quinta-feira, agosto 23, 2012

OS QUARENTA HADITH (DITOS)


EM NOME DE DEUS, O CLEMENTE, O MISERICORDIOSO.

INTRODUÇÃO

COMO FOI PRESERVADA A MENSAGEM DE MOHAMMAD (S.A.A.S)?
 Posto que a mensagem de Mohammad (S.A.A.S) é a mensagem final (e assim será até o dia do juízo final), as maiores fontes do Islam – o sagrado Alcorão e a tradição (sunna) do Profeta Mohammad (S.A.A.S) – têm sido preservados. 
Portanto, a religião do Islam, que foi trazida até aos nossos dias pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S) (e que contém a mesma base de convicção de todas as demais, trazidas pelos mensageiros anteriores), é a única religião que Deus escolheu para a humanidade, desde a época do Profeta Mohammad (S.A.A.S) até o dia do juízo final.
 “Para Deus a religião é o Islam. E os adeptos do livro só discordaram por inveja, depois que a verdade lhes foi revelada. Porém, quem nega os versículos de Deus, saiba que Deus é destro em ajustar contas.” (3:19) “E quem quer que almeje outra religião que não seja o Islam jamais lhe será aceito, e no outro mundo, contar-se-á entre os desventurados.” (3:85).

 A PRIMEIRA FONTE:

 O Alcorão foi escrito, memorizado e recitado durante a vida do Profeta Mohammad (S.A.A.S). Milhares de companheiros do Profeta memorizavam o Alcorão, no todo, ou em partes. Embora a escrita do Alcorão constituísse uma prática comum, ele não foi compilado num só volume – como o temos agora -, a não ser depois da morte do Profeta. Uma das razões para tal fato é que o Alcorão não foi revelado de uma só vez; a revelação parou com a morte do Profeta Mohammad (S.A.A.S). Foi Abu Bakr Al Siddik (o primeiro califa dos muçulmanos) quem autorizou a seleção do Alcorão em um só volume. Tudo isso ocorreu  no ano posterior a morte do Profeta (S.A.A.S).
Isso contrasta com os livros Cânones da Bíblia, que não foram canonizados senão depois do século XV.
Até hoje em dia, milhões de muçulmanos memorizam o Alcorão completo, não se sabe ao certo quantos cristãos memorizam toda a Bíblia – o Velho e o Novo Testamento. Esse é um dos milagres do Islam, ou seja, como Deus prometeu preservar o Alcorão.    

A SEGUNDA FONTE:

A Tradição (sunna) do Profeta Mohammad (S.A.A.S): Os companheiros observaram, memorizaram e escreveram a tradição, que foi ditada ou praticada pelo próprio Profeta. Três séculos depois da morte do Profeta Mohammad (S.A.A.S), uma grande biblioteca dos ditos (ahadice), com suas explicações, foi formada, além de uma biografia feita pelos narradores dessas tradições. Os muçulmanos desenvolveram um método para se proteger a transmissão de informações. Uma corrente (isnad) de narradores de uma tradição foi usada, onde cada narrador menciona as suas fontes, até que a corrente termine nos companheiros que ouviram e aprenderam diretamente do Profeta (S.A.A.S).
 Para poder autenticar-se o que havia sido atribuído ao Profeta Mohammad (S.A.A.S), houve a necessidade de se estudarem as biografias de todos os narradores. Para que um narrador fosse qualificado, teria de ser prudente, honesto, confiável e ter a habilidade de memorizar.
É irônico o fato de que não apenas as fontes foram preservadas na sua forma original; também a língua árabe (a língua do Alcorão) permaneceu intacta. Até 1433 anos após a revelação do Alcorão, as pessoas ainda estão usando o mesmo árabe. Hoje em dia nem todas as pessoas de fala portuguesa podem ler e compreender a obra original de Camões, embora esta tenha sido escrita há menos de 500 anos.
Finalmente, gostaríamos de sumariar: Deus é o Criador dos céus a da terra, e, seja como for, estes declaram os Portentos e a Glória de Deus.

Os humanos foram criados para adorar a Deus, e foram dotados com um instinto natural que os guia até ao seu Criador. Além do mais, Deus tem enviado Profetas e Mensageiros a diversas regiões do mundo, durante diferentes épocas. Alguns foram mencionados no Alcorão, outros não. Todos nos deram a mesma mensagem: Adoramos apenas a Deus, e não associamos com Ele a ninguém. Todas as pessoas nascem sem pecado, e nobres, sendo que não há necessidade de um salvador. Elas são responsáveis pelo que têm ganhado de bom ou mau.

Mohammad (S.A.A.S) foi o derradeiro Profeta e Mensageiro de Deus. Sua mensagem permanecerá válida até o dia da Ressurreição. Isso irá, sem sombra de dúvida, proteger o Alcorão, a tradição do Seu Profeta e a língua árabe, contra a corrupção.  (Professor Samir El Hayek ). Vamos aos 40 Hadith:

01 - Omar Ibn Al Khattab (R.A.A.) narrou que ouvira o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) dizer: “As obras vêm determinadas pelas intenções. Assim, cada homem alcançará o que busca, de acordo com suas intenções. Desse modo, aquele cuja emigração acontecer pela causa de Deus e o seu Mensageiro, essa emigração será considerada como sendo pela causa de Deus e do seu Mensageiro. Porém, aquele que emigrar em busca de algum benefício material, ou para desposar uma mulher, sem dúvida a sua emigração será para aquilo pelo qual emigrou.”  (Bukhari e Muslim) .

02 - Omar Ibn Al Khattab (R.A.A.) narrou que num dia em que ela e outras pessoas estavam sentados em companhia do Mensageiro de Deus (S.A.A.S),aproximou-se dele um homem com roupa de resplandecente brancura, e tinha cabelos intensamente pretos. Não se lhe notavam sinais de que tivesse viajado, nem tampouco o conhecia nenhum de nós. Sentou-se em frente ao Profeta (S.A.A.S), apoiando os joelhos contra os do Profeta; e, pondo as mãos sobre as pernas dele, disse: “Ó Mohammad, fala-me a cerca do Islam!” O Mensageiro de Deus (S.A.A.S) lhe respondeu: “O Islam exige que prestes testemunho de que não há outra divindade além de Deus, e de que Mohammad é o Seu Mensageiro; que observes a oração e que pagues o zacat; que jejues no mês de Ramadám, e que realizes a peregrinação à Caaba, se tens meios para isso.” O homem disse: “Disseste a verdade”. A nós surpreendeu-nos que lhe perguntasse, e que logo confirmasse a verdade. O homem voltou a perguntar: “Fala-me sobre a fé!” E o Profeta lhe respondeu: “Que creias e tenhas fé em Deus, em Seus anjos, em Seus mensageiros e no Dia do Juízo. E que creias e tenhas fé no destino, tanto no bom como no mau.” E o homem disse: “Falaste a verdade! Fala-me agora sobre ao devido cumprimento das obrigações!” O Mensageiro de Deus respondeu:”Que adores a Deus como se O visse, pois se não O vês, Ele te vê.” O homem disse: “Fala-me acerca da Hora (do juízo)”. Disse o Profeta: “Quem está sendo interrogado disso não tem melhor conhecimento do que quem está fazendo a pergunta.” O homem insistiu: “Fala-me, então, dos seus sinais!” Disse o Mensageiro: “Será quando a escrava der a luz a sua própria senhora, e quando vires os descamisados e desamparados pastores de ovelhas competindo nas construções dos altos edifícios.” Aquele homem se foi, deixando-me pensativo por um bom tempo. O Profeta me perguntou: “Ó Omar, sabes quem era aquele que me perguntava?” Eu disse: “Deus e o seu mensageiro têm melhor conhecimento!” Disse ele: “Era o Arcanjo Gabriel, que veio ensinar-vos a essência da vossa religião.” (Muslim) .

03 - Abdullah Ibn Ômar (R.A.A.), relatou que o Profeta (S.A.A.S) disse: “O Islam se assenta sobre cinco pilares. O primeiro de todos é prestarmos testemunho de que não existe outra divindade além de Deus, e de que Mohammad é o Seu Mensageiro; o segundo é a prática das orações; o terceiro é a paga do tributo social (zacat); o quarto é a peregrinação à Casa de Deus (em Makka); e o quinto é a observância do jejum no mês de Ramadan.” (Bukhari e Muslim)

04 - Abdullah Ibn Massud (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) nos disse: “Em verdade qualquer um de vocês é conformado no útero de sua mãe quarenta dias em esperma, e depois é transformado em um coágulo, permanecendo assim o mesmo período (40 dias), e depois é transformado em ‘uma substância mastigada’, permanecendo assim o mesmo período (40 dias), depois é enviado sobre ele um anjo que lhe assopra o espírito, e lhe decreta quatro questões: o seu sustento, a sua existência, os seus atos e se será um desventurado ou venturoso... (Bukhari e Muslim).

05 - Aicha (R.A.A.) relatou que o Mensageiro de Deus(S.A.A.S.) disse: “Aquele que tentar introduzir em nossa religião algo que não faça parte dela será rechaçado.” (Bukhari e Muslim)

06 - Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) 
dizer: “O que é lícito esta claro  e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração.”( Bukhari e Muslim)

07 - Tamim Ibn Aus (R.A.A.) contou que o Profeta (S.A.A.S.) disse a ele e a outras pessoas: “A essência da religião é a sinceridade.” Então lhe perguntaram: “Para com quem?” Disse: “Para com Deus, Seu livro, Seu Mensageiro, para com os líderes muçulmanos, e para com os muçulmanos em geral.”  (Muslim)

08 - Ibn Omar (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus me ordenou lutar contra os idólatras, até que prestem testemunho de que não há outra divindade além do Deus Único, e de que Mohammad é o Mensageiro de Deus; que realizem as orações e paguem o Zakat. Se cumprirem isso, terão salvaguardado suas vidas e seus bens de mim, salvo nos casos estabelecidos pelo direito islâmico; e Deus os fará prestar contas.”  (Bukhari e Muslim)

09 - Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Profeta (S.A.A.S) disse: “Não me questioneis acerca das questões que vos mencionei. O que levou os povos que vos precederam para a perdição foi a sua insistência em fazerem perguntas sobre as questões desnecessárias, além de manterem divergências com os seus profetas. Assim sendo, abstende-vos do que vos proíbo, e quando vos ordeno algo, buscai-o de acordo com a vossa capacidade.” (Bukhari e Muslim)

10 - Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: ‘Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis’.(23:51). E Ele disse também: ‘Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.’(2:172). O Profeta então disse: ‘O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): ‘Ó Senhor!  Ó Senhor!’  enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?” (Muslim)

11 – Al Hassan Ibn Ali Ibn Abi Táleb (R.A.A.), relatou: “Memorizei, do Mensageiro de Deus (S.A.A.S), que disse: ‘Deixa de lado o que é patentemente duvidoso, e apegate ao que não deixa lugar a dúvida!’”  (Tirmizi)

12 - Abu Huraira (R.A.A.) narrou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “É um sinal das excelências do Islam , em alguém, o fato de ele não se imiscuir com o que não lhe diz respeito.” (Tirmizi)

13 - Anas (R.A.A.) narrou que o Profeta ( S.A.A.S ) disse: “Nenhum de vós chegará a ser um verdadeiro crente, até que deseje para o seu próximo (irmão) o que deseja para si mesmo.”  (Bukhari e Muslim) .

