segunda-feira, maio 03, 2010

AS PARTICULARIDADES DA BIOGRAFIA DE MUHAMMADE SAAS

Quem ler ou ouvir sobre a vida do profeta Muhammad (saas) estará conhecendo o homem a quem Deus elegeu para guiar a humanidade à verdadeira orientação, estará a conhecer uma personalidade única e exclusiva, estará conhecendo o único homem, cuja biografia não se iguala a nenhuma das biografias dos personagens da história da humanidade.

A biografia do profeta Muhammad (saas) é especial entre todas as biografias de todos os personagens da humanidade entre profetas e outros homens importantes. A história da vida de Muhammad (saas) tem características que não existem na história de qualquer outro profeta que Deus enviou para a humanidade, particularidades que fazem da mensagem de Muhammad (saas) uma mensagem clara e autêntica, uma mensagem pura, intacta e livre de alterações humanas.

Antes de conhecer um pouco da vida do mensageiro de Allah (saas) reflita sobre estas particularidades...

1.A biografia do mensageiro de Deus, Muhammad (saas), é a mais autêntica história de um profeta enviado ou de um grande homem da história. A biografia de Muhammad (saas) nos foi transmitida através dos mais autênticos e mais fortes meios científicos, assim, não deixou nenhuma sombra de dúvidas sobre os seus acontecimentos destacados.

2.A vida do profeta Muhammad (saas) é clara em todas as suas etapas, desde o casamento de seu pai, Abdullah com sua mãe, Áminah, até a sua morte. Sabemos muito sobre o seu nascimento, infância, juventude, trabalho antes da profecia, suas viagens fora de Makkah, até o seu envio como profeta de Deus. E sabemos com mais detalhes, exatidão e clareza sobre a sua vida após a profecia, ano após ano, o que faz de sua biografia (saas) clara como a luz do sol. Isso não existe na biografia de nenhum dos profetas anteriores a Muhammad.

3.A biografia de Muhammad (saas) narra a vida de um homem que foi agraciado com a profecia, porém essa graça não o transferiu de sua humanidade, sua história não foi comparada a fábulas, não foi atribuída a ele a divindade. Desta forma, Muhammad é um exemplo para a vida do ser humano, um modelo para todos que quiserem viver felizes em seus íntimos, em suas famílias e em seus ambientes, por isso Allah diz no Alcorão Sagrado: Tendes no mensageiro de Allah um belo exemplo, para aqueles que esperam a Allah e a derradeira vida (Al Ahzab 21).

4.A biografia de Muhammad (saas) é abrangente, abrange todos os aspectos da vida humana. É-nos narrada a vida do jovem honesto antes da profecia, a vida do mensageiro que prega a Palavra de Deus e procura os melhores meios para a aceitação de sua mensagem, e empenha o máximo de esforço e sacrifício para a transmissão da mensagem de Deus, é narrada a vida dele como governante que estabelece a melhor constituição para o seu país e o protege com sua sinceridade e inteligência. É narrada a vida do mensageiro marido e pai, que tinha a compaixão, bom relacionamento, diferenciava claramente entre os direitos e deveres do esposo, da esposa e dos filhos. É narrada a biografia do educador, orientador que supervisionava a educação de seus companheiros e transmitia de sua alma para a alma deles a educação exemplar para eles seguirem-no nos mais minuciosos assuntos. Temos a biografia do amigo que cumpre com os deveres da amizade, fazendo seus amigos amarem-no como amam a si mesmos, e mais, um amor maior que o amor pela família e parentes. Temos também a biografia do homem corajoso, batalhador, líder vencedor, político honesto e vizinho educado... assim, a biografia de Muhammad (saas) abrange todos os aspectos da vida humana.. e esta abrangência não existe no que nos restou da biografia dos outros profetas. Moisés é o líder que salvou o seu povo da escravidão no Egito e estabeleceu para eles princípios que só servem para eles, não conhecemos em sua história o que o faz um exemplo para os orientadores, políticos, governantes, pais, esposos..., Jesus, o mensageiro que pregou que devemos buscar a Vida Eterna e adorar a Deus, se desapegou da vida mundana e não tinha teto, não tinha riqueza alguma... em sua biografia existente hoje não temos nele o modelo para o governante, o legislador – porque não casou - nem para o pai, o esposo – porque não casou -, e a mesma coisa podemos dizer sobre as outras filosofias... Buda, Confúcio, Aristóteles, Platão, Napoleão e outros grandes personagens da história. Se um desses serve de exemplo, serve de exemplo em um aspecto da vida... Muhammad é o único em quem Deus uniu todos os ensinamentos para a vida humana, o único que viveu todas as circunstancias da vida humana e o único que teve a sua biografia preservada desde o início de sua vida até o seu fim.

5.O profeta Muhammad (saas) praticou todos os ensinamentos que pregou. Esta particularidade é uma extensão das particularidades anteriores, a humanidade e a abrangência. Ele aplicou a conduta que ordenou com palavras na prática durante a sua vida. Exemplos: Na adoração: Quando ordenou a oração, rezou e todos os seus companheiros rezaram junto com ele e relataram para as gerações posteriores os detalhes da oração. Na conduta: Quando, por exemplo, aconselhou o perdão, a paciência ou a bondade, ele praticou estas condutas diversas vezes em sua vida. Nas situações diversas da vida: Se ele falou sobre o pobre paciente ou sobre o rico agradecido, ele foi pobre e rico, experimentou a amargura da fome e experimentou a fartura, sendo um exemplo para ambas as situações. Foi solteiro e foi casado, estabeleceu o sistema familiar que agrada a Deus e foi o exemplo do marido exemplar.

6.A biografia de Muhammad é a maior prova da autenticidade de sua profecia. A sua história prova que ele é o mensageiro de Deus, a sua biografia é de um homem completo que transmitiu a mensagem de Deus transferindo-se de vitória a vitória não através de milagres, mas de maneira natural. Ele pregou e foi molestado, tranmistiu e teve seguidores, precisou fazer uso da força e fez, era sábio, era um líder dinâmico, e assim, quando chegou a hora de sua morte, a sua mensagem já envolvia a Peninsula Arabica inteira através da fé, não através da indução e colonização.

- Quem refletir sobre a situação dos árabes na época da profecia, seus costumes e como eles resistiram à pregação de sua mensagem com os mais variados meios, até mesmo com tentativa de assassinato;

- quem refletir sobre as diferenças entre ele e seus perseguidores (a não equiparação do que ele e eles possuíam em número e condições) e como ele foi vitorioso em todo combate contra os seus inimigos.

- quem conhecer o curto período da sua Mensagem até a sua morte, que durou 23 anos, quem conhecer e refletir sobre Muhammad terá a CONVICÇÃO de que ele é mensageiro de Deus, e que a força, a firmeza, a influência, a vitória que ele teve ocorreram exatamente porque ele é UM VERDADEIRO PROFETA. Deus não apoiaria a quem mente sobre a profecia um apoio tão particular e único na historia...

A vida, a biografia do profeta Muhammad é prova inconteste de sua profecia, e é uma prova racional. O que ele teve de milagres não é a principal prova da verdade de sua profecia. Constatamos que nenhum dos que o perseguiram acreditou nele ao ver milagres sendo que os milagres sensitivos e materiais são argumento contra quem os vê. E quem crê em Muhammad como mensageiro de Deus hoje (após não terem visto os milagres materiais) tem como prova para a verdade desta crença OS SINAIS RACIONAIS, e o principal milagre é o ALCORÃO SAGRADO.

Isso não ocorreu com os outros profetas, podemos afirmar que a crença em Jesus, em Moisés se deu através dos milagres da época, portanto esta é uma particularidade da profecia de Muhammad (saas): o fato de ter a prova racional, além de ter os milagres como prova de sua profecia (e isso se deve ao fato de Muhammad ser o último dos mensageiros, não há profeta após Muhammad que irá nos trazer um milagre como os vistos na vida de Jesus, Moisés, Abraão e outros profetas).

O profeta Muhammad (saas) também teve diversos milagres, centenas de providências divinas, e isso é uma honra de Deus concedida a Muhammad (saas) e um argumento contra os seus contestadores. Porém, quem ler o Alcorão atentamente verá que a mensagem do Alcorão se apoiou no argumento racional, lógico e científico, na observação da grandeza da criação de Deus com a revelação do Livro que expressa a Sua orientação...

E eles dizem: Que se faça descer sobre ele sinais de seu Senhor! Dize: “Os sinais estão, apenas, junto de Deus, e sou apenas evidente admoestador”. E não lhes basta que façamos descer sobre ti o Livro, que se recita para eles! Por certo, há nisso misericórdia e lembrança para um povo que crê (Al Ankabut 50-51).

E ainda sobre as exigências que faziam pedindo milagres para crer, Allah, Altíssimo seja, ordenou a Muhammad (saas) que respondesse: Dize: Glorificado seja! Quem sou eu senão um humano mensageiro. Lemos no Alcorão Sagrado:

E dizem: “Não creremos em ti, até que nos faças emanar, da terra uma nascente. Ou que haja para ti um jardim de tamareiras e videiras, e que faças emanar os rios, abundantemente, através dele. Ou que faças cair, sobre nós, como pretendes, o céu em pedaços, ou que faças vir Allah e os anjos, frente a frente. Ou que haja para ti uma casa repleta de ornamento, ou que ascendas ao céu. E não creremos em tua ascensão, até que faças descer sobre nós um Livro, que leremos”. Dize: Glorificado seja! Quem sou eu senão um humano mensageiro (Al Issrá 91-93).

Muhammad era analfabeto, não lia nem escrevia, e nunca teve acesso a estudo ou viajou em busca de conhecimento fora de sua cidade natal, isso tudo faz impossível ele ter escrito ou composto o Alcorão, e faz do Alcorão a palavra de Deus revelada a ele. Faz do Alcorão uma prova da autenticidade da mensagem de Muhammad...

E antes dele, tu não recitavas livro algum nem o escrevias com tua destra; nesse caso, os defensores da falsidade haveriam duvidado. Mas ele é constituído de evidentes versículos encerrados nos corações aos quais foi concedida a ciência. E não negam Nossos versículos senão os injustos (Al Ánkabut 48-49).

Desta maneira, o Alcorão Sagrado estabelece claramente que Muhammad é um ser humano mensageiro, e que não se apóia em sua mensagem nas anormalidades e milagres, mas fala às mentes e corações.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim - Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad.

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW)).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24


Fonte:http://www.islam.com.br

segunda-feira, abril 19, 2010

DÚVIDAS... O ALCORÃO RESPONDE

1- Quem e o criador?

(40:64) سورة غافر (O Remissório)


Deus foi Quem fez a terra como berço, o céu como teto, modelou e aperfeiçoou as vossas configurações, e vos agraciou com todo o bem. Tal é Deus, vosso Senhor. Bendito seja Deus, Senhor do Universo!

