a Sua última Mensagem, o Alcorão, neste mês abençoado, ao último dos Seus enviados e o mais querido, Muhammad (que a paz esteja com ele). 

O Jejum durante o mês de Ramadão é uma obrigação e uma oportunidade para o crente e realiza-se exclusivamente para Allah, o Altíssimo. Num “Hadith Qudssi”, Allah diz: "todas as obras do filho de Adão são para ele, menos o jejum, que é para Mim e Eu o recompenso". (Muslim). 

A Al Furqán deseja a todos um feliz e bendito mês de Ramadão correspondente ao ano 2013 /1434. 

Ramadan Mubarak! 

Wassalam.■

COMO O MUÇULMANO DEVE SE PREPARAR PARA RECEBER

Centro Islâmico de Brasília-DF - Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos daqui poucos dias receberemos o mês da benção, o mês da misericórdia o mês da disputa entre os fieis para realizar boas obras, caridades e tudo que eleva o ser humano a ser mais espiritualista e aproximando cada vez mais do seu Criador o mês de Ramadan. Bem-vindo Ramadan, com toda a sua graça. Bem-vindo com toda sua Misericórdia e Clemência do Senhor, que seja um mês em que Allah(SW), nos concede a absolvição de todos nossos pecados, e perdoa nossos deslizes. 

Bem-vindo Ramadan, o mês da generosidade, bem-vindo Ramadan como uma escola que nos ensina a tolerância e a perseverança, nos ensinando como controlar nossos desejos, como afastar de nos qualquer tipo de tentação do demônio. Meus irmãos, como devemos receber este grande mês? Devemos aproveitar esses dias Sagrados, esta chance em que Allah (SWT), nos da todos os anos para lavar nossas almas, para purificar nossos corações, aperfeiçoar nossas obras com nosso Criador. Seguindo suas ordens e afastando de tudo que é proibido por Ele. Devemos suplicar em cada momento nesse mês a Misericórdia e o perdão de Allah(SWT), obedecendo suas regras, seguindo o caminho da verdade, deixando a mentira e a falsidade, e a hipocresia de lado. 

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-BAQARAH vers 183 “ Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos, durante dias contados.” 

Allah(SW), direcionou as palavras nesses versículos para os fiéis, e não para todos os servos, mas falou, Ó fiéis, porque? Allah(SW), fez a FÉ uma condição pra cumprir com o jejum, porque a prática de deixar de comer e beber é um segredo entre apenas o fiel e o seu Criador, a pessoa pode aparecer jejuando na frente das pessoas, mas somente Allah Louvado Seja é quem sabe se esta pessoa realmente está cumprindo com a tal prática ou não. Então a FÉ e a temência a Allah são condições realmente de se cumprir com o jejum. 

Disse Ali Ibn Abi Talib: “TAQWA é temer o Mais Exaltado, trabalhar em cima de sua revelação, tornar-se o conteúdo e ascético e sempre se preparar para a partida desta vida.” Pois o jejum é um segredo entre o jejuador e Allah(SWT), não devemos ficar divulgando que estamos em jejum. Assim o jejum é o maiores ato de adoração e a melhor forma de se aproximar de Allah(SWT). 

O Profeta Muhammad(SAAW) disse: “Allah, Louvado Seja, disse: “todos os atos bons dos filhos de Adão são para eles, exceto o jejum que é para Mim e Eu registrarei a recompensa do Meu servo por ele.” Allah(SWT) registra para nós todas as recompensas pois Ele é o mais Generoso, o Magnânimo. Ele quer estender a Sua Misericórdia sobre nós, e nos devemos aproveitar tudo o que Ele está lhe oferecendo durante o mês de Ramadan. 