14 - Abdullah Ibn Massud (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse:  “Verter o sangue de um muçulmano é ilícito a não ser por uma das três razões seguintes: uma vida por outra vida, uma pessoa casada que cometa adultério e aquele que renegar a sua religião e abandonar a sua comunidade.” (Bukhari e Muslim) ,

15 - Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Quem crê verdadeiramente em Deus e no Último Dia deve ser generoso com seus convidados; quem crê verdadeiramente em Deus e no Último Dia deve cuidar dos seus laços consangüíneos; e quem crê em Deus e no Último Dia deve falar correta e brandamente, ou ficar calado.”  (Bukhari e Muslim)

16 – Abu Huraira (R.A.A.) relatou que um homem disse ao Profeta (S.A.A.S): “Aconselha-me!” Respondeu-lhe: “Não te enfureças!” O homem insistiu em sua pergunta uma outra vez, mas o Profeta continuava a repetir: “Não te enfureças!” (Bukhari)

17 - Chadded Ibn Aus (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus ordenou que tudo fosse feito com perfeição. Se é preciso matar, que se proceda da melhor maneira, e ao abater, proceda-se do melhor modo, afiando a faca e acalmando o animal”. (Muslim) .

18 – Jundob Ibn Junada e Moaz  Ibn Jabal  (R.A.A.) relatam que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Tem devoção e temor a Deus, onde quer que estejas. E depois de haveres cometido uma falta, apressa-te em contrabalançá-la com uma boa obra, pois esta a expiará. Ademais, convive bondosamente com as pessoas.” (Tirmizi)

19 – Ibn Abbas (R.A.A.) narrou que um dia se encontrava atrás do Profeta (S.A.A.S.), quando este se virou e lhe disse: “Ó jovem, ensinar-te-ei algumas palavras: Recorda a Deus e Ele te guardará. Recorda a Deus, e O encontrarás sempre junto a ti. Se implorares por algo, imploras a Deus. E se necessitares de ajuda, recorre a Deus. E tem certeza de que ainda que se reúna todo o povo para beneficiar-te em algo, não o farão, a não ser aquilo que Deus houver disposto para ti. E se reunirem-se para prejudicar-te em algo, não o farão, a não ser naquilo que Deus houver determinado sobre ti. Assim, as penas (das canetas) ficam retiradas, e as folhas (dos livros do destino) secas.” (Tirmizi)

20 – Ucba Ibn Amr Al Ansari (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Um dos conselhos das profecias é: ‘Se não te intimidares de Deus, então faça o que quiseres.” (Bukhari)

21 – Sufian Ibn Abdullah (R.A.A.) perguntou ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Aconselha-me sobre o Islam,  algo que somente tu sabes aconselhar.”  Disse o mensageiro de Deus (S.A.A.S): “Creia em Deus e siga a senda reta.”  (Muslim)

22 – Jáber Ibn Abdullah Al Ansari ( R.A.A.) relatou que um homem perguntou ao Mensageiro de Deus ( S.A.A.S. ): “Que me dizes se eu executar as cinco orações obrigatórias, jejuar o mês de Ramadan , praticar somente o lícito, afastar-me do que é ilícito, não tendo feito nada além disto, adentrarei o paraíso?” Disse:  “SIM.” (Muslim)

23 - Abu Málik Al Achari (R.A.A.) relatou que o Profeta (S.A.A.S) disse: “A purificação é a metade da fé, e a frase: ‘Louvado seja Deus’ constitui a outra metade; e a súplica: ‘Glorificado e Louvado seja Deus’ faz encher sobejamente o espaço entre os céus e a terra.”  (Muslim)

24 – Abu Zar Jundob (R.A.A.) narrou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) transmitiu palavras sagradas do seu Senhor, que diziam: “Ó servos Meus, eis que proibi a injustiça a Mim Mesmo, e a declarei proibida para vós e entre vós. Ó servos Meus,cada um de vós se encontraria desencaminhado (por assim merecer), exceto aquele que tenha sido bem dirigido. Assim implorai por Minha diretriz, e Eu vos dirigirei. Ó servos Meus, cada um de vós se encontrará faminto, exceto a quem Eu houver alimentado. Assim, implorai para que vos alimente, e vos alimentarei. Ó servos Meus, cada um de vós se encontrará despido, exceto a quem Eu houver vestido. Assim, implorai para que vos vista, e vos vestirei. Ó servos Meus, cometeis faltas, noites e dias seguidos, e vos perdôo todos os pecados. Assim, implorai o perdão, e vos perdoarei. Ó servos Meus, jamais lograreis prejudicar-Me, por assim dizer, nem tampouco beneficiar-Me, por assim dizer. E ainda que o primeiro e o último, de vós, gênios e humanos, tivessem o coração mais devoto, isso em nada aumentaria o Meu reino. Ó servos Meus, ainda que o primeiro e o último de vós, humanos e gênios, se reunissem num mesmo lugar, e Me pedissem, e Eu concedesse a cada um o seu anseio, isso não diminuiria o que tenho, assim como o mar não aumentaria se lhe introduzíssemos uma gota d’água. Ó servos Meus, são as vossas obras que computo, e logo vos compensarei por elas. Aquele que achar boa a recompensa, que louve a Deus. Porém, aquele que achar o contrário, que não culpe a ninguém, mas a si mesmo.” (Muslim) .

25 - Abu Zar (R.A.A.) narrou que alguns homens se dirigiram ao Profeta (S.A.A.S) e lhe disseram: “Ó Mensageiro de Deus, os ricos levam todas as recompensas; eles rezam tal como rezamos; e, quanto a caridade, eles dão o que lhes sobra de seus bens.” Disse o Profeta: “Acaso não vos deixou Deus nada que possais oferecer como caridade? Pois sabei que o pronunciardes ‘Glorificado seja Deus!’ é uma caridade; e a proclamação de ‘Deus é o Supremo!’ é uma caridade; e a pronúncia de ‘Louvado seja Deus!’ é também uma caridade; e a proclamação de ‘Não há outra divindade além de Deus!’ é uma caridade. A pessoa exigir o cumprimento do que é lícito é uma caridade, e opor-se ao que é ilícito é uma caridade; inclusive a relação sexual do indivíduo é uma caridade também.” Disseram-lhe: “Ó Mensageiro de Deus, o fato de que um satisfaça o seu desejo, isso também é merecedor de recompensa?” Respondeu o Profeta: “Porventura, se o tivesse satisfeito de modo ilícito, não teria cometido uma falta? Desse mesmo modo, será recompensado quando o satisfizer de modo legítimo.”  (Muslim) .

26 - Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Em todos os dias da vida, as falanges (articulações) do ser humano devem proceder a uma caridade. Por isso, o estabelecer-se a justiça entre duas pessoas é uma caridade. Ajudarmos um homem a subir em sua montaria ou carregarmos o seu equipamento nela é também uma caridade; a boa palavra é uma caridade, e cada passo que dermos no sentido da oração é uma caridade; mais ainda, o retirar-se o empecilho do caminho  é também uma caridade.” (Bukhari e Muslim)

 27 – Al Nauas Ibn Saman (R.A.A.) contou que o Profeta (S.A.A.S) disse: “A verdade esta no bom caráter, e a malícia é aquilo que se passa no interior, e que detestas que seja descoberto pelos demais.”  (Muslim)

28 - Moaz (R.A.A.) contou que perguntou ao Profeta (S.A.A.S) que lhe dissesse qual a ação que o ajudaria a entrar no paraíso e o manteria afastado do inferno. O Profeta (S.A.A.S) respondeu: “Estás inquirindo sobre uma questão de grande importância; porém, isso é fácil para quem Deus lhe facilita. Adora a Deus, e não Lhe associes nada nem ninguém; pratica a oração (salat), paga o zacat (tributo social), observa o jejum de Ramadám, e faze a peregrinação à Casa de Deus.” Depois o Profeta (S.A.A.S) acrescentou: “Acaso não desejas que te indique as portas da excelência e da virtude? O jejum é um escudo (contra as tentações), a esmola (em nome de Deus) mitiga os pecados como a água apaga o fogo. Similarmente, a oração da meia noite (também apaga os pecados).” E em seguida, recitou: “Cujos corpos não relutam em se afastar dos leitos para invocarem a seu Senhor com temor e esperança, e fazem caridade daquilo com que lhes agraciamos. Nenhuma alma sabe que deleite para os olhos lhes estarão reservados, em recompensa de quanto fizeram.”  (32:16-17). Então o Profeta (S.A.A.S) acrescentou: “Acaso não desejais que te fale acerca das raízes (fundações) da religião, e dos seus pilares, e do seu ápice?” Disse Moaz: “Claro que sim, ó Mensageiro de Deus!” O Profeta (S.A.A.S) disse: “A cabeça da fé é o Islam; seu suporte é a oração (salat); e o seu ápice é o Jihad (a luta e o esforço pela causa de Deus).” Ato contínuo, voltou a perguntar: “Acaso não desejas que te diga quem é o controlador de tudo isto?” Respondeu: “Certamente que sim, ó Mensageiro de Deus!” Neste momento, estirou a língua, e disse: “Mantém-na sob controle!” Perguntou Moaz: “Ó Mensageiro de Deus, seremos chamados a prestar contas pelo que dizemos?” O Profeta (S.A.A.S) respondeu: “Oxalá tua mãe te tivesse perdido! As pessoas serão arrastadas ao inferno, tão- somente em virtude do resultado das suas línguas (isto é, do que falam).” (Tirmizi)

29 - Jurthum Ibn Néechir Al Khuchani (R.A.A.) relatou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Aquilo que Deus tornou lícito em Seu Livro, è lícito, e o que Ele proibiu é ilícito, e aquilo a respeito de que Ele nada diz, é permitido como sendo da Sua mercê. Portanto, aceitai as mercês de Deus, pois Deus jamais esquece.” Então ele recitou: “Porque teu Senhor jamais esquece.” (Al Dára Kutni)

30 – Abi Al Abbas Sahel Assaidi (R.A.A.) disse: “Aproximou-se do Mensageiro de Deus (S.A.A.S) um homem e lhe disse: ‘Ó Mensageiro de Deus, orienta-me um ato que se o fizer, Deus e  as pessoas se comprazerão comigo’. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S) lhe respondeu: ‘Não dê muita importância aos assuntos mundanos e Deus se comprazerá em ti, não dê muita importância aos bens das pessoas e elas se comprazerão contigo.’” (Ibn Mája) .