(39:6)سورة الزمر (Os Grupos)


Criou-vos de uma só pessoa (Adão); então, criou, da mesma, a sua esposa (Hawwa) (Eva), e vos criou oito espécies de gado (ovelha, macho e fêmea; cabra, macho e fêmea; camelo macho e fêmea e bois macho e fêmea). Configura-vos paulatinamente no ventre de vossas mães, entre três trevas (criação apos criação). Tal é Deus, vosso Senhor; d’Ele é a soberania. (La illah illa Allah), Não há mais divindade, além d’Ele.

(7:54)سورة الأعراف (Os Cimos)


Vosso Senhor é Deus, Que criou os céus e a terra em seis dias, assumindo, em seguida, o Trono. Ele ensombrasse o dia com a noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua e as estrelas estão submetidas ao Seu comando. Acaso, não Lhe pertencem a criação e o poder? Bendito seja Deus, Senhor do Universo.

(10:32)سورة يونس (Jonas)


Tal é Deus, vosso verdadeiro Senhor; e que há, fora da verdade, senão o erro? Como, então, vos afastais?

2-Quem é Allah?

(59:23-24) سورة الحشر (O Desterro)


Ele é Deus; não há mais divindade além d’Ele, Soberano, Augusto, Pacífico, Salvador, Zeloso, Poderoso, Compulsor, Supremo! Glorificado seja Deus, de tudo quanto (Lhe) associam!

Ele é Deus, Criador, Onifeitor, Formador. Seus são os mais sublimes atributos. Tudo quanto existe nos céus e na terra glorifica-O, porque é o Poderoso, o Prudentíssimo.

(20:14)سورة طه (Ta Ha)


Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome

(2:255) سورة البقرة (A Vaca)


Deus! Não há mais divindade além d’Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d’Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.

(35:13)سورة فاطر (O Criador)


Ele insere a noite no dia e o dia na noite e rege o sol e a lua; cada um percorrerá o seu curso até um término prefixado. Tal é Deus para vós, vosso Senhor, e é d’Ele o Reino. Quanto aos que invocais em vez d’Ele, não possuem o mínimo que seja de poder.

(3:18)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Deus dá testemunho de que não há mais divindade além d’Ele; os anjos e os sábios O confirmam Justiceiro; não há mais divindades além d’Ele, o Poderoso, o Prudentíssimo.

(3:51)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Sabei que Deus é meu Senhor e vosso. Adorai-O, pois. Essa é a senda reta.

3-Tu pensas que Allah te criou por diversão e sem nenhum objetivo?

(3:115) سورة آل عمران (A Família de Imran)


Pensais, porventura, que vos criamos por diversão e que jamais retornareis a Nós.

4 – Com que propósito Deus criou a Humanidade?

(51:56)سورة الذاريات (Os Ventos Disseminadores)


E Eu (Allah) não Criei Espíritos, Demónios e a Humanidade, excepto para que devessem Me Adorar (Únicamente).

5- O que é que Allah nos manda fazer?

(4:58)سورة النساء (As Mulheres)


Deus manda restituir a seu dono o que vos está confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o eqüidade. Quão excelente é isso a que Deus vos exorta! Ele é Oniouvinte, Onividente.

(6:151)سورة الأنعام (O Gado)


Dize (ainda mais): Vinde, para que eu vos prescreva o que vosso Senhor vos vedou: Não Lhe atribuais parceiros; tratai com benevolência vossos pais; não sejais filicidas, por temor á miséria- Nós vos sustentaremos, tão bem quanto aos vossos filhos -; não vos aproximeis das obscenidades, tanto pública, como privadamente, e não mateis, senão legitimamente, o que Deus proibiu matar. Eis o que Ele vos prescreve, para que raciocineis.



6- De onde devemos procurar orientação?

(1:1-6)الفاتحة (A Abertura)


Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, Senhor do Universo,

Clemente, o Misericordioso,

Soberano do Dia do Juízo.

Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!

Guia-nos à senda reta

7- A quem devemos invocar perante um desastre?

(29: 65)سورة العنكبوت (A Aranha)


Quando embarcam nos navios, invocam Deus sinceramente; porém, quando, a salvo, chegam à terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros,

(10-12 )سورة يونس (Jonas)


E se o infortúnio açoita o homem, ele Nos implora, quer esteja deitado, sentado ou em pé. Porém, quando o libertamos de seu infortúnio, ei-lo que caminha, como se não Nos tivesse implorado quando o infortúnio o açoitava. Assim foram abrilhantados os atos dos transgressores (por Satanás).

8- O que aconteceu às nações precedentes quando desobedeceram a Allah?

(29:40)سورة العنكبوت (A Aranha)


Porém, castigamos cada um, por seus pecados; sobre alguns deles desencadeamos um furacão; a outros, fulminou-os o estrondo; a outros, fizemo-los serem tragados pela terra e, a outros, afogamo-los. É inconcebível que Deus os houvesse condenado; outrossim, condenaram-se a si mesmos.

9- Allah guarda e conserva o Quran da deturpação?

(15:9)سورة الحجر (Alhijr)


Nos exatamente revelamos a Mensagem e somos na verdade o Seu Preservador (da corrupção)


10- A quem devemos adorar?

(20-14)سورة طه (Ta Ha)


Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome.


11- Qual é a religião perante Allah?

(3-19)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Para Deus a religião é o Islam. E os adeptos do Livro (os Judeus e Cristãos) só discordaram por inveja, depois que a verdade lhes foi revelada. Porém, quem nega os versículos (provas evidentes, sinais, revelações, etc.) de Deus, saiba que Deus é Destro em ajustar contas.

12- Qual é a religião que é aceite perante Allah?

(3:85)سورة آل عمران (A Família de Imran)


E quem quer que almeje (impingir) outra religião, que não seja o Islã, (aquela) jamais será aceite e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados.

13- De onde vem o Alcorão?

(42:3 )سورة الشورى (A Consulta)


Assim te revela, (O Mohammad صلى الله عليه وسلم) como (o fez) àqueles que te precederam, Deus, o Poderoso, o Prudentíssimo.

(6:114 )سورة الأنعام (O Gado)


Dize: (O Mohammad صلى الله عليه وسلم ) Poderia eu anelar outro árbitro que não fosse Deus, quando foi Ele Quem vos revelou o Livro (Alcorão) detalhado? Aqueles a quem revelamos o Livro (Evangelho) sabem que ele é uma revelação verdadeira, que emana do teu Senhor. Não sejas, pois, dos que duvidam.

14 – Por que Allah enviou mensageiros?

(4:64)سورة النساء (As Mulheres)


Jamais enviaríamos um mensageiro que não devesse ser obedecido, com a anuência de Deus.

15- Será que temos que acreditar em todos mensageiros?

(2:285)سورة البقرة (A Vaca)


O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno!

16- O que aconteceu com as escrituras precedentes?

(4:46)سورة النساء (As Mulheres)


Entre os judeus, há aqueles que deturpam as palavras, quanto ao seu significado. Dizem: Ouvimos e nos rebelamos. Dizem ainda: "Issmah ghaira mussmaen, wa ráina, distorcendo-lhes, assim, os sentidos, difamando a religião. Porém, se tivessem dito: Ouvimos e obedecemos. Escuta-nos e digna-nos com a Tua atenção ("anzurna" em vez de "Ráina"), teria sido melhor e mais propício para eles. Porém, Deus os amaldiçoa por sua perfídia, porque não crêem, senão pouquíssimos deles.

(5:13)سورة المائدة (A Mesa Servida)


Porém, pela violação de sua promessa, amaldiçoamo-los e endurecemos os seus corações. Eles deturparam as palavras (do Livro) e se esqueceram de grande parte que lhes foi revelado; não cessas de descobrir a perfídia de todos eles, salvo de uma pequena parte; porém, indulta-os e perdoa-lhes os erros, porque Deus aprecia os benfeitores.

17- Quem é o Último mensageiro?

(3:144)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Mohammad não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltaríeis à incredulidade? Mas quem voltar a ela em nada prejudicará Deus; e Deus recompensará os agradecidos.


18- Para quem foi enviado o mensageiro (Muhammad)?

(34:28)سورة سبأ (Sabá)


E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porém, a maioria dos humanos o ignora.

19- O que é que Deus preparou para aqueles que crêem entre os judeus e os cristãos?

(57:28)سورة الحديد (O Ferro)


Ó fiéis, temei a Deus e crede em Seu Mensageiro (O Muhammad)! (em Moises os Judeus e os Cristãos em Jesus) Ele vos concederá dupla porção da Sua misericórdia, dar-vos-á uma luz, com que vos encaminhará e vos perdoará; e Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.

20- Que semelhança do Jesus ante Deus?

(3-59)سورة آل عمران (A Família de Imran)


O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! e foi.


21- O que é que Allah disse acerca da Maria?

(3:42-47)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Recorda-te de quando os anjos disseram: Ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade!

Ó Maria, consagra-te ao Senhor! Prostra-te e genuflecte, com os genuflexos!

Estes são alguns relatos do incognoscível, que te revelamos (ó Mensageiro). Tu não estavas presente com eles (os judeus) quando, com setas, tiravam a sorte para decidir quem se encarregaria de Maria; tampouco estavam presentes quando rivalizavam entre si.

(Recorda-te) quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus.

Falará aos homens, ainda no berço, bem como na maturidade, e se contará entre os virtuosos.

Perguntou: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim será. Deus cria o que deseja, posto que quando decreta algo, diz: Seja! e é.

22- Será que Jesus foi crucificado e morreu na cruz?

(4:157-158)سورة النساء (As Mulheres)


E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram.

Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo.

23- O Jesus foi filho de Deus ?

(112:1-4)سورة الإِخلاص (A Unicidade)


Dize: (O Mohammad) Ele é Deus, o Único

Deus! O Absoluto!

Jamais gerou ou foi gerado!

E ninguém é comparável a Ele


24– Como pode estar Seguro?

(6:82)سورة الأنعام (O Gado)


Os fiéis que não obscurecerem a sua fé com injustiças obterão a segurança e serão iluminados.

25- O que é a vida mundana?

(57:20)سورة الحديد (O Ferro)


Sabei que a vida terrena é tão-somente jogo e diversão, veleidades, mútua vanglória e rivalidade, com respeito à multiplicação de bens e filhos; é como a chuva, que compraz aos cultivadores, por vivificar a plantação; logo, completa-se o seu crescimento e a verás amarelada e transformada em feno. Na outra vida haverá castigos severos (para os mal feitores e os desobedientes), indulgência e complacência de Deus. Que é vida terrena, senão um prazer ilusório?


26- Tudo quanto possuís das bênçãos e desfrutais, é de Allah?

(16:53)سورة النحل (As Abelhas)


Todas as mercês de que desfrutais emanam d’Ele; e quando vos açoita a adversidade, só a Ele rogais.