Certa vez veio um homem perguntou ao Profeta Muhammad(SAAW): “Se Allah(SWT) esta perto para sussurrar suas súplicas, ou distante para falar alto para que Allah(SWT) escute-as.” Assim veio o Anjo Gabriel com o versículo: Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-BAQARAH vers 186: “
E, quando Meus servos te perguntarem, por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” Esse versículo mostra a relação existente entre a súplica do jejuador e a resposta da mesma. Por isso devemos manter as súplicas a Allah(SWT) sempre e principalmente durante o mês de Ramadan. É conveniente que todos os muçulmanos devem receber o mês sagrado de Ramadan, com arrependimento, sinceridade, firmeza e seriedade. Devemos ter a intenção de praticar atos extra de devoção e adoração nele, oração da noite, recitação do Alcorão, na caridade para com os mais necessitados. Devemos lembrar que Ramadan é tempo de oração, unificação, paciência, caridade, e auto-sacrifício. Como muçulmanos devemos aproveitar essa oportunidade especial para revivermos, renovarmos e revigorarmos a nossa FÉ.

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A)= RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH= DEUS

SUNNAH= DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW) PRATICADOS POR ELE.

RAMADAN=MÊS SAGRADO NO QUAL SE REALIZA O JEJUM, QUE É UM DOS PILARES

DO ISLAM

TAQWA= TEMOR A ALLAH(SWT)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).


sexta-feira, julho 05, 2013

Uma Súplica (Duá) para o Ramadão que se aproxima

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh: POSSA a lua do mês sagrado que se aproxima, Surgir com uma graça e glória sem precedentes; Para se tornar na mensageira da passagem Que fará a  transformação dos valores E postura da humanidade. POSSA a força da penitência, fome e sede, Vencer os vícios da vingança, rancor e ganância.

Para lajear os caminhos do amor, afeto e solicitude,  Valor que a humanidade deve assumir Como crença angelical.

POSSAM os aguaceiros da bênção divina conceder, Em abundância, conforto ao mundo E torná-lo num local pacífico e calmo; E cobrir o mundo da ira com um ambiente celestial, Que alcance o mais íntimo de todos: Homens, mulheres e crianças.

Fazer mais acções voluntariamente

O Profeta Muhammad (sall Allaahu alayhi wa sallam) empreendia mais ações voluntariamente durante as semanas que precediam o Ramadão, tais como jejuar mais, rezar mais e doar mais para a caridade. Deve-mos ter em mente que o maratonista não começa a corrida só no momento em que se posiciona na linha de partida e ouve: "Às vossas posições, preparados, sigam!". Pelo contrário, a corrida começa muitos dias, semanas e mesmo meses antes do momento em que verdadeiramente é dada a partida. A preparação exige esforço, mas permite que o atleta adquira a resistência necessária para que se possa concentrar na corrida e não se distrair pelo cansaço das pernas ou pela sensação de boca seca.


Da mesma forma, se começarmos o Ramadão apenas na sua primeira noite, no momento das Orações de “Tarawih”, estaremos a agir tal como o maratonista que não se prepara convenientemente. É por isso que é tão importante que comecemos a empreender desde já preces individuais e voluntárias.


Aprender a ler passagens extensas no Ramadão nos momentos da oração é algo que nos ajudará a desenvolver a nossa resistência, bem como nos ajudará a concentrarmo-nos naquilo que estamos a ler. Com efeito, Abu Hurayrah (r.a.) conta-nos que: "O Mensa-geiro de Allah, (s.a.w.), costumava incitar-nos a rezar nas noites do Ramadão, mas não fazendo dessas orações algo de obrigatório". E depois disse: "Todos aqueles que rezarem nas noites do Ramadão, movidos pela fé e pela esperança numa recompensa, verão todos os pecados cometidos no passado, perdoados".


E quem entre nós não precisa de ver os seus pecados perdoados?

Ao rezarmos diariamente durante o período do Ramadão, acabamos por desenvolver a resistência que, “in cha´Allah”, nos permitirá chegar ao próximo Ramadão.


Uma das melhores formas de praticarmos a nossa recitação é empreendermos orações voluntárias e reci-tarmos o Alcorão. Obviamente, é sempre recomendável que alguém verifique a nossa recitação, mas se já tivermos conhecimentos suficientes de leitura em árabe, a leitura de passagens durante a oração ajudar-nos-á a melhorar a nossa recitação. Embora a leitura individual seja permitida, é recomendável que o indivíduo se associe a uma congregação e seja orientado na sua oração por um Imame.