31 - Abu Said Al Khudri (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Não vos magoais nem magoais aos outros”. (Ibn Mája e Al Dára Kutni)

32 – Abu Said Al Khudri (R.A.A.) relatou que ouvira o Mensageiro de Deus(S.A.A.S.) dizer: “Quem dentre vós presenciar uma ação ilícita, que se oponha a ela com suas mãos; se não puder, que o faça com suas palavras; se também não puder, que o faça com o coração, sendo que esta é a mostra mais débil da fé.”  (Muslim) .

33 - Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Não tenhas inveja, nem manipuleis os preços das coisas. Não vos odieis, nem vos deis as costas. Não vos rivalizeis, prejudicando uns  as vendas dos outros. Ó servos de Deus, sede como irmãos! O muçulmano é irmão muçulmano; não é injusto para com ele, não o menospreza, nem o abandona a sua sorte. A religiosidade se encontra aqui mesmo – demonstrou, batendo no peito três vezes - ; demasiada maldade demonstraria uma pessoa que menosprezasse o seu irmão muçulmano! Tudo o que possui um muçulmano é inviolável: seu sangue, seus bens, sua honra.”  (Muslim)

34 - Abu Huraira (R.A.A.) relatou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “A quem quer que alivie uma aflição terrena de um fiel, Deus lhe aliviará uma das aflições no dia do julgamento, e aquele que atravessa alguma distância a procura do conhecimento religioso (saber) Deus facilita o seu caminho ao paraíso’. ‘Sempre que, e quando, um grupo de gente se reúne em uma das Casas de Deus, recitam o Livro de Deus, e o estudam, descerão sobre eles o sossego e a tranquilidade, e ficarão recobertos de misericórdia, e rodeados de anjos; além disso, Deus os mencionará para aqueles que se encontrarem na Sua presença’”.  (Muslim)

35 - Abdullah Ibn Abbas Ibn Abdel Muttaleb (R.A.A.) narrou: “O Mensageiro de Deus (S.A.A.S) transmitiu de seu Senhor (louvado e exaltado seja), dizendo: ‘Deus tem descrito tanto as boas como as más obras, e as tem detalhado: ‘Quem teve a intenção de realizar uma boa obra, e não chegou a cumpri-la, Eu a anotarei como se a tivesse realizado integralmente.’ E se teve a intenção e realizá-la e a realizou, Deus lhe anotará o mérito de dez boas obras, que poderão ser multiplicadas em até setecentas vezes, ou muito mais. E se a pessoa teve a intenção de realizar uma má obra, sem chegar a fazê-la, Deus anotará como se tivesse realizado uma boa obra; porém se a cometer, Deus anotará como se cometesse apenas uma má obra.” (Bukhari e Muslim) .

36 - Abu Huraira (R.A.A.) narrou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus, louvado seja, disse: ‘A quem maltratar um dos Meus protegidos declararei guerra. E o servo Meu não encontrará, para Me comprazer, nada que Me seja tão grato como o cumprimento do que Lhe hei prescrito. E o servo Meu continuará buscando a Minha complacência mediante obras super rogatórias, até que Eu o ame. Quando o amar, serei como o seu ouvido com o qual ouve, como suas vistas com as quais vê, como suas mãos com as quais lida, como suas pernas com as quais anda. E se Me pedir algo, lho concederei; e se buscar o Meu refúgio, tê-lo-á.’” (Bukhari)

37 - Abdullah Ibn Abbas  (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: “Deus o Altíssimo, perdoou a minha nação: ‘Quando errar sem ter conhecimento, por esquecimento; e quando pela força.’” (Ibn Mája)

38 - Ibn Omar (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) o agarrou pelo ombro, certa ocasião, e lhe disse: “Sê; nesta vida, como se fosses um estranho, e age como se estivesse de passagem!” E o próprio Ibn Omar costumava dizer a respeito: “Se conseguires viver até à tarde, não tenhas muita esperança de chegar até à amanhã, não tenhas muita esperança de chegar até à tarde. Aproveita a tua saúde para a doença, e a tua vida, para a morte.” (Bukhari)

39 – Abdullah Ibn Omar Ibn Al Ás (R.A.A.) narrou que o Mensageiro de Deus(S.A.A.S.) disse: “Nenhum de vós chegará a ser um verdadeiro crente, até que seja dependente da minha mensagem.” (Bukhari e Muslim)

40 - Anas (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) dizia: “Deus, louvado seja, disse: Ó filho de Adão, sempre que Me suplicares e Me implorares, Eu perdoarei o que tiveres feito, sem que nada Me importe! Ó filho de Adão, ainda que tuas faltas alcancem os limites do céu, se Me pedires perdão, perdoar-te-Ei!Ó filho de Adão, ainda que vieres a Mim, depois de cometeres tantas faltas, que dariam para encher a terra, e se te encontrares conosco sem teres associado nada nem ninguém a Nós, Eu te concederei um perdão que cobrirá toda a terra!”  ( Tirmizi ).

Abu Huraira al Dawsi- Um grande Sahaba do Profeta SAAS

Bismillah Arahmani Rahim - Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu

Por: Dr. Abdulrahman Ráafat Bacha
Tradução: Prof. Samir El Hayek

Ele aprendeu e transmitiu mais de mil e seiscentos ahadice do Profeta (SAAS), e os pôs a serviço da comunidade muçulmana. 

Sem dúvida, o leitor já ouviu falar dessa brilhante estrela dos círculos de pessoas que constituíam os companheiros do Mensageiro de Allah (S). Não há um muçulmano vivo que não tenha ouvido falar dele.

Seu nome, antes de tornar-se muçulmano, era Abd Shams, que significa “servo do sol”. Quando Allah o honorificou com a crença no Islam, e ele teve o privilégio de se encontrar com o Profeta (S), este perguntou:

“Como é o teu nome?”

“Abd Shams”, ele respondeu.

“De agora em diante, ele irá ser Abd al Rahman (servo do Misericordiosíssimo)”, disse o Profeta (SAAS).

“Sim, Abd al Rahman”, concordou o Abu Huraira, “pois eis que te trocaria pelo meu pai e pela minha mãe, ó Mensageiro de Allah (S) !”

O fato de como ele veio a ser conhecido como Abu Huraira é uma outra história. Quando era criança, costumava ter sempre um gatinho, que levava consigo a toda parte, e com o qual brincava, tanto que os seus amiguinhos o apelidaram de Abu Huraira (pai do gatinho). Quando o destino de Abu Huraira tornou-se ligado à comunidade islâmica, o Profeta (SAAS) com freqüência o chamava de “Abu Hirr” (pai do gato), por carinho familiar e afeição a ele. O próprio Abu Huraira começou a preferir o seu segundo apelido, e dizia:

É o nome com que o meu querido Profeta (S) costumava chamar-me. Ademais, ‘Huraira’ tem um cunho feminino e pequeno, e eu sou homem.”

Abu Huraira foi convertido ao Islam por intermédio de Al Tufayl b. Amr al Dawsi (Para a biografia de Al Tufayl, ver a Parte Um destas séries), e permaneceu nas terras da tribo deste, os Daws, até seis anos depois da Hégira. Nesse tempo, ele foi com gentes do seu povo, numa delegação, visitar o Mensageiro de Allah (S).

Uma vez assentado em Madina, o jovem Abu Huraira se dedicou a servir ao Profeta (SAAS), e a passar todo o seu tempo aprendendo com ele. Fez da mesquita a sua casa, e tinha o Profeta (SAAS) na conta de ser o seu professor e guia espiritual. Enquanto o Profeta (SAAS) permaneceu vivo, o Abu Huraira não se casou nem constituiu família. O único parente que tinha era a sua idosa mãe, que insistia em permanecer pagã. Abu Huraira constantemente a incitava a tornar-se muçulmana, pois que desejava o melhor para ela, e temia que a idolatria fosse ser a causa da sua ruína na Vida Futura. Ela sempre rejeitava a sugestão, e saía de perto dele, zangada. Não querendo apoquentá-la mais, ele ia embora cheio de tristeza.

Após uma daquelas cenas, em que ela disse algo cruel e desrespeitoso acerca do Profeta (SAAS), o Abu Huraira foi embora em lágrimas, e procurou o Profeta (SAAS), que lhe perguntou:

“Que te fez chorar, ó Abu Huraira?”

“Eu nunca vacilei nos meus esforços de chamar minha mãe para o Islam, embora ela sempre resistisse. Hoje eu tentei novamente convencê-la, e ela disse coisas odiosas sobre ti. Reza para que o Todo-Poderoso Allah incline favoravelmente o coração dela para o Islam!” Então o Profeta (S) fez uma oração por ela.

O próprio Abu Huraira mais tarde relatou o que se seguiu:

“Fui para casa, e constatei que a porta estava fechada. Ouvi ruídos de água sendo esparrinhada, e estava a ponto de entrar, quando minha mãe gritou:

“‘Fica onde estás, ó Abu Huraira!’

“Ela se vestiu, e disse:

“‘Agora podes entrar.’

“Entrei, e ela declarou:

“‘Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, e que Mohammad (S) é o Seu servo e Mensageiro!’

“Voltei para o Profeta (S), derramando lágrimas de alegria – sendo que apenas uma hora antes havia derramado lágrimas de tristeza –, e disse:
“‘Ouve esta boa notícia, ó Mensageiro de Allah (S)! O Senhor ouviu a tua oração e guiou a mãe de Abu Huraira para o Islam!’”