27- Como poderia garantir as bênçãos de Allah?

(14:7)سورة إِبراهيم (Abraão)


E (recorda) de quando o vosso Senhor vos proclamou: Se Me agradecerdes (aceitando a fé e não adorando outro somente Deus), multiplicar-vos-ei (de minhas bênçãos); se Me desagradecerdes, sem dúvida que o Meu castigo será severíssimo.

28- Como poderia proteger-se de um tormento doloroso?

(61:10-11) سورة الصف (As Fileiras)


Ó fiéis, quereis que vos indique uma troca que vos livre de um castigo doloroso?

É que creiais em Deus e em Seu Mensageiro, (Muhammad صلى الله عليه وسلم ).

29- O que acontecerá a quem depositar sua confiança em Deus?

(65:3)سورة الطلاق (O Divórcio)


E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa.

30- Qual é o destino dos descrentes?

(57:15)سورة الحديد (O Ferro)


Assim, pois, hoje não se aceitará resgate algum por vós (hipócritas), nem pelos incrédulos (em a Unicidade) de Allah A vossa morada será o fogo, que é o que merecestes. E que funesto destino!

31- Qual é o destino dos crentes?

(4:57)سورة النساء (As Mulheres)


Quanto aos fiéis (na unicidade de Allah), que praticam o bem, introduzi-lo-emos em jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente, onde terão esposas imaculadas, e os faremos desfrutar de uma densa sombra.

32- Como é que pode ser feliz?

(16:97)سورة النحل (As Abelhas)


Quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, Le concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das ações.


BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW)).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Compilado por Hajj Hamza Abdullah Islam - O menor dos servos de Allah SW

A JUVENTUDE NO ISLAMISMO

Queridos irmãos e leitores, sabemos que não existe o novo sem o velho e também que nenhum processo poderá ser levado adiante sem a participação dos jovens. Eles são nossos substitutos naturais. Para isso têm que ser bem preparados para que nossas ações e criações tenha uma sequencia lógica.No caso do Islamismo não foi diferente a adesão dos jovens foi primordial para sua propagação após a sua revelação ao Profeta Muhammad SAASW ha 1431 anos atrás. Nessa khutuba (Sermão) proferido na Mesquita de Cuiabá MT, na última sexta feira discursamos sobre esse assunto. Vejam o artigo na íntegra.

O Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

A demais! Queridos irmãos e irmãs no Islam, o mensageiro de Deus (s) nos relatou sete tipos de pessoas dos quais estarão sob a sombra do Trono do Misericordioso no Dia do Juízo Final; quando o sol estiver muito próximo de suas cabeças. Disse o Mensageiro de Deus (s): “Sete indivíduos serão aqueles que estarão à sombra de Deus no Dia do Juízo Final, quando não haverá outra sombra a além da d’Ele. São: 1- O governante justo; 2- O jovem que passou sua juventude adorando e servindo à Deus; 3- Aquele que tiver o coração permanentemente ligado a mesquita; 4- Duas pessoas que se amam por amor a Deus; se juntam para aprazer a Deus e se separam para aprazê-lo; 5- Aquele que for incitado a cometer um pecado por uma bela mulher e não aceitar, dizendo: temo a Deus; 6- Aquele que faz caridade em segredo, sem se mostrar, de tal forma que sua mão esquerda não sabe o que a direita dá; e 7- Aquele que se lembra de Deus com tanta temor, que seus olhos se enchem de lágrimas.”

Semana passada falamos sobre o primeiro tipo de pessoa que terá o privilegio de se guardar sob a sombra do Trono de Allah no dia do Juizo Final, e hoje daremos continuidade abordando o segundo tipo que é: “o jovem que passou sua juventude adorando e servindo à Deus”. O sermão de hoje na verdade é um convite aos jovens se voltarem a Deus e serem tementes e obedientes a Deus Todo Poderoso, principalmente nessa fase mais perigosa de suas vidas; a juventude. A maioria dos jovens, nos dias de hoje, se deixam iludir com sua força, com sua beleza e com sua energia; no entanto o muçulmano consciente aproveita essa energia força e o poder que existe durante a juventude, para ser usada na obediência e adoração a Allah, e jamais causando a ira de Allah. Infelizmente os jovens sem personalidade desperdiçam sua juventude com coisas fúteis e muitas vezes perigosas. Justo na fase mais produtiva, na fase em que ocorre a formação do caráter e do intelecto de um individuo.

O profeta Muhammad (s) disse: “Em verdade! Allah admira o jovem que se evita os pecados.” E Hafsa Bint Sirin (r) disse, incentivando os jovens a tirar o máximo proveito de sua juventude antes que a velhice ou a morte os alcance: “Ó jovens! Sejam produtivos, por que a ação na juventude representa a força da nação. E o Sol do entardecer não ilumina o dia tanto o quanto o faz ao meio dia.”

Ibn Abbass (r) relatou que ouvira O Profeta Mohammad (s) advertir uma pessoa: “Aproveite 05 coisas antes que outras 05 coisas te aconteçam: 1- Sua juventude antes de sua velhice, 2- Sua saúde antes da sua doença, 3- Sua riqueza antes da sua pobreza, 4- Sua ociosidade antes da sua ocupação e 5- Sua vida antes da sua morte”. E em outra narrativa o nosso amado profeta Muhammad (s) disse: ''Todo servo, no Dia da Ressurreição, será perguntado sobre quatro coisas; sobre como despendeu a sua vida, como consumiu a sua mocidade, sobre a sua fortuna, como a conseguiu e em que gastou; e sobre o seu conhecimento, o que dele fez.''

Agora vamos dar alguns exemplo de jovens no Islam: 1- Califa Áli Ibn Abi Tálib (R): Foi o primeiro menino a se tornar muçulmano. Estava com oito anos de idade. Devido à sua pouca idade e a sua permanência na casa do Profeta (S), Áli Ibn Abi Tálib foi educado na boa conduta. Nunca adorou ídolos, nunca ingeriu álcool, nem conheceu o caminho da diversão e da indecência. No dia da Hégira, Áli Ibn Abi Talib (R) dormiu no leito do Profeta (S) em seu lugar, mesmo sabendo do perigo que estava correndo, uma vez que os politeístas estavam à espreita, do lado de fora, armados, querendo matar quem estava dormindo no leito. A sua vida, porém, não era mais querida do que a vida do Rassulullah (S). Áli (R) participou da batalha de Badr, e foi decisivo nela. Participou de Uhud, e estava do lado direito portando o estandarte depois de Mus’ab Ibn Umair. Participou da Batalha do Fosso.

Ussama b. Zaid (r):

No décimo ano da Hégira, o abençoado Profeta (S) expediu ordem para que uma força fosse preparada e enviada contra os bizantinos. Faziam parte dessa força Abu Bakr, Ômar Ibn al Khattab, Saad b. Abi Waccas, Abu Ubaida b. al Jarrah, e outros proeminentes Companheiros. O Profeta (S) deu o comando do exército ao Ussama b. Zaid, embora este ainda tivesse 17 anos de idade. O Profeta ordenou que o Ussama conduzisse a cavalaria até Al Balca, até a Fortaleza Darum, perto da cidade de Gaza, na Palestina.

Jafar bin Abi Tálib:

Jafar b. Abi Tálib, era irmão do Imamu Áli bin Abi Tálib, o Emir dos Crentes, primo do profeta (s). No oitavo ano da Hégira, o Profeta (S) aprontou um exército para batalhar contra os bizantinos, na Síria. Ele deu o comando do exército ao Zaid bin Háriça, dizendo: “Se o Zaid for morto ou ferido, deixai o Jafar bin Abi Tálib tomar o comando; se este for morto ou ferido, deixai o Abdullah bin Rawaha assumir o comando; e se este também for morto ou ferido, os muçulmanos deverão eles mesmos escolher o comandante.” Quando os muçulmanos chegaram a Muata, um vilarejo onde é agora a Jordânia, perto da fronteira com a Síria, constataram que os bizantinos haviam preparado um exército de cem mil soldados, apoiados por cem mil árabes cristãos das tribos de Lakhm, Judham, Qudaah, e outras. O número dos muçulmanos era três mil.

Logo depois que a batalha começou o Zaid bin Háriça caiu lutando valentemente até que exalou o seu último suspiro. Jafar, vendo o quanto os muçulmanos poderiam sair-se mal face a uma contestação desigual, desceu da sua linda baia e a aleijou com sua espada, para que ela não pudesse ser de valia para o inimigo. Portando o estandarte dos muçulmanos, ele irrompeu por entre as fileiras dos bizantinos, Ele continuou a encetar a batalha nas fileiras dos inimigos, até que recebeu um golpe que lhe decepou a mão direita. Pegou o estandarte com a mão esquerda, mas recebeu outro golpe que lhe decepou também a mão esquerda. Segurou o estandarte contra o peito com seus braços mutilados, até que foi atingido por um golpe final que o cortou ao meio.

Após o termino da batalha Abdullah Ibn Omar, contou que estavam verificando os martirizados e encontrou Jafar martirizado com 99 ferimentos.

O Mensageiro de Deus (S) quando soube do ocorrido, enxugando as lágrimas e orando disse: “Ó Deus, toma conta dos filhos do Jafar na sua ausência! Toma conta da esposa do Jafar na sua ausência!” E continuou dizendo: “Tive uma visão na qual vi o Jafar no Paraíso, na forma de uma ave cujas asas estavam manchadas de sangue, e cujas patas eram brilhantemente vermelhas.”

Moath (r) e Muawad (r)

Abdurrahman Bin Auf conta: “Eu estava na fileira; de repente, vi dois jovens de entre os ansar (irmãos) ao meu lado direito e esquerdo, tendo um desses me perguntado: “ Onde está Abu Jahal? Ainda não lhes tinha respondido quando surge outro a fazer-me a mesma pergunta. Surpreso com a curiosidade deles eu perguntei: “E o que vocês querem com Abu Jahal? Responderam: Ouvimos falar que ele insultou o Mensageiro de Deus (s) e juramos para nossa mãe que não retornaríamos para casa até nos vingar dele. Admirado com eles, Eu indiquei-lhes a direção. E eles atiraram-se contra Abu Jahal como águias. Abu Jahal, que estava todo vestido com armaduras de ferro, e tinha somente descobertas as canelas dos pés, viu-se no chão. Muádh e Muawad golpearam com suas espadas cortando-lhe o pé obrigando-o a cair do cavalo. E assim os dois correram até o Mensageiro de Deus (s) disputando entre si quem havia matado Abu Jahal. Então o Mensageiro disse num tom de brincadeira: “aquele que tiver a ponta da espada com sangue matou Abu Jahal.” Então os dois orgulhosamente exibiram as espadas. E disse o Mensageiro aos dois adolescentes: Os dois mataram Abu Jahal.