Sabemos que a altura para a prática da oração da noite é entre as orações de Ichá e Fajr, preferencialmente no último terço da noite, que termina com a oração de Witr. O Mensageiro de Allah (sall Allaahu alayhi wa sallam) ensinou-nos que:


"Allah criou para vós uma última oração, a oração de Witr, que deve ser praticada entre as orações de Ichá e Fajr."


As pessoas perguntam-se muitas vezes quando é que devem rezar a oração de Witr, especialmente porque temem não conseguir acordar no final da noite. O Profeta (sall Allaahu alayhi wa sallam) afirmou: "Aquele que receia não conseguir levantar-se no final da noite, deve rezar a oração de Witr logo ao anoitecer (a seguir ao Ichá), mas todos aqueles que souberem ser capazes de acordar ao final da noite devem praticar a oração de Witr preferencialmente nessa altura".


A solução é esforçarmo-nos ao máximo para acor-darmos e rezarmos a Witr ao final da noite. No entanto, existe flexibilidade relativamente àqueles que temem não conseguir acordar. Com efeito, apesar da nossa boa vontade, alguns de nós cometem erros e não são capazes de acordar a tempo de empreender as orações da noite. Na verdade, e infelizmente, falharemos até, por vezes, a oração de Fajr.


Allah Subhaanahu wa Taaala sabe das nossas boas intenções, é um facto, no entanto não nos devemos relaxar ao ponto de deixarmos de tentar acordar sem sentirmos remorsos. Se tivermos em mente que o nosso grande objectivo é agradar a Allah Subhaanahu wa Taaala para vermos os nossos pecados do passado perdoados, “in cha´Allah”, todos nós teremos forças para fazermos mais preces voluntárias.


Conclusões finais:
Se ainda não perguntou a si próprio se está ou não preparado, uma vez que o Ramadão está prestes a começar, então comece hoje mesmo a pensar nisso e prepare-se para o receber.

É essencial que se esforce ao máximo para preparar o acto do jejum, da oração, dos duás, da leitura do Alcorão e da doação para a caridade.


Dessa forma, “in cha ‘Allah”, será capaz de se concentrar nas bênçãos desse mês e não se deixar distrair pela sua própria incapacidade de autodomínio ou de permanecer, por exemplo, de pé durante longos períodos na salah, etc.


Treine o equilíbrio e lembre-se que está a tentar agradar a Allah que é misericordioso. Pratique a adora-ção com fé e esforce-se, incessantemente, esperando a recompensa de Allah Subhaanahu wa Ta ala.

Torne este Ramadão melhor que o anterior, “in- cha´Allah!”!

Ramadan Mubarak!

Wassalam.


Quem não pretender continuar a receber estas reflexões, por favor dê essa indicação e retirarei o respectivo endereço desta lista. Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy

Fonte:Reflexões Islâmicas - nº. 22 - www.islao.pt /www.alfurqan.pt - alfurqan2011@gmail.com / alfurqan04@yahoo.com

Vai fazer alguma Visita? O Profeta SAAS nos ensina As Boas Maneiras na Visita!

Bismillah Arahmani Arahim!

O Profeta (r) relatou aos seus companheiros que um homem foi viajar para visitar um irmão em outra localidade. Allah, Ta’ála, lhe enviou um anjo enquanto estava a caminho. O anjo perguntou-lhe: “Onde você está indo?” Respondeu: “Estou indo visitar um irmão naquela aldeia.” O anjo perguntou novamente: “Você tem algum interesse em visitá-lo?” Respondeu: “Não, a não ser que o ame por Allah, exaltado seja.” O anjo disse: “Sou o mensageiro de Allah para você para lhe dizer que Allah o ama como você ama por Ele.” (Musslim).

A visita do muçulmano ao irmão é uma das obrigações que devemos cumprir, principalmente nas oportunidades de alegria e de tristeza. A respeito disso, o Profeta (r) disse: “O bom exemplo que os crentes demonstram, com relação ao seu carinho, sua misericórdia e amabilidade recíprocas, é como se fosse proveniente de um só corpo; quando um membro se encontra indisposto, todo o resto do corpo mostra sua debilidade e febre.” (Mutaffac alaih).