O amor que o Abu Huraira nutria pelo Mensageiro de Allah (S) era tão profundo, que se tornou parte das próprias fibras do seu ser. Nunca se cansava de olhar para ele, e dizia acerca dele:

“Jamais vi nada mais belo ou mais pleno de luz do que o Profeta (S). É como se os raios de sol se soltassem do seu rosto!”

Abu Huraira constantemente louvava a Allah e dava graças a Ele por Este ter-lhe concedido o privilégio de passar horas e horas com o Seu Profeta (S), e seguir a Sua religião. Ele dizia mais:

“Louvado seja Allah Que guiou o Abu Huraira para o Islam! Louvado seja Allah Que ensinou ao Abu Huraira o Alcorão! Louvado seja Allah Que concedeu ao Abu Huraira a companhia de Mohammad (S)!”

Do mesmo modo com que o Abu Huraira se tornou apegado ao Profeta (S), tornou-se também comissionado com o aprendizado. Este tornou-se o seu interesse intrínseco, coisa que estava acima de tudo o que ele desejava deste mundo.

O Zaid b. Sábit(Para a biografia de Zaid b. Sábit, ver o Capítulo 7 deste volume) relatou, numa ocasião:

“O Abu Huraira, um outro amigo, e eu, estávamos na mesquita tecendo louvores a Allah e fazendo-Lhe súplicas, quando o Mensageiro de Allah (S) entrou. Chegou-se para perto de nós, sentou-se, e disse:

“‘Não deixeis que eu vos interrompa!’

“Então, meu amigo e eu continuamos a fazer súplicas, ao que o Profeta (S) dizia ‘Amém!’

“Então foi a vez do Abu Huraira, e ele disse:

“‘Ó Allha, peço-Te tudo aquilo que meus companheiros Te pediram, e peço-Te que me dês conhecimentos que eu jamais venha esquecer!’ ao que o Profeta (S) disse ‘Amém!’ Então nós outros dissemos:

“‘Nós também queremos pedir-Te que nos dês conhecimentos que jamais venhamos esquecer!’
“Tarde demais’, disse o Profeta (S); ‘vosso jovem amigo, dos Daws, antecipou-se a vós nisso.”

Abu Huraira não apenas amava o aprendizado para si mesmo, mas ainda gostava que outras pessoas adquirissem conhecimentos. Um dia ele estava passando pela praça do mercado, em Madina, e ficou admirado de quanto materialista todo mundo se havia tornado, e de como a única preocupação deles era a barganha, a compra, e a venda. Ele se postou à frente de todos, e anunciou:

“Quão incompetentes vos tornastes, ó povo de Madina!”

“Por que achas que somos incompetentes?” perguntaram.

“O legado do Mensageiro de Allah (S) está sendo dividido e distribuído, e vós estais aqui! Por que não ides reivindicar o vosso quinhão?” ele perguntou.

“Onde, ó Abu Huraira?” perguntaram.

“Na mesquita”, foi a resposta dele. Então todos correram, enquanto o Abu Huraira ficou onde estava, até que eles voltaram, e disseram:

“Ó Abu Huraira, nós fomos até à mesquita, entramos, e não vimos nada sendo distribuído!”

“Será que não vistes ninguém na mesquita?” ele inquiriu.

“Sim, vimos umas pessoas”, responderam. “Algumas estavam fazendo orações, e outras estavam estudando a lei religiosa.”

“Oh, quão tolos sois!” ele exclamou. “Pois esse é o legado do Mensageiro de Allah (S).”

Abu Huraira passou severas provações por causa da escolaridade e da freqüência às assembléias mantidas pelo Mensageiro de Allah (S). Ele contou muitas estórias do que suportou, e mencionou que ficava tão ávido de conhecimento, que chegava a perguntar a outros Companheiros algo sobre o Alcorão, embora ele próprio estivesse melhor informado. Ele fazia isso, na esperança de que fosse convidado a entrar na casa do interlocutor, e lhe fosse oferecido algo para comer.

Um dia, ele ficou tão faminto, que chegou a amarrar uma pedra chata ao estômago para aliviar a dor. Sentou-se a esperar, no caminho que era usualmente tomado pelos Companheiros, e aconteceu passar por ali o Abu Bakr. O Companheiro em questão perguntou-lhe acerca de certo versículo do Alcorão, mas apenas na esperança de que fosse ser convidado à casa do Abu Bakr, mas isso não aconteceu.

Um pouco mais terde, passou o Ômar. Novamente o Abu Huraira inquiriu sobre um versículo do Alcorão. Mais uma vez ele ficou desapontado. Então o Profeta (S) apareceu, e exclamou:

“Ó Abu Huraira!”

“Estou ao teu serviço, ó Mensageiro de Allah (S)!” ele respondeu, e seguiu o Profeta (S), que o levou para a própria casa. O Profeta (S) encontrou um cântaro de leite, e perguntou para a sua esposa de onde aquilo havia vindo. Ela respondeu que alguém tinha enviado para ele, então ele disse:

“Ó Abu Huraira,vai até às pessoas que moram na mesquita, e convida-as para virem aqui!” Pobre do Abu Huraira! Ele desejava, do fundo do seu coração, que lhe fosse oferecido um pouco de leite, antes que saísse para chamar as pessoas da mesquita. Mas ele saiu obedientemente, imaginando:

“Como pode ser, um cântaro de leite para todas aquela pessoas?”

Abu Huraira levou as pessoas para a casa do Profeta (S), e todos se sentaram. Então o Profeta (S) disse:

“Ó Abu Huraira, pega o cântaro e dá-lhes de beber!” Abu Huraira deu-o ao primeiro homem, que bebeu a se fartar. Um após outro, todos eles beberam o quanto puderam. Então o Abu Huraira entregou-o para o Mensageiro de Allah (S) que o olhou sorridentemente, e disse:

“Só restamos nós dois.”

“E verdade, ó Mensageiro de Allah (S).”

“Bebe primeiro”, disse o Profeta (S), e o Abu Huraira bebeu. O Profeta (S) o incitou a meber mais e mais, até que o Abu Huraira disse:

“Juro por Aquele Que te enviou com a verdade, que estou cheio, e não posso beber mais.” Então o Profeta (S) pegou o cântaro e terminou o restante do leite.

Aquilo foi um curto período de tempo, antes que a riqueza começasse a fluir para a comunidade muçulmana. A expansão do Estado Islâmico trazia incontáveis riquezas para o tesouro. Abu Huraira por fim passou possuir uma pequena propriedade, um lar e mobiliário. Casou-se e constituíu família. Todas aquelas mudanças não alteraram o seu caráter virtuoso, e jmais se esqueceu do seu passado. Costumava dizer:

“Fui criado sem pai. Empreendi a Hégira como pobre, e realizei trabalho braçal para a Busra bint Ghazwan em troca da minha ração diária. Servi de criado para os viajantes quando faziam uma parada para descanso, e lhes levava de volta as montarias quando reiniciavam a viagem. Allah me destinou casar-me com aquela senhora. Louvado seja Allah Que tornou a religião um modo de vida, e fez de mim um líder.”

Abu Huraira foi feito governador de Madina pelo Muawiya b. Abi Sufyan, mais de uma vez. Nem mesmo aquela posição de autoridade alterou a doce disposição e a virtude de Abu Huraira. Uma vez ele estava indo por uma estreita alameda, em Madina, carregando nas costas um feixe de lenha para queimar, para a sua família(Aqui, não devemos pensar num feixe de lenha bem cortada, por igual, mas num braçado de gravetos, que eram o único combustível disponível naquele tempo). Ia passar pelo Salaba b. Málik, para o qual disse:

“Dá caminho para o príncipe, ó filho de Málik!”

“Que Allah tenha misericórdia de ti!” exclamou o Ibn Málik. “Será que o caminho não é suficientemente largo?”

“Dá caminho para o príncipe”, respondeu Abu Huraira, “e para o feixe que está carregando nas suas costa!”
Em acréscimo à sua erudição e personalidade agradável, o Abu Huraira era uma pessoa religiosa e temente a Allah. Era capaz de passar muitos dias em jejum voluntário, e muitas noites em vigília oracional. Orava num terço da noite, depois acordava a sua esposa, entes de ir dormir. Ele então orava por outro terço da noite, antes de acordar a sua filha, que terminava a noite em oração. Daquela maneira, a oração era mantida pela noite adentro, na casa do Abu Huraira.
Abu Huraira tinha um escrava africana, uma garota que uma vez o insultou, e que a sua esposa aborrecia. Ele pegou uma vara e levantou a mão para bater nela com aquilo, mas reconsiderou, dizendo:
“Não fosse pelo fato de que irá haver castigo, no Dia do Julgamento, iria ferir-te do mesmo modo que me injuriaste. Ao invés, eu te venderei para Alguém Que me irá dar o teu valor em toda a medida – e eu preciso disso. Vai, pois estás livre, por amor a Allah.”

Sua filha costumava dizer-lhe:

“Pai, as garotas gozam de mim, dizendo: ‘Por que teu pai não pensa mais um pouco em ti, dando-te alguma jóia de ouro?’”

Abu Huraira respondeu:

“Dize-lhes que teu pai teme que sofras o Fogo, por causa da vaidade e da arrogância.”

Em verdade, não era por mesquinhez que o Abu Huraira não adornava a sua filha, pois que era generoso quando se tratava de abrir a mão pela causa de Allah.

E DEPOIS DO RAMADAN?


Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e
as Bênçãos de Deus) JUMA MUBARAKA!
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)

Adeus Ramadan!. Ou esperamos encontrá-lo no próximo ano?. Só Deus é que conhece o futuro de cada um de nós. É importante um pequeno balanço individual, para refletirmos:  a)- o que intencionamos fazer, b)- o que foi feito e c)- o que ficou por fazer.

Em relação aos restantes meses do ano, o mês de Ramadan é uma altura muito especial, que nos motiva e incentiva para dedicarmos mais tempo, a fim de cuidarmos e alimentarmos a nossa alma. O Ramadan alerta-nos para o nosso relacionamento com o Criador e abana as nossas consciências. É um verdadeiro milagre que acontece a cada um de nós. Fazemos sempre algo mais, em relação aos restantes meses. É sempre muito, mesmo para aqueles que durante o ano se esquecem das suas obrigações religiosas ou para aqueles que o são regulares. Se procuras o teu Criador, O encontrarás misericordioso. Se O esqueceres, Ele espera que te recordes Dele. “E quando te esqueceres, lembra-te do Teu Senhor….” Cur’ane 8:24. Uns e outros acrescentam sempre algo de virtuoso neste mês.