Queridos irmãos e irmãs no Islam, estes poucos exemplos de dedicação e esforço pela causa de Deus é para mostrar como os jovens gastaram sua juventude nos dias do Mensageiro de Deus. E graças ao esforço deles que o Islam chegou até nós. E aqui cabe uma pergunta a todos nós, jovens adultos e velhos, o quanto estamos dispostos a oferecer pela nossa religião? O que estamos dispostos a oferecer para preservar a religião de Deus? Sabendo que não é necessário desprender tanto esforço como os companheiros do Profeta o fizeram. Que Allah oriente nossos jovens para o bem e os protejam da má conduta da indecência. Amin! Wasalamu Alaikum!
--
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

quinta-feira, abril 15, 2010

Tafsir (exegese) Surat Al Fatiha ( Surat da Abertura)‏

Em Nome de Allah, O Misericordioso, Misericordiador!

Louvado seja Allah, Senhor do Universo, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o mais honrado dos Profetas e Mensageiros, o Profeta Muhamad, com seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o dia do Juízo Final. Amin!

Tafsir: Seria a exegese do Quran, ou seja, a interpretação, a explicação do Quran. Os métodos utilizados são:

1) Explicação do Quran pelo Quran, isso ocorre quando um versículo explica o outro (como veremos mais adiante). 

2) Explicar o Quran através da Sunna. O profeta SAAS disse: Em verdade foi me dado o Alcorão e um outro igual junto (referindo-se à sunn“a)”. Em outro hadith, o Mensageiro de Allah (SAAS) disse a Muaz Ibn Jabal quando o enviou para o Iêmen : “Com que irás julgar?” Ele disse : “Com o Livro de Allah.”. O Profeta disse: “E caso não encontre? Ele disse: “Com a sunna do Mensageiro de Allah” Então disse o Profeta: “E caso não encontres?” Ele disse: “Esforçarei-me para achar a resposta”. Então o Profeta bateu em seu peito e disse: “Louvor a Allah que guiou o mensageiro do mensageiro de Allah, para o que agrada Seu mensageiro”

3) Explicar o Quran pelos ditos dos sahabas (companheiros): Ibn Taimya disse: “Caso não encontres a exegese no alcorão nem na sunna, deves procurar nos ditos dos sahabas, pq eles são os que mais conhecem a respeito, por tudo o que eles presenciaram de sinais e acontecimentos e pelo grande conhecimento que possuíam, principalmente seus sábios, entre eles os 4 primeiros khalifas.

E ainda se não encontrares nos ditos dos sahabas, muitos sábios recorreram aos companheiros dos sahabas.

Sura Al Fatiha

Audho billahi mina shaitan aradim : Amparo-me em Allah contra o maldito demônio. Porque começamos as suras dessa forma? Porque Allah ordenou no Quran que assim fizéssemos: “Quando recitares o Quran, peça amparo de Allah contra o maldito demônio”

Em Nome de Allah, O Misericordioso, Misericordiador:

Louvor a Allah, Senhor dos Mundos

O Misericordioso, Misericordiador

Soberano do Dia do Juízo

So a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda

Guia-nos a senda reta a senda dos que agraciaste não a dos incursos em Tua ira nem a dos descaminhados

1° Versículo - Basmallah- “Bismillahi ar-Rahman ar-Rahim”( Em Nome de Allah, O Misericordioso, Misericordiador)

O muçulmano inicia todas as suas ações com a basmallah, por 2 motivos principais:

1-Buscar bênçãos começando com o nome de Allah;

2- expressar que a ação é só para Allah.

Então é como se o servo dissesse: “Eu busco a ajuda de Allah através do Seu nome, O Misericordioso, O Misericordiador na ação que estou prestes a fazer.” 

Abu Huraira relatou que o Profeta Muhamad (SAAS) disse: “Toda ação importante que não comece em nome de Allah não é positiva nem abençoada”

Vers. 2: “Alhamdulillahi Rab al ‘alamin” (Louvor a Allah, Senhor dos Mundos)

O significado da palavra al hamd é Louvar, exaltar, elogiar. Seu significado é mais geral do que a palavra Shukr (Agradecimento), pois a palavra shukr só é expressada em resposta a um favor, enquanto al hamd é expressada tanto em resposta a um favor como tanto a uma ação espontânea de Dhikr (Lembrança de Allah). A este respeito disse Ibn Abbas: “Alhamdulilah é a declaração de todo o servo grato”.

Conseqüentemente, se analisarmos o Quran veremos que os Profetas demonstram gratidão a Allah através da palavra hamd. Vejamos:

Allah disse ao Profeta Noé (AS) :

E quando estiverdes embarcado na arca, junto àqueles que estão contigo, dize: Louvor a Allah, que nos livrou dos iníquos! (sura 23:28)

O Profeta Ibrahim (AS) disse:

Louvor a Allah, que na minha velhice, me agraciou com Ismael e Isaac! Como o meu Senhor é Exorável! (14:39)

O Profeta Davi (AS) e o Profeta Salomão (AS):

Havíamos concedido a sabedoria a David e Salomão, os quais disseram: Louvor a Allah Que nos preferiu a muitos de Seus servos fiéis (27:15)

Allah disse ao nosso Profeta (SAAS) dizer:

E dize: Louvor a Allah, que jamais teve filho algum, tampouco teve parceiro algum na Soberania, nem (necessita) de ninguém para protegê-Lo da humilhação, e é exaltado com toda a magnificência. (17:111)

As pessoas do Paraíso dirão:

E dirão; Louvor a Allah, que nos tem livrado da aflição! O Nosso Senhor é Compensador, Indulgentíssimo. (35): 34)

Onde sua prece será: Glorificado sejas, ó Deus! Aí sua mútua saudação será: Paz! E o fim de sua prece será: Louvor a Allah, Senhor do Universo! (10): 10

É por isso que a palavra Hamd foi empregada nesse versículo da Sura Al Fatiha.

Vejamos a virtude de dizer Alhamdulilah:

Anas Ibn Malik relatou que o Profeta (SAAS) disse: “Se o mundo inteiro e seu conteúdo fosse colocado na mão de um homem da minha Ummah (Nação) e ele disser: Alhamdulilah, então Alhamdulilah seria melhor do que tudo o que a mão conteve”

A declaração de alhamdulilah seria melhor do que o mundo e tudo que ele contém, é porque o mundo logo perecerá e essas ações integras (como o proferir  Alhamdulilah) permanecem. Allah disse:

E Allah aumentará os orientados na orientação. As boas ações, as perduráveis, são mais meritórias e mais apreciáveis aos olhos do teu Senhor. [Maryam (19): 76]

Abu Mussa al-Ash’aree relatou que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “A pureza é a metade da fé. Proferir Alhamdulilah preenche as balanças. E Subhan Allah walhamdulillah preenche o que está entre o céu e a terra.”(Muslim)

A palavra Rabb pode significar Senhor, Mestre, dono, etc. É um dos nomes de Allah que cria e sustenta todos suas criaturas, que regula seus negócios e concede todos os favores e bênçãos. Mais especificamente, Ele é aquele que cria, sustenta Seus servos sinceros, corrigindo e purificando seus corações, almas e ações. 

Al ‘alameen é tudo o que existe, é tudo que têm existência além de Allah SWT, segundo alguns sábios. Segundo outros, Mundos (‘alameen) se refere aos mundos dos gênios, humanos, anjos e demônios. Ex: 

Faraó disse: “E o que é o Senhor dos Mundos?” Moises disse: “O Senhor dos céus e da terra e do que há entre ambos, se estais convictos disso” . (26:23-24)

Nessa parte do versículo é essencial para a nossa compreensão do Tawhid (monoteísmo), pois deixa claro que Allah Louvado e Exaltado Seja, é distinto de Sua criação. Também aprendemos com esse versículo que Allah é o Único Criador e Sustentador e que Ele é Auto-Suficiente e a criação está em necessidade total Dele para todos os assuntos.

3 versiculo - Ar-Rahman Ar-Rahim (O Misericordioso, Misericordiador)

Estas são duas descrições de Allah e dois dentre Seus belos Nomes e atributos, ambos derivados da palavra “Rahma (Misericórdia)” de modo a expressar seu intenso e profundo significado.

Ar-Rahman é mais intenso que Ar-Rahim, porque Ar-Rahman é o dotado de Misericórdia que se estende a todas as criações deste mundo e para os crentes no futuro.

Ar-Rahim, por outro lado, é O dotado de Misericórdia que se estende só aos crentes no Dia do Julgamento, esse é o entendimento da maioria dos Sábios.

Outros resumiram da seguinte forma:

Ar-Rahman: O que mostra a Misericórdia nessa vida e na outra a todos.

Ar-Rahim: O que mostra a Misericórdia na vida futura para os crentes.

Por exemplo, como prova temos o versículo:

Ele é Quem vos abençoa, assim como (fazem) Seus anjos, para tirar-vos das trevas e levar-vos para a luz; sabei que Ele é Misericordioso(Rahim) para com os fiéis. [Al-Ahzaab (33): 43] 

Allah menciona no versículo seus nomes Ar-Rahman Ar Rahim, depois de ter mencionado Rabb al’alamin (Senhor dos Mundos), como forma de advertência e medo aos seus servos e ao mesmo tempo esperança . Encontramos diversos versículos que causam esse efeito no Quran e também encontramos na Sunnah. Por ex:

Notifica Meus servos de que sou o Indulgente, o Misericordiosíssimo. E que Meu castigo será o dolorosíssimo castigo!” [Al-Hijr 15: 49-50]

Remissório do pecado, Condescendente, Severíssimo no castigo, tem longo alcance. Não há mais divindade além d’Ele! A Ele será o retorno.”[Ghaafir 40: 3]

Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “Se o crente conhecesse o castigo que Allah dispõe, jamais teria esperanças de alcançar o Seu paraíso. E se o incrédulo conhecesse a Misericórdia que Allah dispõe, jamais perderia a esperança de alcançar o Seu Paraíso.” (Muslim)

4° versiculo - Malik Yaumideen: (Soberano do Dia do Juízo)

Os recitadores do Quran tem duas formas diferentes de recitar a primeira palavra desse versículo.

1°: Recitando Mâlik, significando Rei. Então o significado seria que a Realeza, Grandeza, Poder e autoridade nesse Dia só pertencerão a Allah em sua totalidade. Allah diz:

Dia em que sairão (dos seus sepulcros) e nada deles se ocultará a Deus. A quem pertencerá, nesse dia, o reino? A Deus, Único, Irresistibilíssimo. [Ghaafir (40): 16]

2°: Maalik, significando O Dono. E dessa forma o versículo significaria que nesse Dia tudo pertencerá a Allah e a ninguém mais, ou seja, ninguém poderá expressar uma opinião ou obrigar uma decisão como eles faziam nesse mundo. Allah diz:

No dia em que comparecerem o Espírito(1824) e os anjos enfileirados, ninguém poderá falar, salvo aquele a quem o Clemente o permitir; e falará a verdade.” [Um-Naba`a (78): 38]

Nesse dia seguirão um arauto, do qual não poderão afastar-se. As vozes humilhar-se-ão ante o Clemente, e tu não ouvirás mais do que sussurros.” [Taa Haa (20): 108]

“Ele conhece tanto o que há antes deles como o que há depois deles, e não podem interceder em favor de ninguém, salvo de quem a Ele aprouver, são, ante seu temor, a Ele reverentes.” Al-Anbiyaa (21): 28]

Ambas as recitações tem um sentido bom e profundo. Alguns sábios do tafsir dizem que Allah Mâlik é um atributo da essência e já Maalik é um atributo da Ação.