Cada oportunidade de visita tem as suas maneiras que o muçulmano de seguir:

Visita de felicitações: Allah, (سبحانه) aceitou o arrependimento de nobre companheiro Caab Ibn Málik e seus amigos, Hilal Ibn Umaiya e Marára Ibn Al Rabi’ que se negaram sair com os muçulmanos para combater os bizantinos na batalha de Tabuk, sem desculpa aceita. O Alcorão revelou o arrependimento deles. Um homem apressou-se em avisar Caab. Ele o chamou: “Ó Caab, boas novas para você.”

Caab saiu apressado, dirigiu-se para a mesquita onde estava o Rassulullah (r). Tal-há Ibn Ubaidullah (t) levantou-se depressa e foi cumprimentá-lo e felicitá-lo pelo perdão de Allah. Quando Caaba chegou até o Rassulullah (r), ele o felicitou e lhe deu a notícia da seguinte forma: “Recebe a boa notícia do melhor dia da sua vida, desde o seu nascimento.” (Bukhári).

O muçulmano cumprimenta o irmão quando lhe acontece algo de bom como casar, pelo nascimento de filho, ser bem sucedido, obter lucros, ganhar algo, escapar de um mal, o retorno de algum familiar ausente, etc. No visita para felicitá-lo deve seguir as seguintes boas maneiras:

Mostrar alegria e felicidade: Mesmo que a oportunidade seja algo triste, deve mostrar um pouco de auspício e alegria em solidariedade ao irmão.

O aperto das mãos e abraços: O Rassulullah (r) disse: “Apertem as mãos que o mau sentimento desaparece.” (Málik).

Levar um presente, se puder: Isso é mais propício para demonstrar os sentimentos de amor e de alegria. O Rassulullah (r) disse: “Troquem presentes que criará amor entre vocês.” (Málik). Ele também disse: “Troquem presentes, pois isso afasta o rancor dos corações.”

Citar as expressões de felicitações: Se for pelo nascimento de um filho, deve dizer a Ele: “Que Allah o torne uma semente de benevolência.” Ou lhe diga: “Que Allah abençoe o recém-nascido e O agradecemos pelo que concedeu. Que tenha vida longa e seja piedoso.”

Se a felicitação for por casamento, diz: “Que Allah o abençoe e a abençoe e vivam felizes juntos.” (Tirmizi).

Se a felicitação for por vestir uma roupa nova: Diz: “Que desfrute dela até ficar velha. Que Allah o conserve. Use o novo, viva com dignidade e morra como mártir.”

Se a felicitação for por causa de festividades, diz: “Que Allah aceite de nós e de vocês.”

A visita de condolências e aflições: Jaafar Ibn Abi Tálib (t) caiu mártir e quando o Profeta (r) soube, foi até a casa de Jaafar. Ele reuniu os filhos menores de Jaafar e os beijou. Assmá, esposa de Jaafar, perguntou-lhe: “Ó Rassulullah, tem alguma notícia de Jaafar?” Ele respondeu: “Sim, ele foi morto hoje.” Ela começou a chorar. O Rassulullah (r) começou consolá-la. Ele voltou para a casa dele e disse: “Preparem comida para os familiares de Jaafar, porque eles estão ocupados com os seus problemas.” (Tirmizi).

As condolências amainam a dor do acontecimento, acalmando a dor e o receio, apaziguam a tristeza e a desgraça. O Rassulullah (r) disse: Quem prestar condolências a alguém, terá um recompensa igual a dele.” (Tirmizi e Ibn Mája).

O Rassulullah (r) disse um dia aos seus companheiros: “Vocês não contam os que estareis entre vocês?” Perguntaram: “Aqueles que não tiveram filhos?” Disse: “Esse não é estéril, mas o homem que não perdeu nenhum filho.” (Musslim).

O Rassulullah (S) disse: “O muçulmano que perde três de seus filhos antes de eles atingirem a puberdade, serão sua proteção contra o Inferno.” Abu Zar (t) perguntou: “E se forem dois filhos?” Ele disse: “Mesmo se forem dois.” Abu Ibn Caab, o senhor dos recitadores, perguntou: “E se for um só?” Respondeu: “Mesmo que seja um.” (Ibn Mája).