Mas depois de finalizado o mês e após a festa do Idul Fitr, muitos de nós voltamos à situação anterior, não damos continuidade às virtudes praticadas e esperamos pelo próximo Ramadan. Outros, por cada ano que passa, aprendem mais, que depois utilizam nos momentos de ibadat (adoração). O ontem passou e quem o aproveitou, alimentou mais a alma. O presente é hoje, que devemos aproveitar, porque não sabemos, se amanhã teremos capacidade, saúde ou vida para melhorarmos a situação em que nos encontramos. A alma, tal como o corpo, necessita de ser alimentada, continuamente.

“Pela gloriosa luz da manhã e pela noite quando serena, O teu Senhor não te abandonou, nem te odiou” Cur’ane 93:1,2,3.

Pequenas coisas que podem aumentar as nossas provisões para o futuro, por exemplo: 1)- Depois das abluções, efectuar dois ciclos de oração, Tahiátul Uzú, cumprimentando o Uzú. 2)- Ao entrar na Mesquita, não nos sentarmos sem fazer dois ciclos de oração, Tahiátul Masjid, cumprimentando a Mesquita. 3)- Louvar a Deus depois de cada oração obrigatória, recitando 33 x Subhána Allah, 33 x Allhamdulliláh e 34 x Allahu Akbar. 4)- Recitar Surat Yassin de manhã e aproveitar para fazer duá para os falecidos. 5)- À noite, recitar Surat Mulk (Tabaraka Lasi). 6)- “Bismilahir Rahmani Rahim”, é a chave para tudo e deve ser uma constante na nossa vida. 7)- Reforce a sua convicção de fé no Deus Único, recite “La Ilaha Ilallah”. 8)- Peça a Deus bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), enviando muitos Duruds, utilizando, por exemplo esta forma mais simples, “Allahuma Sali alã Muhammad”. 9)- Tenha por hábito cumprimentar o seu irmão /irmã de fé com “Assalamo Aleikum”.

1)- Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse para Bilal (Radiyalahu an-hu): “Ó Bilal, diz-me qual das tuas acções foi mais auspiciosa, depois de teres abraçado o Islam, porque escutei o ruído dos teus passos adiante de mim no Paraíso!”. Bilal (Radiyalahu an-hu) respondeu: “Não pratiquei nenhuma acção mais meritória do que o de me purificar (lavar-me, banhar-se ou realizar abluções) durante o dia ou a noite e, em toda a ocasião, ter oferecido tantas orações quantas Deus me tem destinado (orações de Tahiátul Uzú)”. Bukhari e Muslim.

2)- Abu Catada, referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse:”Quando alguém entra numa mesquita, não se deve sentar sem antes praticar duas rakats (dois ciclos de oração de Tahiátul Masjid)”. Bukhari e Muslim.

3) - Ka’b Ibn Ujrah (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A pessoa
nunca se desiludirá se depois de cada oração obrigatória, recitar as seguintes palavras: 33 x Subhána Alláh, 33 x Alhamdulilláh e 34 x Alláhu Akbar”. Refere o Cur’ane: “A sua prece será: “Glória para TI, ó Allah”! E a sua saudação será: “Paz”! E concluirão as suas orações dizendo: “Louvado seja Deus, senhor dos mundos”. 10.10.

4)- Tudo tem o seu coração e o coração do Cur’ane é o Surat Yassin. Ata Bin Raibah (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quem recitar o Surat Yassin no início da manhã, todas as suas necessidades do dia serão preenchidas.”

5)- Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) disse que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Há um capítulo no Cur’ane com 30 versículos, que intercederá a favor da pessoa, até esta ser perdoada. É o Surat Tabarakal Lasi.” Também referiu o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) de que o referido Surat é um grande protector contra os castigos da sepultura. Tirmizi.

6)- É imperfeito e defeituoso; é desprovido de qualquer barakah e de graça divina; não há bênção no trabalho; quando não há bênção, a pessoa não terá sucesso no seu projecto: Assim, BISMILLAHIR RAHMANIR RAHEEM (Em nome de Deus, o Beneficente, o Misericordioso), deve ser recitado antes de
se iniciar qualquer tarefa. Hazrat Ali (Radiyalahu an-hu), referiu que BISMILLAHIR RAHMANIR RAHEEM é um duá efectivo (prece) para facilitar qualquer dificuldade que esperamos encontrar numa tarefa e remove qualquer mágoa, aflição e trás felicidade para o coração. 

7)- Ditos do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): de Abu Darda (Radiyalahu an-hu) “A pessoa que recitar “Lá Iláha Ilalláh” cem vezes diariamente, será ressuscitada no dia do Julgamento com a sua face brilhando como a lua cheia e ninguém a ultrapassará nesta categoria, excepto aquele que recitar o Kalimah mais vezes do que ele”. De Anass (radiyalahu an-hu): “Allah, Todo Poderoso, decretará no dia do Julgamento: “Tirem do inferno a pessoa que professou “Lá Iláha Ilalláh” e tirem aquele que tinha fé do seu coração do tamanho de um grão. Tirem todos estes que recitaram“Lá Iláha Ilallá” ou Me recordaram em qualquer altura, ou M e temeram.”

8)- “Na realidade, Allah e Seus anjos derramam bênçãos sobre o Profeta. Ó vós que credes, pedi bênçãos para ele e saudai-o com respeitosa saudação”. Cur’ane 33:56. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “No Dia do Julgamento Final, a pessoa que estará mais próxima de mim, será aquela que enviou mais Durud para mim.” Tirmizi. É referido no Bukhari, 55:588, que as pessoas perguntaram ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), qual a melhor maneira de pedir bênçãos para ele. Ele referiu o Durud-Ebrahim, que nós recitamos nas nossas orações, na posição de sentado.

9) – Imran Ibn Al Hushain (Radiyalahu an-hu) contou que um dia apareceu um homem onde se encontrava o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam e nos saudou, dizendo “Assalamo Aleikum – Que a Paz de Deus esteja convosco). O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) retribuiu a saudação e depois disse “Dez”. Aquele homem se sentou e logo apareceu outro e fez a saudação “Assalamo Aleikum Warahmatulah – Que a Paz e a Misericórdia de Deus estejam convosco”. O Profeta lhe retribuiu a saudação e lhe disse “Vinte”. Depois chegou outro e os saudou dizendo “Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu – Que a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus estejam convosco” . Satisfeito devolveu-lhe a saudação e disse “Trinta”. (Abu Daud e Thirmizi). Nota: 10, 20 e 30 (recompensas de Deus). “Quando fordes saudados, retribuí com uma saudação melhor, ou pelo menos igual, porque Deus leva em conta todas as coisas”. Cur’ane 4:86.

Quando o Ramadan termina, o crente suplica a Deus, com sinceridade, para que possa viver, pelo menos, mais um ano, a fim de beneficiar das bênçãos do próximo Ramadan. Ele sabe que é nesse mês que consegue incrementar as suas acções meritórias, em relação aos restantes meses do ano. Assim, rogamos a Deus para que aceite o nosso pedido, a fim de termos a Sua misericórdia. Se entretanto morrermos e não alcançarmos o objectivo pretendido, pedimos a Deus para ter piedade da nossa alma. “Rabanná Wa Takabaal Duãi”. 14:40 – “Ó Nosso Senhor, aceitai a nossa prece”. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41 .

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Não guardem a felicidade só para vós. Façam também os outros felizes. Distribuam sorrisos, cumprimentos, abraços e fraternidade. Cumprimentos e um bom dia de Juma. 
Abdul Rehman Mangá
23/08/2012

terça-feira, agosto 21, 2012

E o Ramadan se Foi! Que tal seguirmos com a mesma intensidade a nossa Fé

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Mais um Ramadan passou por nós e ficou registrado nas nossas vidas. Nos aproximamos de Allah(SWT), nos esforçamos nas orações e no du’a. E agora o Ramadan se foi e é como se estivéssemos desorientados sem saber o que fazer agora sem Ramadan, bateu a tristeza destes dias abençoados terem passado e a tristeza e preocupação de não sabermos se teremos a benção de passarmos por outro Ramadan ou não. Lembrem-se quando falávamos do Ramadan e do quanto deveriamos nos esforçar na adoração a Allah(SWT).

Feliz daquele que aproveitou o Ramadan e que saiu dele abastecido com a fé para se firmar durante o resto do ano. Feliz daquele que saiu do Ramadan purificado dos pecados e escrito dentre o povo do Paraíso. Feliz daquele que se apegou no Ramadan com unhas e dentes e saiu dele mais temente a Allah.
O Profeta SAAS disse: “Se vocês soubessem o que é o Ramadan teriam desejado que todo o ano fosse Ramadan!”

E agora irmãos, como ficaremos agora? Como ficarão as nossas orações obrigatórias que estávamos cumprindo com entusiasmo? Como ficarão as nossas orações voluntárias pela noite? Como ficarão os nossos du’a pelas madrugadas? Como ficarão as nossas leituras do Quran? Devemos refletir e continuar a praticar as boas ações, suplicar a Allah(SWT), pelos nossos perdão, continuar a praticar as nossas orações orações, continuar com a leitura do Alcorão Sagrado para firmar a nossa fé.

Irmãos, nós vivemos com Allah 30 dias, 30 dias e Ele SWT nos guiou à adoração, ao jejum, à oração, nos guiou a estarmos vivos e passarmos pelo Ramadan, pela Laylatul Qadr. Allah SWT derramou sobre nós a Sua Misericórdia, nos perdoou os nossos pecados e erros, permitiu que nós sentíssemos o sabor do du’a e o sabor da fé, permitiu que nós o adorássemos, depois disso tudo vamos esquecer de Allah? Irmãos o Ramadan é uma das bênçãos de Allah, não pense que porque nós rezamos ou lemos o Alcorão isso foi feito com nosso mérito, não! Isso também foi uma benção de Allah, uma lágrima sequer que nós derramamos nessas noites por temor a Allah foi porque Ele permitiu, se você louvou a Allah, se você implorou o Seu Perdão isso só aconteceu porque Ele te guiou a isso. 