Abu Huraira relata que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “No Dia da Ressurreição Allah segurará a Terra e dobrará o céu com Sua mão direita. Então Ele dirá: ‘Eu sou o Rei, onde estão os reis que reinaram na Terra?’”

A palavra Yaum significa um período de tempo transcorrido. Pode se referir como o período de 1 dia ou então ou como períodos de tempo maior que 1 dia.

A palavra deen que significa contas ou recompensa. Como por ex. empregado no versículo:

“Nesse dia Deus os recompensará pelo que merecerem (deenahum), e então saberão que Deus é a verdade Manifesta.” [An-Nur (24): 25] 

Ou seja, significa recompensa das ações com justiça completa.

Então, Yaumideen significa: Dia em que os servos serão julgados, O Dia da Ressurreição. Ele os recompensará pelas ações, se forem boas será boa a recompensa, se forem ruins será ruim a recompensa, com exceção daquele a quem Allah SWT perdoa. 

Não há nenhuma explicação adicional quanto a yaumideen, mas Allah SWT diz no Quran: 

E que te fará entender o que é o Dia do Juízo (Yamideen)? Novamente o que te fará entender o que é o Dia do Juízo? É o dia em que nenhuma alma poderá advogar por outra, porque o mando, nesse dia, só será de Allah.” (82: 17-19) 

5° versículo - Yaka Na’budu wa yaka Nasta’in (So a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda)

Yaka Na’abudu: (Só a Ti adoramos)

Em um só versículo da Fatihat, Allah reuniu toda a relação entre a criatura e o criador. A adoração é o máximo do amor, acompanhado com a máxima submissão. Na’budu vem de ‘ibada .A adoração é verdadeira quando se toma por exemplo e guia do Mensageiro de Allah SAAS, ou seja, seguindo a sunna e quando a adoração é feita somente com o intuito de agradar a Allah. Então essas duas condições tem q estar presente para a ação ser considerada adoração e conseqüentemente para que seja aceita por Allah. Essas condições estão comprovadas em 2 hadith:

O primeiro, que foi relatado por Omar Ibn Khatab que narrou que o Mensageiro de Allah disse: “As obras vem determinadas pelas intenções. Assim, cada homem alcançará o que busca de acordo com suas intenções...” (Bukhari e Muslim)

E o segundo: Aisha relatou que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “Aquele que tentar introduzir em nossa religiao algo que não faça parte dela será rechaçado.” (Bukhari e Muslim)

Ou seja, a ação deve estar correta de acordo com o Quran e a Sunna e com a intenção de somente agradar a Allah. Então se a ação é correta mas não for sincera não será aceita, da mesma forma, se ela for sincera mas não for correta. É sincero quando for pela causa de Allah e será correta se for conforme o Quran e a Sunna.

Yaka Nasta’in : (Só de Ti imploramos ajuda)

Isso quer dizer que só buscamos a ajuda de Allah, pois Tudo está abaixo de Seu controle. Demonstrando nossa total confiança Nele.Essa parte do versículo seria a conseqüência da primeira parte. Logo, se só Allah adoramos Só a Ele imploraremos ajuda.

E de Allah é o invisível dos céus e da Terra. E a Ele retorna toda a determinação. Então, adora-o e Nele confia. E o Teu Senhor não esta desatento ao que fazeis.” (11: 123)

Então, se ele voltam as costas, dize: Allah Basta-me. Não existe deus senão Ele. Nele confio. E Ele é Senhor do magnífico trono.”[Tawbah (9): 129]

O islam todo se resume nesses dois princípios: Nós não adoramos nada além de Allah e nós não colocamos nossa confiança em outro que não seja Allah. Esses são os meios da felicidade perpétua e segurança de todos os males, ou seja, não há nenhum caminho para a vitória exceto estabelecendo esses 2 pilares.

Por isso alguns sábios disseram:

O segredo do Quran está na Fatiha e seu segredo é o versículo: Yaka Na’abudu wa yaka Nasta’in.”

6° versículo- Ihdina Siratal Mustaqim: (Guia-nos a senda reta)

Ou seja, depois de Louvar a Allah nós imploramos a Allah. Esse é o modo mais virtuoso de se fazer uma suplica, primeiro louvando e depois implorando. Conforme o que nos ensinou o Mensageiro de Allah (SAAS) a melhor forma é primeiro Louvar a Allah e após isso enviar as bênçãos de Allah ao Seu Mensageiro e logo após então fazer a súplica.

A palavra Ihdina vem da palavra Hidaya que significa orientação. Essa orientação pode ser interpretada tanto no sentido de nos evidenciar o caminho do bem e do mal, como no sentido de clarear a verdade, e também no sentido de nos orientar no Dia do Juízo até o paraíso, ou seja, na ponte que teremos que passar.

Sirata al Mustaqim (caminho reto): Tem varias interpretações , conforme alguns, seria o livro de Allah, outros dizem que é o Islam, outros dizem que é o profeta de Allah e os dois primeiros Khalifas: Abu Baker e Omar, outros interpretam como a verdade. 

Na verdade todas essas opiniões estão corretas pois, pra seguir o Islam deve seguir o Profeta e os 2 primeiros khalifas , esses seguiram a verdade, e o Quran é a verdade e quem seguir o Quran obedece a Allah.

Segundo um hadith, Allah SWT exemplificou com uma parábola:

“Há uma estrada que conduz diretamente ao destino. Nas laterais da estrada há uma parede na qual há portas abertas com cortinas que os esperam. Do fim remoto da estrada, uma voz chama, 'proceda diretamente e não desvie.' Sempre que alguém pretende erguer uma cortina da porta outra voz chama de acima, 'Tome cuidado! não erga a cortina, caso contrário você será atraído dentro.'”

O Profeta (SAAS) explicou a parábola dizendo que o caminho direto é Islaam, as paredes são os limites impostos por Allaah, as portas abertas são as coisas que ele proibiu, a voz que chama do fim da estrada é o Qur`aan e a voz sobre as quais chamam é o monitor de Allaah no coração de todo crente.

Allah nos ensinou a suplicar da seguinte forma, no Quran Karim:

Oh Senhor nosso, não desvies os nossos coraçoes, depois de teres nos guiado, e agracia-nos com a Tua Misericórdia, porque Tu és o Munificente por excelência.” [Al Imraan (3): 8]

7° versículo- Sirata aladhina an’amta ‘aleihem (a senda dos que agraciaste) 

Depois do servo ter pedido a orientação ao caminho certo, Allah esclarece o que é o caminho certo nesse versículo e em outro versículo explica :

E que obedece a Allah e ao Mensageiro, esses estarão com os que Allah agracia: os Profeta, os verazes, os mártires e os virtuosos. Que excelentes companheiros serão.”[Um-Nisaa ` (4): 65-69] 

Ghair al maghdubi ‘aleihem (não a dos incursos em Tua ira): Maghdub vem da palavra em árabe ghadab que significa fúria, raiva, ira e é o contrario de satisfação (Ridaa)

Wala Dalin (nem a dos descaminhados) : Dalin vem da palavra dalal que significa desviar da meta planejada ou divergir do verdadeiro caminho, lingüisticamente é o oposto da orientação.

Segundo um hadith : Adi Bin Hatim disse: Eu perguntei para o Mensageiro de Allah sobre quem Allah está dizendo quando diz: “não aos dos incursos na Tua Ira” Ele disse: se refere aos judeus. Eu perguntei e “nem a dos desencaminhados” e ele (SAAS) disse: “os cristãos, são eles que foram desencaminhados.”

Isso também é comprovado com as declarações de Allah com relação aos judeus no Quran:

“Que execrável o preço pelo qual venderam suas almas, ao renegarem o que Allah fez descer, movidos pela revolta de que Allah fizesse descer algo de Seu favor sobre quem Ele quisesse, dentre Seus servos. Então incorreram em ira sobre ira. E haverá para os renegadores da fé aviltante castigo” [Al-Baqarah (2): 90]

“Dize: Informar-vos-ei do que é pior que isso, como retribuição junto de Allah? os que Allah amaldiçoou e contra quem se irou, de quem fez símios e porcos, e os que adoram o sedutor esses estão em pior situação e mais descaminhados do caminho certo.” [Al-Maa`idah (5): 60]

E Allah disse com relação aos cristãos:

Dize: Oh seguidores do livro não vos excedais , profanando a verdade em vossa religiao, e não sigais as paixões de um povo que com efeito se descaminhou anteriormente, e descaminhou a muitos outros, e se descaminharam do caminho certo. [Al-Maa`idah (5): 77]

Pra finalizar existe um hadith Qudsi que Allah diz: 

Dividi a oração entre Mim e meu servo:

Quando meu servo diz: “Louvor a Allah, Senhor dos Mundos”diz Allah: Meu servo me louvou. Quando o servo diz: “O Misericordioso, Misericordiador” Allah diz: “Meu servo me elogiou”. Quando o servo diz: “Soberano do Dia do Juízo” Allah diz: Meu servo Me glorificou. E qdo o servo diz: “So a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda” Allah diz: isso é entre Mim e meu servo. E quando o servo diz: “Guia-nos a senda reta a senda dos que agraciaste não a dos incursos em Tua ira nem a dos descaminhados” Allah diz: “isso é para o Meu servo, e ao Meu servo darei o que pediu.” (relatado por Muslim)

Oh Allah para Ti são todos os louvores e todo o agradecimento.Louvado sejas por ter nos guiado ao Islam e ter nos guiado para a fé, Oh Allah para Ti são os louvores em todas as circunstanicas. Oh Allah abençoe e exalte nosso amado profeta Muhamad, sua família, seus companheiros e seus seguidores.

Oh Allah lhe imploramos que nos conceda a retidão dos corretos, as ações dos verdadeiros crentes, a sinceridade dos arrependidos, a Constância dos perseverantes, a precaução dos que Te temem, a saudade dos que Te amam, a devoção dos devotos piedosos e a sabedoria dos sábios.

Oh Allah perdoa-nos, tem misericórdia de nós e aceita nosso arrependimento, em verdade Tu es quem aceita o arrependimento , O Perdoador

Oh Allah, na sua misericórdia nos socorremos, socorra e guie a Ummah do teu amado Profeta SAAS, uma os corações dos muçulmanos e guie-os para a verdade e a retidão, para o Quran e a Sunna. Oh Allah conceda a vitória ao islam, ao seu livro, a sunna do teu Profeta e aos teus servos crentes. Oh Allah proteja nossos irmãos no Iraque, na Palestina, na Chechenia e em todos os lugares e conceda-lhe a vitória sobre os inimigos. Oh Allah nossos irmãos necessitam da Sua Misericórdia, envie seu socorro e sua misericórdia sobre eles. 

Oh Allah não permita que saiamos deste local antes de teres perdoado nossos erros e pecados, aceitado nosso esforço, sem teres enviado sobre nós a sua misericórdia e sem que estejas satisfeito conosco e aceitado nosso Du’a. 

E que a paz, as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhamad e com todos seus seguidores até o dia do juízo, e Louvado seja Allah Senhor do universo. Amin! 

Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Caros leitores e irmãos na fé, as palavras de Iça (Jesus) AS estão cada dia mais atuais quando Ele diz no Evangelho segundo São João 8:32:"Conhecereis a Verdade e a Verdade Vos Libertará".

Assalamum Aleikum war Matulahi wa Baraketu

Craig Robertson, Ex-Católico, Canadá - Agora muçulmano Graças a ALLAH!‏

Uma das coisas que me chamaram atenção no Islamismo quando ainda era Bispo Auxiliar da Diocese de Brasilia DF - da Igreja Católica Apostólica Brasileira, foi o fato de não encontra revertidos ao islam com baixa escolaridade. Isso tem sido confirmado durante minha trajetória islâmica. Vejam que interessante essa historia.

Craig Robertson, Ex-Católico, Canadá
Enviado por admin em 01 janeiro 2010 15:46:59
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Meu nome é Abdullah Al-Kanadi. Nasci em Vancouver, Canadá. Minha família, que era católica romana, educou-me como um católico romano até eu ter 12 anos de idade. Sou muçulmano por aproximadamente seis anos, e gostaria de compartilhar a história de minha jornada ao Islã com vocês.

Suponho que em qualquer história seja melhor começar do começo. Durante minha infância freqüentei a escola religiosa católica e aprendi sobre a fé católica, junto com outros assuntos. Religião sempre foi minha melhor matéria; eu me destaquei academicamente nos ensinamentos da Igreja. Fui pressionado a prestar serviço como coroinha por meus pais desde muito pequeno, algo que agradava muito aos meus avós; mas quanto mais eu aprendia sobre minha religião, mais a questionava! Tenho essa lembrança de minha infância, quando perguntei minha mãe na missa: “A nossa religião é a certa?” A resposta de minha mãe ainda ressoa em meus ouvidos até hoje: “Craig, elas são todas iguais, todas são boas!” Bem, para mim isso não parecia certo. Qual o sentido em aprender minha religião se eram todas igualmente boas?!

Quando eu tinha doze anos, minha avó materna foi diagnosticada com câncer de cólon e morreu poucos meses depois, após uma batalha dolorosa com a doença. Eu só me dei conta do quanto sua morte me afetou um pouco mais tarde. Com a idade de doze anos decidi que seria ateu para punir Deus (se você puder sequer imaginar tal coisa!) Era um menininho zangado; estava zangado com o mundo, comigo mesmo e o pior de tudo, com Deus. Tropecei durante meus primeiros anos de adolescente tentando fazer de tudo que podia para impressionar meus novos “amigos” do segundo grau na escola pública. Rapidamente percebi que tinha muito a aprender, porque protegido em uma escola religiosa você não aprende o que deveria em uma escola pública.

Pressionei em particular todos os meus amigos para que me ensinassem sobre todas as coisas que não aprendi, e logo adquiri o hábito de xingar e debochar de pessoas mais fracas que eu. Embora tentasse ao máximo me adaptar, nunca consegui, de fato. Era intimidado; as meninas debochavam de mim e assim por diante. Para uma criança da minha idade, isso era devastador. Eu me fechei, naquilo que chamava de ‘carapaça emocional’.

Minha adolescência foi cheia de miséria e solidão. Meus pobres pais tentavam falar comigo, mas eu era beligerante com eles e muito desrespeitoso. Concluí o segundo grau no verão de 1996 e senti que as coisas mudariam para melhor, já que acreditava que não poderiam ficar piores! Fui aceito em uma escola técnica local e decidi que devia prosseguir com minha educação e talvez fazer um bom dinheiro, para poder ser feliz. Aceitei um emprego em um restaurante fast-food perto de minha casa para ajudar a pagar a escola.

Poucas semanas antes de começar as aulas, fui convidado para morar com alguns amigos do trabalho. Para mim, essa era a resposta para meus problemas! Esqueceria minha família e estaria com meus amigos o tempo todo. Uma noite eu disse a meus pais que estava me mudando. Eles disseram que eu não podia, que não estava pronto para isso e que não permitiriam! Eu tinha 17 anos e era muito obstinado; xinguei meus pais e disse a eles todo tipo de coisas ruins, das quais continuo a me arrepender até hoje. Senti-me encorajado por minha nova liberdade, senti-me liberto, e podia seguir meus desejos do jeito que quisesse. Fui morar com meus amigos e não falei com meus pais por um longo tempo depois disso.

Estava trabalhando e indo à escola quando meus colegas de quarto me introduziram à marijuana. Fiquei apaixonado depois do primeiro ‘puff’! Fumava um pouco depois de ir para casa, vindo do trabalho, para relaxar e desanuviar. Logo comecei a fumar mais e mais, até que durante um final de semana eu tinha fumado tanto que era segunda de manhã antes que me desse conta, e hora de ir para escola. Pensei, bem, tirarei um dia de folga na escola e irei no dia seguinte, porque não darão falta de mim. Nunca voltei à escola depois disso. Finalmente percebi o quanto isso era bom. Com toda a comida de fast-food que se pode roubar e todas as drogas que se pode fumar, quem precisa de escola?

Estava vivendo uma ótima vida, ou assim pensava eu; tornei-me o bad boy ‘residente’ no trabalho e conseqüentemente as garotas começaram a prestar atenção em mim como não tinham feito no segundo grau. Tentei drogas mais pesadas mas, alhamdulillah, fui salvo das realmente terríveis. O estranho é que quando não estava alto ou bêbado eu estava miserável. Sentia-me inútil e completamente sem valor. Estava roubando do trabalho e de amigos para ajudar a manter o ‘nevoeiro químico’. Fiquei paranóico em relação às pessoas a minha volta e imaginei que policiais me perseguiam em todas as esquinas. Estava à beira de um colapso e precisava de uma solução. Então, pensei que a religião poderia me ajudar.

Lembrei-me de ter visto um filme sobre bruxaria e pensei que seria perfeito para mim. Comprei alguns livros sobre Wicca e Adoração à Natureza, descobri que encorajavam o uso de drogas naturais e assim, continuei. As pessoas me perguntavam se acreditava em Deus e eu tinha as conversas mais estranhas quando estava sob a ‘influência’, mas lembro-me distintamente de dizer que não, de fato não acreditava em Deus, acreditava em muitos deuses tão imperfeitos quanto eu.

Durante tudo isso, um amigo ficou do meu lado. Era um cristão ‘renascido’ e estava sempre pregando para mim, apesar de eu debochar de sua fé em todas as oportunidades. Era o único amigo que eu tinha na época que não me julgava e, então, quando ele me convidou para ir a um acampamento jovem no final de semana eu decidi ir. Eu não tinha expectativas. Pensei que riria muito debochando de todos os “fanáticos da Bíblia”. Durante a segunda noite eles fizeram um enorme serviço religioso em um auditório. Tocaram todos os tipos de música que louvavam Deus. Eu observava enquanto jovens e velhos, e homens e mulheres gritavam por perdão e derramavam lágrimas por qualquer coisa. Estava realmente comovido e fiz uma oração silenciosa durante as frases “Deus, sei que tenho sido uma pessoa horrível, por favor, me ajude, me perdoe e me deixe começar de novo.” Senti uma onda de emoção se apoderar de mim e lágrimas rolando em minhas bochechas. Decidi naquele momento abraçar Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador pessoal. Levantei minhas mãos para o ar e comecei a dançar (sim, dançar!) Todos os cristãos ao meu redor começaram a me fitar em um silêncio atordoado; o cara que debochava deles e dizia o quanto eles eram estúpidos por acreditarem em Deus, estava dançando e louvando Deus!

Retornei para minha casa festiva e evitei todas as drogas, intoxicantes e garotas. Imediatamente disse aos meus amigos como precisavam ser cristãos para que pudessem ser salvos. Estava chocado por terem me rejeitado, porque sempre prestavam atenção em mim antes. Acabei me mudando de volta para a casa dos meus pais depois de uma longa ausência, e costumava atormentá-los persistentemente com as razões pelas quais deviam se tornar cristãos. Sendo católicos eles sentiam que já eram cristãos, mas eu sentia que não eram, porque adoravam santos. Decidi me mudar de novo, mas dessa vez em termos melhores, e meu avô me deu um emprego porque queria me ajudar com minha “recuperação”.

Comecei a participar em uma “casa da juventude” cristã que basicamente era uma casa onde os adolescentes podiam ir, para se afastar das pressões familiares e discutir o Cristianismo. Era mais velho que a maioria dos garotos e tornei-me um daqueles que mais falavam e tentavam fazer os meninos se sentirem bem vindos. Apesar disso eu me sentia uma fraude, porque comecei a beber e namorar de novo. Dizia aos meninos sobre o amor de Jesus por eles, e durante as noites bebia. Durante tudo isso, meu amigo cristão tentava aconselhar-me e manter-me na trilha certa.

Lembro-me até hoje de meu primeiro encontro com um muçulmano. Um dos rapazes trouxe seu amigo para a casa da juventude. Era um garoto muçulmano cujo nome eu esqueci. O que me lembro é do garoto dizendo “trouxe meu amigo ‘fulano’, ele é muçulmano e quero ajudá-lo se tornar cristão”. Estava absolutamente assombrado com este garoto de 14 anos, ele era calmo e amigável! Acreditem ou não, ele se defendeu E ao Islã contra uma dúzia de cristãos que lançavam abusos contra ele e o Islã! Enquanto manuseávamos nossas Bíblias em vão e ficávamos cada vez mais zangados, ele simplesmente sentava lá, sorrindo de forma quieta e nos dizendo sobre adorar outros além de Deus e como, sim, há amor no Islã. Era como uma gazela cercada por uma dúzia de hienas, e ainda assim, o tempo todo, se manteve calmo, amigável e respeitoso. Isso confundiu minha mente!

O garoto muçulmano deixou uma cópia do Alcorão na prateleira, a esqueceu ou a deixou de propósito, não sei, mas comecei a lê-la. Logo fiquei enfurecido com esse livro quando vi que fazia mais sentido do que a Bíblia. O joguei no sofá e andei sobre ele, fervendo de raiva, e ainda assim, depois de lê-lo, tinha uma pequena dúvida no meu âmago. Fiz o que pude para esquecer sobre o garoto muçulmano e simplesmente passar meu tempo com meus amigos na casa da juventude. O grupo de jovens costumava ir a várias igrejas nos finais de semana para eventos de oração e as noites de sábado eram passadas em grandes igrejas ao invés de no bar. Lembro-me de estar em um evento chamado ‘A Fonte’ e de sentir-me tão próximo de Deus que queria me humilhar e mostrar ao meu Criador meu amor por Ele. Fiz o que me pareceu natural e me prostrei.

Prostrei-me como os muçulmanos fazem em suas orações diárias, embora não soubesse o que estava fazendo. Tudo que sabia é que me sentia realmente bem...parecia o certo, mais do que qualquer outra coisa que já tinha feito. Senti-me muito religioso e espiritual e continuei em meu caminho mas, como de costume, comecei a sentir as coisas saindo de controle.

O Pastor sempre nos ensinou que devíamos submeter nossa vontade a de Deus e eu não queria nada além disso; mas não sabia como! Sempre supliquei “Por favor, Deus, faça da Sua Vontade a minha, faça-me seguir Sua Vontade” e assim por diante, mas nada acontecia. Sentia que lentamente me afastava da igreja na medida em que minha fé declinava. Foi nessa época que meu melhor amigo, o cristão que tinha me ajudado a vir para Cristo, junto com outro amigo meu muito chegado, estupraram a namorada com quem eu estava há dois anos. Eu estava no outro quarto bêbado demais para saber o que estava acontecendo e incapaz de impedir qualquer coisa. Algumas semanas depois foi revelado que o homem que dirigia a cada da juventude tinha molestado um dos garotos com quem eu tinha amizade.

Meu mundo estava despedaçado! Tinha sido traído por tantos dos meus amigos, pessoas que supostamente eram próximas de Deus e trabalhavam pelo Paraíso. Não tinha nada para dar, estava vazio de novo. Andei em círculos como antes, cego e sem direção, apenas trabalhando, dormindo e indo a festas. Minha namorada e eu terminamos em seguida. Minha culpa, ódio e tristeza envolveram todo o meu ser. Como o Criador podia permitir que tal coisa acontecesse comigo? Quão egoísta era eu!

Um pouco depois meu gerente no trabalho me disse que um “muçulmano” viria trabalhar conosco, que era realmente religioso e devíamos tentar ser decentes quando estivéssemos à sua volta. No minuto em que esse “muçulmano” chegou, ele começou a fazer dawah. Não perdeu tempo nos dizendo tudo sobre o Islã e todos disseram a ele que não queriam ouvir nada sobre o Islã, exceto eu! Minha alma chorava e minha teimosia não podia silenciar os lamentos. Começamos a trabalhar juntos e a discutir nossas respectivas crenças. Eu tinha desistido completamente do Cristianismo, mas quando me faziam perguntas minha fé ressurgia e me sentia um ‘cruzado’ defendendo a Fé do “muçulmano” mau.

O que importava é que esse “muçulmano” em particular não era mau como haviam me dito. De fato, era melhor do que eu. Não xingava, nunca se zangava e era sempre calmo, gentil e respeitoso. Estava verdadeiramente impressionado e decidi que ele daria um excelente cristão. Continuamos fazendo perguntas sobre nossas religiões, mas depois de um tempo me senti cada vez mais na defensiva. Em um determinado ponto, fiquei muito zangado...aqui estava eu tentando convencê-lo da verdade do Cristianismo, e sentia que ele estava com a verdade! Comecei a me sentir cada vez mais confuso, e não sabia o que fazer. Tudo que sabia foi que tinha que aumentar minha fé, então entrei no carro e corri para ‘A Fonte’. Estava convencido que se pudesse orar lá novamente, teria de volta aquele sentimento e a fé fortalecida, e então poderia converter o muçulmano. Cheguei lá, depois de correr ao longo de todo o caminho, e a encontrei fechada! Não havia ninguém a vista e procurei freneticamente por outro evento semelhante para que pudesse me ‘recarregar’, mas não encontrei nada. Desanimado, voltei para casa.

Comecei a perceber que estava sendo empurrado em uma determinada direção e então supliquei ao meu Criador para submeter minha vontade à Dele. Senti que minha súplica estava sendo atendida; fui para casa, deitei na cama e naquele momento percebi que precisava orar como nunca antes. Sentei na cama e clamei, ‘Jesus, Deus, Buda, quem quer que Você seja, por favor, por favor, me oriente, preciso de Você! Já fiz muito mal em minha vida e preciso de Sua ajuda. Se o Cristianismo for o caminho correto então me fortaleça e se for o Islã, então traga-o para mim!’ Parei de orar e as lágrimas secaram e no fundo de minha alma me senti calmo. Sabia qual era a resposta. Fui para o trabalho no dia seguinte e disse ao irmão muçulmano “como eu digo ‘olá’ a você?” Ele perguntou o que eu queria dizer e eu disse, “Eu queria me tornar muçulmano”. Ele me olhou e disse “Allahu Akbar!” Nos abraçamos por um bom minuto, mais ou menos, agradeci a ele por tudo e comecei minha jornada no Islã.

Quando olho para todos os eventos que aconteceram em minha vida, percebo que tudo estava sendo preparado para que eu me tornasse um muçulmano. Deus teve muita misericórdia comigo. Em tudo que aconteceu em minha vida, havia algo a aprender. Aprendi a beleza da proibição islâmica aos intoxicantes, a proibição do sexo ilícito, e a necessidade do Hijab. Finalmente estou em uma trilha equilibrada, não estou mais seguindo em uma única direção; vivo uma vida moderada e faço o melhor para ser um muçulmano decente.

Sempre existem desafios como estou certo que muitos de vocês tiveram. Mas através desses desafios, através dessas dores emocionais, ficamos mais fortes; aprendemos e, espero, nos voltamos para Deus. Aqueles de nós que aceitaram o Islã em algum ponto da vida, são verdadeiramente abençoados e afortunados. Foi-nos dada uma chance, uma chance para a maior misericórdia! Misericórdia que não merecemos, mas que ainda assim Deus estará disposto a conceder no Dia da Ressurreição. Reconciliei-me com minha família e estou pensando em começar a minha própria família, se Deus quiser. O Islã é de fato um estilo de vida, e mesmo se recebemos um tratamento inadequado de nossos companheiros muçulmanos ou não-muçulmanos, devemos sempre lembrar de sermos pacientes e nos voltarmos somente para Deus.

Se eu disse algo incorreto veio de mim, e se algo que disse é correto, vem de Deus. Todos os louvores são para Deus, e que Deus conceda Sua misericórdia e bênçãos sobre seu nobre Profeta Muhammad, Amém. Que Deus aumente nossa fé e a faça de acordo com o que O agrada e nos conceda Seu Paraíso, Amém!

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“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

quarta-feira, abril 14, 2010

A MODÉSTIA, UMA DAS CARACTERÍSTICAS DOS ISLAMISMO

A Modéstia, uma das Características do Islam

Louvado seja Allah, Que espalha as Suas benesses por toda a criação, e estende Suas mãos de generosidade entre as criaturas. Louvamo-Lo em todos os assuntos e buscamos a Sua assistência para o cumprimento dos Seus mandamentos. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além d'Ele, e de que Mohammad é o Seu servo e Profeta. Allah o enviou para que Lhe manifestasse os mandamentos, e falasse acerca da Sua recordação.

Conseqüentemente, ele cumpriu a missão com dignidade, e o fez até o dia de sua morte. Ele deixou entre nós o estandarte da retidão. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidore até o dia do Juízo Final, amin.

Dentre as virtudes para a qual o Islam convoca é a modéstia. Se ela for encontrada numa família ou numa comunidade, toda a sociedade fica feliz: o mais idoso sente carinho pelo mais jovem, e o mais jovem respeita o mais idoso. Os sábios reputam a pessoa modesta como maleável, distante da arrogância e da vaidade. Allah elogia os modestos, dizendo: "E os servos do Clemente são aqueles que andam pacificamente pela terra e, quando os ignorantes lhes falam, dizem: Paz!". (25:63).

Eles andam pacificamente, sem arrogância, nem insolência; são calmos e modestos.

Esse é o seu comportamento quanto ao andar. Porém, no que diz respeito ao seu relacionamento com seus semelhantes, eles os tratam com modéstia e educação. Por isso, Allah diz: "Quando os ignorantes lhes falam, dizem: Paz". Um poeta disse: "Seja como as tamareiras, distante do ódio, quando lhe são pedras atiradas, retribuem as mesmas com suas melhores frutas."

A modéstia é composta de várias partes: a mais nobre é a modéstia do indivíduo perante a lei de Allah. Ele aceita a Sua determinação e a determinação do Profeta, com toda convicção e educação. Allah diz: "A resposta dos crentes, ao serem convocados ante Allah e Seu Mensageiro, para que (estes) julguem entre eles, é: Escutamos e obedecemos!" (24:51).

Faz parte da modéstia levar em consideração os direitos e as posições dos outros, sem arrogância ou insolência. Um sábio disse: "A modéstia é aceitar o direito de quem quer que seja, acatando-o e atendo-se a ele, mesmo que seja de um jovem ou de um pobre.

Allah encheu o coração do Seu Mensageiro (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) com a dádiva da modéstia, para tratar as pessoas com benevolência. Ele disse:

"Pela misericórdia de Allah, foste gentil para com eles; porém, tivesses tu sido insociável ou de coração insensível, eles se teriam afastado de ti" (3:159), ou seja, devido à misericórdia que Allah lhe concedeu, foi modesto com seus seguidores, em todas as circunstâncias. Tivesse sido arrogante com eles, teriam-no abandonado.

O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) deu o maior exemplo nisso, pois ele próprio era o exemplo vivo da modéstia e da maleabilidade. Aceitava o convite do rico e do pobre, não se prevalecia sobre os seus companheiros, mas ajudava-os em seus afazeres. Escutava, em silêncio e atenciosamente, a conversa de quem lhe dirigia a palavra. Não deixava o interlocutor antes que o mesmo terminasse a sua fala. Quando alguém lhe apertava a mão, não tirava a sua antes que o outro o fizesse. Não interrompia a conversa de ninguém.

Quando algum de seus companheiros se ausentava, ele sentia a sua falta. Se estivesse viajando, ele fazia prece por ele, se estivesse doente, ele o visitava. Ele disse: "Allah me revelou que sejamos modestos, para que nenhum se vanglorie sobre o outro, nem serdes injustos uns sobre os outros". Ele também disse: "Allah acrescenta a honra do servo perdoador. Todo aquele que for modesto, por amor a Allah, Ele o eleva em posição." Os nossos antepassados se enfeitavam com a virtude da modéstia. Eis o exemplo do Califa Ômar Ibn Abdel Aziz.

Estava ele dando audiência a algumas pessoas, quando a lamparina que iluminava o local apagou. Ele próprio levantou-se e foi reascendê-la. Um dos presentes comentou. "Nós poderíamos tê-lo feito." Ele respondeu: "Não é digno do anfitrião utilizar-se de seu hóspede. Quando me levantei para fazê-lo, eu era Ômar, e quando regressei, continuei sendo Ômar. Nada perdi."

Um sábio disse: "A modéstia é uma virtude quando é praticada pelo poderoso. Porém, se for praticada por receio, o ato não é considerado um ato de modéstia."

Áli (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse: "Quão excelente é a modéstia dos ricos, na casa dos pobres, com o intuito de receberem a recompensa de Allah. Melhor do que isso é o honrar os pobres na casa dos ricos, por confiança a Allah."

Uma vez que a modéstia é um dos mais altos graus da virtude, a arrogância e a vaidade são os mais ínfimos vícios. O arrogante é uma pessoa vazia, sem valor, sem personalidade, que procura suprir a sua incapacidade com a arrogância. Um poeta disse: "As espigas cheias se curvam com modéstia, e as cabeças das vazias altas ficam."

Allah censurou os arrogantes em mais de uma oportunidade. Ele diz:

"Afastarei dos Meus versículos aqueles que se envaidecem sem razão, na terra" (7:146). Disse, também, no Hadice Cudsi: "A honra é a Minha roupa, e a grandiosidade é o Meu manto; quanto àquele que competir comigo nesses dois itens, será castigado."

O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) anunciou a falência dos vaidosos e arrogantes, dizendo: "Os arrogantes serão agrupados, no Dia da Ressurreição, como se fossem formigas perante os homens, marcados com a estigma da humilhação."

Há uma diferença entre o arrogante e o orgulhoso. O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse: "Nenhuma pessoa, com um átomo de arrogância no coração, entrará no Paraíso." Alguém comentou: "Ó Profeta, a pessoa gosta de ter uma bela vestimenta e um belo calçado." O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse: "Allah é Belo e aprecia a beleza. A arrogância, porém é insolência, é a negação da justiça e o menosprezo às pessoas."

A arrogância, quer seja devido ao conhecimento, ou ao culto, ou à ascendência, ou à riqueza é uma doença e conduzirá o arrogante à perdição.

Que Allah nos agracie com a modéstia, amém.


“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Compilado por: Hamza Abdullah Islam - O menor dos Servos de Allah SW

terça-feira, abril 13, 2010

O PROFETA MUHAMMAD E SUA PREOCUPAÇÃO COM A MULHER

Os direitos que as mulheres modernas buscam ainda hoje foram concedidos às mulheres muçulmanas a 1431 anos atrás. Apesar dos mitos e dos regimes tribais que assolam alguns povos muçulmanos, a religião islâmica e o Profeta Muhammad SAASW sempre deu uma especial atenção a esse ser que merece toda nossa consideração e respeito. E é preciso que fique bem claro, se algum muçulmano não trata devidamente às mulheres, trata-se de uma responsabilidade individual e não podemos culpar a religião por isso. Emobora os mal tratos à mulher aconteça em todo mundo independente de religião e povos vamos demonstrar no texto abaixo escrito por sua Eminência o Cheikh Khaled Taky Eldin e traduzido pelo Professor Samir EI Hayek, que o islamismo e o seu Mensageiro sempre se preocuparam com bem estar dela enquanto , filha,esposa,companheira,guerreira e etc.

Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. O Único, o Absoluto, Que na gerou nem foi gerado e ninguém é comparável a Ele, Presto testemunho que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho que Mohammad é o Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz. Ele o enviou como misericórdia para a humanidade, que a orientou das trevas da ignorância para a luz do conhecimento E da fé.

Caros irmãos:

A mulher é o ser nobre na religião islâmica. Antes da revelação da lei islâmica, ela não tinha muitos direitos. Quando surgiu o Islam, ele foi justo com ela. Os árabes, antes do Islam, consideravam-na uma vergonha, que deveria ser descartada. Uma parte dos romanos e dos persas considerava-a um instrumento de prazer, outra parte discutia se a mulher tinha alma ou era um corpo sem alma. Mesmo em épocas recentes a mulher não tinha direito à herança, não tinha direito à instrução, não tinha direito ao voto, antes que as legislações modernas concederem alguns direitos a ela.

A questão no Islam é totalmente diferente. Além do enobrecimento do Alcorão à mulher, sendo ele o Livro de Allah que foi revelado ao Seu Profeta Mohammad (S), vamos apresentar das tradições a esse respeito, de como ele tratou do direito da mulher, e como a considerou. Para isso, vamos analisar alguns aspectos da vida do Rassulullah (S).

1) O Rassulullah (S) como esposo.

O Rassulullah (S) era um excelente esposo. Não se sabe que ele tenha insultado alguma mulher ou tenha gritado com ela. Ao contrário, narra-se que ele respeitava as esposas e as tratava dignamente, com amor e respeito. Ele disse: “As mulheres são irmãs dos homens.” Aicha (R), esposa do Rassulullah (S), foi perguntada como ele tratava a família? Ela respondeu: “Ele estava a serviço de sua família, ajudando-a nos afazeres de casa. Quando chegava a hora da oração, ele se dirigia para a sua prática.” (Relatada por Bukhári). Esse é o aspecto da hombridade, da perfeição do humanismo, com o esposo auxiliando à esposa nos afazeres de casa.

O Profeta (S) recomendou aos muçulmanos o bom tratamento às mulheres. Ele disse: “O melhor dentre vós é quem trata melhor a sua família, e eu sou quem trata melhor a minha família.” Ele também disse: “Os melhores dentre vós são os que tratam melhor as suas esposas.” O Profeta (S) considerou o sustento à esposa o melhor dos atos que aproximam o servo de Allah. Ele disse: “Toda vez que você gastar algo com a intenção de agradar a Allah, você será recompensado, mesmo o bocado que você coloca na boca de sua esposa.” Ele disse, ainda; “Se o homem dar de beber à esposa será recompensado por isso.” (Narrada por Ahmad).

Essas condutas mostram a extensão do carinho, do respeito e da cooperação que o Rassulullah (S) recomendou entre os casais. Se isso fosse cumprido, a casa ficaria repleta de felicidade e de segurança.

2) O Rassulullah (S) como pai:

O Rassulullah (S) recomendou cuidarmos dos filhos em geral, principalmente das filhas. Ele considerou a educação das meninas algo necessário, bem como instruí-las e educá-las como atos que elevam a pessoa de tal forma que estará junto a ele no Paraíso. Ele disse: “Quem tiver 3 meninas e as sustentar e cuidar delas entrará no Paraíso.” Perguntamos: “E se forem duas?” Ele respondeu: “Mesmo se forem duas.” Perguntamos novamente: “E se for uma só?” Ele respondeu: “Mesmo se for uma só.” (Tradição narrada por Musslim).

3) Sua recomendação quanto à mãe:

O Profeta (S) ordenou que fossemos benevolentes para com as nossas mães, colocando os seus direitos acima dos direitos do pai. Isso demonstra a sua importância e o
respeito que o Profeta tinha por ela. Abu Huraira (R) relatou que um homem foi ter com o Profeta (S) e lhe perguntou: “Ó Rassulullah, quem é a melhor pessoa a quem devo oferecer a minha amizade?” Ele respondeu: “A tua mãe”. O homem perguntou novamente: “E quem mais?” Ele respondeu: “A tua mãe”. “E depois dela”, ele perguntou. O Profeta (S) respondeu: “A tua mãe”. “E depois dela?”, ele perguntou, novamente. O Profeta (S) respondeu: “Ao teu pai” (Musslim).
Muitas tradições foram narradas a esse respeito que demonstram e esclarecem que o Paraíso está sob os pés das mães. É a forma mais elevada de homenagem e engrandecimento.

4) Sua recomendação quanto ao tratamento à mulher em geral

Quem analisa a história irá verificar como a Europa tratava a mulher. Incutia-lhe a responsabilidade pelo pecado original, perguntava se ela possuía alma ou não, como é o caso do homem. Ao mesmo tempo, o Rassulullah (S) concedia o direito de voto às mulheres, da mesma forma que o fez com os homens. Isso mostra a participação da mulher na vida política. A mulher tinha o direito de procurar instruir-se. Ela participava das aulas nas mesquitas e nos outros locais da mesma forma que os homens, ao ponto de uma delas perguntar ao Rassulullah (S) como ela se purificava da menstruação e outras perguntas pertinentes às mulheres. Aicha (R) relatou que as mulheres dos Ansar (habitantes de Madina) faziam todo tipo de perguntas, sem reservas, para se instruírem na religião. (Narrada por Bukhári). As mulheres pediram um dia especial para elas para que fossem instruídas pelo Rassulullah (S), e ele as atendeu, convicto da necessidade da mulher de se instruir, porque isso iria se reverter na instrução da família e na construção da sociedade.

Quanto às mulheres guerreiras, que participaram das batalhas juntamente com o Rassulullah (S), elas são muitas. Isso demonstra, também, que a mulher participava de todas as atividades, e que desempenhava um papel preponderante na vida da sociedade. Eis Ummu Ammar, que empunhava a espada na batalha de Uhud, protegendo o Rassulullah (S). Ele disse a seu respeito: “Toda vez que me virava para a direita ou para a esquerda, via Ummu Ammar ali, defendendo-me com a sua espada.” Ela também participou da Batalha de Yamáma, contra o falso profeta, Mussailama, quando perdeu a mão.

Quanto às mulheres que participaram da migração (Hijra), podemos citar Rucaiya, filha do Rassulullah (S), Ummu Salama, Assmá filha de Ummais...

Entre as que deram o voto de confiança ao Rassululah (S) podemos citar Sumaiya, filha de Caab, Assmá, filha de Omar, e muitas outras.

Esses exemplos demonstram que o Rassulullah (S) formou companheiras e tratou a mulher como ser humano, capaz, com plenos direitos e deveres. Ele mostrou que a mulher é corpo e alma, que quando a mulher é bem instruída, será a causa da formação de uma sociedade sustentada pela ciência, pela moral, pela força, pela religiosidade e pela paz. A mulher, na vida do Rassulullah (S) tinha um local de destaque.

Por isso, dizemos que o Islam e o seu Profeta proporcionaram à mulher o que nenhuma outra legislação humana ofereceu. Por isso, é nosso dever lermos cada vez mais a respeito da luz profética, ensinar aos nossos filhos e às nossas filhas, divulgando isso entre a sociedade.

Que Allah abençoe a todos e aos seus filhos, Amém.

Obsevações: A palavra Rassullo em árabe significa "Mensageiro".


Compilado por Hajj Hamza Abdullah Islam - O menor dos Servos de Allah Sw