As condolências e as tristezas têm boas maneiras que o muçulmano deve seguir:
O apressar-se: Quando o muçulmano fica sabendo do falecimento de algum parente, ou vizinho, ou amigo, ele tem obrigação de visitar os familiares do falecido para prestar-lhes condolências pela perda, participando com eles da preparação do féretro, seguindo as recomendações do Profeta (r): “Os direitos do muçulmano sobre outro são cinco: Responder à saudação, visitar o doente, seguir o féretro. Atender ao convite e desejar misericórdia de Allah para quem espirra.” (Muttafac alaih).

Não se deve adiar a prestação de condolências por mais de três dias.

Se algum motivo o vedou de se apressar em prestar as condolências, a visita deve ser antes da passagem de três dias. O muçulmano deve ir pessoalmente, sem se contentando apenas em enviar um telegrama, a não ser em situações de necessidade.

O preparar comida: É recomendável que os parentes e os amigos preparem comida para os familiares do falecido, pois estarão ocupados com preparativos para o féretro e não terão tempo de prepará-la. O Rassulullah (r) disse: “Preparem comida para os familiares de Jaafar, porque eles estão ocupados com os seus problemas.” (Tirmizi).

As condolências das mulheres: As mulheres devem ir islamicamente vestidas sem se conduzirem de forma contrária à lei islâmica, como rasgar vestes, bater nos rostos, chorarem com vozes altas, pois tudo isso gera a insatisfação de Allah, glorificado seja, e será motivo para castigar o morto no túmulo, se ele tiver deixado instruções para isso.

Não se deve permanecer muito tempo: Os donos da casa não devem receber as visitas em salões específicos para condolências, porque isso constitui em inovações que o Islam condena. Os companheiros do Rassulullah costumavam prestar condolências durante o féretro nos cemitérios, ou ao encontrarem-se com os familiares do falecido no caminho ou na mesquita.

Não há inconveniente em se visitar os familiares do falecido para prestar condolências, numa visita curta, com boas maneiras, evitando-se o que as pessoas fazem, fumando e conversando o que é inútil. A conversa deve se restringir a palavras de conforto e paciência.

O que se diz nas condolências: A conversa deve se restringir em palavras de conforto e paciência, dizendo: “Só Allah permanecerá” ou “Somos de Allah e a Ele retornaremos” ou “A Allah pertence o que Ele concedeu e o que Ele levou, e tudo para Ele tudo tem sua medida apropriada.” Quanto aos familiares do falecido, podem dizer: “Amém” ou “Que Allah o recompense.”

Não se deve exagerar na preparação do féretro: O muçulmano se afasta da inovações nessa questão, como preparar salões, recordar os quarenta dias, ou recordação anual, e outras inovações que se espalharam em algumas das nossas comunidades islâmicas.

A visita ao doente: Saad Ibn Abu Waccas (t) adoeceu e o Profeta (r) o visitou. A doença tinha piorado e Saad sentiu a aproximação da morte. Ele tinha uma só filha. Por isso, ele queria doar dois terços de sua herança. Porém, o Profeta (r) não concordou com ele. Saad lhe disse: “Relego a metade.” O Profeta (r) lhe disse: “Não.” Saad disse: “Relego um terço.” O Profeta (r) disse: “Um terço e é muito.” Então, o Profeta (r) colocou a mão sobre o rosto e o peito do enfermo e disse: “Ó Allah, restitua a saúde de Saad.” (Muttafac alaih).

A visita ao doente é uma obrigação dos irmãos do enfermo. O visitante será extremamente recompensado por Allah. O Rassulullah (r) disse: “Quando alguém vai visitar um doente, um arauto anunciará nos céus: “Que excelente és e quão excelente é a sua marcha; você irá ingressar em seu lar no Paraíso.” (Tirmizi e Ibn Mája).

A visita ao doente tem as suas boas maneiras que o muçulmano deve seguir:

A sinceridade de intenção: A intenção do muçulmano ao visitar o doente é agradar a Allah, o Senhor do Universo, para se recompensado pela visita.