Sobre Sadacatul Fitre (contribuição destinada aos muçulmanos carentes para passarem com alguma dignidade o Ide-Fitre – (festa do final do Ramadan) é obrigatório para os muçulmanos financeiramente capazes. O responsável pelo agregado familiar deve pagar pelos seus dependentes (filhos, esposa e outros a seu cargo). O valor deve ser entregue antes da oração de Idul Fitr,. Se a contribuição for entregue depois, deixa de constituir o Sadacatul Fitre e passa a ser um simples sadacah. Lembre-se que as ações praticadas durante o mês de Ramadan estão penduradas entre o céu e a terra e só serão elevadas depois do cumprimento desta obrigação. O Sadacatul Fitre é também um meio purificador dos nossos jejuns.

Segundo Anas Bin Malik (Radiyalahu an-hu), no dia de Idul Fitr, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), não saía de casa sem comer algumas tâmaras. Anas acrescentou, que as tâmaras consumidas eram de número impar. Nas orações de Idul-Fitr e de Idul-Adhá, não há azan nem ikhamah (chamamento para a oração). Não há também qualquer oração facultativa entre as orações de Fajr e dos Ides. Primeiro realiza-se a oração e depois o Khutuba (ao contrario da oração de Juma). Não é permitido jejuar nos dias de Ide Segundo o referido no Bukahri, o crente que pretenda dirigir-se para efetuar a oração de Ide, deve ir por um caminho e regressar noutro. Outra recomendação do Profeta(Salalahu Aleihi Wassalam), é o de vestir a melhor roupa e de utilizar o melhor perfume. Nesse dia festivo, os crentes comprimentam-se, pedindo a Deus que aceite todos os atos de adoração praticados durante o mês de Ramadan.

Votos de um Idul Fitre muito feliz, com saúde, na companhia das vossas famílias e dos amigos. Que Allah(SWT) nosso Senhor, aceite o nosso jejum e nos perdoe.

CONCEITO DE SADAQATUL-FITR

Bismillah!

[Extraído do livro “Zakát - O Terceiro Pilar do Isslam”, da autoria do Sheikh Aminuddin Muhammad]

A instituição do Zakát no Isslam é caracterizada pelo princípio de solidariedade social, e encontra a sua maior expressão no Zakátul-Fitr, que nos termos do Shari’ah é conhecido por Fitr ou Sadaqatul-Fitr. O Sadaqatul-Fitr é Wájib para todo o muçulmano monetariamente capaz, pois o profeta Muhammad (S) antes do dia de Idul-Fitr durante os Khutbas ordenava o cumprimento desta obrigação.

O Sadaqatul-fitr foi instituído no II ano de Hijra, quando foi instituído o Jejum de Ramadhán, e quando foi celebrado o primeiro Idul-Fitr em Madina. O objectivo principal do Sadaqatul-Fitr, assim como consta no Hadice narrado por Abu Dawud, é a purificação do jejuador de qualquer pecado ou futilidade que tenha cometido, e também alimentar o pobre, assegurando assim que todo o muçulmano passe condignamente este dia solene em que terminou com êxito o jejum do mês de Ramadhán, e assim partilhar a satisfação e a felicidade com todo o crente.

Consta de um Hadice narrado por Umar (R) em que o Profeta (S) instituiu o Zakátul-Fitr e disse: “Tornai-os auto-suficiente neste dia (Ide)” [Baihaqui e Ad-Dár Al-Qutni].

E no relato de Baihaqui consta: “Satisfaçam-lhes as necessidades (tornai-os auto-suficiente) para que não mendiguem neste dia”. À semelhança do Zakát, o Sadaqatul-Fitr também é uma rígida obrigação para todo o crente - homem ou mulher, incluindo o menor e o insano – desde que tenha capacidade financeira para tal.

PERÍODO PARA O PAGAMENTO DO FITR

O Profeta (S) ordenou que o Zakátul-Fitr fosse entregue antes das pessoas realizarem o Salátul-Ide [Bukhari]. O Sadaqatul-Fitr assume o pico da sua grande força vinculativa quando se atinge o Al-Fajr do dia do Idul-Fitr, tendo-se estabelecido que os que morrem antes e os que nascem depois de Al-Fajr deste dia ficam isentos do seu cumprimento.

Portanto, para a criança que nasce e para quem abraça o Isslam antes do Al-Fajr, há lugar ao pagamento do Sadaqatul-Fitr, enquanto que para quem morre ainda antes do Al-Fajr, não há lugar, isto é, está isento do pagamento do Sadaqatul-Fitr.

Para a criança que nasce e para aquele que abraça o Isslam depois do Al-Fajr, não há lugar ao Sadaqatul-Fitr, enquanto que para quem morre, já depois de Al-Fajr, há lugar ao pagamento do Sadaqatul-Fitr, havendo mesmo necessidade, poder-se-á recorrer aos bens por ele deixados para se cumprir com essa obrigação. O Sadaqatul-Fitr do recém-nascido, como já terá sido referido antes, é da responsabilidade dos pais, naturalmente, se reunirem condições.

O Fitr tem que ser pago obrigatoriamente antes de se cumprir o Salát congregacional de Ide, ou mesmo alguns dias antes, para permitir que os irmãos necessitados partilhem as felicidades deste dia solene. Porém, se alguém por qualquer razão não o tiver feito, deve fazê-lo imediatamente após o Salát.

O facto de o Profeta (S) ter instituído o Sadaqatul-Fitr antes do Salátul-Ide é um bom exemplo da grande preocupação que o Isslam tem pelo bem estar dos crentes necessitados, de modo a permitir que também se preparem para os festejos do Ide.

Se alguém der o seu Fitr durante o mês de Ramadhán, muito antes do dia de Ide, é perfeitamente válido, não sendo necessário repetir. O Imám Sháfei permite que o Sadaqatul-Fitr seja dado a partir do primeiro dia de Ramadhán.

O Sadaqatul-Fitr é obrigatório também para aquele que não tiver jejuado por qualquer motivo durante o mês de Ramadhán. Pode-se juntar o Fitr de várias pessoas e dar a um único pobre, assim como se pode dividir entre vários pobres.

Os beneficiários do Fitr devem ser preferencialmente os pobres do local onde a pessoa passou o seu último jejum do mês de Ramadhán. O Idul-Fitr é símbolo de fraternidade e alegria em todo o mundo isslâmico. O festival de Ide não é só uma grande fonte de rejuvenação espiritual, mas também é uma força vital para reforçar os laços de amor e cooperação mútua.

SOBRE QUEM O SADAQATUL-FITR É OBRIGATÓRIO?

a) Todo o muçulmano – homem ou mulher – que possua os seus próprios meios de subsistência, que se situem acima das suas necessidade diárias (comida, vestuário, abrigo, etc.) deve pagar o Sadaqatul-Fitr para si e para seus familiares dependentes. O Sadaqatul-Fitr deve cobrir não apenas o chefe de família mas também os seus familiares dependentes (esposa e filhos).

b) Se é dependente, a obrigação de dar o Fitr recai na pessoa de quem a pessoa depende, se este for muçulmano. O empregado, não assalariado (mesmo que seja Káfir ou seja, não muçulmano) que trabalha e não recebe (nem ordenado, nem prémios ou quaisquer subsídios) e vive com o patrão, este será responsável pelo seu Fitr.

c) O órfão que não tiver os seus próprios bens, isto é, que não tiver nenhuma riqueza, o seu Fitr será dado pela pessoa de quem ele depende. O tutor do menor (órfão) e do insano ricos, deve pagar da riqueza deles. Se não pagar, ficará uma dívida sobre eles, que terão que pagar quando atingirem a adolescência (bulugh) ou a sanidade.

d) As mulheres casadas ou solteiras que possuam riquezas, são obrigadas a cumprir com o Sadaqatul-Fitr. Todavia, o marido pode voluntariamente dar pela parte da sua esposa. De acordo com o Imám Abu Hanifa, se assim fizer será válido.

Porém, a opinião dos Imámes Sháfei e Málik, é de que o Fitr da mulher casada e obediente ao marido deve ser sempre tirado pelo marido que legalmente é o responsável pelo seu sustento e mantimento.

e) Aquele que por algum motivo se atrasar na entrega do Sadaqatul-Fitr, isto é, que deixar passar o tempo-limite estabelecido, logo que seja possível, na primeira oportunidade, deve fazê-lo, embora sob o ponto de vista do Shari’ah, o Fitr tirado depois do tempo limite, seja considerado uma simples caridade, de acordo com o seguinte Hadice: “Abu Dawud, Ibn Májah e Ad-Dar Al-Qutni relatam que Ibn Abbass narrou que o Profeta (S) instituiu o Sadaqatul-Fitr como meio para a purificação do jejuador contra qualquer conversa fútil ou actos ou linguagem obscena, e também como sustento para o pobre.

Quem der o Sadaqatul-Fitr antes do Salátul-Ide será considerado um Sadaqatul-Fitr aceite, e quem der depois de Salát, será considerado uma caridade normal. Este Hadice revela-nos também o objectivo e o benefício da instituição do Sadaqatul-Fitr.

PESSOAS ELEGÍVEIS DE RECEBER O SADAQATUL-FITR

Pode receber o Sadaqatul-Fitr todo o individuo que legalmente pode receber o Zakát. Portanto o pobre e os contemplados no Al-Qur’án, podem receber o Sadaqatul-Fitr:

“As esmolas são tão somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionários empregados em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para a redenção dos escravos, para os endividados, para a causa de ALLAH, e para o viajante; isso é um preceito emanado de ALLAH, porque é Sapientíssimo, Prudentíssimo.” [Al-Qur’án 9:60]

Não se pode dar Sadaqatul-Fitr aos seus ascendentes nem descendentes, ou seja, pais, avós ou bisavós paternos ou maternos, nem aos filhos, netos ou bisnetos. O Sadaqatul-Fitr destina-se unicamente aos muçulmanos, tal como o Zakát.

Alahuma sali Muhammad wa ali Muhammad.

Como Preparar um Morto Muçulmano para o Funeral

Em nome de Deus, o Clemente e Misericordioso!

Queridos irmãos,

Nossa religião é rica em detalhes de obediência à Allah SW. Cada detalhe é importante e deve ser cumprido. Por isso é inevitável que aprendamos todos os procedimentos para serem utilizados nas horas alegres e nas horas tristes. Nós sabemos, que nem todos os muçulmanos moram perto de um centro islâmico, por isso a importância de ensinar a todos os muslim da comunidade os serviços essenciais, como por exemplo a preparação de um corpo para um correto sepultamento. 

Bom lembrar, que eu não sou Sheikh, tampouco sou um sábio, sou apenas um irmão dedicado aos estudos e a prática de nossa religião. O correto é transportar nossos mortos para um Centro Islâmico onde terá um tratamento adequado. Mas, e , se não houver jeito. Temos que saber pelo menos prepará-los para a derradeira morada terrestre. Por favor não fiquem presos a essa informação. Procure aprimorá-lo através do ensinamento Sheikh ou um sábio, com maiores conhecimento.

É necessário saber como preparar o morto para sua oração. 

1. Se for confirmada a morte de uma pessoa, deve-se fechar seus olhos. 

2. Ao começar a lavar o morto deve-se cobrir suas partes privadas, logo levantá-lo levemente a apertar suavemente seus estomago, logo quem o banhar deve cobrir suas mãos para limpar os excrementos. Depois se inicia a ablução (Udu’) semelhante à ablução para orar, logo se lava a cabeça e a barba e as perfuma. 

Logo se lava o lado direito e após o lado esquerdo. Isto se efetua duas ou três vezes, em cada vez aperta-se suavemente o estomago, se suceder à excreção de alguma substancia, tal orifício deve ser tampado com algodão ou algo semelhante. Repita a ablução, porem se o corpo não se encontra completamente limpo, então o lave cinco ou até sete vezes. Logo deve secá-lo com um pano e perfumar suas axilas e os lugares do corpo sobre os quais fazia sua prostração. Depois, perfume sua mortalha com incenso, se estão grandes seus bigodes e/ou unhas, então os corte e depois penteie. Enquanto a mulher deve-se colocar seu cabelo para traz e deixá-lo solto atrás. 

3. Cobrir o defunto: O melhor é amortalhar o homem com três tecidos brancos de algodão que não sejam uma camisa ou um turbante nem tenha costuras. Porem não há inconveniente se o deve amortalhar com uma camisa, uma saia ou um lençol branco. A mulher deve amortalhar-se com cinco panos: pode ser um vestido, um véu, um lençol branco e dois lençóis por cima. Se cobre o menino com uma ou até três panos. Se cobrem os jovens com uma camisa e dois lençóis brancos. 

4. É direito de toda a pessoa que seja lavado, se ore por ele e seja enterrado por aquelas pessoas mais próximas, em ordem segue seus pais, seus avôs e os parentes. Os que têm prioridade para lavar a mulher são: sua prole, sua mãe, sua avó, e por ultimo, os parentes do sexo feminino mais próximo. Os esposos podem lavar um ao outro. Isto é aceitável porque Abu Bakr (que Allah esteja comprazido com ele) foi lavado por sua esposa; e Ali (que Allah esteja comprazido com ele) lavou sua esposa Fátima (que Allah esteja comprazido com ela); 

5. A Oração Funeral: 

Se começa com o Takbir (Allahu Akbar) e a recitação da Sura Al Fatihah, se pode também recitar outra Sura curta, ou um ou dos versículos, de acordo com o Hadiz narrado por Ibn Abbas (que Allah esteja comprazido com ele). 

Logo após o segundo Takbir, se roga paz e as bênçãos de Allah ao Profeta Muhammad (que a paz de Allah esteja com ele) tal como se faz durante o Tashahud na oração. 

Logo no terceiro Takbir se diz: 

“Oh Allah! Perdoa-nos e a nossos mortos, a os aqui presentes aos ausentes, pequenos e grandes, homens e mulheres”. 

“Oh Allah! A quem der a vida honra-o com o Islam, e aquele a quem Tu retira a vida que morra crente”. 

“Oh Allah! Perdoa-o e tenha misericórdia dele. Concede o bem estar e absolve suas faltas. Honra sua morada, e faz ampla sua tumba. Purifica-o com água, gelo e granizo de seus pecados como se purifica a roupa branca da sujosidade. Ingressa-o ao Paraíso e protege-o do castigo do tumulo e do tormento do fogo”. 

“Oh Allah! Não nos vedes a recompensa dessa suplica não permita que nos extraviemos”. 

Transliteração: 

“Allahummma aghfirl haiinaa, 

wa maiitanaa, wa shaahidina, 

wa ghaibinaa, 

wa saghiirina, 

wa kabiirina, 

wa dhakarina, 

was anaazana. 

Allahummma man ahiaithu minna faahiahu ’alal islaam, 

wa mam taufaiitahu fatawaffahu ’ala al iman. 

Allahummma aghfirlahu, wa arhamhu, 

wa ’aafahu, 

waa’fii anhu, 

wa akrim nuzulahu, 

wa wasi’ mudjalahu, 

wa a’gsilhu bi maain waz zalji wal barad, 

wa naqqihu min al dhunubi wa al Khataaia kama iunaqaa al zauba al abiadu min ad danas, 

wa abdilhu daran Khairan min darahu, 

wa ahlaan khairan min ahlahu, 

wa adjilhu al jannah, wa u ’idhuhu min ’adhabu al qabri wa ’adhaabun naar, 

wa afsah lahu fi qabrihi wa nawir lahu fihi, Allahummma la tahrimnaa ajrahu, 

wa la tudil-lanaa ba’dahu”. 

Logo se pronuncia o quarto Takbir e depois dele o Taslim uma só vez para a direita. 

É recomendado se levantar as mãos em cada Takbir. 

Se o morto é um feto ou criança pequena, a suplica é: 

“Oh Allah! Recompensa os seus pais por terem paciência, e faz de sue filho um intercessor ante a Ti, e aceita sua intercessão”. 

“Oh Allah! Que a paciência e resignação de seus pais ante essa dor pesem em sua balança aumentando sua recompensa. Coloque-os entre os bons crentes e ponha-os debaixo da proteção de Abraão. Guarda-os com Tua misericórdia do tormento do inferno”. 

Transliteração: 

“Allahummma aj ’alhu faratan wa dhujran li waalidaihi, 

wa shafii’an muyaaban. 

Aláhuma zaqqil bihi mawaziinahuma, 

wa a’dhim bihi uyuurahumaa, 

wa al hiqq hu bisaalih al mu’minin, 

wa aj’alhu fi kafaalat Ibrahiim, 

wa qihi birahmatika ’adhabal jahiim”. 

A sunnah é que o Iman se posicione na direção da cabeça do defunto se for homem, se é mulher no meio. Se há um menino homem e a oração funeral é múltipla, o menino deve ser colocado à frente da mulher, porém se é uma menina, após desta. A cabeça do menino deve ser colocada à frente da mulher, porém se é uma menina, após esta. A cabeça do menino deve estar na altura da cabeça do homem, e a mulher deve ser colocada de tal maneira que seu estomago coincida com a cabeça do homem. Se entre os defuntos há uma menina, sua cabeça deve ser colocada à altura da mulher. 

Os orantes devem situar-se detrás do Iman, a menos que seja somente um, devendo posicionar-se à direita do Iman. 

Todos os louvores pertencem unicamente a Allah. Que a Paz e as bênçãos estejam com, o Profeta Muhammad (que a paz de Allah esteja com ele), sua família e companheiros.

sexta-feira, agosto 17, 2012

A L M A D I N A - E I D M U B A R A K !

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 13.08.2012 

O Ser Humano vive permanentemente envolvido numa batalha, cujo inimigo, de forma silenciosa, vai gradualmente arrancando dele a coisa mais valiosa que Deus lhe deu. 

O que é tão irónico quanto trágico, é que ele nem sequer se apercebe da grande perda que sofre diariamente. Isso é trazido à nossa atenção de forma bastante eloquente no Al-Qur’án, quando Deus descreve a alternância do dia e da noite, e que cada novo dia ou noite significa perda de tempo, perda de parte da nossa vida. 

Estávamos à espera do Ramadhaan, que veio e já se vai embora. Dentro de dias iremos celebrar Eid. Cada Ramadhaan que passa, leva com ele parte da nossa vida, colocando-nos mais próximos à nossa sepultura. 

O Ramadhaan e o Eid transmitem-nos apenas uma única mensagem, de forma bem expressiva. A nossa vida assemelha-se à uma vela que se extingue com o sopro de vento repentino, ou como um cubo de gelo que exposto ao Sol se derrete. 

O Isslam dá grande ênfase ao tempo e à sua importância, em muitos versículos do Al-Qur’án, e também nas narrações do Profeta Muhammad (S.A.W.). 

É no mês de Ramadhaan que comemoramos mais um aniversário da revelação deste grandioso Livro. E é neste mesmo Al-Qur’án que Deus, em vários versículos jura pelo tempo. Não só jura pelo tempo, mas jura também pelos objectos que são usados para medir a passagem do tempo. 

Para o crente, cada Ramadhaan significa um tempo para reflexão, tempo para a mudança, de uma vida de desobediência para uma vida de sujeição e respeito a Deus e Seu Mensageiro. Um tempo em que a sua vida conhece algumas emendas. Portanto, esse tempo valioso deve ser usado para o nosso benefício espiritual e não em seu detrimento. O tempo não é como as outras coisas valiosas do Mundo, pois o tempo perdido jamais pode ser recuperado, enquanto que muitas das outras coisas podem ser recuperadas. 

O Eid-Ul-Fitr marca o fim do jejum do sagrado mês de Ramadhaan, sendo um momento de alegria e festejo na companhia de familiares, pais, amigos, vizinhos e da comunidade em que vivemos. 

Os muçulmanos têm um motivo para festejar o dia do Eid, pois o jejum liberta-nos da ganância, do individualismo, e da rotina de vida obstinada com o consumo sem limites. 

É no mês de Ramadhaan que o treino espiritual se torna mais intenso, operando transformações a todos os níveis, seja individual, familiar, ou colectivo. 

Foi um momento de intensa disciplina pessoal, de reflexão, de abstinência e de reforma, para restaurar o equilíbrio e a proporção nas nossas vidas. 

Perdoar e ser perdoado é um dos aspectos mais importantes de todas as religiões, e foi no mês de Ramadhaan que intensificamos as nossas preces procurando o perdão de Deus, estando também inclinados a sermos mais indulgentes para com a nossa família, amigos e outras pessoas. 

Um dos atributos de Deus é “Perdoador”, pelo que devemos também perdoar aos que de alguma forma nos ofenderam ou prejudicaram. De facto, é algo difícil dizer “desculpa” aos que nos ofenderam ou prejudicaram, pois é preciso muita coragem para isso. Imagine-se o fardo das pessoas incapazes de perdoar, por estarem acorrentadas ao peso de um coração que não pode perdoar. Sem dúvidas que isso é bastante doloroso espiritualmente. 

Sair do Ramadhaan com um coração capaz de perdoar aos que nos fizeram mal, é de facto muito libertador. 

O jejum do Ramadhaan liga-nos à Deus através da caridade, ao renovar os laços familiares e através do Último Testamento para a Humanidade, que é o Al-Qur’án. 

O dia de Eid é um dia de alegria, mas também é um dia de dar aos pobres e aos necessitados. É um dia de alegria, mas também é um dia de tristeza para muitas famílias. 

Nesse dia, muitos dos muçulmanos têm a mesa repleta de comidas e iguarias, mas não nos devemos esquecer que há também muitos esfomeados, tanto aqui na nossa praça como em muitas outras partes por esse Mundo fora. 

Por isso, apelo aos que têm, a passarem este dia com os necessitados, a partilharem a sua mesa repleta com um órfão, ou com os que nada têm. 

Passemos algum momento a reflectir neste grande desequilíbrio da vida, num Mundo cheio de comidas e prosperidade por um lado, enquanto que há uma grande pobreza por outro. O que se passa neste nosso Mundo, em que alguns estão a morrer de fome, enquanto outros morrem de excesso de comida? 

Caro leitor muçulmano, não se esqueça de pagar a caridade alusiva ao Eid (Sadaqatul-Fitr) antes da sua celebração, para permitir que o pobre também possa passar condignamente este grande dia. 

Celebremos os festejos deste grande dia, dentro dos limites prescritos por Deus. Evitemos toda e qualquer transgressão que possa incorrer na ira do Senhor. 

Troquemos prendas e felicitações com os nossos amigos e familiares. 

Façamos o “save” de tudo o que aprendemos e praticamos ao longo do sagrado mês de Ramadhaan 

Para terminar, gostaria de desejar a todos os meus irmãos muçulmanos UM FELIZ EID-UL-FITR. 

O FINAL DO MÊS DE RAMADAN - FITRA

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) -JUMA MUBARAK

O Sadacatul Fitre (contribuição destinada aos carenciados para passarem com alguma dignidade o Ide-Fitre - festa do final do Ramadan), é obrigatório para os muçulmanos financeiramente capazes. O responsável pelo agregado familiar, deve pagar pelos seus dependentes (filhos, esposa e outros a seu cargo). O valor deve ser entregue antes da oração de Idul Fitr, de modo a facilitar que os necessitados possam também preparar-se para os festejos do Ide. Se a contribuição for entregue depois, deixa de constituir o Sadacatul Fitre e passa a ser um simples sadacah.

Lembre-se que as ações praticadas durante o mês de Ramadan estão penduradas entre o céu e a terra e só serão elevadas depois do cumprimento desta obrigação. O Sadacatul Fitre é também um meio purificador dos nossos jejuns.

Para além de cumprir com aquela obrigação, dentro das possibilidades, contribua generosamente para que uma ou mais famílias possam ter na mesa do almoço, um pouco daquilo que vai ter na sua casa.

- EID MUBARAK – IDUL FITR - Hambani, Hambani iyá Ramadan (Língua local Moçambicana) (Adeus, Adeus, ó Ramadan). Tu virás outra vez para o ano, mas nós não sabemos se te vamos encontrar! 

Após um mês inteiro de sacrifício, a jejuar e a incrementar as orações , Deus, o Altíssimo, concedeu-nos o Idul Fitr, (festa religiosa em comemoração do final do mês de Ramadan). É um dia de alegria, comemorado pelos muçulmanos, começando por dirigirem-se à Mesquita para a oração. Nesse dia, Deus pergunta aos anjos: “Qual deve ser a recompensa daqueles servidores que cumpriram o serviço deles devidamente?” Os anjos respondem: “Ó nosso Senhor e Mestre!, na verdade eles devem receber toda a recompensa por completo. Aí Allah diz. “Eu testemunho-vos, ó anjos, por eles terem jejuado para Mim durante o mês de Ramadan e por terem ficado em pé nas orações nas noites, Eu lhes garanti como recompensa a Minha satisfação e lhes garanti o perdão”.

ALLÁHU AKBAR - ALLÁHU AKBAR. LÁILAHA IL – LALLÁHU. WALLÁHU AKBAR. ALLÁHU AKBAR. WALIL – LÁHIL – HAMD. Allah é o Maior. Allah é o Maior. Não há outra divindade excepto Allah e Allah é o Maior, Allah é o Maior e todos os louvores pertencem só a Allah.

Segundo Anas Bin Malik (Radiyalahu an-hu), no dia de Idul Fitr, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), não saía de casa sem comer algumas tâmaras. Anas acrescentou, que as tâmaras consumidas eram de número impar.- Bukhari. 

Nas orações de Idul-Fitr e de Idul-Adhá, não há azan nem ikhamah (chamamento para a oração). Não há também qualquer oração facultativa entre as orações de Fajr e dos Ides. Primeiro realiza-se a oração e depois o Khutbá (ao contrario da oração de Juma).

Não é permitido jejuar nos dias de Ide – Bukhari. Segundo o referido no Bukahri, o crente que pretenda dirigir-se para efectuar a oração de Ide, deve ir por um caminho e regressar noutro. Outra recomendação do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), é o de vestir a melhor roupa e de utilizar o melhor perfume.

Nesse dia festivo, os crentes cumprimentam-se, pedindo a Deus que aceite todos os actos de adoração praticados durante o mês de Ramadan. Utilizando uma recomendação feita há mais de 1.400 anos, distribuam prendas entre vocês. De pais para filhos de filhos para pais, entre vizinhos e amigos, vamos comemorar este Ide que se aproxima, aumentando a nossa amizade e harmonia. É isso também o que o Islam nos ensina – a paz e a irmandade entre as pessoas. As prendas devem ser úteis e não necessariamente dispendiosas. Também é uma prenda o cumprimento, um abraço efusivo entre amigos, um sorriso, um telefonema para os familiares e amigos que se encontram distantes. Segundo o nosso Profeta Muhammad (Salalahu Alei Wassalamo), dar prendas, aumenta e fomenta a amizade entre os muçulmanos.

Segundo Aisha (Radiyalahu an-há), o Profeta (Salalahu Aleihu Wassalam) aceitava prendas e em retribuição, também dava prendas. - Bukhari. - SHAWWAL –

De acordo com o relato de Abu Ayyub al-Ansari (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “Todo aquele que jejuou durante o mês de Ramadan e de seguida observou 6 dias de jejum de Shawwal, é como tivesse  jejuado todos os dias. – Livro 6 – Hadice 2614.

Não é obrigatório, mas é recomendável fazer os 6 dias de jejum. Dependerá da disponibilidade, saúde e entusiasmo de cada um. De preferência, os 6 dias devem ser seguidos. No caso de impossibilidade, podem ser observados alternados ou não, mas durante o mês de Shawwal.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. 
Votos de um Idul Fitre muito feliz, com saúde, na companhia das vossas famílias e dos amigos. Que Allah nosso Senhor, aceite o nosso jejum e nos perdoe.

O mês de jejum, é quando o muçulmano quer. Aproveite a oportunidade para ganhar “embalagem” e continuar a incrementar a solidariedade. Distribua também sorrisos.

Façam o favor de ter um bom dia de Juma.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

16/08/2012

quarta-feira, agosto 15, 2012

Noite de Ramadã de 1433 “A Noite do Decreto”

Em nome de Deus o Clemente o Misericordioso  

Allah, Exaltado seja, diz: "Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é paz, até ao romper da aurora!" (97:1-5).

Das virtudes do mês de Ramadan, é que foi revelado nele o Alcorão; que há nele a noite do decreto, quem for privado de seu bem estará privado para sempre. Nesta importante Surata, o nosso Senhor nos informa que Ele revelou o Alcorão na Noite do Decreto, que a Noite do Decreto acontecerá durante o mês de Ramadan. É uma abençoada noite. Allah Altíssimo, disse: "Nós o revelamos numa noite Bendita." e disse: "O mês de Ramadan em que foi revelado o Alcorão." Ibn Abbas disse: "O Alcorão foi enviado de uma só vez da Tábua Conservada para a casa da honra, do céu terreno. Então, foi revelado em detalhes de acordo com os fatos durante vinte e três anos ao Rassulullah (S).

As causas da revelação da nobre Surata: Ibn Abi Hátim relatou, com base em Mujáhid que o Profeta (S) citou um homem dos israelitas que se armou para lutar pela causa de Allah durante mil meses. Os muçulmanos estranharam aquela afirmativa. Então, Allah revelou: : "Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses." em que o homem que usou as armas pela causa de Allah durante mil meses.

Quando acontece a Noite do Decreto, a adoração durante ela equivale à adoração de mil meses. Está confirmado nos dois sahihain, com base em Abu Huraira (R) de que o Rassulullah (S) disse: "A todo aquele realizar a oração voluntária, na Noite do Decreto, guiado por um profundo sentimento de fé, com esperança na recompensa de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas anteriores.” (Bukhári e Musslim).

O que acontece nesta noite? Os anjos descem do céu para a terra ao por do sol e até o amanhecer por causa de suas muitas bênçãos. Os anjos descem com a bênção e da misericórdia, como descem quando da recitação do Alcorão, rodeando as reuniões de recordação de Allah. Estará com eles o Espírito, Jibril, (A.S.). Esta noite é a noite de paz e de segurança. Os demônios não são capazes de praticar algum mal ou causar algum dano. Qatada disse: "Nesta noite as coisas são resolvidas, A Subsistência e os destinos são determinados. Allah, Exaltado seja, disse: "Na qual se decreta todo assunto prudente." (44:4).

Os sinais de grande Noite do Decreto: Dentre os sinais da Noite do Decreto é que uma noite clara, iluminada, como se tivesse uma lua cheia. É uma noite tranquila, sem frio ou calor. O sol de seu amanhecer nascerá plena não tem um raio como a Lua cheia. Ibn Abbas relatou que o Rassulullah (S) disse a respeito da Noite do Decreto: "Uma noite tranquila, sem frio ou calor, o sol da manhã será fraco, avermelhado." (Narrado por Tayálissi).

Fonte:  Sheikh Ali Hamdoun Ahmad Mahmoud – Imam da Mesquita de Santos - Brasil