A escolha do tempo propício: Ele se apressa em visitar o irmão ao saber que está doente, em tempo propício, em situação que permite ao doente receber visitas.

A prece para a recuperação da saúde: Quando o muçulmano visita um doente pede a Allah, Ta’ála, que lhe recupere a saúde, agradecendo-O por livrá-lo da doença. Ele deve confortar o doente de que irá recuperar a saúde, despertando nele a esperança e o otimismo. Ele faz por ele a prece que o Profeta (r) ensinou: “Ó Senhor dos humanos, remove a doença, cure-o enfermo, pois Tu és o Curador, e não há cura além da Tua. Garante-nos uma cura que não deixe nenhuma doença.” (Muttafac alaih).

O encurtar a visita: A visita deve ser curta, com tranqüilidade, sem muita conversa.

O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos! (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

segunda-feira, julho 01, 2013

Eis que o mês de Ramadão se aproxima: o Mês de Jejum na Tradição Islâmica e não só ...

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

«Ó crentes! Foi-vos prescrito o jejum da mesma forma como foi ordenado aos vossos antepas-sados, para que possais afastar a tentação». — Alcorão, 2:183.

«Ó gente! Na verdade, veio para vós o mês de Deus com Bênçãos, Misericórdia e Perdão. Este é um mês que, perante Deus, é o melhor dos meses, os seus dias são os melhores dias e as suas horas as melhores das horas». — Profeta Muhammad (s.a.w.).

Em 9 de Julho, os mais de 1,6 bilhões de muçulmanos em todo o mundo iniciarão a prática de jejum do Ramadão, o nono mês do calendário lunar islâmico.

É bom lembrar que não é meramente um mês durante o qual se receitou que nos abstemos de comer ou beber durante uma série de horas por dia. O Ramadão é um mês especial por vários motivos; foi o mês em que os primeiros versículos do nobre Alcorão foram revelados ao Mensageiro de Deus (paz e bênçãos de Deus estejam com ele), na solidão da caverna de Hira. Da mesma forma, Deus diz que este foi o mês em que o Alcorão - a palavra transcendente de Deus preservada desde a eternidade no «Lawh Mahfuz» (A Tábua Preservada) - foi revelado, em sua forma terrena, como uma Orientação para toda a humanidade até a eternidade (Alcorão: 85:22).

Na Jurisprudência Islâmica, o jejum do mês do Ramadão é um mandamento obrigatório realizado desde a madrugada (cerca de uma hora e meia antes do sol) (s.a.w.), Hazrat Ali Abu Talib (r.a.):

"Ó meu Deus, a honra de ser Teu servo é suficiente para mim, e orgulho-me de que Tu sejas o meu Senhor. Tu és como eu quero, faz de mim como Tu queres!"

“Wa salamu aleikum wa ráhmatullahi wa barakatuh”. E a paz de Deus esteja convosco... "

Quem não pretender continuar a receber estas reflexões, por favor dê essa indicação e retirarei o respectivo endereço desta lista.

SUGESTÕES DE UMA BOA LEITURA O QUE SIGNIFICA O RAMADÃO? Por: M. Yiossuf Adamgy Livro com 90 PÁGINAS Formato: 20 X 14 cm . — Preço: 9 € (c/Iva) Sinopse - As Bênçãos do Ramadão - O Ramadão Convida os Muçulmanos - O Ramadão é Ansiosamente Esperado - Viver na Submissão de Allah - Preparativos para o Ramadão - À Volta do Sagrado Alcorão - O Significado do Jejum em Perspectiva Comparativa - Quem deve Jejuar - Sexta-Feira de Despedida - A Noite do Poder (Lailatul-Qadre) - O Dia do Critério - Itikaaf - Sermão de Despedida do Ramadão - Sadacat-ul-Fitre - Eid-ul-Fitre (Festa/Fim do Ramadão)■ Poderá adquirir estas obras na Mesquita de Lisboa (às Sextas-Feiras), ou telefonando para 96 545 96 46, ou pedindo por e-mail: alfurqan00@hotmail.com
Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy